Beyond The Story - Uma história dos 10 anos de BTS

Beyond The Story - Uma história dos 10 anos de BTS Myeongseok Kang

Resenhas - Beyond The Story Uma história dos 10 anos de BTS

Janaína Faria 12/10/2023

A história da maior banda da atualidade
Acredito que esse livro sirva como um guia para os fãs que estão chegando e como a consolidação da relação entre os meninos e os fãs mais antigos.

Ler essas páginas é caminhar por toda a história dos sete desde que deixaram suas cidades e resolveram correr atrás dos próprios sonhos em um ambiente desconhecido, numa empresa que não tinha futuro e num tipo de mercado extremamente competitivo e tóxico.

Falando com a propriedade de uma pessoa que já teve preconceito com o kpop por achar que era tudo igual e colorido, só não gosta do BTS quem não os conhece. Não é necessário gostar da musicalidade do grupo, mas todos os sete são seres humanos sem igual, e ler todos os desafios que eles enfrentaram e saber todos os pensamentos que eles tiveram de ignorar para seguirem em frente e conseguirem construir essa carreira astronômica é motivo de muito orgulho.

madebyemma 12/10/2023

Meninos a prova de balas: BTS! ?
Bom, eu sou army então claro que vou dizer que AMEI o livro. O livro conta desde um pouco antes do debut deles e até meados de 2022, antes do hiatus.

Foi incrível mergulhar nessa aventura com eles de verdade, parece que cada vez mais que eu lia estava vendo um filme maravilhoso sobre os meninos que eu amo. Foi muito bom ler e ver mais pensamentos sobre eles e os comentários que eles fizeram.

Demorei mas terminei, eu amei cada momento e cada detalhe ?

Haninha182 08/10/2023

Ainda mais histórias
Acredito que deve ter sido bem complicado de escrever esse livro, pois mesmo sendo muito bem descrito, com certeza não tem todas as histórias por trás desses 10 anos.

Amei ler esse livro e me apaixonei ainda mais por esses 7 homens maravilhosos.

jhobieur 08/10/2023

O lado mais bonito da vida
Ler esse livro me perceber ainda mais o quanto eu amo, admiro e tenho orgulho dessas 7 pessoas, que com todas suas singularidades se tornaram o que são hoje, superando todas as dificuldades desde o debut.
Eu sou muito feliz em poder acompanhar a caminhada dessas 7 pessoas maravilhosas e que se tornaram um dos lados mais bonitos da minha vida.

Luna. 02/10/2023

BTS forever
Depois de ler o Beyond the story, fica ainda mais claro o quanto o BTS é merecedor do sucesso e do nome que leva. Toda a dedicação desde o início, dando suas vidas e sua adolescência em busca de realizar um sonho por caminhos incertos; a empresa que mesmo quase falida depositou todos os seus esforços no grupo; o amor deles pelos fãs desde o início até os dias de hoje, sempre colocando em evidência que esse amor é a base de tudo, sejam em suas palavras, nas letras das músicas, no palco, em tudo; as músicas sendo escritas e compostas por eles desde o primeiro álbum; como cada um desde o início colocou a sua essência ali e sempre participou; tudo isso e muito mais. Sou extremamente grata por tê-los conhecido e por todas as coisas boas que esses 7 "caras normais da Coreia" trouxeram para a minha vida, principalmente quando eu passava por um momento difícil, onde achava que iria demorar a sorrir e sentir coisas boas de novo, eles me mostraram que é sempre possível recomeçar quando o relógio bate meia-noite.

C. Aguiar 29/09/2023

Em celebração aos 10 anos de aniversário do debut do BTS, foi lançado um livro contando sua trajetória, as dificuldades de construir uma carreira e as escolhas que tiveram que fazer ao longo dessa caminhada. O livro vem trazendo não só as histórias dos integrantes, como também registros sobre a indústria do k-pop durante a época em que eles iniciaram suas carreiras.

Vemos o longo da leitura o trabalho que o jornalista teve ao montar esse livro e o cuidado ao apresentar cada integrante (tanto o que eles sentiram na época que estavam começando, até o que sentem atualmente como artistas mundialmente conhecidos)!

O leitor mergulha nos medos e anseios de cada integrante, e acredito que tenha sido difícil copilar todas as informações de 10 anos de trabalho, mas o jornalista fez o que pode para organizar o máximo de informação. Vale lembrar que os integrantes participaram ativamente na montagem dessa obra!

O livro não cita apenas coisas boas, vemos também empresas e artistas que passaram pela história do BTS que deixaram insultos gratuitos para a banda apenas pela existência deles e seu crescimento no mercado musical. Foi uma leitura bastante interessante, infelizmente não posso citar nada da edição física, pois li em ebook.

Carol 27/09/2023

O livro narra a história do BTS desde a chegada de cada um como trainee até o lançamento de Proof. Além disso conta com várias fotos e qr codes para os videos citados.

draculliv 22/09/2023

Eu conheço esses meninos há tantos anos e os acompanhei em tantas eras diferentes, mas foi tão gratificante ler o livro e entender ainda mais o que eles passaram, ler desde o comecinho o quão difícil e maravilhosa foi a trajetória deles.

Eu amei ouvir os álbuns de novo enquanto lia e acessando os QR codes, uma boa oportunidade de ver tudo como se fosse a primeira vez. Uma voltinha nostálgica no passado.

No livro é nítido o quanto um admira o outro e o quão humanos eles são.

vicdliz 19/09/2023

Amei a leitura, foi muito divertido passar pela história desse grupo tão amado! Queria que o livro tivesse se aprofundado mais na vida pessoal dos meninos, mas só de ter a oportunidade de ler sobre a carreira deles ja me deixou muito feliz e orgulhosa de ser fã! ?

Nancy 18/09/2023

2! 3! Hello, we are BTS
Antes de começar a resenha, acho importante ressaltar que os pontos que eu pretendo aqui ressaltar são referentes ao livro e não ao BTS. Inclusive, acho que vale até a pena rever alguns pontos da minha história com o BTS, porque, eu mesma, sou uma grande fã, antes de discutir sobre o livro.

Minhas primeiras experiências com kpop foram em 2014, mas a minha história com o BTS começa ainda no início de 2018, quando eles estavam na época de promoção de DNA e, depois disso, foi inevitável virar fã. Em 2019, fiz a minha primeira viagem para SP sem os meus pais (fui eu e uma grande amiga minha) só para ir ao show da tour 'LOVE YOURSELF: SPEAK YOURSELF' e falo até hoje que esse foi um dos melhores momentos da minha vida. Chorei quando entrei no estádio, chorei quando os meninos cantaram The Truth Untold (Jungkook chorou durante a apresentação; ele é o meu ultt, então é claro que eu caí em prantos) e chorei de felicidade quando o show acabou, pois eu estava absurdamente feliz. A vida adulta vem batendo na porta, fica difícil ficar acompanhando e dedicar boa parte do seu dia para acompanhar os grupos que eu sou fã, especialmente depois que a pandemia acabou e parece que a gente ficou com a agenda 100% lotada de coisas para fazer para compensar os "anos perdidos". Fiquei frustrada de ver o BTS se tornando um grupo que parecia mais focado em atingir o mercado estadunidense e perdendo um pouco aquilo que eles haviam lutado tanto nos últimos anos; tipo, eles já estavam com um público que lota estádios em ao redor do mundo em poucos minutos e conseguiram fazer isso com músicas em coreano - isso é algo ENORME e que os destacava do resto dos demais artistas que estavam em alta no mercado fonográfico. E digo mais: o mercado da música é xenofóbico e não importa o tanto que o BTS consiga atingir os maiores topos da indústria, ela ainda vai tentar manter portas fechadas para eles (olha o Grammy, que preferiu criar um Grammy Latino do que colocar artistas latinos para concorrer pau a pau com os artistas de língua inglesa), mas, ainda assim, o grupo atingiu patamares inigualáveis. Então, para que ficar correndo atrás de um mercado que pode largá-los a qualquer momento? Enfim, isso é algo que me frustrou muito ao longo dos últimos anos e usei aqui para desabafar k (Jamais contem comigo para ser aquele tipo de fã que ama de olhos vendados) mas, mesmo com essas frustrações, o amor ao grupo continuou e me encontro aqui até hoje.

Enfim, agora que já consegui mostrar a minha "carteirinha de Army", acho que consigo entrar no livro.

Ah, também não vou entrar em algumas coisas que os meninos falaram ao longo do livro, porque não acho que caiba a mim fazer juízo de valor de algumas coisas. Queria sinceridade e eles foram, mesmo que algumas coisas me deixaram levemente decepcionadas. Até mesmo por uma questão de responsabilidade, porque o BTS conhece os fãs que tem.

Para começar, Beyond The Story não é um livro que vai apresentar coisas novas a quem já é velho de fandom, mas acredito que ainda vale a pena, pois a gente tem a oportunidade de saber um pouco sobre a experiências, vivências e até aprendizados dos meninos em cada era. Entretanto, não vai ser algo tão revelador, por exemplo, quando o grupo passou pela crise de 2018, esse é um tópico muito citado, que os meninos ao se endereçarem sobre, eles fazem de uma forma "levemente" superficial, não sendo de uma forma que você vai sair totalmente inteirado sobre o que aconteceu. Esse é um ponto controverso, porque, ao mesmo tempo que é direito deles querer manter determinados pontos da vida particulares, acho que quando você aceita escrever uma biografia, é necessário ter consciência que isso significa que todos os leitores ficam na expectativa de conhecerem mais ainda sobre o biografado, e, para ser sincera, eu sinto que quase tudo que foi citado no livro já era de conhecimento público. Não passa tanto a ideia de biografia (tanto que a gente não sabe quase nada sobre a vida de cada um antes de chegar no dormitório?), mas sim um livro de conquistas e crescimento dos 7, mas como membros do BTS; não é atoa que praticamente quase todos os momentos que são discutidos ao longo do livro possuem algum vídeo.

Agora, sobre o livro físico. Odiei o papel e a formatação. É um livro desnecessariamente pesado e que mais parece uma revista do que um livro. Não sei se tudo isso foi ideia da Galera Record ou se eles só pegaram igual foi o livro original, mas, independente de quem teve a ideia, foi uma ideia idiota. É um livro pesado e acredito que muito disso seja em razão da folha escolhida. Para mim, o ideal seria ter feito igual a autobiografia da Rita Lee: as páginas com texto ficam naquele papel meio amarelado e as páginas com fotos ficam com esse papel branco de fotografia. E mais, o espaçamento é ridículo, porque tem um tanto de borda vazia que dava para ocupar com texto e, assim, tirar algumas folhas de papel do livro. Parece que até quem fez isso teve essa ideia justamente para conseguir colocar uns papeis a mais e, assim, ter uma desculpa para colocar um preço caro (vamos ser sinceros, 160 reais em um livro com um espaçamento grande e com folga é de de deixar qualquer com raiva). A título de comparação, eu comprei "A Hora das Bruxas", que tem quase mil páginas, letra pequena e espaçamento apertado e ainda assim saiu mais barato - na Amazon, ta quase metade do preço do livro do BTS.

Último ponto, Myeongseok Kang. Sobre a escrita dele, eu achei muito fluída, simples e adorei que ele decidiu ir colocando as próprias falas dos membros do que parafrasear e deixar um texto corrido, porque passou uma ideia de proximidade maior entre o leitor e o BTS, mesmo que eles tenham apenas feito uma entrevista com o autor e não sentado e escrito o livro eles mesmos. Mas também não dá para negar que houveram momentos maçantes e repetitivos (não sei quantas vezes ele citou a apresentação de Fake Love na Billboard). O último capítulo é uma zona, porque, diferente dos anteriores em que o autor segue a linha cronológica, ele fica fazendo costuras entre o que aconteceu em 2021, ai depois ele volta para o início da pandemia, ai depois ele cita o Grammy, mas depois comenta sobre o lançamento de BE (não foi exatamente assim, mas é só para dar um exemplo). Também não gostei como o autor faz algumas comparações meio gratuitas com o EXO (e sim, eu sou multistan e sinto muito se você não é, pois a vida é muito curta para não aproveita o gênero do kpop como um todo) ou até mesmo com o Winner só para fomentar briguinha de fandom. Sim, esses são grupos que saíram na mesma época que o BTS, só que vieram da BIG3 e, por isso, realmente tiveram um benefício de debutar já com um certo status privilegiado, mas também não dá para tirar alguns méritos que cada grupo conquistou (para quem é de fora, eu recomendo procurar o Killing Voice do Exo para mostrar o tanto que o grupo é gigantesco em questão de vocal e isso é uma característica deles que não dá para negar), assim como também o BTS não veio de uma dessas empresas que é fundo de quintal; claro, a BH tinha falhado no último girl group, mas eles tinham o 2AM, que não é coisa pequena. Dá para valorizar as conquistas do BTS sem precisar ficar citando outros grupos - com exceção do Bobby. Tipo, ou cita a indústria como um todo ou não cita nenhum. As vezes eu me pergunto se o próprio BTS leu o livro e aprovou, porque tem coisas que são tão ???? que me fazem ter essa dúvida.

Tirando esses pontos levantados, como fã, foi uma ótima experiência e não me arrependo da leitura, apesar de não ter atingido as minhas expectativas, considerando que é um livro para comemorar os 10 anos do grupo. Sinto que pude revisitar alguns ótimos momentos da minha vida que passei com o BTS como música de fundo e tudo isso contribuiu até para me fazer amar esse grupo mais ainda.

Hirumina 17/09/2023

THIS IS BANGTAN STYLE!! we are bulletproof
Eu nem sei se consigo passar tudo desse livro em uma resenha e sei que após terminar ela vou sentir algo faltando
Mas como eu posso dizer, esse livro pra mim é OBRIGATÓRIO a ler lido se você gostar dos meninos, deixa claro todas as suas preocupações e evoluções como artistas e pessoas, como um grupo que é o BTS e todo o amor incondicional que eles sentem pela a comunidade que os abraça.

Amor de fã; quando você ama algo como um artista, você se encontra nele. Eu não me sinto amado, mas poder amar alguém como eles fez eu me salvar, me encontrar e ME AMAR. Poder admirar e amar alguém é o maior privilégio que existe, na minha concepção amor se baseia em admiração, e eles, eu admiro e de sobra.

O livro tem uma abordagem de alguém que viu de perto o que eles passaram de perto, junto de algumas frases deles. Pode ter certeza, você vai lacrimejar em tudo o que o suga falar. O Jin trás uma clareza absurda e todos eles demonstram o que são, mas especialmente o que são no BTS e que eles são o BTS
Eles fizeram tudo pelo army e o army fez tudo por eles, isso é demonstrado com clareza nesse livro

a editora Record arrasou nessa edição e está maravilhosaaaaa, eu já estou esperada a comemoração de 20 anos do bts.
Leiam esse livro se os admira também, falta muita coisa mas foca especialmente nas suas evoluções e é algo muito necessário pra conhecer eles, eu acho que falta muita coisas pra precisaria de muito mais que um livro de 500 página pra poder falar tudo que o atual maior grupo do mundo passou e do que é hoje!
Eu amo eles e eles são umas das minhas inspirações e um dos seres mais talentosos vivos.
Não sei mais o que falar, é clichê mas tenho muito para descrever em palavras!
mthluuk 18/09/2023minha estante
Omg, eu quero muito ler, mas nem dá :(

Marina 15/09/2023

A tradução e a montagem do livro e as várias frases repetidas deixa a leitura bem confusa, o livro não tem muita surpresa a basicamente contando a história que já eram conhecidas nada muito novo, enrola muito sempre citando as mesmas coisas. Foi uma leitura bem rápida, achei os capítulos curtos.

Achei que ia ter mais coisas dos bastidores, da vida pessoal em como a fama afetou eles, e basicamente uma linha do tempo que fala muito de outros grupos e de outras empresas, tem bem pouca fala e história nova dos meninos.

E um copilado bem pouco pessoal de várias declarações que eles já deram ao longo da carreira, momentos que eu como fã acompanhei e fui atrás de ver tudo, esperava um pouco mais de conteúdo inédito.

Sinceramente parece que o livro foi escrito depois de ver os vídeos no YouTube ou os documentários. E um bom livro para quem que conhecer mais sobre os álbuns e suas principais conquistas, sobre os meninos em si e meio superficial.

Nay 13/09/2023

Bang Boys ?
Eu gosto muito de saber sobre os meninos principalmente coisas das quais eu não sei,mas esse livro é uma pouco complicado!

Esse livro tem muita informação,que vc consegue se perde tão facilmente,que para entender tem que reler uma página umas três vezes!

Fui muito difícil para mim me concertrar,fora que eu achei algumas partes muitos "Nhe",que foi pq algumas coisas que foram significativas para os meninos (na minha opinião) mas não chegaram a colocar ou citar,e se citaram eu consequentemente tô ficando cega.!

Uma delas foi como o J-hope era extremamente excluído da visão das K-Armys,e no livro fala como se a única batalha difícil para ele foi conhecer a si próprio.
Ou como o Jungkook simplesmente tratava o Jimin de uma formal mal.
E eu acho que faltou a explicação do desenvolvimento da amizade deles dois!

Eu achei legal as informações,mas a maioria eu já sabia,então a leitura foi um pouco arrastada!