A bibliotecária dos livros queimados Brianna Labuskes
Brianna Labuskes

Resenhas - A biblioteca dos livros queimados

Luiza 19/03/2024

A bibliotecária dos livros queimados
A Bibliotecária dos Livros Queimados acompanha a trama de três mulheres que utilizam o livro como um escudo em meio ao regime nazista durante a segunda guerra mundial.

?Um ataque aos livros ataques aos livros, à racionalidade, ao conhecimento, não é uma tempestade em um copo d?água, e sim um sinal de alerta.?

Bruna.Toledo 17/03/2024

Mal editado, mas amei
Tive que relevar os vários erros de coesão no texto, claramente faltou um bom editor aqui. Mas felizmente o romance de Labuskes é potente e a narrativa é fácil de acompanhar.
Eu AMO uma boa ficção histórica. Com 3 protagonistas mulheres tão multidimencionais e 2a Guerra como pano de fundo, então... Claro que caí de cabeça. Foi uma viagem deliciosa. Dolorosa, e infelizmente familiar, mas ainda deliciosa.

TauLima 16/03/2024

Incrível
No início foi difícil acompanhar as 3 linhas do tempo mas ao longo do livro foi ficando mais simples. A história das 3 é extremamente interessante.
Gostei muito de como tudo vai construindo, os Plots são muito bons e esse final foi simplesmente de tirar o fôlego. Com certeza é um livro pra se ler mais de uma vez e aproveitar todas as nuances dele.

Tainá 15/03/2024

Cativante e surpreendente
Um livro com três protagonistas mulheres, todas decididas a sobreviver à guerra e defender seus ideais.
Uma escritora ignorante em relação à política que se vê descobrindo a verdade após uma amiga lhe mostrar a verdadeira cidade de Berlim.
Uma bibliotecária que sofre as consequências de ter que abandonar seu país após a prisão de seu irmão.
Uma editora que não medirá esforços para garantir que os soldados que estão lutando na guerra tenham livros para ler e fugir um pouco da realidade cruel da guerra sem censura do que podem ou não ler.
Se trata de um livro com um enredo cheio de reviravoltas e surpresas, foi uma leitura bem fluída e cheia de emoções.

ekundera 14/03/2024

Ambientado em três tempos diferentes do período pré e durante a segunda guerra, a história vai se costurando gradualmente e deixando a gente um pouco apreensivo sobre os rumos das personagens principais. A leitura não é o tempo todo fluida, com muitos momentos de contextualização e narrativas paralelas. Mas no miolo temos duas protagonistas com uma história conturbada e cheia de mal entendidos, tanto pra gente quanto pra elas, levando a gente a deduzir sobre possíveis erros cometidos. A terceira protagonista vem para contribuir com maior esclarecimento, alguns anos depois, em um contexto político que faz paralelos com a Alemanha nazista.

Carlinha 26/02/2024

Esses livros da TAG não tem uma diagramação muito confortável, letras muídas e uma página com 35 linhas... mas é isso que temos pra hoje, não é verdade?!

No começo, achei um pouco confuso, muitos fatos e personagens. O enredo demorou a fazer sentido pra mim. Mas do meio para o fim, eu fui completamente fisgada pela história.

Um romance histórico, que se passa durante a segunda guerra. Narra fatos verídicos e dramatiza momentos pessoais dos personagens principais.

Gostei do ritmo, da narrativa da história. Interessante citar vários livros durante a leitura e livro preferido de uma das protagonistas é o mesmo do meu (Frankeistein).

Silvia Schiefler 24/02/2024

?? Lido! Partindo do grande fato histórico que foi o episódio da queima de livros em Berlim, em 10 de maio de 1933, a autora desenvolve a trama de "A Bibliotecária dos Livros Queimados". Nesse triste e lamentável episódio foram queimados cerca de 25 mil livros, considerados avessos ao ?ideal germânico? propagado pelo novo regime. A autora de Brianna Labuskes mergulha em três cenários distintos durante a Segunda Guerra Mundial, explorando a ascensão do nazismo em Berlim, a resistência em Paris e a luta pela liberdade em Nova York. Com personagens instigantes e uma trama interessantíssima, o romance oferece uma visão profunda e emocionante desse período tumultuado da história, fazendo o leitor repensar sobre todos esses episódios que marcaram de maneira indelével a história do mundo e vida de cada um de nós. Pode-se refletir e afirmar com toda veemência que proibir livros, queimar livros, embargar livros é um método muito usado para apagar um povo, um sistema de crenças, uma cultura. De dizer que essas vozes não pertencem, mesmo quando esses autores representam o melhor de um país. Livro muito interessante. Recomendo! #leituras2024 #16/2024

Juliana.Leardini 14/02/2024

Nunca tinha lido um romance de historia antes.
Apesar de ter demorado para engatar na história, esse livro me fez refletir muito!

Senti o coração apertado em vários momentos e me peguei sorrindo em vários outros. Não sei se é um gênero literário que me identifico, mas amei conhecer e entrar nesse mundo.

Pensando em todo o contexto histórico, acho que é uma leitura muito necessária para todos!

Clarissa Barradas 13/02/2024

Abandonei e voltei várias vezes.
Pra mim, essa leitura foi muito arrastada.
Desisti e voltei a ler várias vezes, eu sempre tentam a dar mais uma chance, mas no final das contas li até o fim. No fim é um livro bom, mas, tem que ter muita paciência pra ir até o fim.

arthur_arrais 12/02/2024

Uma história de amor aos livros ???
Como um apaixonado por ficção histórica, não demorou para esse livro me fisgar por completo: ambientação durante a Segunda Guerra Mundial, vários países/momentos temporais como cenário, protagonistas femininas fortes e abordagem da literatura como uma arma contra a intolerância e a obscuridade. Althea, Hannah e Viv nos inspiram a amar os livros e a ficarmos atentos a quaisquer tentativas de censurá-los ou destruí-los. Uma leitura excelente!

rafa 08/02/2024

A bibliotecária dos livros queimados
Fazia muito tempo que não lia uma ficção histórica. No começo achei que o livro não ia me prender muito, mas acabei gostando bastante.

As personagens são complexas e é muito interessante como as histórias da Althea, Hannah e da Viv se conectam. Além de tudo, também fiquei surpresa por descobrir sobre alguns fatos que realmente aconteceram no período da Segunda Guerra Mundial. É bem impressionante como a autora trouxe vários detalhes à tona, principalmente os relacionados à comunidade LGBTQ.

Mi 05/02/2024

Segunda Guerra Mundial
Para quem gosta de estória que se passa na Segunda Guerra Mundial, este é uma boa opção. Ele traz uma perspectiva longe dos campos de concentração.

Nele temos 3 tempos diferentes (1933, 1936 e 1944) em 3 países (Alemanha, Paris e EUA) com três narradoras: Althea, Hanna e Viv.
Inicialmente é confuso até você situar no tempo, espaço e narradora, depois flui.

Althea é escritora norte americana e vai passar um tempo na Alemanha a convite do governo Alemanha com proposta de intercâmbio cultural.
Ela convive com os nazistas e um dado momento conhece uma pessoa que a apresenta uma outra Berlim, incluindo reuniões antinazistas.

Hanna é uma judia alemã e que foi para Paris com seus pais atras de segurança.

Vivi é americana, viúva de um soldado e participa de um programa do governo que envia livros para soldados que estão em guerra.

Em um dado momento a vida das três se cruzam.
Para os amantes de livros têm uns pontos tocantes.

Chocante a parte que os nazistas queimam inúmeros livros.
Livros = conhecimento. Conhecimento = poder.
E o poder deve ser restrito para poucas pessoas.

Personagens cativantes:
Althea inicia ingênua e vai amadurecendo de forma admirável.
Hanna é forte, dona de si, sabe quem é, o que quer e do seu valor.
Viv é uma apoiadora ferrenha daquilo que acredita que possa fazer diferença na vida das pessoas, inclusive dos soldados.

?A boa luta nem sempre é a que vencemos. Às vezes, é um lembrete para o mundo de que existem pessoas por aí dispostas a tentar.?

Viv