Não pise no meu vazio

Não pise no meu vazio Ana Suy

Resenhas - NÃO PISE NO MEU VAZIO

RenanDuarte 09/03/2024

Preenchido de vazios
Não é um livro fácil, ele dói, e dói onde parece não ter nada, dói no que parece vazio, por isso é ainda mais difícil cuidar dessa dor.
Rabisquei o livro inteiro, marquei várias trechos.
E quando acabou achei que foi rápido, me senti num buraco em algum lugar dentro de mim, ainda estou um pouco lá, procurando como sair, ou como conectar esse buraco com outro (ou comigo mesmo).
?Eu queria existir menos, eu sinto muito e queria sentir menos.?
?É que viver dói em mim, escrevo por masoquismo e não por terapia.?
?Viver não tem cura, o amor é paliativo?

debtenorioo 08/03/2024

"Há algo de extremamente sedutor no silêncio"
Ana Suy construiu uma obra!!
Trazendo temas sensíveis e necessários, o livro se divide em três partes: o que esvazia, o que preenche e o que esvazia e preenche ao mesmo tempo. E do começo ao fim acompanhamos um eu lírico que sofre, que se dilacera por seu amor. Nesse meio tempo, percebemos os devaneios e a mente bagunçada dessa pessoa. Ora ama intensamente, ora já esqueceu. Coisa são trazidas por ela, refletidas e colocadas numa perspectiva nova.

Esse vazio, que dá título ao livro, é impreenchivel. Ele é assim, aberto. E quem procura alguém para completar, não completa. Apenas encontra mais um vazio. Além de trazer expressões que valem a reflexão. O "vazio de vazios" por exemplo.

Grande livro!!

Dani 29/02/2024

Só pra vcs terem noção do impacto do livro, aqui um dos meus muitos destaques favoritos "sou tão você que me confundo comigo". em relação ao livro, nada a declarar, apenas sentir. amei! recomendo muito. leiam!!

maristé 25/02/2024

Vazio
Esse livro foi uma indicação que eu peguei ouvindo um episódio do podcast ?gostosas também choram? e tava bem empolgada pra ler. Confesso que eu não sabia que era um livro de poesia e isso me pegou de surpresa porque não costumo ler muito nesse formato?
Porém, esse livro me pegou totalmente desprevenida?eu demorei pra ler ele porque não conseguia ler os textos de forma rápida kkkk lia um e ficava refletindo algum tempo sobre a leitura. Foi meu primeiro contato com a autora, e eu simplesmente amei.

Em geral os textos falam sobre vazios, amores, relacionamentos,e os vazios deixados por outras pessoas e como lidamos com esses vários vazios.
É uma leitura bastante intimista, e as vezes até um pouco melancólica em alguns textos, aborda bastante sobre algumas questões ligadas ao feminino, e como as mulheres se sentem com seus próprios vazios.

Sempre tive a visão de vazio como algo ruim, algo que eu precisava preencher desesperadamente ? como um buraco que me deixava incompleta. Mas na verdade, são meus vazios, minhas faltas que fazem ser quem eu sou e me sentir completa na minha solidão.

foi um dos melhores livros de 2024 até agora, quero ler mais livros da autora ????
opedroanti 25/02/2024minha estante
aí que lindo

isahisah0 23/02/2024

Por mais que não seja meu estilo de livro favorito, coloquei bastante expectativa no livro por já ter lido outra obra da mesma autora. Não é um livro que se aprofunda sobre psicanálise, e sim "poemas que enchem", "que esvaziam" e "enchem e esvaziam". De qualquer modo, fico feliz em ter lido ainda esse ano.

Cecilia Climério 22/02/2024

Difícil ser amada de um jeito diferente do qual a gente ama.
Amar é perder o controle e você adora a ilusão de que o mundo gira em torno do seu umbigo. Eu giraria em torno do seu umbigo, se você quisesse. Sou idiotinha o suficiente para me contentar com migalhas. Eu aceitaria ser o verme da sua barriga, se você deixasse. Ainda bem que você não deixa.

Carol 20/02/2024

Um livro que traz as dualidades dos sentimentos e da vida. Uma escrita que me lembrou muito Clarice Lispector, que foi citada em alguma momentos no livro, então acredito que Ana Suy tenha uma referência muito grande de Clarice em seus textos. Que é o que se refere a essa inconstância e dualidade nos textos, buscando mostrar que somos humanos e estamos em constante transformação.

Giu 18/02/2024

Não achei dos melhores livros de Ana Suy, prefiro "a gente mira no amor e acerta na solidão" mas vale a leitura.

pampamcviana 18/02/2024

Ele narrará sua própria história
Gostaria de dar um exemplar deste livro para minha mãe. Para minhas irmãs. Para minha melhor amiga. Para minha conhecida. Até para minha inimiga (tenho?). Para todas as pessoas que possuem buracos a preencher (ou não).

Em diversos momentos, meu vazio foi preenchido. Noutros, esvaziado. Era como se tivesse uma Ana Suy dentro de mim, me entendendo, me fazendo querer escrever, me fazendo querer adentrar suas páginas, suas palavras, sua cabeça. Me senti compreendida em alguns momentos. Em outros, não me envolvi bem com o texto. Este livro é atemporal, senão um clássico. Deve ser lido e relido em diferentes épocas da vida, e tenho certeza de que a lista de textos/poesias preferidos irá mudar.

Ele vai além de suas páginas. Vai além de sua palavras. É para ser degustado devagar. Ou rápido. Dependerá de sua pressa. Para mim foram 7 dias. Poderiam ter sido 6 horas, mas precisava de um tempo para digerir a leitura, as memórias que algumas vezes foram despertadas, as histórias não vividas mas que, mesmo assim, sinto "luto" por elas. Este livro é maior do que suas 208 páginas. Nele contém, também, as minhas histórias. Talvez tenha sido o maior livro que já li na vida. É a minha vida, descrita por outra mulher, e que mulher!

Todas nós temos uma Ana Suy dentro de si.

Rebeca_Moledo 17/02/2024

Eu estava com altas expectativas para esse livro e acabou que não foi grande coisa. Os textos até são bons, mas vão se tornando repetitivos e alguns são bem razoáveis.

Marcelinha 15/02/2024

Não pise no meu vazio
É uma obra linda, intensa, profunda e angustiante. Assim como a autora fala na apresentação, a primeira parte difere muito da terceira parte. Eu tive um pouco de dificuldade de ler a primeira, por conta das angústias causadas (Ana Suy tem um dom de acertar as palavras aos sentimentos) mas a terceira eu me senti mais em paz. Eu aprendi muito, respirei profundamente e enxergo além. Ana Suy é uma inspiração de viver.
Ps.:obrigada ao meu amigo Marcelo, pelo livro e pela consideração ao presenteá-lo.
??

Bianca.Januario 14/02/2024

?Não pise no meu vazio é um convite a desvendar os versos de vida dos amantes, que na busca por compreender o que sentem, enchem-se, esvaziam-se, e sustentam o incompreensível do amor, preservando e suportando o vazio necessário que move a vida na busca de sentidos.?

claudio.louzd 13/02/2024

Decepcionante
Comprei o livro por ter participado de um simpósio em que a Ana era a principal autora e pelo meu interesse em psicanálise, já que sou psicólogo nessa linha. Infelizmente o livro tem pouco ou quase nada de psicanálise e parece um longo lamento de alguém que lidou mal com a separação. Não combina com a Ana Suy que ouvi falar naquele evento.
É uma coletânea de textos. Achei alguns bem infantis. Separei alguns bons e apenas 2 que gostei muito. Ela tem sensiblidade, escreve bem, mas talvez tenha sido menos criteriosa em escolher o que colocar na obra.
Aryane 29/05/2024minha estante
Concordo contigo. Acabei de ler hoje e fiquei super incomodada com a escrita.

Beatriz 09/02/2024

O livro foi totalmente inesperado pra mim, que tava buscando mais da Ana Suy psiquiatra de ?A gente mira no amor e acerta na solidão? (que inclusive foi uma das minhas melhores leituras do ano passado), me deparei com uma Ana Suy humana, mulher e vulnerável

confesso que pensei em desistir da leitura porque não estou habituada a ler poesia, mas me dei a chance de experimentar e consegui me identificar com muitos trechos

foi interessante ver que, apesar de todo o embasamento que a autora traz em seu outro livro, nesse ela só se permite mostrar os seus sentimentos sem espaço pra certo ou errado

Isa Luz 08/02/2024

"Não pise no meu vazio" contém textos que te preenchem e esvaziam na mesma medida. Contém questionamentos e afirmações que te acompanham por todo caminho. É leitura que pergunta quem tu és enquanto lê sobre o sentimento de um outro alguém. É um abraço de, todos somos meio cheios e meio vazios.