O vento sabe meu nome

O vento sabe meu nome Isabel Allende

Resenhas - O vento sabe meu nome

Eloiza Castro 10/01/2024

Sob um título e inúmeros fatos fortes, temos aqui um romance cheio de contexto histórico carregado de um peso que dói. Percorremos histórias de personagens em guerras, massacres, a infelicidade da imigração? tudo sob um olhar corajoso da autora em não calar, invocando também suas raizes fortes em cada linha. Pra mim o problema foi a abordagem de muitos temas de suma importância juntos e em pinceladas, houve aprofundamento na questão da imigração ilegal, mas muitos assuntos até envolvendo o enredo ficaram abertos. Não tirou a profundidade e sensibilidade, de modo algum, mas ficou a impressão de que faltou algo.

Ane 09/01/2024

Samuel por favor seja o meu avô
Uma estória linda que apenas Isabel Allende conseguiria escrever, eu amo como ela sempre consegue trazer questões políticas e nos sensibilizar.

Giuliane.Souza 08/01/2024

Lindo demais
Que livro bonito da 🤬 #$%!& .. A Isabel consegue conectar as histórias de uma forma muito harmoniosa e crível. E todas elas são de cortar o coração.

Rafaela.Garcia 07/01/2024

Uma história sensível que retrata a crueldade daqueles que se julgam no poder e no direito de fazerem com o outro o que bem entendem. História nos mostrar que mesmo diante de uma imensidão de dor é possível ter recomeço!

Fabiana 07/01/2024

Livro com contexto histórico incrível, autora não perde o foco em momento algum, cadência maravilhosa!

Luísa Zanni 05/01/2024

A história tem um bom mote, mas não gostei da forma como a autora estruturou a narrativa, de modo geral. É uma leitura fluida, apesar de tocar em temas extremamente delicados, mas algumas partes não são bem desenvolvidas. Algumas vezes tive a impressão de que a autora quis manifestar seu posicionamento político (sempre completamente válido), mas sem muito compromisso com a estética da narrativa. É uma boa leitura, mas não mais que isso.

Sandra 29/12/2023

Dez 23 M Bom
Gosto muito da autora. Adorei. Livro muito bom. Sensível, dinâmico, emocionante.
Percorre fatos reais, como sempre ela faz, com personagens em seus momentos difíceis e superando as dificuldades. Realmente uma ótima leitura.

Angie - @livros_libras 26/12/2023

"Havia no ar um prenúncio de desgraça. Desde cedo, um vento de incerteza varria as ruas, sibilando entre os prédios, introduzindo-se pelas frestas de portas e janelas." (pág.09 - primeiro parágrafo do livro)

Neste comovente livro, Isabel Allende entrega duas realidades semelhantes e com mais de oitenta anos de espaçamento. Através de uma narrativa sensível e brutal, conhecemos Samuel Adler e Anita Díaz, duas crianças que tentam entender os motivos das guerras e, sobretudo, dos porquês precisam se afastar da família.

"Na Inglaterra, a palavra de ordem era manter-se otimista, a vitória era certa, diziam, embora o esforço de guerra tivesse um custo abissal em sangue e recursos." (pág.41)

Além de Samuel e Anita, conhecemos outros personagens tão cativantes e atenciosos quanto os dois sobre a brutalidade do homem com seus semelhantes. Neste livro, passado e presente se cruzam em relatos de sacrifícios dos pais pelos filhos, das mazelas das guerras e da falta de nexo delas. Contudo, os personagens se agarram às esperanças e aos sonhos.

O livro é de uma sensibilidade chocante e podemos fazer muitas relações com o Brasil, país que acolhe, mas que dá pouca assistência a seus imigrantes.

"Não estamos perdidas. O vento sabe o meu nome e o teu também. Todo mundo sabe onde nós estamos." (pág.148)

leiturasdabiaprado 23/12/2023

Eu sou apaixonada pela escrita da Isabel Allende e o novo livro dela veio para reforçar isso ainda mais!
Duas histórias de dores, perdas, orfandade, dois corações que se encontram e se amparam!
Samuel é um judeu que durante a infância é enviado por sua mãe à Inglaterra, ainda muito pequeno se vê sozinho num país com uma língua estranha...
Sua mãe, assim como várias outras, faz isso por amor, para dar uma chance dele sobreviver aos nazistas...
Seus pais e sua tia são três das milhares vítimas do nazismo, Samuel cresce amparado e amado por um casa Quaker!
Anos mais tarde Samuel se apaixona por uma americana de alma livre, se muda para os Estados Unidos e faz de lar o seu lar!
Durante a pandemia do covid ele se vê recebendo em sua casa a pequena Anita uma menina de El Salvador que entrou ilegalmente nos Estados Unidos com a sua mãe e que foi separada desta na fronteira, após alguns lares temporários seus destinos se cruzam já que a tia de Anita e sua única parente em solo americano trabalha para Samuel!
Anita traz uma nova motivação de vida para Samuel e juntos eles vão descobrindo um amor de neta e avô!
Um livro lindo, que ainda nos mostra a luta de vários voluntários para ajudar as crianças separadas de seus pais na imigração e que ainda nos mostra genocídios e extermínios na América Latina, além das questões políticas e falta de condições dignas de vida!
Uma obra para furar a bolha e nos fazer olhar para essa questão tão séria que faz milhares de pessoas abandonarem seus países com quase nada embusca de sobrevivência!

Mike 22/12/2023

Que livro incrível, a escrita da Isabel é primorosa.

O jeito que ela mostra que a tragédia que que o Samuel viveu aos 5 anos em Viena em 1938 se repete com a Anita de 7 anos em 2019 com outro contexto histórico.

Muitas vezes só queria entrar na história e abraçar os dois.

Não é uma leitura fácil pelo sofrimento que os personagens passam mas é um livro necessário que mostra que devemos refletir sobre determinadas coisas para não repetir a história

jamilidepaula 11/12/2023

Envolvente
A escrita da Isabel me encanta já desde antes e não foi diferente com esse livro.
ela tece histórias desde 1938, com a noite dos cristais até a atualidade, mostrando como a vida tem seus ciclos viciosos.
como em todo o livro da Isabel Allende eu finalizei num fôlego só e às lágrimas.

profa_ana_paula 07/12/2023

O vento sabe meu nome
A história faz a improvável ligação entre um jovem judeu no holocausto e dramas vividos em El Salvador e Guatemala. O pano de fundo são as condições dos imigrantes separados dos filhos, governo Trump e pandemia Covid. Achei que foram muitos elementos e que a história ficou meio mal costurada. Não gostei também da tradução, muitas vezes precisei voltar e reler algumas frases, sempre parecendo que eu perdi algum significado.

Januska 05/12/2023

Não tem um livro ruim
Isabel Allende não tem um livro que eu possa dizer que não gostei. O vento sabe meu nome traz o melhor da autora, personagens super cativantes, eu amei tudo.