Como se fôssemos vilões

Como se fôssemos vilões M.L. Rio

Resenhas - Como Se Fôssemos Vilões

Art.inexistente 08/08/2024

Lindo.
Como ja diz o próprio título, esse livro é lindo, e eu ne apaixonei pela sua história. Ei poderia das 5 estrelas e favoritar ele, poderia. Mas eu não fiz pq confesso que me decepcionei com ele.
O livro traz uma proposta do tipo teatro, amizade, paixão, mistério, relacionamentos, dor, livros e outros. Um verdadeiro dark academia.
A história não chega a ser intrigante, mas é impossível de largar, após pegar o embalo e sair do 1? Ato, vc começa a gostar. No geral, ele é muito bom, eu não indico a qualquer pessoa como muitos outros livros, indico pros que buscam um livro com uma estética fora do comum, um cenário novo, uma história de amor que vc torce pro casal dar enfim o primeiro beijo, bom, acho que brisei dms kkkkk

Clara4568 05/08/2024

O livro é um pouco maçante, mas é um plot muito interessante e bem construído

a vibe de dark academy não deixa a desejar e você realmente fica curioso pra saber oq vai acontecer, apesar de que eu acho que a história fica um pouco monótona com o tempo

acredito que se eu entendesse de shakespeare eu aproveitaria mais o livro, pq os paralelos entre a vida real e o teatro fariam ainda mais sentido

Gracielle_013.2 02/08/2024

Prefeito
Amei a história, é um livro bem previsível pra falar a verdade mas mesmo assim se torna meio surpreendente no plot, apesar de eu já imaginar como seria, gostei muito e já quero adaptação.

Giovanni.Ostemberg 31/07/2024

Interessante, maaas...
Sabe aquele livro que vc percebe que é bem pensado, bem amarrado, tem uma escrita muito coerente e um plot interessante, mas que por algum motivo, ainda falta algo pra te cativar?
Foi isso que eu senti com esse título.

Temos um plot interessante, que tem alguns momentos de clímax, mas que em geral se mantem em ritmo morno, enquanto desenvolve a relação entre os personagens.
E é aí que mora o ponto alto da narrativa: tanto seus personagens quanto as suas inter-relações são multifacetadas e possuem camadas e mais camadas, que vão se aprofundando ao longo das páginas.
O mistério do livro não é tão misterioso assim, muito porque nada é jogado e tudo é bem explicado ao longo da narrativa, então, por mais que o plot twist não tenha um twist tão grande, não é frustrante.
Temos um grande trabalho de detalhamento do universo teatral e uma boa colocação das obras de Shakespeare em meio ao enredo... o ponto negativo aqui, é que a autora pressupõe que o leitor conheça as obras e os personagens de Shakespeare e poucas vezes se dá ao trabalho de externar ao leitor desavisado onde tudo isso se encaixa no contexto dos acontecimentos e da relação dos personagens. Ou seja, quanto mais você conhecer as obras shakespearianas, melhor vai aproveitar a leitura e pegar os detalhes que a autora escondeu ali.

Por fim, temos, talvez, o ponto que me desagradou mais no livro: o estilo de escrita da autora. Por vezes me peguei entediado e me desligando das páginas do livro. O provável motivo, é a escolha por um formato narrativo mais clássico, ultra descritivo, que divaga frequentemente em analogias que por mais interessantes que sejam, quebram o ritmo da história, insistindo em alguns melodramas que vão se tornando desinteressantes ao longo do caminho.

Mesmo assim, deixo 4.5 estrelas, considerando que a autora é muito assertiva dentro do estilo e da narrativa proposta... tirei 0.5 estrelas simplesmente porque me faltou diversão em vários momentos.

PêHaga 27/07/2024

Caraca no começo tava perdidinho, mas o livro prende muito. A pessoa fica angustiado a história é pesada não gostava muito de ler de noite. Mas muito bom o livro.

Is_Sales 21/07/2024

Vi um vídeo falando sobre livros na vibe "Dark Academy" e esse era um dos cotados e fiquei curiosa.
A história em si é um como um grande novel de lã, cada vez que acha que resolveu o mistério você se enrosca novamente, o fim meio meh mas depois de ler algumas teorias sobre o final acho que posso gostar mais.

Jullyahx 21/07/2024

Nunca tinha lido um livro como esse, mas gostei da experiência. É um livro bem lento e bem mótono, fui lendo com calma e por isso não chegou a me entediar, porém definitivamente não é um livro que vai agradar todo mundo. Shakespeare já é, acredito eu, uma literatura bem nichada e o livro inteiro tem referências e citações a ele, fora a temática teatral que também não é muito popular. E esses dois pontos estão inteiramente ligados à história, e por isso se você não gosta desses temas provavelmente não vai gostar desse livro. Não tem como separar a narrativa da ambientação, porque a ambientação é a narrativa. Ademais, gostei de ter lido algo fora da minha zona de conforto.

Bonnie 17/07/2024

Eu enfim terminei. Por mais que é um tema que eu amo sobre arte, teatro e atuação não consegui me conectar porque tem muito Shakespeare.

NathhatN 15/07/2024

Eu amei ler esse livro, é tudo tão envolvente e chorei um pouquinho no final, por causa desse livro que senti vontade de ler Shakespeare.

Gi Alencar 13/07/2024

Diferente de Babel da R. F. Kuang, em que a história de estudos gira em torno da tradução, aqui o conhecimento do livro é o teatro e como foi legal ler outro livro do mesmo subgênero mas com foco em outra área de estudos.
E como foi com Babel, a história gira em torno de um grupo de amigos/irmãos que são acometidos por uma tragédia e como isso muda totalmente a dinâmica entre eles.
Além disso, como os alunos são estudantes de teatro, os personagens por eles interpretados se misturam com as suas personalidades e em vários momentos não sabemos quem eles são de verdade. Se estão desempenhando um papel ou sendo eles mesmos.