Memphis

Memphis Tara M. Stringfellow

Resenhas - Memphis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jess 15/08/2023

Escrita extremamente envolvente, alternando entre as diferentes vozes de diferentes mulheres de uma mesma família.
Foi incrível ler sobre cada um de seus dons, suas conquistas, perdas e violências.
Muito bom que não tenho palavras para descrever o quão prazeroso foi ler esse livro.

Gigio 14/08/2023

Resenha
Uma colcha de retalhos com uma árvore da vida. Não seria essa uma ótima metáfora da nossa vida? Pequenos retalhos de alegrias, desilusões, sofrimentos, realizações, encontros e desencontros que se conectam para compor o pano de fundo para a árvore da vida, que é uma mistura de tudo isso. A história dessas mulheres não foi fácil em nenhum momento, vários desafios, decepções e dificuldades, mas isso não as fez desistir, principalmente pelos filhos. É uma história de amor sim, não só de amor romântico, mas amor maternal e fraternal. Gostei bastante da obra, com uma pequena resalva, e aqui vai um spoiler: uma mãe realmente levaria sua filha pra morar com um menino que a tinha estuprado quando criança?

Citações
"Eu nem tenho certeza de que sei o que é o amor, como ele se parece. Mas eu sei, sei mais do que sei sobre mim mesmo, é que eu rejeitaria Deus por você."
"Sabia apenas que Deus era ardiloso. Assim como todos os homens que ela conhecia."
"Morreu afogado impedindo outros de se afogarem. E isso é mais do que Deus fez naquele dia."
"As guerras me fascinavam. Como diabos um homem sensato poderia ir em direção a uma saraivada de balas - digamos, no Dia D? Não ficavam apavorados? As chances de sobreviver a algo como o Marne ou Shiloh eram tão, tão pequenas. Os homens não sabiam disso? Parados ali, esperando a morte? Sabendo que estavam caminhando direto para o perigo? Eles não sabiam que, não importava quem fossem, quem amassem ou o que mais tivessem enfrentado, bombas ou balas os derrubariam do mesmo jeito?"
"O pai daquele menino era Lúcifer. Estou falando sério. O tipo de homem que faz você acreditar em todo o mal que existe neste mundo. Faz você conhecer o mal em seus ossos. É a sensação que se tem ao olhar para um abismo e saber em seu coração que, lá embaixo, os dragões vagam."
"A maternidade é uma âncora. Ela me devorou por completo. Fiz o melhor que pude."

Andrea170 13/08/2023

Inspirador
Leitura interessante e reflexiva da busca pelos sonhos desafiando os padrões impostos pela sociedade.

Wanessa_Gabriela 10/08/2023

É bom ter esperança!
TAG vc quer me matar com esses últimos livros maravilhosos!! Fazia mt tempo que não vinha uma sequência tão boa.
Esse livro é realmente o que a autora fala em sua dedicatória: um conto de fadas negro. E que conto maravilhoso! Sem as nuances chatas, mas entendo que necessárias para um público infantil, dos contos de fada Disney, que ultimamente tem tentado se reinventar. Mas a realidade desse livro é chocante e triste, sim. Não nego. Mas, diferentemente de outros livros que trazem as tragédias sem esperança de virada, essa leva o leitor a torcer e querer ver sempre mais dessa maravilha.
Aliás, o que é essa família North? Quero uma amostra do dom de cada um deles.
Acredito que o que me fez gostar mais ainda dessa obra foi a autora. Não que eu a conheça de antes, mas ler não só sua obra, mas sua dedicatória e seus agradecimentos me fizeram perceber como ela é um ser humano que eu queria muito ter contato para conversar e ser amiga, alguém que você quer acompanhar e ouvir suas opiniões. Gostei demais!

Ediany 09/08/2023

Bom título
Literatura atual, muito envolvente, com várias passagens não lineares pelo tempo, que formam a estória como uma colcha de retalhos.

Anelena 09/08/2023

Poderosa Árvore da Vida
A história, que é contada alternando entre as vozes de 3 gerações de mulheres que vivem em Memphis ao longo dos anos, é arrebatadora.

A escrita de Tara Stringfellow é lirica, descritiva, envolvente. Ao final, sentimos que conhecemos intimamente aquelas mulheres - Hazel, Miriam, August, Joan e Mya. Sentimos intimamente suas perdas, suas dores e suas conquistas.

Apesar de a vida dessas pessoas ser permeada por perdas, violência e escolhas impossíveis, é no amor por sua família, por sua história e ancestralidade, que as mulheres North encontram seu caminho.

Belissima leitura. Recomendo pra todos.

Clarissa130 07/08/2023

?Memphis?, antes de tudo, é um livro forte. A história narra a vida de uma família negra nos EUA, tendo por foco mulheres de diferentes gerações. As mulheres da família ?North? são fortes; resistem a perdas, violências, pobreza e lutam para ter seu lugar no mundo, enquanto mulheres negras em uma sociedade racista. Como fundo, portanto, tem a luta pela igualdade racial, fazendo importantes recortes históricos do tema. A cronologia não linear da narrativa e os capítulos que alternam entre as histórias das mulheres, tornam o livro cativante e delicado, mesmo tratando de temas que, para mim, são extremamente repulsivos.
Vale muito a leitura!

Ederson 07/08/2023

Andando em Memphis
Memphis, palco de revoluções sociais, políticas e musicais, é uma cidade que deve ser muito inspiradora em mãos talentosas.
Como Marc Cohn fez de sua música, Walk in Memphis, um clássico ao falar sobre a cidade, Stringfellow deve seguir caminho semelhante com suas palavras.
Mulheres de uma mesma família nos mostram, em uma narrativa não linear dos anos 1930 até os 2000, que uma vida plena e de amor constantemente é interrompida por violências, seja da sociedade ou no seio familiar mesmo.
Maior que as perdas e dificuldades é a resiliência dessas personagens para seguir tentando melhorar suas vidas e manter a união. E claro que a arte tem um papel importante na vida de uma delas.
Gostei muito como a autora aborda todos os temas no livro com o vai e vem no tempo, fazendo um paralelo entre as lutas das personagens, e como sua escrita é clara, e poética na maior parte do tempo. Suas palavras nos fazem andar por Memphis e voar nos sentimentos das guerreiras mulheres.

acalvarenga 07/08/2023

Ótimo!
A obra narra a história de três gerações de mulheres da família North, tendo como foco inicial a fuga de Miriam e de suas duas filhas, Joan e Mya, de seu marido Jax com quem por anos sofreu vivendo em um casamento abusivo na Carolina do Norte, elas buscam refúgio junto a irmã de Miriam, August, que segue vivendo em Memphis, cidade em que foram criadas por sua mãe Hazel.

A linha temporal que permeia a narrativa se estende entre os anos 1930 até o início da década de 2000 de forma não linear, e, com diferentes pontos de vista a cada capítulo, dado que o enfoque da história alterna entre Joan, Miriam, August e Hazel, o que torna a obra envolvente, mas confusa em algumas oportunidades, dado que por vezes a autora faz uso de flashbacks em partes do livro, que na maioria dos casos são difíceis de encaixar no quebra-cabeça temporal construído pela autora.

Ao longo de todo livro, mais do que as personagens listadas acima em si, acompanhamos o processo de transformação de Memphis, cidade localizada na região sul dos Estados Unidos, que por anos sofreu com a intensa segregação racial no país, em dado momento passou a servir de palco para os movimentos na luta pela igualdade racial, dos quais a personagem Hazel inclusive abrigava em sua casa, mas por fim se tornou uma cidade comandada pelas gangues que disputavam o controle das ruas locais, mas em todos os períodos a obra mostra que a comunidade de mulheres negras sempre permaneceu unida como mecanismo de preservação de sua sobrevivência.

Em toda a obra a autora traz uma grande riqueza de detalhes quanto à ambientação da história, assim como caracterização de personagens, por vezes até mesmo desnecessária na minha opinião, um espaço que seria melhor utilizado no desenvolvimento em algum dos acontecimentos da narrativa, porém, entendo que esse seja um livro muito mais sobre a resiliência necessária para sobrepor os obstáculos impostos as mulheres negras, do que os problemas em si, assim isso é ao mesmo tempo tanto uma fraqueza quanto uma força do livro.

JuliaMarques 05/08/2023

A autora tem uma maneira de escrever que me prendeu desde o início. É uma escrita tão leve, fluida e bonita. E apesar da escrita ser leve, a história contada é bem profunda, pesada, e... tocante?
Infelizmente nao tenho o dom das palavras para conseguir descrever o quanto gostei dessa leitura. O fato de tratar a relação entre mulheres pretas, de 3 gerações diferentes, o trauma que cada uma viveu e os sonhos que cada um vive...
Eu achei simplesmente maravilhoso e quero reler com certeza no futuro

theus33 05/08/2023

? ? aquele com a resiliência de toda uma família;;
?Durante anos neste país, não houve ninguém em quem homens negros pudessem extravasar sua raiva, exceto mulheres negras.? É com esse trecho de um discurso de Toni Morrison que somos introduzidos em Memphis. E, bom, não consigo imaginar melhor forma de fazê-lo. Esse livro, ao mesmo tempo tão forte e tão simples, nos apresenta não só um cenário de violência urbana e domiciliar, mas também a união e o amor de mulheres fortes que lutam contra esses fatores diariamente.
Memphis apresenta a visão de 4 mulheres da família North: Hazel, a avó já falecida; Miriam e August, irmãs, filhas de Hazel; Joan, filha de Miriam e única personagem que tem sua história narrada em primeira pessoa. Ao longo do enredo, somos apresentados às lutas internas de cada uma dessas personagens (particularmente muito bem desenvolvidas e ricas psicologicamente) e seus dilemas, que são influenciados pela violência contra a população negra dos Estados Unidos. Hazel lida com a violência policial e com o desafio de ser uma mãe solteira, negra, nos EUA dos anos 60. Miriam também enfrenta o problema de ser mãe solteira, mas também os traumas da violência doméstica, enquanto August é impedida de seguir sua carreira artística, além de lidar com o fato de o filho estar entrando no mundo do crime. E, por último, Joan, lida com um dos fantasmas mais dolorosos do livro: ter sido vítima de abuso aos três anos de idade.
É de se esperar que todos esses problemas constituam uma obra de atmosfera pesada, cinzenta, mas não é exatamente o que acontece. Claro que, todos esses eventos são de quebrar o coração de qualquer um. Porém, a autora constrói em volta dessas mulheres um sentimento de união tão forte, de comunidade que, assim como elas, acreditamos que tudo vai ficar bem no final.
Porém, claro que todos não vivem num conto de fadas entre si; Miriam e Joan entram em embates muito fortes em relação ao seu futuro, e August também possui certas diferenças com Miriam. Dito isso, também há Derek, o primo que abusou de Joan e com o qual ela teve de dividir o teto por dois longo anos. À parte de brigas, é importante salientar: a arte é algo muito importante neste livro, tal qual a música. Os dons da família North para a arte discorrem sobre as páginas nos impressionando, sempre.
A construção das personagens é muito boa, sentimos suas dores e seus anseios ao longo de Memphis, e a escrita lírica da autora deixa tudo melhor. O meu único motivo para não dar 5 estrelas é querer mais destaque para August, pois ela é a personagem mais intrigante do livro e merecia receber mais destaque. O fato de ela não acreditar em Deus, por sentir que ele tirou tudo dela, por exemplo, é algo muito forte e que deveria ter sido mais trabalhado.
Além disso, vale destacar a constituição de Memphis enquanto cidade-personagem. Não, não existem ações realizadas por Memphis, como em O Cortiço, de Aluísio Azevedo, mas a escolha do local em questão para o enredo é interessante, já que Memphis é o palco do movimento e de maior população negra dos EUA, sendo muito importante na história dos direitos civis. Além disso, foi o local onde Martin Luther King Jr. foi assassinado.
Por fim, obviamente recomendo Memphis, é um ótimo livro, rápido de ser lido e fácil de se apegar.

Rodolfo 04/08/2023

Memphis é um romance ambientado na cidade que dá nome ao livro e onde acompanhamos a história de três gerações de mulheres de uma mesma família, mulheres negras que precisaram e precisarão provar seu valor diante da sociedade.
A leitura vai sendo intercalada em capítulos ao longo da história da família North, sempre tendo as mulheres como protagonista.
Porém nem por isso tudo são flores, muito pelo contrário, nos deparamos com momentos marcantes onde muitas vezes lutar pela sobrevivência é a única opção que resta.
De uma força arrebatadora esse é sem dúvida uma leitura capaz de mexer com o leitor e levar a reflexão do que ainda precisa ser mudar para a diferença realmente acontecer.

Josana.Baltazar 04/08/2023

A história conta muito bem a vida de mulheres negras frente ao racismo, mulheres negras retratadas por uma menina em toda sua beleza e grandeza, os desafios para vencerem guerreiras. Ainda ressalto que vale a leitura dos agradecimentos. Estreia muito bem a autora.

Cristian Monteiro 02/08/2023

Edição impecável da TAG.

Trata-se de um livro primoroso que narra momentos chaves da vida de três gerações de mulheres da mesma família e o faz de forma muito pungente e bruta, mas também com muita delicadeza e afeto.

As paixões, os desejos e sobretudo as dores que as unem, que as tornam uma só, mas também o que as torna únicas e especiais.

É muito envolvente e apaixonante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6