O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Solange.Pereira 20/05/2024

Um pouco corrido
É um livro curto, que conta a história de várias pessoas, oque deixa a leitura um pouco corrida e não dá pra aprofundar tantos nos personagens.

tati_viannaa 20/05/2024

"Empatia é uma coisa misteriosa, não obedece a nenhuma regra conhecida, ou ocorre espontaneamente ou não ocorre em absoluto, é impossível forçar."

Robson68 19/05/2024

Forte temática
Notei que Isabel Allende, nesse livro, muda muito sua forma de escrever e sua forma de narrar. Entretanto, ela continua sendo muito cuidadosa nas abordagens que faz e na forma como entrega a história para o leitor. Eu acho que esse livro faz a gente refletir sobre inúmeras situações como feminicídio, violência de gênero e a questão das pessoas ilegais nos Estados Unidos. Embora triste, é um livro bastante envolvente e que nos faz devorá-lo na ânsia de que saber como as histórias se entrelaçam e terminam.

Maíra 19/05/2024

Isabel Allende é uma das minhas escritoras favoritas. Ela marca suas histórias em acontecimentos históricos. Um paralelo entre duas crianças em contextos históricos distintos que foram separadas dos pais.

Josy Lops 18/05/2024

Muito bom, super recomendo a leitura e confesso q queria mais páginas pra ver mais sobre a vida desses personagens! Amo como a Isabel vai contando a história e vc vai se prendendo e todos os pontos vão se conectando! Quero ler tudo q essa mulher já escreveu kkkk

Carla 16/05/2024

Emocionante
Eu adoro a autora e sempre acho incrível o modo como ela consegue unir as histórias. Partindo da ascensão do nazismo até a pandemia de covid 19, passando pela luta pelos direitos civis nos EUA e ditaduras da América Latina e novas políticas para a imigração nos Estados Unidos, o livro conta as histórias de mulheres fortes e resilientes, que precisaram abandonar suas famílias e tomar decisões difíceis em busca de uma vida um pouco melhor para seus filhos.
O livro alterna entre a história de Samuel, que inicia na chamada 'Noite dos Cristais', que aconteceu em Viena em 1938, um menino de 6 anos que parte sozinho num trem para crianças refugiadas da Alemanha nazista e a história de Anita, uma menina, salvadorenha, separada da mãe por cruzarem a fronteira dos EUA o ilegalmente.
As histórias vão se alternando e no final se encontram, pois Samuel acabou vindo morar nos Estados Unidos, onde conheceu sua esposa Nadine, e viveu até o final dos seus dias. Nadine, por sua vez, foi uma das fundadoras do projeto Magnolia, que buscava ajudar os imigrantes ilegais, no qual Selena trabalha e consegue a ajuda do Frank , juntos eles tentam encontrar a família da Anita e descobrem que a Letícia, que trabalha como governanta do Samuel, é prima do pai da menina .
Uma leitura emocionante e necessária.

Ana 11/05/2024

Um livro sobre migração forçada, perdas e traumas
Mais um bom livro de Isabel Allende. Como tantos escritos da autora chilena, flui com a maior facilidade e rapidez, embora lidando com temas duríssimos, como nazismo, órgãos, migrações e refúgios.

O livro aborda as vidas de Samuel, Letícia, Selena e Anita. Vidas tão distintas, mas que têm em comum o sofrimento, perdas, atos de bravura e a migração forçada.

Não é o melhor livro de Allende, mas é muito bom. Recomendo

Thaís Furlan 10/05/2024

O vento não sabe o nome de ninguém rs
O livro alterna entre a história de Samuel, um menino de 6 anos que parte sozinho num trem para crianças refugiadas da Alemanha nazista e a história de Anita, separada da mãe por cruzarem a fronteira dos EUA o ilegalmente.

Os capítulos de Anita são bem chatos, com narrativas infantilizadas e foram muito cansativos pra ler.
Passei o livro todo esperando que houvesse uma conexão entre as duas histórias, que elas fossem se cruzar em algum momento, mas a única conexão entre elas foi que os 2 usaram um trem como meio de transporte (rs) e uma tia distante.

Sinceramente, não consegui enxergar toda essa maravilha no livro. Foi uma leitura bem sofrida e que nem surpreende no final, só acaba.

nay.gba 06/05/2024

Sei onde você está e você sabe onde eu estou
Criei um desafio em 2024 para ler mais Allende, mas só agora consegui parar e escolher algum da lista.
Resolvi começar pelo último lançamento e foi maravilhoso, O vento sabe o meu nome é profundamente necessário.

Não lembro se vi resenha quando lançou, mas eu não sabia muito o que esperar e fui surpreendida positivamente.
Gostei do toque de realismo mágico que é essa pegada espírita e ocultista. Em Violeta não teve tanto, mas pelo que eu já ouvi falar imagino que seja característica da autora.

De início, achei a temática dos refugiados inesperada, mas fluida e por isso segui lendo.
Dos capítulos, achei os da Anita os mais interessantes justamente pela a licença poética que uma criança tem ao narrar. Além disso, achei perfeita a forma como os personagens se conectam.

De forma geral, o enfoque ficou na opressão das mulheres e das mazelas sociais. Essas pessoas, são as primeiras a serem abandonadas e dificilmente salvas.

Geralmente, evito ler diários e narrativas de guerra e nazismo. Acho pesado ler tanta desgraça porque sou uma pessoa altamente sensível, mas aqui, o viés da migração sobressaiu e valeu a experiência da leitura.

Por fim, adoro como a escrita de mulheres latina toca nas problemáticas sociais tão realistas, atuais e oportunas.
Leitura Recomendada.

Karol.Vasco 06/05/2024

E preciso paciência pra atravessar a dor
Achei esse livro incrível, rápido, MUITO BEM ESCRITO, Allende é maravilhosa em tudo que escreve, esse livro é muito doloroso, trás muito o que se pensar , histórias lindas e com um sofrimento profundo.??

gabz 05/05/2024

Que livro incrível, o modo como a autora conseguiu unir as histórias, e como a trajetória de cada personagem foi interessante de ser lida.
Meu segundo livro da autora, e foi um livro incrível, assim como o primeiro.

Paty 108 30/04/2024

O vento sabe meu nome.
Primeiro livro que leio da autora Isabel Allende. Fiquei encantada! Leitura fácil e com vontade de quero mais. Esse livro retrata histórias que se entrelaçam. Períodos da história muito marcantes. A leitura é tão interessante que você realmente se sente sendo parte do cenário/personagens.

gabi_rp 31/03/2024

Isabel Allende sempre maravilhosa!
O livro fala sobre um assunto tão importante a atual que são os refugiados, de uma maneira muito sensível e única, como todos os livros de Isabel.

O tema é mundial, começando o livro sobre a chamada 'Noite dos Cristais', que aconteceu em Viena em 1938, mas a autora faz uma grande ligação com a América Latina (principalmente com El Salvador), sendo inclusive citado sobre as novelas brasileiras.

Amei!