Parem os relógios

Parem os relógios Kristan Higgins

Resenhas - Pack Up the Moon

Pâmela 13/01/2024

Não, esse não é um livro sobre romance. Esse é um livro sobre o luto. Claro que sim, tem toda parte que tu sente na pele o tanto que o casal se amava, toda história deles, eles eram perfeitos um para o outro. Mas o que mais dói é ver todo processo que ele passa após a morte da esposa, tu sente tudo junto com ele. A Lauren era a mulher mais incrível do mundo, o livro te faz ficar próximo dela e sentir tudo que aconteceu como se tivesse perdido realmente alguém próximo de ti. E o Josh também, que cara incrível, eu sofri com ele. Enfim, chorei horrores e ri também, 5 estrelas sem dúvidas.

saulo macedo 16/01/2024

Eles mereciam que os relógios parassem por eles.
Se prepare, esse livro vai doer de tantas formas, seu coração vai partir, quebrar e despedaçar, mas você não vai querer parar.
Esse livro não vai te deixar feliz, eu te garanto, mas vai te deixar acolhido e confortado de uma maneira única.
Eu simplesmente amei ele "de todo o meu coração, fígado, pâncreas, rins e pulmões" (quem leu vai entender), do início ao fim, desmedidamente. Foi o que eu mais chorei lendo.
Sei que estamos em janeiro ainda, mas eu tenho a sensação de que já encontrei o meu livro favorito do ano. Olha, dos que eu quero ler nesse ano ainda, duvido que algum vai superar esse!
Essa história é sobre luto, superação e seguir em frente em sua forma mas bonita e singela.
É um casal jovem que infelizmente teve que acabar com a sua história por causa de uma doença terminal. Mas em meio ao luto, desespero e angústia, 12 cartas contendo desafios são deixadas ao marido, pela esposa, para que de alguma maneira ele consiga passar por esse momento tão difícil.
E que cartas lindas e repleta de amor, esperança e companherismo!
Joshua era irrevogavelmente apaixonado por Lauren, desde seus cabelos, seus olhos, o formato da sua boca, suas mãos... tudo. Ele amava incondicionalmente a sua esposa, mesmo na doença, onde ele ficou cada segundo ao seu lado. Joshua realmente levou seus votos ao pé da letra: "na saúde e na doença (...) até que a morte nos separe". É um homem de valor e com certeza o tipo de marido que eu quero ser (e que todos os homens deveriam ser), atencioso, carinhoso, amigo, companheiro... são tantas qualidades.
Joshua e Lauren era o tipo de casal que sorriam por suas piadas internas, que gostavam de Beyoncé, que viajavam pelo mundo e que eram apaixonadamente apaixonados um pelo outro.
A história de amor desse casal é tão forte e linda, por mais que não seja da maneira que o leitor gostaria que fosse, vai te pegar de jeito... garanto.
Uma cena que me prendeu, que me fez chorar que nem um bebê e molhar o meu travesseiro com as lágrimas, foi a da morte da Laurent. É uma das cenas mais bonitas e extremamente triste que eu já li (é bem controverso isso), mas é uma cena tão bem escrita, na leitura a gente sente tanto carinho, afeto e amor entre o casal, entre os amigos e familiares (estou chorando nesse momento, relembrando), que é lindo de ler.
A morte foi egoísta, pois eles mereciam que os relógios parassem por eles... para eles.
Eles mereciam o seu final super feliz, velhinhos e com seus netos. Ah, como eles mereciam.
Mas o destino não quis assim, porque inevitavelmente vamos todos morrer. E essa é uma verdade universalmente reconhecida!
"A percepção de que a vida não é uma batalha justa doi. No fundo, a gente sempre soube, mas vai doer mesmo assim." Paulo Ratz.
Mas temos o dever de fazer com que o nosso tempo aqui seja o mais memorável possível.
Nesse livro não temos somente morte, tristeza e lágrimas (por mais que foram tantas), mas temos muito amor nessas páginas e algumas risadas também. Essa é uma história sobre amor.
Amor com pessoas que amamos, com a nossa família, amigos e porque não... conosco mesmo.
A autora escreveu esse livro com tanta responsabilidade e maestria, que toca o leitor de tantas maneiras, que nos faz rir em meio às lágrimas.
Irrevogavelmente, é uma grande e poderosa história de amor e superação.
Só leiam.
LEIAM!
5 estrelas e (obviamente) favoritado!

Ps: um filme sobre essa história com certeza me levaria ao cinema, e eu sem dúvidas choraria tudo denovo.

Obs: não vou mentir, ao longo das cartas é óbvio que o último pedido da Lauren para o Joshua é para ele se apaixonar novamente, seguir com a vida e construir uma família com outra mulher, não vou mentir, doeu em mim esse pedido (sou egoísta e ruim por isso? Não sei, talvez sim), eu preferiria que tivesse deixado em aberto o epílogo nessa parte, que tivesse plantado a árvore e só, e o leitor decidiria no que acreditar, mas eu não minto, fiquei muito feliz e aliviado de saber que a pessoa que eu achava que ele iria terminar, não acabou a história com ele (se eu falar aqui talvez seja um spoiler enorme).
Só para deixar registrado mesmo.
Ele encontrou uma pessoa que entende ele, que é gentil com ele e com os demais, que o ama e ele a ama. Isso é o que importa.
Lelouch_ph 17/01/2024minha estante
Ok, me convenceu.

saulo macedo 17/01/2024minha estante
@Lelouch_ph só leia!

Luizinha 03/05/2024minha estante
Moço, que resenha!! Quase chorei só de lê-la. Me deu ainda mais vontade ler o livro!!

helodoll 18/03/2024

Ela era um jardim inteiro mesmo!
Um livro emocionante que mergulha no luto de forma intensa e tocante. A história narra a jornada de Joshua após a morte de sua esposa, Lauren, devido a uma doença terminal. Entre lágrimas e sorrisos, somos levados a vivenciar o profundo amor do casal e o processo de superação de Josh, guiado pelas cartas deixadas por Lauren. A narrativa habilmente alternada entre o presente e o passado, sob os pontos de vista dos dois, revela uma história de amor, perda, tristeza e, acima de tudo, cura. É um livro que cativa e emociona, deixando uma marca duradoura no coração.

vicke 17/03/2024

QUE. LIVRO. DO. 🤬 #$%!& . chorei de soluçar, de me acabar. li por recomendação da liv resenhas e GRAÇAS A DEUS LIV RESENHAS EXISTE.
um livro maravilhoso, intenso e muito real sobre o luto. todo mundo deveria ler.

o amor da Lauren com o Josh, e o do Josh com a Lauren, o amor de um pelo outro... uma das coisas mais lindas que eu já li. esse companheirismo e esse cuidado todo, foi lindo de ler.

foi incrível acompanhar a trajetória do Josh e eu fiquei orgulhosa dele em muitos momentos. me senti triste e feliz por ele. ler esse livro e acompanhar o processo de luto do Josh foi uma coisa surreal, quase como se eu tivesse ao lado dele passando por esse momento com ele. fiquei extremamente feliz por tudo que ele conseguiu. e apaixonada pela Lauren por ter sido uma pessoa tão incrível, que amou tanto seu marido, e pensou em cada detalhe.
badgirlriri 17/03/2024minha estante
a sua resenha tão bem comentada que me deu vontade de ler

Deise 17/03/2024minha estante
Eu amei esse ?

limagabi 17/03/2024minha estante
liv minha ídola

junirou 11/01/2024

Chorei feito um bebê.
Chorei tudo que tinha para chorar nas últimas páginas. Um dos momentos de despedida que mais mexeram comigo. Me dilacerou sem dó nem piedade. Ler ele esse livro tem aquele velho sentimento de estar numa montanha-russa, são altos e baixos do começo ao fim. Hora você se acaba de chorar e horas você até consegue rir. É horrível, mas é um horrível bom. É difícil explicar, é uma coisa que só lendo dá pra saber.

Acompanhar o amadurecimento e o desenrolar do Josh foi assustador, eu me senti na pele do personagem diversas vezes, é tão crível e palpável. Os personagens são tão reais, e por falar neles. Eu fiquei impressionado quão o quanto a autora soube escrever uma narrativa dessas. É impressionante o quão real eles se tornam conforme as páginas vão desenrolando, desde a primeira carta escrita pela Lauren até a última, cada sentimento ali é extremamente tocante, e profundo. Por falar nela, essa personagem mexeu muito comigo. Sério, eu me apeguei muito a ela, num nível. Parece que a autora tinha planejado tudo para fazer com que fosse tudo ainda mais doloroso no fim. Também amei a parte das cartas e de como a autora soube usar isso para mexer com o leitor. Como eu disse, parece que ela sabia certinho em como terminar e machucar nós leitores e no fim foi lá e fez mesmo. As últimas páginas deste livro foram torturantes para mim. Eu chorei feito uma criança. Chorei gostoso. É estranho dizer isso, mas para mim, os melhores livros são esses, os que me fazem sentir alguma coisa. No fim tudo tem um sentido, um sentimento. Por isso meus amigos, não pensem que só porque é um livro de romance que ele não pode te tirar o fôlego viu. Porque vai, e fez isso muito bem.

Só que como quase todo livro, ele não é perfeito. Na metade, mais perto do fim, eu fiquei extremamente enjoado da narrativa e da grande repetição presente no livro, o que lógico, eu sabia que tinha um propósito, mas mesmo assim tinha vezes em que eu fiquei com preguiça de ler. Outra coisa que me incomodou um pouco foi certos personagens, mais especificamente os do shopping. Eu não consegui achar eles reais e, tudo bem, porque eles não são, esse é um livro de ficção. Mas sei lá, não me desceu. Aqueles adolescentes no shopping? O que foi aquela parte? Sério. No mais, eu gostei muito do livro. Diria que, em outro momento, eu teria dado 5 estrelas e até favoritado, mas hoje em dia nem tanto, não consegui deixar de lado os momentos da história que me incomodaram?

P.S: Perdoe-me pela resenha preguiçosa e ruim. Eu não estou na minha melhor fase!

-Koraline 26/11/2023

Parem os relógios é um livro sobre a superação do luto, e a história em si é muito boa. O livro tem dois pontos de vista, o do presente, do marido, e o da esposa, escrito em cartas para seu pai, que vai do presente ao passado, e esse contraste temporal foi uma das coisas que mais gostei. Só não dei 5 estrelas porque não acho que a narrativa estava à altura de expressar toda a carga emocional que deveria, mas ainda assim é um ótimo livro.

givmoon 02/05/2024

"O caminho para a felicidade não é uma linha reta."
Quando peguei ?Parem os Relógios? nas mãos, eu sabia que estava prestes a embarcar em uma jornada emocional, mas não estava preparado para a intensidade com que ela me atingiria. A história de Joshua e Lauren é uma daquelas que se agarram ao coração e se recusam a soltar, mesmo muito tempo depois de virar a última página.

?- Papai, Eu estou morrendo, meu marido vai ficar viúvo, e este foi o ano mais maravilhoso da minha vida.? Estas palavras de Lauren ressoam em mim com uma força que é quase palpável. Ela, com sua jovialidade e inteligência, enfrentando uma doença implacável, e ele, Joshua, tentando desesperadamente segurar cada momento ao lado dela, sabendo que são finitos.

A fibrose pulmonar idiopática de Lauren é uma sombra que paira sobre eles, mas a maneira como eles escolhem viver com essa sombra é uma lição de amor, coragem e resiliência. ?- O caminho para a felicidade não é uma linha reta.? Esta frase do livro é um lembrete de que a vida é uma série de altos e baixos, e que a beleza muitas vezes reside na capacidade de encontrar alegria mesmo nos momentos mais sombrios.

As cartas que Lauren deixa para Joshua são mais do que meras palavras no papel; são pedaços de sua alma, mapas para um futuro que ela desesperadamente quer que ele descubra, mesmo na ausência dela. Cada carta, cada tarefa, é um passo em direção à cura, um gesto de amor eterno que transcende a própria morte.

?- Eu estou morrendo? e este foi o ano mais maravilhoso da minha vida.? Como pode alguém encarar o fim com tal gratidão? Lauren me ensinou que a gratidão não vem das circunstâncias, mas da maneira como escolhemos viver através delas. E Joshua, com sua jornada através do luto e da redescoberta, me mostrou que o amor verdadeiro não conhece barreiras, nem mesmo a morte.

?Parem os Relógios? é um testemunho do poder do amor e da capacidade humana de encontrar luz na escuridão. É um livro que me fez chorar, sim, mas também me fez sorrir através das lágrimas, porque no final, é uma celebração da vida, do amor e da esperança que persiste mesmo quando o relógio para de bater.

Li 03/11/2023

A vida!!!
Será que sabemos apreciar o que a vida tem de mais belo? Acho que não! Quanto você aprecia sua vida , seu café,? Seu livro? O bom dia da sua melhor amiga ou do seu esposo ...do seu filho . A vida não colorida sempre , mais as cores que ela te proporciona pode ser a aquarela . Então faça isso da melhor forma possível!!
E você irá se encantar com essa história Lauren e Josh!!
Uma linda e apaixonante história de amor e aprendizado pela vida que temos !!!
Aproveite !!!! Mergulhe!!!

PamAlvesBooks 08/12/2023

Criei muitas expectativas...
O livro conta a história de Joshua e Lauren, um casal jovem e apaixonado que tem sua felicidade interrompida pela doença terminal de Lauren. Antes de morrer, ela deixa para Joshua doze cartas com tarefas que ele deve cumprir no primeiro ano sem ela, para ajudá-lo a superar a dor e a encontrar a alegria de viver novamente. No começo eu até estava gostando, mas do nada a melhor amiga vira uma megera, colocam a Lauren em um pedestal gigantesco, estava achando a ideia da carta legal, mas depois parecia mais um controle que ela ainda exercia sobre ele, sei lá. Tive muita expectativa de tanto que falaram, e chorei quase nada...

Carolina 28/12/2023

Fechando o ano com chave de ouro
Que livro sensacional!
Já começa triste, com a óbvia morte de Lauren (não é spoiler, faz parte da sinopse). Mas ele não é apenas isso tristeza e melancolia. Tem momentos felizes, engraçados, que dão raiva, angústia...é uma verdadeira chuva de sentimentos. Ele me trouxe reflexões sobre a vida, ensinamentos que levarei comigo.
É maravilhoso acompanhar a evolução de Josh, cheia de altos e baixos, assim como é na realidade.
Os pontos de vista da Lauren foram essenciais, pois assim conhecemos ela também, entendemos o porquê do Josh ser tão apaixonado por ela, e também vemos o quanto ela foi apaixonada por ele. Eles foram um casal perfeito!
Com certeza em 2024 irei ler outras obras dessa escritora.
Este tornou-se um dos favoritos da vida. Recomendo a todos.

Mary Hooper 14/03/2024

Muito bom. Adorei.
Achei algumas coisas repetidas demais. Mas a história é linda.
A leitura vale super a pena.
Vi que algumas pessoas choraram mas como sempre eu não cheguei nesse patamar rsrsrs.

Mari.cf 08/11/2023

Expectativas ultrapassadas com sucesso
Até agora sem conseguir descrever o quão linda é essa história. De verdade. A história de Lauren e Josh é tão poderosa, encantadora, FOFA DEMAIS; o amor que eles sentem um pelo outro foi tão incrível de se ler. Também foi muito difícil acompanhar o processo do luto, da descoberta da doença, das dificuldades que eles passaram, não só eles como as pessoas em volta. Faz pouco tempo que perdi uma pessoa muito importante, então me identifiquei em várias coisas e isso tornou a leitura muito mais intensa pra mim. Muito mais tocante. Pensando muito sobre aproveitar a vida no presente, apreciar as pessoas que eu amo e que me amam, dar valor às pequenas coisas.
Esse livro faz seu coração doer várias vezes, por que com certeza ninguém nunca viverá um amor tão poderoso quanto o de Lauren e Josh. Isso é muito coisa de livros. Eu amei amar eles. Amei acompanhar os pequenos passos do Josh para encontrar um novo caminho, um recomeço, e comemorar com ele cada conquista. Sério, me senti uma mãe orgulhosa.
Indicarei esse livro pra todo mundo também aumentar suas expectativas com esse casal tão apaixonado, tão querido

Ana Claudia 08/01/2024

Triste, triste e FAVORITO!
A história começa quando você descobre que Lauren morreu. Através de uma carta Lauren conta a seu pai como foi a sua vida. Ela o perdeu quando ainda estava na faculdade. Ela relata ao pai como conheceu Josh, como o amor surgiu, o relacionamento, o casamento e a notícia do diagnóstico.

Ela era casada com Josh há pouco tempo quando recebeu um diagnóstico terminal. Ela tem FIP, uma doença onde o material fibroso cresce nos pulmões e dificulta a respiração. Joshua é um inventor de dispositivos médicos e passa a dedicar a sua vida a encontrar uma solução para a doença de Lauren

Lauren planejou com antecedência, sabendo que Josh teria dificuldade em seguir em frente e escreveu cartas para ele. Enquanto ela vive sua melhor vida, seus últimos dias, ela redige cartas para Josh para quando ela estiver fisicamente ausente. Uma carta por mês será entregue a ele durante um ano após sua morte. Cada um lhe dá uma tarefa para cumprir no caminho da cura e da felicidade.

A história alterna entre o passado em que Lauren lida com a notícia de que sua vida será interrompida e o presente enquanto Josh enfrenta a perda do amor de sua vida. Por mais que o livro trate da morte e da dor, ele também é comovente, cativante e cheio de amor e cura. O livro é contado sob o ponto de vista de Josh e Lauren e em linhas temporais alternadas. Uma história de amor e cura. Na maior parte, foi uma bela história sobre amor, perda e tristeza que é perder alguém que você ama. É uma história que gira em torno de cura, amor, família e amizade.

ju sena 07/01/2024

Melancolia, reflexões e amadurecimento...
Eu comecei a ler esse livro num momento bem delicado, eu tinha acabado de perder um tio para um câncer no estômago somado à um câncer na coluna... ler esse livro foi o mesmo que acessar tantas emoções relacionadas ao luto, em tantas camadas, com tanta profundidade... ler esse livro não foi fácil mas foi transformador.
a história foi descrita com tanta melancolia que as vezes eu até me irritava, mas o luto é assim mesmo... o luto tem os seus estágios e não é do dia pra noite que você segue em frente, a escritora trouxe essa nuance com tanta precisão e realidade que me impressionei! achei a escrita tão envolvente, me apeguei tanto aos personagens, as rotinas, a dor, ao apego e tudo o que a trama envolve. demorei um mês pra terminar de ler esse livro mas não conseguiria devorá-lo, eu estava tentando assimilar cada página, chorei praticamente o livro inteiro kkkkkkk mas foi ótimo! uma história carregada de tanto significado e força.
eu acredito fielmente que os livros tem o seu momento certo pra ser lido e eles sempre nos deixam um recado para aquele momento vivido, esse livro com certeza ressignificou todo o meu olhar para o luto, para o amor, para um casamento, para uma família.
terminei de ler em 2024 mas vou colocá-lo como o meu favorito de 2023.