Ruthless Vows

Rebecca Ross

Resenhas - Ruthless Vows

Beatriz.Manzolino 04/01/2024

Rurhless vows
Começo dizendo que: iris e roman entraram para meu Hall de casais literários do coração.
que desenvolvimento, que histórias lindas e personagens tocantes.
acho que esse livro é essas histórias me tocaram um pouco mais por um ponto muito importante: eu também sou jornalista e escritora.
acho que todo mundo que pega um livro sabe o poder das palavras, que elas acalentam dias frios e são refúgio. Mas escritores sabem que elas são um pouco mais que isso, elas tambem são como um abraço de mãe, são sessões na psicóloga, quando eu escrevo eu sangro no papel e deixo um pouco de mim ali.
E o jornalismo também faz isso por mim, ele me mostra para o mundo, ele salva pessoas de guerras, transmite notícias e um serviço público, as notícias são o que fazem o mundo girar. Que lindo ver isso retratado na trama, com jornais sérios e pessoas comprometidas com a verdade da notícia.
Nunca gostei muito de histórias sobre perda de memória, mas aqui a autora conseguiu transmitir isso de um jeito que não ficou chato e muito menos cansativo. Gostei de como a volta da memoria dele foi trazendo a tona pequenas coisas. gostei, mesmo.
uma outra coisa que achei muito interessante como a autora abordou foram os mitos: é dito durante toda a drama que os mitos estão incompletos e que muito deles não são verdade ou estão perdidos. o que eu achei uma sacada genial, veja, quando ela não sabia como prosseguir com uma cena ou o que fazer com os deuses, ela simplesmente tirava o conto certo de algum lugar, deu para entender? basicamente ela podia fazer o que quiser sem seguir muito as coisas pré estabelecidas. poderia ter virado uma cagada enorme na mão de outras autoras, mas aqui ficou bem encaixado.
E confesso, algumas vezes gostei mais do Drace do que a Enva! a deusa não apareceu em quase lugar nenhum, não estava ativa na guerra e não ajudou até os 45 do segundo tempo. e ai ela tirou uma espada MAGICA (literalmente) do nada e deu para iris matar o Drace. gosto dela matando ele, mas achei que faltou um pouco de sofrimento? achei um pouco fácil de mais como as coisas de resolveram no fim de tudo.
Outra coisa que adorei: os encontros entre kitt e a iris entre os jornais. a dinâmica entre eles é TAO boaaaa!
queria muitíssimo ter dado 5 estrelas para ele, mas acho que tiveram pequenas coisas que me incomodaram durante a leitura, acho que quando sair a edições em português eu releio e revejo as estrelas...algumas coisas podem ter sido minha interpretação do inglês.
por fim, foi um bom fim para a duologia, gostei muito porque é bem diferente do que estamos acostumado, e a autora sempre consegue nos surpreender com o desfecho.
espero que ela continua escrevendo e criando mundo diferentes e personagens inspiradores e cativantes.
Música deles é timeless e great war da taylor swift.

Manu 16/01/2024

Uma linda melodia
Essa duologia é tão linda, tão sensível e real ao mesmo tempo, mesmo apresentando elementos de fantasia.

A parte inicial foi um pouco mais lenta, em comparação com o primeiro volume, e senti que eu não estava tão presa, mas acredito que isso tenha mais a ver comigo, do que com a escrita...
Nós temos o desenvolvimento desse lado mais mágico, mas de uma forma muito sutil sabe? O que me agradou demais, pois um dos meus medos, era se aprofundar muito nos elementos fantásticos, e o enredo perder um pouco do sentido, pela necessidade de explicações envolvida. Mas a forma como Rebecca elaborou essa parte foi muito boa de acompanhar.

Esse volume não foca tanto na guerra em si, mas nas estratégias envolvidas por trás, e o papel que cada personagem desempenha nesse grande conflito. E assim como em Divinos Rivais, achei linda a forma como os protagonistas se conectam, e como mostram que não precisam ser super heróis imortais, com poderes para conseguir vencer suas próprias batalhas, ou ajudar em outras. E essa é a parte que eu mais gosto, pois é mostrado suas fraquezas, seus medos, em que muitas vezes o cuidado prevalece a coragem, a forma como a guerra é mostrada, como assusta e deixa marcas, como não é resolvida em uma única frase deixa esse livro ainda mais real.

Por mais que no inicio eu tenha me conectado mais com o primeiro livro, a história é muito linda e emocionante para merecer menos que 5 estrelas (na minha humilde opinião)

nanda !! 16/01/2024

Apesar de achar o final meio corrido e confuso, eu gostei muito do desfecho, achei muito lindo a mensagem que ele passa. vou sentir saudades de ler as cartas da íris e do roman.

Carla Aires 02/01/2024

Decepcionante
Eu tinha gostado muito do primeiro livro, apesar de algumas ressalvas. A partir do momento em que a guerra deixou de ser um pano de fundo e os protagonistas foram levados para o centro disso a história começou a me perder.

A Iris só continuou me irritando desde o final do livro passado. Sei lá, não sei se é porque sou covarde demais, mas realmente não conseguia me conectar mais com a personagem depois que ela passou a ficar se colocando em situações de perigo absurdo por conta de uma mania de salvadora. Nesse livro aqui depois que ela saiu sozinha de volta para uma cidade prestes a ser atacada, pra buscar uma chave de roda(!!!) eu não consegui levar mais nada a sério. Não adianta argumentar dizendo que essa atitude depois levou a algo bom, isso só aconteceu porque o livro tá cheio de umas coincidências milagrosas que apenas revelam o super poder do protagonismo, como se a autora estivesse com preguiça de desenvolver melhor o enredo.

Dacre, supostamente um deus super malvadão e mega poderoso, no fim nem foi lá grande coisa. Toda a parte da conclusão pra mim foi bem bagunçada. Até a geografia da cidade tava confusa. Aparentemente o tempo que levava para um personagem ir de um lugar a outro por mais longe ou perto que fosse dependia só da vontade da autora. Tem uma situação no final que envolve isso e gera uma coisa que acho que era pra ser triste e emocionante, mas foi só uma tragédia totalmente gratuita e mal explicada.

Vários personagens promissores foram desperdiçados. O principal exemplo é o Forest, que a Iris fez tudo pra reencontrar e é simplesmente deixado de lado, todo o drama envolvendo ele no final do primeiro livro não leva a nada.  Na verdade, todo o exército da Enva foi uma coisa desperdiçada pra mim. No fim, ficou parecendo que nem a autora sabia mais o que fazer com os soldados e só arranjou um jeito de tirar eles do caminho. Também queria ter visto mais da avó do Roman. Jurava que ia pelo menos aparecer ela conhecendo a Iris, mas nem isso.

Enfim, pra não dizer que não tenho nada de positivo pra destacar, o Roman é um personagem de quem realmente gostei e dos únicos que não chegou a me irritar. Acho até que torcer por ele foi o que me fez ler esse livro até o final e me rendeu algum sentimento de satisfação com isso.

thais 18/01/2024

MÁGICO
i find that i am leaning more on the side of impossibility these days. i am leaning toward the edge of magic

é tão fácil se perder no mundo que a rebecca ross criou pra letters of enchantment. assim como as alouettes, o universo da história em si é mágico e envolve a gente. queria ser boa com as palavras como o roman e a iris pra conseguir descrever o que eu senti lendo, mas como não cheguei lá vou apenas dizer que foi muito bom acompanhar a jornada dos dois e os guardarei no meu coração! a conexão entre eles é tão bem feita que eles passam grande parte desse livro sem se ver pessoalmente, e ainda sim a gente consegue sentir o laço forte entre eles. é claro que a gente torce pros dois se reunirem logo em prol dos nossos corações, mas o enredo estava tão bem construído e cheio de acontecimentos que isso não era essencial pra história continuar interessante (pelo menos pra mim).
demorei pra terminar de ler tanto por medo do que poderia acontecer com eles no final, já que eles mereciam demais um final feliz, como por não querer me despedir logo deles. e ao mesmo tempo não conseguia parar. foi muito conflitante. e ganhou um pedacinho muito especial no meu coração

Marina516 22/01/2024

Um livro que me espedaçou por dentro, com um final que me fez sentir a emoção dos personagens em cada palavra, lindo!

Dara gabrielly 23/01/2024

Que livro maravilhoso estou sem palavras para descrever.....
Livro maravilhoso, Rebecca simplesmente arrasou nessa saga os personagens cativar a gente de uma maneira maravilhosa Iris e Roman virou meu casal literário favorito assim como a saga tbm

Paula.2 23/01/2024

O fim ?
A conclusão da história de Roman e Iris, enfim o fim de toda a guerra e o tal final feliz (?).
Foi uma conclusão agridoce, não atingiu as expectativas que eu tinha, mas achei ok. Esperava um desenvolvimento melhor de outros personagens, esperava um final mais feliz, e esperava até uma redenção do vilão (não me pergunte o porquê).

chungkinggirl 31/12/2023

Como superar?
As expectativas estavam altíssimas pra conclusão de Divinos Rivais, quanta tensão!

Foi incrível retornar ao universo mágico de Iris e Roman, conhecer novos personagens e entender melhor essa guerra descabida entre Dacre e Enva.

O ritmo de Ruthless Vows é bem mais lento que Divinos Rivais e, considerando que esse é o momento de maior tensão na história, a leitura foi parada em vários momentos, principalmente no início. É só quase na metade do livro que as coisas engatam e a trama fica mais envolvente.

Iris e Roman continuam sendo maravilhosos, com um amor tão lindo e forte que supera até mesmo a genialidade dos deuses. Dacre, sendo uma divindade tão destemida, me pareceu bem bobinho em alguns momentos. Attie e Tobias também roubaram a cena, assim como Forest e Sarah, uma união inesperada mas que deu super certo.

Como já mencionei, a trama do livro se desenrola aos poucos e, na minha opinião, foi construída de uma maneira bem parada, com os desdobramentos muito previsíveis. Faltou tensão no livro, aquele medo todo que era quase palpável no primeiro.

Não vou dar spoiler, mas aconteceu um negócio bem no finalzinho do livro que não só me arrancou lágrimas, mas me deixou frustrada. Foi algo que não precisava ter acontecido, foi gratuito, sabe? Não levou a nada, só mais sofrimento.

Mas apesar de tudo, Ruthless Vows deu o final feliz dos meus pais e fez jus ao título: depois da leitura, dá pra entender melhor de quem são as "promessas cruéis".

Um final que deixou a desejar em algumas questões, porém foi bom.

liny11 26/12/2023

You?re safe with me.
Eu tava tão ansiosa pra saber o que ia acontecer com o Roman nesse livro e ao mesmo tempo com medo da autora acabar estragando tudo, mas nossa me surpreendeu muito o quanto ele foi bom e seguiu o mesmo ritmo do primeiro. Iris uma personagem que cresceu muito mais nesse segundo livro, eu amei o quanto ela tava muito mais madura aqui, o Roman sendo o melhor homem do mundo meu Deus ele é PERFEITO ! Attie simplesmente a melhor amiga que uma pessoa poderia ter, Tobias um companheiro incrível, eu amo todos os laços desse livro, Helena uma querida também. Fiquei muito triste com a morte de dois personagens porque esperava um final feliz pra eles, e a marisol meu deus que personagem incrível! Ela ficou meio apagada nesse livro mas com certeza é uma favorita minha.

Katharyna 28/01/2024

A primeira decepção do ano
Que livro lento! Toda vez que eu pegava pra ler me dava um sono absurdo, tanto é que demorei 15 dias pra acabar ?????.
Amei o primeiro volume da série, mas esse aqui ficou muito aquém. Complicado ?

biasteiner 28/01/2024

taaa
acabei lendo o segundo livro porque o primeiro terminou em um cliff hanger e era uma duologia, mas novamente acabei me decepcionando um pouco com o plot da história

acho que se desenvolveu um pouco melhor na questão da política e a guerra que cerca o mundo mas todo o potencial que poderia ter tido sinto que nao foi explorado de forma criativa e acabou sendo bem previsível

e isso acaba sendo um problema que EU me incomodo, sei que muitos leitores nao se incomodam com esses estilos de historia, mas continuo me sentindo frustrada ?

-Koraline 30/01/2024

Esse livro conseguiu me surpreender positivamente mais do que o primeiro, e embora eu ache que a questão dos deuses não foi tão bem trabalhada quanto deveria, a história é bastante emocionante, e é inegável o talendo extraordinário da autora, pois a narração dela é única e poética. Com toda certeza lerei mais obras dela.