Ruthless Vows

Rebecca Ross

Resenhas - Ruthless Vows

Manu 16/01/2024

Uma linda melodia
Essa duologia é tão linda, tão sensível e real ao mesmo tempo, mesmo apresentando elementos de fantasia.

A parte inicial foi um pouco mais lenta, em comparação com o primeiro volume, e senti que eu não estava tão presa, mas acredito que isso tenha mais a ver comigo, do que com a escrita...
Nós temos o desenvolvimento desse lado mais mágico, mas de uma forma muito sutil sabe? O que me agradou demais, pois um dos meus medos, era se aprofundar muito nos elementos fantásticos, e o enredo perder um pouco do sentido, pela necessidade de explicações envolvida. Mas a forma como Rebecca elaborou essa parte foi muito boa de acompanhar.

Esse volume não foca tanto na guerra em si, mas nas estratégias envolvidas por trás, e o papel que cada personagem desempenha nesse grande conflito. E assim como em Divinos Rivais, achei linda a forma como os protagonistas se conectam, e como mostram que não precisam ser super heróis imortais, com poderes para conseguir vencer suas próprias batalhas, ou ajudar em outras. E essa é a parte que eu mais gosto, pois é mostrado suas fraquezas, seus medos, em que muitas vezes o cuidado prevalece a coragem, a forma como a guerra é mostrada, como assusta e deixa marcas, como não é resolvida em uma única frase deixa esse livro ainda mais real.

Por mais que no inicio eu tenha me conectado mais com o primeiro livro, a história é muito linda e emocionante para merecer menos que 5 estrelas (na minha humilde opinião)

gabi.jones 11/01/2024

Queria ter a sorte de um amor tranquilo :(
"Continue escrevendo. Você encontrará as palavras que precisa compartilhar."

Esse livro, por mais lento que tenha sido, sinto que foi muito mais do que eu esperava. Não gostei das mortes que ocorreram; acredito que os personagens que faleceram mereciam um desfecho mais feliz. O fato de Roman e Íris encontrarem um amor tranquilo no final de tudo me deixou extremamente feliz; eles mereceram ter a sorte de vivenciar um amor sereno depois de tantas provações. Realmente queria que a autora tivesse explicado algumas partes da história que ficaram com lacunas, mas, no geral, gostei..... RESSUSCITA A SARAH E O FOREST PELO AMOR DE DEUSSSS!!!!!!

Bea Barbe 10/01/2024

Gostei
Foi uma jornada gostosa de acompanhar, diferente do 1º, que é uma romantazia com um fundo fantástico, nesse segundo livro o mundo é mais desenvolvido e respostas são dadas.
Senti falta de mais cenas românticas (que foi o motivo que comecei essa série), mas gostei.

Naju9 10/01/2024

Fiquei orfã de livro
Esse livro resolveu pontas soltas que ficaram do primeiro livro, conseguimos ver mais sobre a mitologia e a história de Enva e Dacre
Houveram muitos surtos que nem no primeiro livro, me vi entrando nele e ao decorrer das páginas eu tinha que dar umas pausas para respirar
Novamente elogiando a sacada dos lugares e itens encantados, foram geniais
Essa duologia podemos ver que a guerra não é só de quem está ali na linha de frente atirando, mas também toda a imprensa
A inteligência do casal era admirável mas nada saído do além, a linha de raciocínio e pensamento foram bem descritas
Eu me senti meio orfã depois de ter terminado esse livro
Ah, quase esquecendo, eu amei que no final não foi um felizes para sempre sem consequências
Senti falta nesse final da Marisol e da Keegan, embora eu acho que ela tenha virado a nova chanceler.
Senti falta também de terem relatado o julgamento do Roman, mesmo que no fim ele esteja inocentado
Acho que o livro poderia ter dado mais uma atenção maior pra o Forrest, tentar buscar uma redenção ou explicar mais dele
Achei também a descrição do relacionamento da Attie com o Tobias um pouco superficial demais
Mas sério, toda a história, a trama, a ditadura imposta, a revolução, o romance, a inteligência dos personagens principais me deixou muito contente
A última estrela ficou de fora porque poderia ter sido uma trilogia e ter explicado mais algumas coisas, principalmente sobre a mitologia, mas foi uma experiência incrível ler esse livro.

patriny1 09/01/2024

Ruthless Vows
Eu já esperava que esse livro fosse melhor que o primeiro. Quando se trata de duologias o segundo volume é sempre mais interessante, mas esse aqui conseguiu superar minhas expectativas.

Ao contrário do primeiro que tem uns momentos bem mornos onde quase nada acontece de fato, nesse aqui não há pausas (ou paz). São várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e a todo momento, você não consegue largar o livro por estar completamente envolvido na história.

A leitura é realmente de tirar o fôlego e o final é perfeito do jeito que é, com muita emoção e lágrimas, mas também com realismo e coerência. A mensagem que fica é que a guerra não é justa e não se pode ter tudo.

Acompanhar o nascimento do amor de Roman e Iris e suas batalhas um pelo outro foi sem dúvida uma experiência. Nesse encerramento Rebecca Ross me entregou mais do que eu esperava receber. Não tem como adivinhar só lendo pra saber.

Sophis 07/01/2024

Ainda melhor que o primeiro
Depois de ter lido (e amado) ?Divinos rivais?, não me aguentei e comprei a continuação em inglês, pois ainda não lançou no Brasil. Eu estava empolgada mas ao mesmo tempo receosa, afinal não é fácil manter ou aumentar a qualidade da história numa sequência, porém este aqui não apenas é tão bom quanto o primeiro, ele consegue ser ainda melhor.

Os personagens continuam incríveis (apesar de eu ter sentido falta de um pouco mais de participação de alguns dos coadjuvantes), e somos apresentados a novos personagens que também ganham nossos corações (e, claro, outros que ganham nosso ódio). Gostei ainda do Roman neste livro. Ele está mais corajoso e ousado, com certeza foi o personagem que mais evoluiu.

A atmosfera é mais tensa, com muitos momentos emocionantes que me deixaram apreensiva. Aqui a ameaça é ainda maior, há muito mais riscos, e eu ficava aflita pensando que a qualquer hora algo ia dar errado. E, mais uma vez eu digo que apesar de esta ser uma história de ficção, onde há deuses e magia, ela é realista e mostra as várias facetas da guerra, a alienação causada por um governo que oprime de forma passivo-agressiva, e até onde as pessoas estão dispostas a ir e o que estão dispostas a fazer pelo poder.

Thaynaaa 04/01/2024

"Querida Iris,"
Com certeza vale todo o hype e eu sigo encantada com a beleza e a destreza da autora ao escrever tais palavras.

A fantasia é construída aos poucos e isso torna o livro mais real e profundo, o modo como ela uniu a fantasia com a guerra foi impressionante.

A cada carta trocada entre Roman e Iris eu ficava com um sorriso de orelha a orelha.

Um livro emocionante.

Com amor,
TESS.

Beatriz.Manzolino 04/01/2024

Rurhless vows
Começo dizendo que: iris e roman entraram para meu Hall de casais literários do coração.
que desenvolvimento, que histórias lindas e personagens tocantes.
acho que esse livro é essas histórias me tocaram um pouco mais por um ponto muito importante: eu também sou jornalista e escritora.
acho que todo mundo que pega um livro sabe o poder das palavras, que elas acalentam dias frios e são refúgio. Mas escritores sabem que elas são um pouco mais que isso, elas tambem são como um abraço de mãe, são sessões na psicóloga, quando eu escrevo eu sangro no papel e deixo um pouco de mim ali.
E o jornalismo também faz isso por mim, ele me mostra para o mundo, ele salva pessoas de guerras, transmite notícias e um serviço público, as notícias são o que fazem o mundo girar. Que lindo ver isso retratado na trama, com jornais sérios e pessoas comprometidas com a verdade da notícia.
Nunca gostei muito de histórias sobre perda de memória, mas aqui a autora conseguiu transmitir isso de um jeito que não ficou chato e muito menos cansativo. Gostei de como a volta da memoria dele foi trazendo a tona pequenas coisas. gostei, mesmo.
uma outra coisa que achei muito interessante como a autora abordou foram os mitos: é dito durante toda a drama que os mitos estão incompletos e que muito deles não são verdade ou estão perdidos. o que eu achei uma sacada genial, veja, quando ela não sabia como prosseguir com uma cena ou o que fazer com os deuses, ela simplesmente tirava o conto certo de algum lugar, deu para entender? basicamente ela podia fazer o que quiser sem seguir muito as coisas pré estabelecidas. poderia ter virado uma cagada enorme na mão de outras autoras, mas aqui ficou bem encaixado.
E confesso, algumas vezes gostei mais do Drace do que a Enva! a deusa não apareceu em quase lugar nenhum, não estava ativa na guerra e não ajudou até os 45 do segundo tempo. e ai ela tirou uma espada MAGICA (literalmente) do nada e deu para iris matar o Drace. gosto dela matando ele, mas achei que faltou um pouco de sofrimento? achei um pouco fácil de mais como as coisas de resolveram no fim de tudo.
Outra coisa que adorei: os encontros entre kitt e a iris entre os jornais. a dinâmica entre eles é TAO boaaaa!
queria muitíssimo ter dado 5 estrelas para ele, mas acho que tiveram pequenas coisas que me incomodaram durante a leitura, acho que quando sair a edições em português eu releio e revejo as estrelas...algumas coisas podem ter sido minha interpretação do inglês.
por fim, foi um bom fim para a duologia, gostei muito porque é bem diferente do que estamos acostumado, e a autora sempre consegue nos surpreender com o desfecho.
espero que ela continua escrevendo e criando mundo diferentes e personagens inspiradores e cativantes.
Música deles é timeless e great war da taylor swift.

Bcvc 02/01/2024

Recomendo!
Que duologia encantadora! Adorei acompanhar esse casal maravilhoso, personagens secundários cativantes e uma mitologia bem elaborada.

chungkinggirl 31/12/2023

Como superar?
As expectativas estavam altíssimas pra conclusão de Divinos Rivais, quanta tensão!

Foi incrível retornar ao universo mágico de Iris e Roman, conhecer novos personagens e entender melhor essa guerra descabida entre Dacre e Enva.

O ritmo de Ruthless Vows é bem mais lento que Divinos Rivais e, considerando que esse é o momento de maior tensão na história, a leitura foi parada em vários momentos, principalmente no início. É só quase na metade do livro que as coisas engatam e a trama fica mais envolvente.

Iris e Roman continuam sendo maravilhosos, com um amor tão lindo e forte que supera até mesmo a genialidade dos deuses. Dacre, sendo uma divindade tão destemida, me pareceu bem bobinho em alguns momentos. Attie e Tobias também roubaram a cena, assim como Forest e Sarah, uma união inesperada mas que deu super certo.

Como já mencionei, a trama do livro se desenrola aos poucos e, na minha opinião, foi construída de uma maneira bem parada, com os desdobramentos muito previsíveis. Faltou tensão no livro, aquele medo todo que era quase palpável no primeiro.

Não vou dar spoiler, mas aconteceu um negócio bem no finalzinho do livro que não só me arrancou lágrimas, mas me deixou frustrada. Foi algo que não precisava ter acontecido, foi gratuito, sabe? Não levou a nada, só mais sofrimento.

Mas apesar de tudo, Ruthless Vows deu o final feliz dos meus pais e fez jus ao título: depois da leitura, dá pra entender melhor de quem são as "promessas cruéis".

Um final que deixou a desejar em algumas questões, porém foi bom.

ingrid 31/12/2023

ROMANIRIS BRAINROT
O que falar dessa conclusão maravilhosa que foi ruthless vows. Becca mais uma vez escreveu lindamente a história de roman e iris, o livro te cativa do começo ao fim.

Nesta conclusão entramos mais afundo sobre os deuses e como a guerra teve seu início, aprendemos um pouco mais sobre a Enva, que eu particularmente estava ansiosa para ela ter um pouco mais destaque no livro assim como Dacre.

Amei rever nossa querida Attie e neste livro somos apresentados a Tobias, que ajuda as meninas e acaba se apaixonando pela Attie. Os dois são uns fofos e totalmente merecem um livro só deles ou algum capítulo extra. Revemos a Marisol e a Keegan, elas são tudo, amo elas.

E o que dizer de Roman e Iris, eu simplesmente amo tanto eles. A Becca utilizou um dos plots que eu não gosto muito, perda de memória, mas neste livro ela escreveu de uma forma tão boa que acabou deixando a história melhor e condizente com o que estava acontecendo.

Mesmo sem lembrar muito da Iris, o Roman ainda sentia algo por ela e foi lindo vê ele aos poucos se lembrando do amor da vida dele. Eu quero o que eles tem!!

Sobre o desfecho do final, achei muito bem escrito e emocionante. Te deixa com um gosto de quero mais e de não querer dar adeus a esses personagens tão incríveis. Enfim, junto com Divinos Rivais, Ruthless Vows se tornou uma das minhas melhores leitura do ano de 2023. Obrigado Rebecca Ross por essa duologia maravilhosa.

beatrizse 30/12/2023

eu amei esse livro do começo ao fim! eu não sei nem oq comentar sobre ele, mas foi uma montanha russa de emoções lendo todas as páginas.

o crescimento individual da íris e roman foi gigantesco, e se no primeiro, os fatos são jogados nos acréscimos do segundo tempo e a guerra deixada de segundo plano, esse segundo livro corrige tudo isso (óbvio, tem a derrota do vilão que eu achei meio: só isso? mas ok) pq sério, esse livro foi tão bem construído e trabalhado que parecia que eu li cinco livros em um e tudo bem atrelado e trabalhado

sem palavras pra definir roman kitt, pq amigos... QUE H O M E N! e a íris eh mto mamãe mto grandona e toda vez que eu lembro da idade dela e dele, eu fico meio chocada KKKKKKKKKKKKK

esse livro sem dúvidas eh mil vezes melhor do que o segundo e vende tudo oq venderam do primeiro livro

ps: ainda não superei o que aconteceu com aqueles personagens... partiu meu coração e eu chorei mto, pq eles dois realmente mereciam um final feliz, juntos e individualmente. vou sentir falta da íris e roman, e puta merda, esses dois sofreram mais do que tudo