Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Ariadne 01/02/2023

A leitura desse livro certamente foi uma experiencia diferente do que estou acostumada, por dois motivos:

– ele é o tal livro viajante que comentei, e sendo bem sincera, eu nem pretendia ler esse livro kkkk Mas amei ler os comentários que a pessoa antes de mim fez no livro, e foi surpreendentemente divertido escrever pelas páginas (no começo me senti mesmo um monstro não nego)

- e o outro motivo é que ele é um dark academia, um gênero que eu quase não li (ainda!) e recheado, mas recheado mesmo, de referências a Shakespeare.

A sinopse aponta que acompanharemos um grupo de amigos que estudam o teatro do bardo em uma espécie de internato, mas as citações a ele não se limitam apenas aos momentos de estudo e ensaios para as peças. É impressionante o tanto que eles falam trechos de alguma peça durante o dia a dia, em uma conversa comum mesmo. E não vou mentir, em alguns momentos isso fica bem maçante sim kkkk

E tal qual as peças em que se inspira, o ponto alto do livro é mesmo o drama (bota drama nisso) em torno das relações entre eles, e a morte que vem a seguir. Afinal, como pode um grupo aparentemente tão unido ser capaz de matar um dos seus?

Os personagens são muito bem trabalhados, mesmo o livro sendo pelo ponto de vista de um só. Eles são tão complexos e cheios de camadas, que é possível entender as motivações de cada um deles individualmente.

Eu sinceramente não tive simpatia mesmo por nenhum deles, mas a história e o mistério são tão bem construídos que da metade para o final, eu me vi completamente envolvida.

Como Se Fôssemos Vilões é um drama envolvente, e cheio de intrigas, tal qual as peças em que se inspira. Com certeza, é uma experiencia poética e profundamente emocional. Se você procura por uma história intensa, esse livro é para você.

site: https://www.instagram.com/p/Cn-KmenvgPj/?next=%2F
Karen 01/02/2023minha estante
Que legal essa dinâmica do livro viajante. Como faz pra participar?

Nicolas Rodeghiero 15/01/2023

Não conseguiria dar outra nota além de 5 estrelas! Na minha opinião, uma obra de arte sem defeitos. Desde os primeiros capítulos, a trama e os personagens me envolveram de uma forma absurda. O desenvolvimento e a personalidade de cada um dos "alunos do quarto ano" (e sério, é difícil escolher um favorito) por mais de uma vez me fez rir, chorar e ficar sem reação durante a leitura. Por mais que eu tenha tido dificuldades em alguns momentos devido ao fato dos personagens estarem atuando boa parte do tempo utilizando uma linguagem Shakespeariana, tudo fluiu perfeitamente bem. Termino a leitura considerando a mesma como uma das minhas favoritas da vida até então, confirmando que essa obra merece todo o reconhecimento que está recebendo ultimamente.

"- Eis a grande tolice do mundo: quando doentes em fortuna (muitas vezes dívida de nossas próprias ações), entregamos a culpa de nossos desastres ao sol, à lua, às estrelas... como se fôssemos vilões pelo acaso; tolos por compulsão celestial; ladrões, pilantras, e traidores por predominância terrena; bêbados, mentirosos e adúlteros por obediência forçada à influência planetária; e como se a culpa de tudo mais em que somos vis fosse de tentação divina!"

wuthringheights 11/07/2023

Há providência especial no cair de um pardal.
(11/07 - skoob apagou minha review) a sinopse não tem absolutamente NADA a ver. o livro em si é bom, mas achei a escrita meio maçante, a autora só jogava umas frases do shakespeare e tinha hora que elas não faziam muito sentido. o "mistério" em si é pouco surpreendente, o que é totalmente compreensível já que o foco não é você necessariamente descobrir quem matou quem, mas sim você sentar e observar os personagens destruindo uns aos outros com o passar do tempo. falando de personagens, não gostei de nenhum. a autora tinha tipo muita capacidade de construir um desenvolvimento neles e nas relações entre eles, mas por algum motivo achei sei lá, tudo meio vazio? se você pegar o núcleo principal (oliver + pessoa que não citarei pois spoilers) e separar de todo o resto e também ignorar o fato que o oliver é insuportavel, o livro fica bom. e eu tenho algumas coisas a serem discutidas sobre esse final viu

obs esse livro me deixou ainda menos empolgada pra ler the secret history. se eu gostei pouco de um livro ambientado no teatro, que é uma área que eu amo, quem dirá tsh que é ambientado nessa coisa de linguagens, área que eu odeio kkkkkkk

Aqualasca0 07/10/2023

Como se fôssemos vilões pelo acaso
Eu não sei nem como começar a resenha, demorei tanto tempo pra terminar de ler (cerca de 1 mês e pouco) que é como se eu tivesse estudado Shakespeare junto com Oliver, James, Alexander, Meredith, Wren e Richard, como se eu tivesse passado por tudo junto, uma experiência de imersão tão absurda que agora que terminei, é como se o mundo real não fosse mais suficiente.

Um grupo de 7 amigos estuda na universidade Dellencher (perdoe se escrevi errado), são atores e atrizes, cada um desempenha o papel de sempre, seja a donzela (wren), o herói (james) ou o vilão (richard), tanto no palco quanto na vida real, um dia os papéis são invertidos e começamos a história já sabendo que um deles morreu e que um deles foi preso por homicídio.

Lê Rebeschini 13/01/2024

Não é pra todo mundo
Esse livro com certeza não é pra todo mundo.
Apesar de ser um suspense ele não tem muitos plots e tem muitas frases de textos de Shakespeare solta pelos personagens em conversas aleatórias e até parte de peças dele onde mostra os personagens principais atuando, o que pode deixar a leitura cansativa (o que aconteceu comigo mais pro final do livro) e o leitor que não conhece Shakespeare meio perdido na história.
Não achei o final surpreendente, mas gostei muito do epílogo.
Apesar de não ter amado, eu gostei da história. Foi diferente de qualquer suspense que lá li.

mberquoo 21/08/2023

I blame Shakespeare for all of it
Minha grande leitura das últimas férias de janeiro foi A História Secreta de Donna Tartt, um livro bem conhecido no gênero Dark Academia - que mescla um clima sombrio (como o próprio nome indica) com referências clássicas da história. Por que estou falando desse livro, você me pergunta? Bem, creio ser impossível não associar as duas histórias: ambos mistérios numa faculdade da elite artística culminados, justamente, pela obsessão pela Arte (sim, isso mesmo, Arte com A maiúsculo. Essa Arte que mexe com os sentidos e com o juízo).
Ambos os livros são de tirar o fôlego, mas serei polêmica ao afirmar que Como se fôssemos vilões foi o meu preferido, por um motivo até leviano: eu me diverti mais com a leitura.

Como se fôssemos vilões começa quando o narrador, Oliver, é solto da cadeia e promete contar para o detetive que cuidou de seu caso a verdade do que aconteceu em 1997. Essa técnica narrativa tira o fôlego do leitor ao conduzi-lo, de página em página, ao momento em que Oliver foi preso pelo homicídio de Richard, um colega
problemático. Toda a história é conduzida pelos textos de Shakespeare (afinal, os personagens estão num curso de teatro no qual encenam apenas o dramaturgo inglês), que levam as personagens à loucura: veja bem, como nos conta nosso narrador, tudo na obra Shakespeariana é extremamente dramático, sem meios termos. Cada citação, desde César até Rei Lear vão se associando cada vez mais às situações vividas por aqueles atores. A confusão entre ficção e realidade fica cada vez mais evidente.

Yara 16/03/2023

Fiquei fascinada nesse livro. Um livro que não foca no crime mas na sim na vida dos personagens e a gente vai descobrindo o motivo e quem cometeu o crime. A gente vai vivendo a vida dos personagens. Amei.

yas 30/03/2023

A ambientação é um ponto muito forte desse livro, além dos personagens, que são o foco da história, em suas diversas camadas, dúvidas, seus sentimentos e defeitos. sofri, me enfureci e fiquei confusa junto com eles. gostei muito da história, não tava esperando por nada e adorei o epílogo. tive que reler as páginas finais umas 4 vezes.
sendo bem sincera o único aspecto que me atrapalhou na leitura foram as cenas das peças de Shakespeare, que é um ponto muito importante no enredo. não que seja ruim, mas sinto que teria me ambientado mais se eu soubesse mais do que as peças se tratavam, o que a história deixa só subentendido. às vezes o plot estava chegando no clímax durante a atuação dos personagens, que se comunicavam usando os diálogos das peças, e eu - que só sei o básico do básico e não entendo nada do que o querido escrevia - ficava meio perdida. mas ok isso foi só um desabafo pq claramente o problema foi eu..
dudsdlm 31/03/2023minha estante
eu me sinto super perdida também, é até complicado pq eu tenho que ler mais de uma vez pra tentar entender o mínimo

yas 01/04/2023minha estante
SIIIM quando chegava nessas cenas eu tinha q reler umas 3 vezes pra tentar entender, essa parte foi triste

Perola M 14/07/2023

Que final GENIAL! eu achava que sabia de tudo mas, caramba, que surpresa. valeu a pena todo o sufoco com o texto shakespeariano

Nick.Al 20/01/2023minha estante
único desfecho possível!!! Na minha cabeça foi isso que aconteceu sim!

coisitasliterarias 21/01/2023minha estante
em minha mente é isso que aconteceu e tá tudo bem!

Bice22 21/01/2023

Brilhante
Eu não sei como começar a falar desse livro, eu não parei de pensar nele desde que terminei, estou em pedacinhos.
A história é simplesmente incrível, ouso dizer que é uma das minhas favoritas em algum tempo. A construção da narrativa é feita de forma que o leitor se prenda desde o primeiro momento. Uma coisa que me surpreendeu de forma positiva foi como as referências a Shakespeare foram bem feitas ao ponto de me deixar curiosa pra aprender mais sobre o assunto.
Por fim é impossível não falar sobre os personagens e como cada um tem sua própria complexidade, aos poucos você consegue ver as vulnerabilidades de cada um, e é possível perceber onde é o limite de cada personagem e quando eles o atingem (Alexander, Filippa e James, meus protegidos)
O final quebrou meu coração, chorei por 20 minutos ininterruptoskkk.

ckara 02/02/2024

Bombástico
EU pessoalmente não esperava que o final fosse acontecer como aconteceu. foi uma leitura que eu gostei bastante mas no início >pra mim< pareceu um pouco arrastado demais, porém chegou num ponto que acontecia tanta coisa que eu não consegui parar de ler. é uma história interessante e bem boa pra tirar da ressaca.

3.5/5 ??

Manu 01/12/2022

Estava com grandes espectativas e foram totalmente atendidas!
Shakespeare é um dos meus autores favoritos e, depois desse livro, quero estudar ainda mais as peças dele.
Totalmente viciante
Super recomendo