O Rei de Amarelo

O Rei de Amarelo Robert W. Chambers

Resenhas - O Rei de Amarelo

Gabi.Costa 06/05/2024

Chato, chato e chato
Eu fui com tanta cede ao pote, levei um banho de água fria. Alguns contos são bemmm legais e fica aquele pânico mesmo do terror cósmico, aquela sensação de que que tá acontecendo aqui senhor? Mas a maior parte do livro não tem absolutamente nada, só uns caras aleatórios querendo pegar umas mulheres aleatórias sem nem citar o livro ou o tal rei e sem nada de muito estranho rolando, só gente se paquerando mesmo.
Foi um parto terminar, mas não dá pra da menos de 3 estrelas pq no fim das contas tá bem escrito, relativamente coeso e as ilustrações são um show a parte.

Gennaro0 18/04/2024

Muito bom, nota 2.
Comprei a edição da Darkside que é muito bonita e convidativa pra explorar um universo novo do terror. O que presta no livro: A capa, as artes e só.
O conteúdo em si, a leitura propriamente dita deixa muito a desejar. Me vi perdido lendo contos enfadonhos que pareciam querer me levar a alguma lugar mas me levou a lugar nenhum. Acredito que só um dos contos me ?prendeu?, o resto precisei fazer um esforço pra concluir.
Entrou pra lista do ?não indico nem pros inimigos?.

Leonam.Loureiro 16/04/2024

Hastur
Bom, eu comecei esperando algo e terminei em um lugar extremamente diferente. A leitura não é ruim, mas parece se transmutar em um novo livro na metade

Danielson4 14/04/2024

Esperava um pouco mais!!!
Imaginei que seria algo muito mais intrigante e sinistro mas no final acabei gostando apenas de um dos contos. A idéia de ligação entre os contos fica evidentes em breves momentos mas, ainda assim, valeu a leitura para entender a escrita do autor.

Diego 05/04/2024

Me gabei muito esse ano por ter escolhido apenas excelentes leituras. Tudo mudou quando eu comecei a ler O Rei de Amarelo.
Devido a toda fama desse livro, minhas expectativas estavam nas alturas. Imagina minha surpresa a descobrir um livro genérico, sem graça e o pior: descobrir que fui enganado pela Darkside. Vendido com um terror cósmico, mais da metade desse livro trata de histórias de romance e sem relação alguma com o Rei de Amarelo (?????). Eu não entendi o surto das pessoas que definem esse livro como perfeito ou adjetivos parecidos.
Enfim, vida que segue. O problema é como vou recuperar as horas perdidas com esse livro.

Ilmar 15/03/2024

Sempre ouvia falar desse livro, principalmente quando você vai pesquisar a cosmologia dos livros do Lovecraft então fiquei bem ansioso quando a editora resolveu lançar esses. Já tinha ouvido falar que não era nada muito terror terror como conhecemos hoje mas ainda achei as histórias muito boas e curiosas na 1a parte e bonitas na 2a parte. Nada muito incrível mas vale a pena entrar pro repertório.

yasmine 01/03/2024

Gostei bastante dos primeiros contos que tem mais elementos sobrenaturais, da metade do livro para frente, a linha que ligava os contos se perdeu e junto foi meu interesse.

Lathos 22/02/2024

Robert W. Chambers traz nessa coletânea de contos mundos um tanto diversos. Na primeira parte, temos um foco maior em aspectos de horror e loucura, principalmente envolvendo a obra com o mesmo nome do livro: "O Rei de Amarelo", como nos contos "O Reparador de Reputações" e "A Máscara"

Na segunda parte, ou como alguns dizem, parte intermediária, temos um foco mais em uma ambientação onírica, como se os contos se passarem em sonhos.

Já a terceira parte traz romances envolvendo a mesma localidade parisiense, o Quartier Latin, levando em conta o decadentismo francês. O tom do livro muda bastante principalmente nesta parte, o que alguns leitores que estejam esperando por contos puramente de terror/horror talvez não se interessem tanto.

A apresentação desta edição da Darkside é muito bonita, mas senti que as ilustrações, embora muito boas, não acrescentam nada aos contos. Senti falta também da presença de notas de rodapé, que nesta edição foram substituídas por breves introduções aos contos.

No geral é uma boa obra, mas esperava um pouco mais

Rafael 21/02/2024

Desilusão?
O livro foi vendido com uma proposta interessante, os primeiros contos conseguem te fisgar, mas depois simplesmente perde tudo.

Pensei em elaborar uma boa resenha, mas a outra resenha do amigo já é o suficiente e explica tudo. Não recomendo.

Gustavo_Caetano0201 18/02/2024

Um Livro Bom e Incompreendido
O Rei de Amarelo é o segundo livro do Chambers e vai ter como pano de fundo, as experiências que ele teve nos Estados Unidos e em seu período em Paris, na França.
Lendo alguns dos comentários antes de terminar o livro, percebi que muitas pessoas não gostaram da leitura ou acharam sem sentido ou mesmo odiaram. Depois de terminar, consigo entender o porquê de pensarem isso, mas não é o que aconteceu no meu caso.
O autor reúne 10 contos no livro, sendo que os primeiros 4 são os que tratam da questão do O Rei de Amarelo, essa peça que existe dentro da história e por ser tão assustadoramente bela, emocionante e até sobrenatural, mexe com o psicológico desses personagens. Alguns entram em depressão, outros decidem se matar e alguns até enlouquecem, é o ponto mais alto e incompreensível da arte, é o inominável e a noção de inferioridade do ser humano (características que influenciaram H.P. Lovecraft anos depois). Outros 2 contos dividem as duas partes da obra, o 5° conto que explora uma temática que mescla as duas partes e o 6° que é uma coletânea de poemas que perpassam todos os outros contos. Logo depois, temos os últimos 4 contos que vão ser romances focados em Paris e que refletem diretamente as experiências que o autor passou ou viu durante seu tempo lá.
Acho que o principal ponto aqui, é a decepção que alguns leitores podem ter por acharem que o livro todo seria situado a partir da figura do Rei de Amarelo, a partir do tom sobrenatural e de terror. Mas isso não acontece e nem é a proposta (coisa que fez com que vários leitores dessem notas baixas parar o livro).
É importante observar essa obra de um ponto acima, dando um zoom out na carreira do escritor. Quando Chambers escreveu esse livro ele sumarizou toda a experiência de vida que ele tinha até ali, seu tempo nos EUA, sua relação com a arte e seus estudos em Paris e até suas visões políticas (ponto visto no primeiro conto de forma bem aberta), ele previu muito do que seriam os regimes fascista e nazista que viriam a acontecer décadas mais tarde.
De maneira nenhuma era apenas uma história ou uma coletânea de contos de terror, aqui ele se permitiu testar todo tipo de temática, nós tivemos como eu disse: sobrenatural, político/histórico, romance, poemas, viagem temporal, fantasia e até filosofia. Pra quem ler a biografia dele no final do livro, vai descobrir que ele inicou sua carreira estudando como escultor, depois pintor e após isso escritor. O Rei de Amarelo reflete seus primeiros passos nesse mundo e que definiriam muitas de suas características, visto que nas obras seguintes, durante toda a sua vida, ele escreveu diversos romances e coletâneas de contos sempre com diversos temas, eu diria que Chambers era extremamente versátil nas suas temáticas e em sua escrita, ele não seguia o fluxo normal dos escritores de antes e de hoje.
Acho válido citar a forma como ele brinca com esse universo "semi-compartilhado" no livro, alguns contos se passam no mesmo universo, já outros são usados nomes de lugares e personagens de forma a levar o leitor a acreditar que tudo se passa no mesmo lugar, quando na verdade não possuem nenhum significado ou ligação, o que vale aqui é a sensação de universo compartilhado.
Em relação a escrita, achei muito boa e de fácil entendimento até, os termos em francês não atrapalham em nada e os contos são sustentados por três pilares: arte, amor e pensamento. Conceitos que permeiam não só as experiências de Chambers mais a forma quase "auto-biográfica" com que ele retrata as histórias, sempre de forma muito racional.
Tenho algumas ressalvas em relação aos finais dos contos, acho que ele ainda tinha algumas problemas de desenvolvimento nesta parte naquela época, muitos dos contos acabam: ou de forma muito aberta (gosto de finais mais fechados), ou abrupta ou até meio sem sentido mesmo, de forma a invalidar muito do que se leu.
Por conta disso dei 4 estrelas para o livro, acho uma ótima nota e com certeza justa para o segundo livro do autor. Por fim, segue a ordem dos contos, do que mais gostei até o que menos gostei, com uma menção especial ao O Reparador de Reputações, que achei simplesmente genial, é uma viagem dentro da mente de um personagem que só nos damos conta do que ele é no final. Desejo uma ótima leitura para todos :)
Contos:

6 - A Máscara
7 - Na Travessa do Dragão
8 - A Rua dos Quatro Ventos
9 - Rue Barrée
10 - O Paraíso do Profeta (não gosto de poemas)

Nanda5Oli 13/02/2024

Horror cósmico
O Rei de Amarelo é uma série de contos que se conectam em algum ponto com um livro banido por trazer àqueles que lêem medo, loucura e tragédia.

Lais666 10/02/2024

A primeira metade é tudo, mas o resto...
Um livro com a estética impecável, um dos livros mais lindos que já comprei, sem dúvida.
Já sobre o conteúdo...
Eu gostei bastante da primeira metade, é realmente sinistro e cheio de mistério sobre o Rei Amarelo e a peça inteira num geral.
O amarelo ou dourado estão presentes de uma forma ou outra em todas as histórias e isso é legal pq trás a ideia da conexão entre tudo.
Não é um livro 10/10 mas tbm não é péssimo.

ChristeF 28/01/2024

O livro começa com uma atmosfera muito boa em torno do Rei de Amarelo. A primeira parte é muito bacana, mas ele desanda de uma tal forma que até parece que mudamos de livro.
A edição é linda, como todos os livros da DarkSide.

Nickronomicon 15/01/2024

Essa foi uma leitura diferente de todas as que eu já tinha feito até então. Já li outros livros de contos, mas nada parecido.

Comecei O Rei de Amarelo sem saber o que encontraria em suas páginas, e os primeiros contos são, sem sombra de dúvidas, os meus favoritos. Com o passar da leitura, somos apresentados a alguns personagens que se tornam recorrentes e conseguimos conhecer um pouco mais de suas faces.

Apesar disso, a escrita, por se tratar de uma obra de meados de 1800, por vezes é bastante cansativa e arrastada, mas não a considero de difícil entendimento.

A ambientação de terror psicológico que nos faz questionar a sanidade dos personagens é gostosa demais de ler, e eu adorei principalmente aqueles em que mencionam a peça de mesmo nome do livro.

Eu diria que esse livro é muito mais sobre tragédia e amor do que sobre horror propriamente dito, e gostei bastante da obra num geral