A bibliotecária dos livros queimados

A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes




Resenhas - A biblioteca dos livros queimados


309 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Mauro-RJ-1968 11/05/2024

Leitura excelente, e imprescindível nos dias atuais, por incrível que pareça.
Achei um excelente livro. Comovente, principalmente no final.Tive um pouco de dificuldade, mais no início, mas não sei se por problema na tradução, na edição ou por mim mesmo.Senti falta de vírgulas, ao longo do livro, o que dificultou a fluidez da leitura.Precisei voltar várias vezes para entender o sentido em vários momentos do texto.
comentários(0)comente



Luciana 09/05/2024

Uma das melhores leituras desse ano, uma das poucas que mereceu 5 estrelas. No começo foi meio confuso e arrastado. Mas no meio parece que gira uma chave e click. Tudo se desenvolve perfeitamente e flui divinamente. O livro é um misto de ficção e fatos realmente históricos. São tantos temas importantes retratados. Além de falar abertamente sobre a importância dos livros
comentários(0)comente



Nandecas 30/04/2024

Que livro!
É um romance que não tem nada de AUE, e a história é muito mais que apenas um romance. Conta um pedaço da história,
comentários(0)comente



Sofia.Bertoli 27/04/2024

Resenha
O livro de 2023, é uma ficção histórica que se passa em torno da segunda guerra mundial, e segue a vida de três personagens: Althea, Hannah e Vivian. A primeira personagem mencionada anteriormente é uma autora americana de uma cidadezinha do interior, que teve seu talento descoberto ao acaso e foi convidada para participar de um programa de intercâmbio cultural da Alemanha nazista, por Joseph Goebbels (ministro da Propaganda de Hitler). A experiência começa de forma maravilhosa, pois ela era completamente alienada ao que o partido estava fazendo nas ruas de Berlim, porém depois de alguns meses vivendo na cidade ela consegue escapar das garras do oficial que a seguia a todo momento e começa a ver o que realmente estava acontecendo em Berlin e na Alemanha sob o controle do partido nazista.
Nossa segunda personagem, Hannah, é uma jovem judia que conseguiu escapar da Alemanha e da perseguição que estava acontecendo lá, e se mudou para Paris na França. Lá ela trabalha na Biblioteca Alemã da Liberdade, onde trabalha para parar a máquina de propaganda nazista, porém com o passar dos meses ela percebe que a cidade não é tão segura quanto parece.
Por fim, Vivian, é uma bibliotecária americana, que acabou de perder seu marido na guerra. Então ela se joga de cabeça no seu trabalho na Edições das Forças Armadas, um programa que envia livros de bolso para soldados que estão em serviço nos campos de batalha. Porém o programa é ameaçado por um senador, que quer censurar vários dos livros que são mandados, em uma luta politica com o presidente da época, Roosevelt.
A autora chamou atenção para lados que não são tão comentados sobre a segunda guerra mundial como por exemplo, o fato de Berlim ter sido um lugar extremamente a frente do seu tempo em questão de estudos de gênero e de pessoas LGBTQIA+, sobre a queima de livros ter sido encabeçada por estudantes, além da própria Edições das Forças Armadas. Tudo isso trás uma luz completamente diferente ao conflito e a todos os horrores que aconteceram antes e durante a segunda guerra mundial. A autora também disponibilizou ao final do livro diversas referências para os leitores se aprofundarem no assunto, livros, artigos, cursos online e podcasts.
comentários(0)comente



luadetrovao 21/04/2024

Em alguns momentos senti um temperinho de os sete maridos de evelyn hugo perdido no meio das páginas. me conquistou do meio pro final. não esperava amar tanto as personagens.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rê Lima 17/04/2024

No geral, eu gostei do livro, gostei da narração, gostei da história e dos personagens, mas por algum motivo faltou alguma coisa pra eu achar um livro maravilhosa, sabe?
comentários(0)comente



@tayrequiao 16/04/2024

A história se repete, mas em novos formatos?
A história é construída de momentos que parecem insignificantes.

A queima de livros em plena praça pública em Berlim, em 1933, foi um desses atos sombrios que, à primeira vista, pareciam pouco significativos, mas que, em perspectiva, marcaram profundamente a história da humanidade.

Sob o argumento de promover uma ?limpeza na literatura?, mais de 20 mil livros foram queimados em apenas uma noite, em um evento acompanhado por mais de 40 mil pessoas.

Enganava-se, o mundo, ao acreditar que ?eram apenas livros?; que ?era apenas um ato representativo da força alemã?. Deliberadamente, ignorava o que o poeta alemão Heinrich Heine já havia alertado anos antes, que ?onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas?. O que ocorreu depois, todos nós sabemos. O preço a pagar foi caro.

A verdade é que quando uma sociedade recorre à queima de livros, ela não apenas destrói objetos físicos, mas renega simbolicamente o poder transformador da informação e do pensamento crítico.

Ao optar por suprimir ideias divergentes, fecha as portas para a pluralidade de perspectivas e para o fortalecimento do conhecimento. Não queima apenas palavras, mas a possibilidade de progresso e aprendizado.

E você pode pensar: ?Ah, isso não ocorre hoje em dia!?. E eu preciso te lembrar que:

Em 2022, 2.571 títulos foram objeto de censura nos Estados Unidos. Entre eles, clássicos como ?O Sol é Para Todos?, de Harper Lee, ?Ratos e Homens?, de John Steinbeck, ou ?O Olho Mais Azul?, da ganhadora do Nobel de Literatura Toni Morrinson.

Agora em 2024, o livro ?O avesso da pele? de Jeferson Tenório, que faz uma crítica ao racismo do Brasil, foi objeto de censura e por isso retirado de diversas escolas públicas da cidade de Santa Cruz do Sul.

Volto a dizer: um ato a princípio insignificante tem o poder de escalar para algo até então inimaginável.

O fogo que no passado consumia as páginas, hoje opera de forma mais sutil, por meio de restrições de acesso e proibições; do controle dos discursos sob o pretexto da proteção de valores.

O que fazer, então?
? Promover a literatura;
? Atribuir a devida importância quando os fósforos forem acesos;
? E não se deixar cegar pelo brilho das chamas.

[ Uma história gostosa de ler e que pode lhe proporcionar boas reflexões! ]
comentários(0)comente



Angelita32 15/04/2024

Muito bom!
No início, achei um pouco entendiante. Não foi aquele livro que me prendeu do começo ao fim, mas gostei do meio pro final. Ainda bem que não abandonei a leitura.
comentários(0)comente



Priscila292 09/04/2024

Arrastado
O livro é contado em três momentos diferentes, sendo que as histórias acabam por se entrelaçar nos capítulos finais. É ambientado na Alemanha, Paris e Estados Unidos, em diferentes anos, porém em todos os momentos o pano de fundo são as questões políticas, o nazismo e a censura. Achei o desenrolar da história arrastado e cansativo. Somente as últimas trinta páginas me trouxeram alguma emoção.
comentários(0)comente



Eduarda1035 09/04/2024

OK
É um livro em que o contexto histórico é bem desenvolvido e importante, me senti na Alemanha. Além disso, mostra como os livros são importantes em momentos cruéis. Na verdade são importantes em todos os momentos, mas no cruéis nos dão uma esperança.
Achei a Althea muito chata e dramática (talvez fosse a intenção). A Hanna sofre dez vezes mais e nem por isso é tão chata igual a Althea. E o final é enrolado demaiiiissss, sendo que já sabemos o que vai acontecer.
Fora isso, é um livro ok, acho que vale a pena pelo contexto histórico e por aparecer várias citações de livros que nos fazem querer ler ainda mais.
comentários(0)comente



leiturasdabiaprado 02/04/2024

Eu gosto muito da temática da Segunda Guerra e esse livro é um bom romance sobre a época. Ele conta a história de três mulheres em três tempos diferentes, antes da guerra e na reta final dela!
Mostra como os políticos nazistas utilizaram o marketing e até mesmo as artes para angariarem aliados!
Mostra a intensidade da onda nazista para a juventude!
Fala ainda de resistência, de romance lésbico, de amizade e acima de tudo da força e a importância dos livros!
comentários(0)comente



Amanda.Ramos 31/03/2024

Este livro é conta a história de três mulheres diferentes, iniciando a narrativa de períodos diferentes. Fica evidente já no início que em algum ponto a história das três vai se cruzar, mas a maneira como a narrativa é conduzida para esse encontro é simplesmente sensacional.Amei o livro! Três protagonistas igualmente interessantes e humanas.
A segunda guerra mundial e os anos que lhe antecedem servem de pano de fundo para essa história. Quem gosta desse gênero, vai se apaixonar.
comentários(0)comente



Thaísa 31/03/2024

Lindo livro de ficção histórica
Esse livro foi adquirido por meio de uma ação promocional da assinatura da TAG inéditos. A caixinha veio com o livro, um marcador, uma vela aromática e um impresso com a ambientação do Livro, entrevista com a autora e mais algumas coisinhas. A edição é exclusiva, então a capa é diferente da versão original. Apesar de linda e criativa, a capa amassa um pouco com o manejo do livro, por conta dos recortes, o que em nada diminui sua beleza. A edição tem alguns erros textuais e de coerência, não sei se todas as versões para assinantes foram entregues assim (desconfio que não, por causa de uns detalhes na capa do Clube). A história do livro é, em sua maior parte, ambientada na Grande Guerra e é riquíssimo em detalhes, além de mesclar fatos históricos com a criação da autora. Os capítulos se alternam entre as vidas das três personagens principais e, aos poucos, elas começam a se entrelaçar de uma maneira muito bonita e criativa. Há algum tempo eu não lia ficção histórica, apesar de gostar muito, principalmente quando se passa nas guerras. Essa foi uma oportunidade perfeita de matar a saudade e curtir uma linda história, que fala sobre a importância dos livros para a humanidade. Pessoalmente, eu não estava numa fase muito boa de leitura, então ela acabou se arrastando um pouco, apesar da qualidade da obra e da linguagem da autora. É isso, temos mais um para o Top 5 do ano e ainda estamos em março, meus caros... indico a leitura que, apesar de suas passagens chocantes e tristes, nos faz refletir sobre a beleza e a fragilidade da vida, sobre o poder dos livros e sobre a importância das nossas escolhas, mesmo as que parecem inofensivas.
comentários(0)comente



Nascimento 29/03/2024

História e estória
Um pouco do que aconteceu no holocausto e suas consequências, é um lindo conto sobre pessoas nessa época.
comentários(0)comente



309 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR