Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michelle.Sabrina 29/12/2023

Melhor do ano!
O melhor livro que li esse ano! Qnd comecei não conseguia parar, virei a madrugada lendo terminei em menos de 48 horas.
A escrita é incrível, a estória maravilhosa. Tem muitos trechos doloridos demais, porém tem muita beleza TB. Recomendo muito a leitura!

Yaruro 27/12/2023

O livro é maravilhoso!! Tem uma história envolvente, personagens bem desarrollados e gostei do jogo com a temporalidades. É a primeira vez que leio uma história da comunidade negra e gostei de mais como a autora logrou trasmitía ao leitor o sentimento. A cada página a história ficava mais interessante.

Vanessa.Benko 26/12/2023

Vida danificada que vertia da morte. Senti lágrimas quentes surgirem contra a minha vontade, uma raiva ardente nascida da total impotência.
Trata-se de uma obra que busca explorar as camadas da existência feminina através de uma narrativa entrelaçada das personagens/narradoras. A trama, dividida entre quatro perspectivas distintas, mas obviamente entrelaçadas, revela-se um quebra-cabeça literário que exige paciência e reflexão.
Memphis mergulha nas raízes familiares fincadas na cidade homônima, proporcionando uma jornada literária rica em simbolismos e reflexões. O livro nos conduz por pensamentos e memórias do passado em que as vozes de Hazel, Miriam, August e Joan misturam-se, destacando questões existenciais.
Um livro poderoso sobre a batalha das mulheres negras em conquistar seu espaço no mundo, ao mesmo tempo em que sofrem com intercorrências pessoais. Cada personagem possui diferentes pontos de vistas e sentimentos assumidos diante dos acontecimentos, mas mesmo assim carregam pontos em comum ao traçarem planos e superar traumas.
Achei linda a forma como a autora valoriza os dons individuais de cada mulher, destacando o ponto forte que pode manter a união apesar de tantas adversidades.
Ainda possui sutis comparações com fatos contados através de flashbacks, aparentemente desnecessários, mas que dão pormenores sobre o contexto do livro.
Um livro com profundidade emocional e camadas de complexidade que vale a pena ser lido apreciando as jornadas distintas pelo mesmo ideal de garantir um lugar ao mundo.

Bru 10/12/2023

A Resiliência de Quatro Mulheres Negras
"Memphis", o livro de estreia da autora Tara M. Stringfellow, conta a história da batalha de vida de quatro mulheres negras. Elas enfrentam o racismo, o machismo e são desvalorizadas por serem mães solteiras. No entanto, são protagonistas de suas próprias vidas, superando dificuldades com esforço, conquistando uma vida um pouco mais confortável e até mesmo iniciando uma carreira artística, um espaço antes dominado principalmente por pessoas brancas.Super recomendo o livro, é surpreendente. Foi o meu 12º livro lido no ano, cumprindo assim a meta de ler um livro por mês.

Vanessa 06/12/2023

A força da ancestralidade
O livro conta a história das mulheres da família North.
Mulheres incríveis, de histórias potentes com intersecções como gênero e raça.

Apesar de ser uma leitura fluída a narrativa pode vir apresentar alguns gatilho para determinadas pessoas que possam a vir a se identificar com a história.

Essa leitura foi uma das melhores de 2023 ?

Gláucia 05/12/2023

Memphis - Tara M. Stringfellow
Livro do mês de julho de 2023, aniversário de 9 anos da TAG.
A equipe mantém as duas tradições: não há curador, quem escolhe é o staff. E o livro é ruim, é fraco. Passa a sensação de ter sido escrito para virar filme, parece um roteiro, até os diálogos parecem prontos e temos uma sucessão de frases de efeito, para cada cena soar impactante.
Além do mais, não há limite para a quantidade de adjetivos usados, vários numa única frase, tornando o livro muito cafona.

Exemplos:
"Ele era da cor do outono, um marrom dourado. Roubou meu coração. Tirou meu coração, ainda batendo, de dentro de mim."

"É a sensação que se tem ao olhar para um abismo e saber em seu coração que, lá embaixo, os dragões vagam."

"Estava amarrado na cintura e tinha a mesma cor que uma pedra da lua (wtf?!)."

"O sorriso dela era o próprio Sol, estendendo-se sem parar, aquecendo a todos nós."

O detalhe é que essas frases fui escolhendo ao escrever, folheando o livro, são muito fáceis de achar pois estão no livro todo, as duas primeiras na mesma página.

Lais.Lagreca 03/12/2023

Força e beleza

Um livro bem escrito que nos mostra como mulheres podem ser tão fortes – ainda mais quando juntas.

Conhecemos a história e uma família de mulheres que passaram por diversas questões que lhe obrigaram a encontrar forças e ferramentas para continuar.

Com diferentes narradoras, presente e passado se costuram nos mostrando de quantas dores e de quantos amores uma mulher pode ser feita...

Um livro bonito, forte e poético.

Sinopse:

A história tem como ponto de partida o retorno da personagem Miriam, pertencente à segunda geração da família, para a cidade. Junto de suas duas filhas, Joan e Mya, ela deixa para trás um marido violento e volta para a casa que fora de seus pais. Na casa, vivem agora sua irmã, August, e seu sobrinho, o adolescente Derek. É a partir, portanto, desse reencontro familiar — tão afetuoso quanto perturbado — que diversos fios vão sendo costurados, com a alternância das histórias e pontos de vista de Hazel — a já falecida matriarca da família —, de Miriam, August e Joan.

Andrea 22/11/2023

Mulheres fortes
A autora divide a história da família North em três partes em um vai e vem no tempo. Na primeira parte temos 1995, 1978 e 1988. Já a parte dois temos 1997, 1937, 1943, 1955 e 1978. Já na terceira e última página temos 2001, 2002, 2003, 1968 e 1985. E ao contrário do que se possa imaginar, o vai e vem de passado e presente, não torna a leitura confusa, muito pelo contrário, ela vai preenchendo os vácuos ao pouco, ao mesmo tempo que nos ajuda a entender mais da personalidade das irmãs Mirian e August.

Além disso a autora coloca vários fatos históricos como pano de fundo nos acontecimentos dos personagens. Desde a parte musical com o blues o rock?n?roll, passando pelo pós guerra, o assassinato de Martin Luther até o atentado de 11 de setembro. E naturalmente o racismo, pulsante em diferentes situações, e que influenciam até mesmo na escolha de uma profissão.

Tudo isso em uma escrita envolvente, fluída, que não só nos aproxima dos personagens, como nos faz sentir as mesmas sensações, nos gera questionamentos e indignações.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/09/memphis.html?m=0

cammealves 04/11/2023

Poeticamente visceral
Um dos livros mais envolventes que já li. Visceral. Poético. O livro que me faz parar várias vezes para soltar um ar que sequer sabia estar segurando. Narrativa que prende. Personagens que fazem a mente viajar para o momento e o corpo sentir a pele em arrepio.

Lusia.Nicolino 25/10/2023

A luta que é de todos nós em histórias do cotidiano.
Uma narrativa não linear, um recurso bastante utilizado, mas que ajuda Tara a nos entregar
a história de Miriam – e com a história dela, a de mulheres de três gerações da mesma família.
Um redemoinho que vai e vem entre os anos de 1930 e 2000. Memphis não é apenas o nome do livro, mas o nome do lugar onde tudo acontece. Miriam, fugindo da violência do marido, volta a viver com suas filhas Joan e Mya, na casa que foi da mãe, onde reencontra a irmã August e seu filho Derek. Tudo está entrelaçado. Como as escolhas, a tradição, as profissões, as possibilidades cercam as pessoas? O quanto pesa a cor da pele? O jeito de falar? O cabelo?
Joan não abandona seu caderno de desenhos, será que abandonará seu sonho de pintar? Quem apoia, quem desafia, quem desconfia que o passado pode comprometer o futuro? Uma leitura envolvente, que nos ajuda a ver o mundo através de olhos diferentes dos nossos.

Quote: "Eu nunca soube que um sorriso poderia ser outra coisa, uma coisa melhor, até ver o rosto de Mya. Nunca soube que poderia ser o próprio Sol, estendendo-se sem parar, aquecendo a todos nós."

Campa0 16/10/2023

Uma história sobre a força feminina negra
A maior parte da história se passa em Memphis ( jura?, rs), entrelaçando a história geracional de Miriam, e suas duas filhas Joan e Mya, que retornam para Memphis, cidade Natal onde Miriam e a irmã, August, nasceram. A história é não linear, e as coisas vão acontecendo pinceladas. Apesar de August ter um filho, Derek, o foco da história é sobre as personagens femininas, suas vivência e lutas, em sua negritude. É contada também a história de Hazel, a matriarca, mãe de Miriam e August.
Apesar de parecer uma história comum, é gostosa de ler, e tem nuances profunda com o racismo, a violência, conflitos familiares, est%pro...a linguagem é acessível, mas a história traz a segregação racial nos EUA, e a realidade cruel vivenciada pela comunidade negra nessa época. Gostei muito, recomendo!

Ariska 05/10/2023

Mulheres incríveis
Nesse livro conheci personagens incríveis e outros desafiadores. Foi adorável acompanhar o desenvolvimento da história e crescimento dos personagens. Me envolvi e me identifiquei com a história. Adorável. Recomendo ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6