Declínio de Um Homem

Declínio de Um Homem Osamu Dazai

Resenhas -

bongars 15/05/2024

Chato e com tradução péssima
O que leva uma editora a traduzir um livro sem ao menos se dar ao trabalho de revisar?
Erros grosseiros que jamais deveriam ter passado.
O verbo haver conjugado de forma errada: ?haviam? no lugar de ?havia?.
?Há dez anos atrás?, quando o correto seria somente ?há dez anos? ou ?dez anos atrás?.
?Mau? utilizado no lugar de ?mal?, pois era uma oposição a ?bem? e não a ?bom?.
Erros grotescos que se repetiram por diversas vezes.
Isso sem contar que é um livro enfadonho que não me prendeu em nada. Ainda bem que é e-book emprestado da Amazon e que será devolvido com todo prazer.

nicosnek 11/05/2024

A Beleza no Desprezível.
Como algo desprezível pode ser belo? Não pode.

Não há título mais descritivo que o que este livro possui. O declínio de um homem narra a jornada ao fundo do poço de uma forma tão ironicamente bela que chega a ser cômico.

A versão online possui muitos erros de tradução, por isso a nota 4,5.

Jurema Jurássica 05/05/2024

Enviando forças para o homem rico niilista no patriarcado, de fato, houve um declínio da minha paciência de ler suas reclamações.

My skin 03/05/2024

Ladeira a baixo
Odiei, é só um homem rico sem problemas na vida, entediado foi atrás de problemas. Culpa o mundo todo por sua decadência menos ele. O cara so se afunda, nunca vi alguém ser tão incompetente em tudo que se propoem a ser na vida.

"Eu pensava, ?enquanto eu conseguir fazer com que eles riam, não importa como, ficará tudo bem comigo. Se eu conseguir fazer isso, os seres humanos provavelmente não se importaram muito se eu ficar fora de suas vidas. A única coisa que eu devo evitar é me tornar ofensivo aos seus olhos: eu devo ser nada, o vento, o céu.? Minhas atividades como um bobo, um papel nascido do desespero, se estendiam até para os servos, a quem eu temia ainda mais do que minha família porque os achava incompreensíveis."
pão de mel 10/05/2024minha estante
Não diria entediado e sim depressivo, pessoas com depressão as vezes buscam por formas de consolo e foi isso que ele fez, o que o levou a seu declínio, e depressão também não precisa de motivos para surgir, a pessoa pode ter tudo na vida, mas ainda sim pode ter depressão

My skin 10/05/2024minha estante
Discordo mas aprecio sua coragem por defendê-lo.

Auene 03/05/2024

A fase "Se você não comer, você morre" sempre soou para mim como uma ameaça detestável...

O livro fala sobre a realidade dura da vida e da depressão, sendo literalmente o declínio de um homem ao descrever os sentimentos de desconexão com a humanidade, solidão e a forma como ele buscou se refugiar nas drogas. Esse livro traz uma importante conscientização sobre a depressão e de como o fim poderia ter sido evitado se ela não fosse algo tão estigmatizada. Simplesmente amo esse livro! Pela forma como eu me senti compreendida ao ler, o livro sempre me passou a sensação de conforto e acolhimento
Ash Liam 03/05/2024minha estante
Esse livro nos faz sentir representada em algumas cenas, o jeito como expressa sobre os sentimentos do protagonista é tão profundo

Vinicius.Caselato 01/05/2024

Muito bom!
Livro muito bem escrito e fluido, devorei em poucos dias, o protagonista é inspirado no autor e traz várias reflexões interessantes apesar da estranheza dele

vicky.z 01/05/2024minha estante
Vixi

clarabizarria 01/05/2024minha estante
Eita

pão de mel 29/04/2024

Esse livro é o puro suco de depressão, sofrimento e literalmente o declínio de um homem, não existe paz na vida do protagonista em literalmente nenhum momento, fui destruída psicologicamente. Amei!

themestrre 24/04/2024

Vamos lá né :(
Na minha opinião, ele nunca se considerou um ser humano desde o início e, de todas as suas tentativas de possíveis "soluções", o suicídio foi a única que realmente achava plausível. Enfim, um trecho no final me chamou atenção e fica a reflexão.

"? A senhora chorou?
? Não, não foi bem isso? pensei que não tem jeito. Quando um ser humano chega nesse estado, não tem mais jeito."

Será que não tem jeito mesmo?

igsuehtam 23/04/2024

Desumanização
Não foi um dos melhores que li. Também naonme conectei com o personagem. Mas não é um livro ruim. É curto, e para quem gosta de filosofia tem muitas reflexões.

Bonkis 22/04/2024

Simplesmente são desgraças do começo ao fim... Não se tem 1 página de conforto nesse livro, é extremamente desgastante. Bom demais

Hyarlla 22/04/2024

Definitivamente é um livro angustiante e se me pedissem para definir ele em uma palavra eu diria que é perturbador, não por ser um livro assustador, não, nada disso, e sim por nos dar a visão do fundo do posso é mostra até que ponto nossa mente pode aguentar, uma visão que dar para sentir que não foi uma coisa inventada imaginada ou criada, e isso fica muito claro para mim quando o autor descreve seu suicídio mesmo antes de acontecer. Não leia se você é menor de idade e definitivamente não leia se você não está bem mentalmente.

alitapuff 21/04/2024

O que nos torna humanos?
Desde o inicio você acompanha a vida de uma pessoa que parece viver dentro de sua própria cabeça, não entendendo o que o torna verdadeiramente humano. A desesperança de alguém que procura o propósito de sua existência e vive num teatro eterno, tentando sempre agradar os outros e por acaso, tentando encontrar o seu caminho, mas que sempre acaba em um grande vazio e torna a se afundar cada vez mais.

Uma leitura conturbada, porém, interessante. Muitas vezes pensei me identificar com algumas questões, mas logo era desfeito por um comentário assombroso, mas me vi tão imersa em tanto pessimismo, que com isso, o conformismo toma conta.

Jade 20/04/2024

Prático e interessante
Achei a leitura bem fluída. Apesar de achar o protagonista bem louco no começo, cada momento que passava, deixava a impressão de que por mais covardes e questionáveis suas atitudes, mais próximas da realidade estavam, e isso me deva a sensação de incapacidade diante dos seres humanos. Recomendo a leitura.