Declínio de Um Homem

Declínio de Um Homem Osamu Dazai

Resenhas -

igsuehtam 23/04/2024

Desumanização
Não foi um dos melhores que li. Também naonme conectei com o personagem. Mas não é um livro ruim. É curto, e para quem gosta de filosofia tem muitas reflexões.

Bonkis 22/04/2024

Simplesmente são desgraças do começo ao fim... Não se tem 1 página de conforto nesse livro, é extremamente desgastante. Bom demais

Hyarlla 22/04/2024

Definitivamente é um livro angustiante e se me pedissem para definir ele em uma palavra eu diria que é perturbador, não por ser um livro assustador, não, nada disso, e sim por nos dar a visão do fundo do posso é mostra até que ponto nossa mente pode aguentar, uma visão que dar para sentir que não foi uma coisa inventada imaginada ou criada, e isso fica muito claro para mim quando o autor descreve seu suicídio mesmo antes de acontecer. Não leia se você é menor de idade e definitivamente não leia se você não está bem mentalmente.

alitapuff 21/04/2024

O que nos torna humanos?
Desde o inicio você acompanha a vida de uma pessoa que parece viver dentro de sua própria cabeça, não entendendo o que o torna verdadeiramente humano. A desesperança de alguém que procura o propósito de sua existência e vive num teatro eterno, tentando sempre agradar os outros e por acaso, tentando encontrar o seu caminho, mas que sempre acaba em um grande vazio e torna a se afundar cada vez mais.

Uma leitura conturbada, porém, interessante. Muitas vezes pensei me identificar com algumas questões, mas logo era desfeito por um comentário assombroso, mas me vi tão imersa em tanto pessimismo, que com isso, o conformismo toma conta.

Jade 20/04/2024

Prático e interessante
Achei a leitura bem fluída. Apesar de achar o protagonista bem louco no começo, cada momento que passava, deixava a impressão de que por mais covardes e questionáveis suas atitudes, mais próximas da realidade estavam, e isso me deva a sensação de incapacidade diante dos seres humanos. Recomendo a leitura.

Hamilton.Fonseca 18/04/2024

Por mais que seja um tema pesado, as menções suicidas e de abuso de drogas no começo têm um ar mais "leve " e menos real, especialmente pelo contexto econômico do protagonista e pela narração. Entretanto, a partir de um ponto o livro se torna extremamente amargo e desgostoso de ler, a partir de um acontecimento específico, comecei a literalmente ficar enjoado enquanto lia.
O livro propriamente dito é ótimo, ele tem ótimas reflexões sobre a sociedade, mas a abordagem de alguns assuntos de forma explícita e a reação do protagonista a certos acontecimentos me gerou muito desconforto.

jvaillanttt 17/04/2024

Que melancólico.
Eu enrolei muito para terminar este livro, pois parecia bem desinteressante no início. Contudo, quando decidi continuar, este livro me prendeu muito.

Eu amo a melancolia deste livro. Dá para sentir, pelo menos um pouco, tudo o que o personagem passou. Seu vício com bebidas, sua pobreza, sua angústia, sua solidão. Tudo.

Dá até uma pena ver como a vida dele terminou no final.

ellysky 14/04/2024

Eu nem sei como descrever, a forma tao real que as coisas sao descritas, a visao dele do mundo e da sociedade, me identifiquei bastante, que livro foda e extremamente triste

queenofgoldenheart0 09/04/2024

?Estou com medo. Não sou bom para nada.?
Essa foi uma leitura que me surpreendeu de várias formas. De início admito que estava um pouco decepcionada com as expectativas que eu tinha para o livro, mas quanto mais conhecia a história do Yozo mais eu me envolvia na narrativa.

Yozo é o típico protagonista que você não simpatiza de primeira, cheio de imperfeições e ações questionáveis, falhas de caráter que parecem te distanciar dele, mas aos pouco isso vai se tornando exatamente o oposto. Com todas as normas e exigências feitas pela sociedade, aquilo que se observa em todos os outros indivíduos, como pode alguém tão ciente e honesto sobre seus erros se encaixar nesse mundo? Aqui vemos alguém que se escondeu por trás de máscaras até que elas se tornaram inúteis, vemos alguém desconbrindo cada vez mais o horror que as pessoas são capazes de fazer, sendo quebrado enquanto presenciava e questionava todas essas coisas e ainda sendo criticado e rejeitado de várias maneiras enquando tenta fugir dessa realidade tão angustiante.

Medo, violência, confusão, desesperança, todas essas questões que também nos afligem assombram esse personagem constantemente até o limite ao longo de sua vida, nos deixando mergulhar em uma mente abalada, doente e cada vez mais perdida, se tornando tão apático a ponto de se julgar desqualificado de ser um humano. Não posso dizer que não o reprovei conscientemente, mas emocionalmente foi impossível não sentir sua dor e entendê-lo de certa forma, o medo terrível que é possível sentir diante de outras pessoas quando não compactua com as mesmas ideias, não sabendo corresponder ao que esperam de você e nem como responderiam caso não o fizesse.

Creio que a grande questão nessa leitura foi como ela se mostrou atual mesmo depois de tanto tempo justamente por abordar questões que qualquer ser humano pode experienciar não importa época ou lugar, faz parte de nossa natureza e Osamu Dazai foi capaz de colocar em palavras magnificamente.

Mrlaf 07/04/2024

A escrita é visitante mas os temas me fizeram ter grandes pausas de leitura. Sentir um certo desconforto quando ele era criança. Sinceramente esse protagonista era um grande coitadinho. Obviamente se trata de uma pessoa emocionalmente doente, mas ele tbm não consegue sei lar ver que o problema é ele mesmo ao mesmo tempo ele sabe que o problema é ele, depois coloca a culpa nas outras pessoas ( principalmente as mulheres ) depois volta e coloca a culpa nele mesmo. É um ótimo livro, te faz pensar, te causa desconforto e faz um retrato bem sincero da mente de alguém psicologicamente abalado.

Joyce.Gomes 02/04/2024

Livro bem melancólico, pessimista e que mostra a realidade de um homem depressivo.
Achei que iria chorar, mas me conformei com o sofrimento do protagonista e não me senti triste, o que me levou a pensar se também estou fazendo isso na vida real com as pessoas depressivas... Ou se o autor foi muito sucinto e raso na demonstração dos sentimentos ruins e por isso não me emocionou. Enfim, não sei.

Rafaella131 31/03/2024

Definitivamente um livro muito melancólico e depressivo, não faz meu estilo. Senti que as reflexões propostas pelo autor são supérfluas demais, na minha opinião, não te levam a lugar algum. Durante a história, o autor parece sempre bater na mesma tecla, e os acontecimentos se desenrolam de maneira muito desordenada, parece que são jogados ao longo da trama. Não foi uma leitura que me prendeu e nem me deixou surpreendida. Não leria algo do tipo novamente, mas creio que possa fazer o estilo de outros leitores.

Julia5048 31/03/2024

Refletir
Refletir. Essa é a única palavra que vem na minha cabeça após terminar o livro. Ele é bem interessante, principalmente sobre os pensamentos do protagonista, o jeito que ele acaba te induzindo a pensar... é incrível.

Porém concerteza não é um livro para qualquer um ler por conta de algumas coisas que são abordadas ao decorrer dele.