O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Vênus_Alice 27/09/2023

O vento sabe meu nome
A história se inicia na Viena de 1938, pouco antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial e se encerra na atualidade, na pandemia que abalou todo o planeta.

O livro não narra uma linha que segue um percurso de uma pessoa ou família. São várias história, pessoas diferentes, situações e momentos singulares (embora análogos por serem permeados por um sofrimento ou trauma).

No início da leitura é difícil de compreender o que virá e o porquê de tantas histórias que dão a sensação de serem aleatórias, mas com o decorrer, é possível ir montando as peças do mosaico.

É um livro emocionante, não sei dizer se são histórias reais, mas por ser tão próximo da realidade e atemporal, traz uma angústia e um intimismo com a leitura.
Cada personagem me conquistou de uma forma diferente e profunda, é uma leitura intensa, que te tira do conforto, mas ao mesmo tempo confortante.

Thayná Krueger 29/10/2023

Emocionante
Mais um livro espetacular dessa que entrou para a minha losta de escritoras favoritas. Como sempre, ela escreve sobre estória tristes, mas extremamente reais e emocionantes.

Uma das características que eu mais gosto da sua escrita é acompanhar a trajetória do personagem ao logo de toda a sua vida, parece que isso dá muita profundidade ao personagem, pois acompanhamos suas escolhas e como cada uma delas afetou a sua vida. Além de escrever personagens extremamente reais, cheios de defeitos e qualidade inerentemente humanas.

Cada personagem nesse livro é bem escrito e bem desenvolvido. Você sente vontade de conhecer vários outros personagens secundários.
????

CPF1964 29/10/2023minha estante
Vou mandar um ZAP agora para Bebel dizendo que você comeu 0,5 estrela... Triste !!

Thayná Krueger 29/10/2023minha estante
Mas por que eu comparei com Violeta que é 5 estrelas para mim. ????

Ela vai entender

CPF1964 29/10/2023minha estante
Darei a notícia aos poucos para ela..... Tipo: O gato estava no telhado...Caiu... Está mancando... Continua suspirando... Está tendo convulsões... Os olhos estão esbugalhados... Espumando... Partiu desta para melhor....

CPF1964 29/10/2023minha estante
Fique tranquila. Serei comedido...

Credo ??

anna v. 08/08/2023

Bom, mas desapontou no final
Descobri a Allende há relativamente pouco tempo. Me encantei por LONGA PÉTALA DE MAR, e mais ainda pelo incrível VIOLETA. Corri para ler esse novo lançamento. E de fato gostei bastante das histórias de Samuel Adler, judeu austríaco que foi enviado pela mãe aos 5 anos de idade para a Inglaterra no "trem das crianças" (sem parentes acompanhando, apenas a instituição que colocava as crianças com famílias voluntárias, num dos maiores dramas coletivos que eu consigo imagina) e de Anita Díaz, salvadorenha de 7 anos que é brutalmente separada da mãe pelos serviços de imigração dos Estados Unidos. São duas histórias de extrema violência (física também, mas especialmente emocional) com crianças que a autora costurou com muita habilidade, chamando atenção para o desastre humanitário que ocorre hoje na América Central.
Mas de alguma forma, não achei plenamente satisfatório, especialmente o terço final. Faltou um clímax, na minha opinião, para um fechamento mais a contento. Além disso, as histórias de Selena e Frank (a assistente social e o advogado que ajudam Anita) me pareceram meros artifícios para viabilizar a narrativa. Não consegui me conectar com a história deles. A de Letícia, parente distante de Anita, que foge de El Salvador nos anos 80, me pareceu muito mais emocionante e bem contada.
Enfim, um livro muito bom, mas não tanto quanto os dois anteriores.
Obs: quando li a sinopse, achei que o Adler da história fosse o Adolf Adler, o psicólogo austríaco. Mas na verdade ele era uma geração mais velho que o Samuel Adler - que é um músico e compositor real. No entanto, segundo a internet, Adolf Adler tinha um irmão chamado Rudolf Adler, que, no livro de Allende, é o nome do pai de Samuel Adler. Será o psicólogo tio do maestro?! Cartas para a redação!

Nicole Pazzini 05/02/2024

Livro com tema relevante - imigração
Primeiro livro que li da autora, gostei muito da leitura, flui bem, embora no início eu tenha ficado um pouco perdida, mas ao fim, todos os personagens e histórias se encaixam.
O livro começa com a história de Samuel que mora em Viena e vê sua vida virar de cabeça para baixo com a eclosão do nazismo. Sua mãe o envia para a Inglaterra com a intenção de o proteger. Samuel vai apenas com seu violino.
Em outro passo, temos Anita, uma criança de El Salvador que pega um trem junto de sua mãe na tentativa de chegar até o Estados Unidos, mas ao chegar, mãe e filha são separadas diante da nova política de imigração.
Já Letícia que após ter que ir para o hospital (com o pai), afastado da sua aldeia e ficar internada por um tempo, ao receber alta, é informada sobre o pior, por seu pai.
Por fim, Selena Durán é uma assistente social que trabalha com imigrantes, na busca constante pela garantia de direitos mínimos. Selene conquista a ajuda de Frank Angileri, advogado renomado, para que a auxilie a unir Anita e sua mãe novamente.

É um livro muito reflexivo que abarca diversos temas relevantes.

Indico a leitura.

Luciana 31/07/2023

O livro começa bem pesado e triste, vamos entendo a vida e os traumas dos personagens até o momento que as histórias se entrelaçam e aí fica uma história mais comum e previsível.

Isabel sabe como contar histórias como poucas, te levando por entre vidas e acontecimentos de uma forma maravilhosamente orgânica.

Lucas990 28/02/2024

Neste perfil servimos à Isabel Allende. A primeira autora do mundo! Ninguém antes dela!
O Vento Sabe meu Nome se passa em 2 tempos e lugares diferentes: Viena em 1938 e Arizona em 2019. Vamos conhecer a história de 2 crianças que de alguma maneira foram separadas de suas famílias e obrigadas a imigrar para outro país na esperança de um futuro melhor.
De forma sensível e também brutal, Isabel Allende conduz o leitor por uma jornada entre passado e presente permeados pela necessidade dos pais de protegerem seus filhos a qualquer custo, e também o preço que isso pode custar.
Tá aí uma autora que sempre arrasa. Isabel Allende, conte comigo pra tudo!

Claudia.Correia 09/08/2023

O vento sabe o meu nome
Quando penso  que Isabel Allende já não tem mais como nos surpreender ela reinventa e mais uma vez nos arrebata com sua escrita sensível, entrelaçando histórias do passado e presente.
Neste romance histórico, Isabel nos traz a saga por um lar de duas crianças separadas de suas famílias. Em Viena, Samuel Adler, que desde a fatídica Noite dos Cristais da Alemanha Nazista é separado da família em busca de segurança, e, Anita Díaz 8 décadas depois de Samuel é separada da mãe por conta da lei da imigração quando tentam entrar nos EUA após fugir da violência de El Salvador.
Essas duas histórias comoventes se entrelaçam e nos trazem à triste realidade das vítimas das guerras e consequentemente a migração forçada.

Mari 19/06/2024

Gostei muito
? Acho muito difícil descrever as diferentes camadas presentes no livro. Para cada personagem a autora traz os desdobramentos de suas vidas e o contexto histórico de cada época. No início, elas parecem independentes, mas depois essas histórias vão se entrelaçando. Um retrato da realidade da imigração, muito difícil em especial para meninas e mulheres.

ealveselis 01/06/2024

O sopro de Nadine
Allende e sua avidez em relatar fatos históricos em narrativas repletas de detalhes e sentimentos.
No começo fui pega de surpresa não imaginava ler tanta tristeza, meu coração ficou apertado.

Conforme a trama vai desenrolando somos apresentados a personagens bondosos e um tanto ativistas e isso vai trazendo a sensação de esperança em meio a tanta desgraça.

As histórias se conectam como um sopro de um vento, o sopro que sabe quem é quem,
unindo destinos que se pertecem.?

Paula 20/07/2023

Destruída por esta autora tão potente...
Isabel Allende se tornou uma das minhas autores favoritas. Esta história me tocou desde o início, me emocionando a cada página lida, e me deixando arrebatada por esta história forte, verdadeira e incrível. A autora conseguiu passar todo o sentimento pesado da trama. O que deixava um pouquinho mais leve foram alguns momentos de alegria, amor e imaginação, isso também me deu forças para continuar a leitura. Com certeza super recomendo!
Marcos.Azeredo 29/07/2023minha estante
Eu comprei este livro, mas ainda não li!

Cah. 26/07/2023

Um livro cheio de sofrimento!
O livro é narrado por uns sete personagens ... Cada um contando sua história, as vidas desses personagens vão se entrelaçar depois de muitos anos, Letícia é parente da pequena Anita, e ela acaba indo trabalhar pro Samuel ...

O livro é cheio de sofrimento, de acontecimentos horríveis, que nenhuma pessoa deveria passar ...

Conseguiu me prender só no início, depois foi ficando cansativo ...

Gabs 26/07/2023

Impecável
Se tornou uma dos meus favoritos dessa escritora chilena maravilhosa que é Isabel Allende. Gostei de tudo nesse livro: as personagens, suas estórias e a forma como se cruzam, o realismo histórico.
Uma escritora para amar e exaltar.

Brulibooks 31/05/2024

Migração forçada, feridas profundas
"Empatia é uma coisa misteriosa, não obedece a nenhuma regra conhecida, ou ocorre espontaneamente ou não ocorre em absoluto, é impossível forçar."

Esse é o segundo livro que leio da Allende. Uma das características que gosto de sua escrita é a abordagem e contextualização histórica dos romances. Para aqueles interessados em compreender melhor o momento e fatos marcantes, realmente sua narrativa colabora para pesquisar sobre.

O livro conta a história de Samuel e Anita em épocas diferentes. No entanto, o motivo de tornarem-se imigrantes/refugiados é similar. Embora tenha somente 224 páginas, o vento sabe meu nome foi um livro que demorei para terminar. Um dos motivos foi esse que citei anteriormente, de buscar informações sobre os lugares e fatos históricos descritos. O outro foi pela sensação frequente de estar "perdida" com muitos personagens sendo apresentados a cada capítulo. Por um lado isso pode ser bom, porque te prende à leitura. Em alguns momentos isso funcionou, em outros nem tanto.

Cada capítulo recebe o nome de um personagem, alternando, algumas vezes entre passado e futuro. Você começa o livro sabendo que em algum momento as histórias dos personagens se entrelaçam, mas já adianto que demora um pouco.
Os temas explorados são muito pertinentes e atuais, principalmente em relação à imigração e como a guerra e outros conflitos armados levaram à destruição de lugares, famílias e pessoas.

Gostei muito da escrita da Allende e de todos os dados históricos descritos. Deixo aqui alguns deles:
- Noite dos cristais
- Holocausto
- Massacre de El Mozote

Em o vento sabe meu nome, podemos perceber como a guerra modifica e destroi não só o que é aparente, no sentido de destruição física, mas principalmente o interior de pessoas forçadas a buscar refúgio e um novo lar. Ou como descrito na sinopse: "uma história sobre as feridas profundas que a migração forçada produz e as pessoas que lutam para curá-las."
Gatilhos: guerra, violência física, abuso, violência de gênero

nay.gba 06/05/2024

Sei onde você está e você sabe onde eu estou
Criei um desafio em 2024 para ler mais Allende, mas só agora consegui parar e escolher algum da lista.
Resolvi começar pelo último lançamento e foi maravilhoso, O vento sabe o meu nome é profundamente necessário.

Não lembro se vi resenha quando lançou, mas eu não sabia muito o que esperar e fui surpreendida positivamente.
Gostei do toque de realismo mágico que é essa pegada espírita e ocultista. Em Violeta não teve tanto, mas pelo que eu já ouvi falar imagino que seja característica da autora.

De início, achei a temática dos refugiados inesperada, mas fluida e por isso segui lendo.
Dos capítulos, achei os da Anita os mais interessantes justamente pela a licença poética que uma criança tem ao narrar. Além disso, achei perfeita a forma como os personagens se conectam.

De forma geral, o enfoque ficou na opressão das mulheres e das mazelas sociais. Essas pessoas, são as primeiras a serem abandonadas e dificilmente salvas.

Geralmente, evito ler diários e narrativas de guerra e nazismo. Acho pesado ler tanta desgraça porque sou uma pessoa altamente sensível, mas aqui, o viés da migração sobressaiu e valeu a experiência da leitura.

Por fim, adoro como a escrita de mulheres latina toca nas problemáticas sociais tão realistas, atuais e oportunas.
Leitura Recomendada.

Caroline1321 06/02/2024

Diferente de tudo que já li!
Comecei esse livro sem saber o tema principal, pois ainda não tinha lido/ouvido nenhuma resenha e não li a sinopse dele. E que bela surpresa! Um assunto que infelizmente segue sendo real na nossa sociedade, descrito tão bem pela Isabel. Eu não esperava ler essas histórias tão lindas e tão tristes!

Incrível como a Isabel conseguiu entrelaçar as histórias e as linhas do tempo tão perfeitamente. No início/meio da leitura me senti um pouco perdida, pq tentei relacionar nomes e datas; mas depois deixei a leitura fluir, pq sabia que podia confiar na narrativa da autora.

As páginas finais são extremamente sensíveis e lindas! Terminei a leitura com o coração quentinho e chorando de emoção ??