Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Juh 20/04/2024

Quanto de horror uma pessoa consegue aguentar sustentar?

A história de várias gerações de mulheres de uma mesma família e como a arte e o sofrimento são características quase hereditárias.

"Seu rosto estava brilhando, seu sorriso largo e radiante. O rosto de Mya fazia a luz azul da manhã que entrava pelas janelas da cozinha parecer pálida em comparação. [...]

Eu nunca soube que um sorriso poderia ser outra coisa, uma coisa melhor, até ver o rosto de Mya. Nunca soube que
poderia ser o próprio Sol, estendendo-se sem parar, aquecendo a todos nós."

Isadora Silva 17/04/2024

"Risadas que podem estimular uma família"
Memphis é mais do que um livro, é uma obra prima da literatura e merece o destaque que vem recebendo.

O livro é escrito de um jeito poético e narra a vida da família North na perspectiva de quatro mulheres de gerações diferentes, as histórias se entrelaçam e vão conduzindo o leitor nas dores e nos dons que essas mulheres carregam.

Hazel, Miriam, August e Joan são as narradoras da história, as três primeiras em terceira pessoa e a última em primeira, visto que ela representa a herança da família. A história acontece após Miriam fugir de um casamento violento e voltar para casa e reencontrar sua irmã August, levando consigo as filhas Joan e My.

De volta a Memphis a vida dessas mulheres é completamente transformada, traumas são revirados e a vida que estavam acostumadas é transformada.

O local é praticamente um personagem da história, de 1937 a 2003 a gente vai percebendo as transformações do local, mesmo com tantos protagonistas é impossível não se envolver com alguns coadjuvantes como a Srta. Dawn e o Stanley.

Eu gostei muito da escrita da autora, que mesmo em prosa, não perde seu teor poético, marquei diversas frases, gostei de como ela trouxe a força e a sensibilidade dessas mulheres e também dos homens negros que fazem parte da história. Tara é uma autora maravilhosa, conduziu esse livro de um jeito belíssimo e poético e se nada disso te convenceu a ler, deixo aqui duas citações que me marcaram muito.

"Livres? ? A risada dela estava cheia da mesma amargura de quando eu perguntei para ela sobre Deus. ? Uma mulher negra não sabe nunca o significado dessa palavra, minha querida."

"Enquanto minha mãe me ajudava a tirar as roupas com uma delicadeza que só aumentava meu medo, entendi porque o primeiro pecado na terra fora um assassinato. Entre parentes."

@emcadacapa 12/04/2024

Forte e Poderoso!
É até difícil de acreditar que esse tenha sido o romance de estreia da autora, puro talento transborda dessas páginas.

Memphis acompanha as mulheres da família North ao longo de três gerações. Em uma narrativa que caminha entre o passado e o presente, é quase que impossível não se conectar profundamente com as vivências, amores e dores delas.

Por mais que a história fale sobre os percalços da mulher negra no sul dos Estados Unidos, não é só de tristeza e lutas que isso tudo se trata. Aqui tem muito amor em todas as suas formas, irmandade, amizade, solidariedade e esperança no futuro.

Indico muito essa obra que vai além da ficção, ela entra em momentos históricos e atravessa a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo. É um livro forte e poderoso, assim como o amor de uma mãe por seus filhos.

?As coisas que as mulheres fazem por causa de suas filhas. As coisas que as mulheres não fazem. A vergonha disso tudo...?

Bruna.Toledo 31/03/2024

Apaixonante. E doloroso, como tudo o que envolve vidas negras. Mas sobretudo apaixonante.
Memphis aqui não é uma mera localização, é uma personagem que adorei conhecer.

Let Carvalho 07/03/2024

Gostei muito de acompanhar a história dessas mulheres incríveis ao longo dos anos. Foi muito emocionante, divertido e gratificante.

gabi_rp 03/03/2024

Livro que aborda de forma densa os conflitos familiares de uma família negra do sul dos EU. Gostei muito da escrita da autora.

Caroline Vital 18/02/2024

Um livro muito poderoso. Logo no início, vemos que o livro é dedicado a Gianna Floyd, filha de George. Acompanhamos a trajetória familiar das mulheres North ao mesmo tempo em que acompanhamos a segregação racial e a luta por direitos civis nos EUA. E que cenário é Memphis para ser contada essa história! Onde houve tanta música, tanta luta, tanta morte. Livro muito poderoso, mesmo, assim como as mulheres retratadas nele.

Eliza.Beth 15/02/2024

Lido em 2023, mas não lembro muito dos detalhes. Deveria ter feito essa resenha antes.
Foi uma leitura fluida de ser feita apesar do tema pesado do livro.
4 estrelas

Kimberly30 14/02/2024

Uma ode às mulheres negras
Muitas mulheres lutaram para que hoje pudéssemos ter acesso à obras como essa. Cheias de dor, de tragédia, mas também de vitória, de superação, de amadurecimento.

O livro aborda situações difíceis como violência doméstica, violência sexual e racismo. Atenção para possíveis gatilhos.

rdrg 10/02/2024

Eita como as famílias são complicadas
Foi bonito e desafiador acompanhar esse livro e os traumas, agressões e diversaa perdas que as personagens tem ao longo da vida.
A forma como Hazel amou, a resiliência de August, a determinação de Miriam e a devoção à arte da Joan. Fascinante.
Recomendo.

Aruana 31/01/2024

Memphis - Tara M. Stringfellow
Leitura concluída. A temática do livro é muito profunda, a família North é apaixonante sem dúvida nenhuma. A Tara escreve com muita delicadeza, de forma muito lírica, poética. É lindo de se ler.
Porém...eu não gosto tanto assim dessa forma de escrita. É inegável que a estória é feita pra emocionar, mas eu fiquei muito perdida em muitas partes. Peguei o âmago da estória, mas os diversos vai e vens, com partes misturadas de presente e passado dentro dos próprios capítulos, me fizeram ficar bem perdida. Os capítulos que mais gostei sem dúvida, foram os de Hazel. Maravilhosos!
Apesar de ser uma leitura que flui muito bem, não consegui me ver 100% cativada pela estória, mas mesmo assim é um livro lindo, que com certeza tem que virar filme, e que irei assistir, só pra ver se os atores escalados são os mesmos que eu imaginei pras personagens.

Guilherme.Dabul 21/01/2024

Livro mostra a dificuldade de mulheres negras (três gerações) no sul dos Estados Unidos.
Mostra como superar nossos medos e lutarmos pelos nossos sonhos.

Heitor144 05/01/2024

Achei o livro bem escrito, fala sobre a força feminina negra, basicamente sobre a vida de 4 mulheres negras, sobre as dificuldades que enfrentam, racismo e abusos.
Segue uma narrativa não linear, que geralmente não gosto muito, mas no caso desse livro ficou ótima.
Pra mim, o final deixou muito a desejar, não teve um desfecho, as histórias ficaram em aberto, apenas Joan que irá para onde queria, mas as demais personagens ficaram sem um fim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6