Rumores da Cidade Lucas Rocha

Resenhas - Rumores da Cidade

Camachinho 11/01/2024

"Um pouquinho de cada vez"
Eu me surpreendi com essa escrita, Lucas Rocha abordou assuntos tão importantes de uma forma bem legal, EU ADOREI.
Acho que me identifiquei tanto com os personagens que eu previa o que ia acontecer e, mesmo assim, ficava surpresa com a forma que era exposto os fatos!
"Rumores da Cidade" não volta para seu antigo lugar na minha estante, ele vai para a parte reservada ao meu favoritos, com toda certeza, pois mostrou que com "um pouquinho de cada vez" mudamos o nosso mundo. ???????

Kayse_fls 11/01/2024

Eu não tava dando nada por essa leitura kkkk mas é Lucas Rocha né!
Uma leitura de vivênciais reais de um período totalmente atual, com problemáticas importantes sendo pautadas. Uma leitura super rápida que a cada página devorada tu não consegue mais parar, vai chegando no meio tu te encontra no meio da briga, pq é tiro, porrada e bomba tudo ao mesmo tempo. Tô aqui as 2h da madrugada escrevendo essa resenha pq essa foi a hora que terminei esse livro pq eu não conseguia dormir sem saber o próximo capítulo.

ilymcht0 09/01/2024

Rumores da Cidade
R?????s ?? C????? possui uma proposta interessante, porém com uma escrita arrastada e sem muitos avanços.

O amadurecimento de André durante o enredo e a sua relação com Tio Eduardo são pontos fortes que o autor soube desenvolver de maneira espetacular.

Confesso que senti falta do romance que foi prometido no início e da evolução do grupo de amigos do personagem principal.

As questões políticas sobre corrupção e censura também foram completamente bem retratadas ao longo da trama ? assim como os segredos de Ulisses Aguiar e Felipe.

O livro perfeito para jovens que enfrentam problemas com a sua orientação sexual e moram em uma cidade pequena e preconceituosa.

Pedro3619 07/01/2024

Um dos meus livros favoritos
Rumores da cidade é um livro incrível, é uma história doce de jovem que tem um pai que é um prefeito em uma cidade pequena no interior.
José sofre muito em ser gay, claro seu pai sendo prefeito ele tem muito medo de acabar com a reputação de seu pai, mas as vezes podemos ver o quanto ele se sente mal por sempre esconder qm ele é.
Muitas fofocas boas de uma cidade pequena e personagens envolventes (personagens que queremos muito abraçar, conversar ou até mesmo ajudar na situação que eles vivem).
Dá pra ver o Lucas Rocha (autor do livro) colocou muita paixão ao fazer essa história maravilhosa.
Eu me sinto extremamente grato por ter lido esse livro com essa história maravilhosa com um romance muito fofo na adolescência e um tio gay muito divertido.
Eu totalmente aconselho a compra desse livro maravilhoso.

cypherskooluv 07/01/2024

Foi uma leitura até que interessante, um pouco arrastada em alguns momentos. O lado bom foi que não teve aquele final super feliz que eu estava pensando que teria (ainda bem).

Eri 04/01/2024

Meio bleh
Quando comprei esse livro fiquei bastante ansioso por ser um romance aquileano, nacional e que se passa em uma cidade pequena. Mas me decepcionei...
O livro não tem muito romance, é mais uma pegada de amadurecimento do protagonista (que é um chato, inclusive) e um pouco de investigação bem raza.
A unica parte que me tocou um pouco foi a forma em que a religião e as pessoas da cidade fazem os personagens criarem situações para fugir e contornar coisas que deveria ser normais ex: a mãe do André ter que bolar todo um plano mirabolante só pq n pode simplesmente se divorciar normalmente. Mas de resto achei tudo meio bobo.

Iago.parreira 04/01/2024

Acho que o livro tem uma proposta interessante, com personagens legais e cativantes. Mas achei tudo muito genérico e bem superficial.

maLu 31/12/2023

Esse livro me ganhou muito pela sua narrativa (não vou elaborar, leiam pra saber o motivo)

Foi uma leitura muito boa, apesar de não me prender muito. Eu recomendo

Du Boffo 31/12/2023

Lima Reis é fichinha perto de Bragantina ??
Um livro sem muitas surpresas, que se resume em fofocas? bem aquilo de cidade do interior mesmo.

Mas preciso confessar que não é mais o tipo de leitura que me agrada... Uns diálogos bem bobinhos e sem muito aprofundamento. Apenas o fato de se passar em uma cidade do interior acabou me fisgando, visto que também passei por essa mesma situação durante a minha adolescência.

Aqui, acompanhamos a história do jovem André, de 17 anos, durante a sua fase de aceitação e, em paralelo à disputa eleitoral de seu pai para o cargo de prefeito de Lima Reis. Logo de cara, já identificamos a podridão de Ulisses Aguiar e de tudo o que ele é capaz para conquistar a sua reeleição. O verme consegue passar por cima de sua própria família e, pior, o traste ainda consegue se reeleger. ? Mas vindo de um vilarejo conservador, eu não esperava outra coisa também.

Eu não vou nem falar das amigas de André, pois aqui foi só encheção de linguiça.
O SUPER (?) romance de André com Diego também não colou pra mim. Foi MUUUUITA coisa de novela, muita forçação de barra? Diego mal se assumiu para André, e eles já estavam se declarando e pipipi e pópópó. Não né! A gente sabe que a vida real não é assim. Não tem nem como justificar esses ?eu te amo? logo nos primeiros encontros.
E a avó aceitando o namorado de André SUPER de boaça? Sendo que o tio Eduardo sofreu horrores no passado. ? Tudo bem que os tempos mudam, mas não são essas mil maravilhas que foram escritas não, né. Faltou um aprofundamento nessa questão e uns diálogos mais concisos. Eu fico feliz com o posicionamento dela, e não desmereço essa conquista, mas é difícil de acreditar quando nós homossexuais enfrentamos tantas negativas na vida real.

O núcleo de André, sua mãe e o tio, foi o único que se salvou durante a leitura.
Selma e André tiveram uma evolução gigantesca ao enfrentar Ulisses. Eles batalharam pelos seus ideais e princípios, e não tiveram medo de peitar o marido/pai corrupto.

Já o tio Eduardo foi o meu personagem favorito. Um personagem livre, leve e solto. ?
Que não deixou uma cidade pequena limitar a sua grandiosidade.
A minha cabeça explodiu quando o escândalo com o também candidato, Pedro Torres, veio à tona. Esses dois merecem o mundo todinho ????

Clara 30/12/2023

Aí, amei
Simplesmente amo fofoca de cidade pequena e foi isso que me fez comprar o livro e eu não me arrependo nadinha!
Que livro gostosinho gente!
Todos os personagens são bem construídos.
Me envolvi tanto com os personagens que queria mais conteúdo sobre eles...
É um livro que já tô com saudades!

Lia 30/12/2023

"Um pouquinho de cada vez."
"Rumores da Cidade" é um livro nacional LGBTQIA+ escrito por Lucas Rocha, autor de "Você tem a vida inteira" e " Cinco dias para o fim do mundo".

Aos dezessete anos, André, morador da pequena e religiosa cidade de Lima Reis, sabe que não pode se assumir gay a menos que queira comprometer a reeleição do pai à prefeitura. Porém, uma questão familiar faz com que tio Eduardo, que o garoto nunca conheceu, volte à cidade.

"? Como a gente consegue mudar o mundo com dezessete anos, quando não tem nem coragem pra mudar as pessoas ao nosso redor?"

Esse livro é bem entediante no começo, muitas vezes eu queria largar esse livro pra ler outro e só consegui gostar dele porque eu insisti muito. Ele é bem cansativo e tem várias partes que são apenas o dia do protagonista, sem nada acontecendo.

Mas, o final foi muito bom. Muita tensão política e um romance muito fofo. Os personagens se mostraram pessoas com falhas e defeitos, pessoas reais com sentimentos verdadeiros.

"Talvez o amor dure pra sempre em alguns casos, no fim das contas."

Eu gostei do livro e pretendo ler outros do Lucas Rocha em breve!

De Olivato - @olivatobooks 30/12/2023

Rumores da Cidade
Este livro se passa em uma pequena cidade chamada Lima Reis que tem menos de nove mil habitantes e nos conta a história do André que é um jovem adolescente filho do atual prefeito da cidade que está tentando conseguir uma reeleição.

André não concorda com nenhum dos posicionamentos conservadores do pai e não aguenta mais as brigas constantes dentro de casa entre o pai e a mãe.

Nosso protagonista é gay e não acredita que seus pais vão reagir de uma forma positiva, além de ter que suprir todas as expectativas de ser o filho perfeito que nunca atrapalharia as eleições.

A mãe de André não aguenta mais viver sob o mesmo teto do marido, mas sabe que o divórcio atrapalharia as eleições, então, decide criar um plano onde ficaria em outro lugar cuidando do seu irmão que voltaria para a cidade fingindo que passou por uma cirurgia grave.

André nunca tinha se encontrado com o tio Eduardo e acaba descobrindo que o tio é gay e que passou por situações semelhantes quando era jovem na cidade conservadora.

É um livro tão sensacional, a história acaba te envolvendo tanto que você não consegue parar de ler, são tantas tramas acontecendo e Lucas Rocha aborda tantos temas importantes enquanto faz críticas a políticos e governos conservadores, é impossível não fazer uma ligação com o momento em que vivemos nas eleições. Teve um trecho no livro que eu pensei ?o que mais falta acontecer?? e bom, é uma leitura que vocês não vão se arrepender, recomendo demais.

Mais uma experiência incrível com um livro do Lucas Rocha.

No Skoob, eu dei 4,5 de 5 estrelas

Dannielholanda 29/12/2023

"Nossos pais sempre criam expectativas em cima da gente."
Rumores da Cidades:

O livro tem uma narrativa muito interessante, o fato de ser um livro nacional faz com que o leitor se sinta mais próximo da realidade retratada na história, toda a ideia de vida na cidade pequena, vigiado por todos em cada mínimo detalhe e as inúmeras famílias de margarinas que podem até tentar causar inveja, mas que todos sabem que vive em território conturbado, aproxima o espectador de uma família cheia de segredos. Além de mostrar a belíssima política brasileira, com um humor um tanto ácido e uma crítica impecável, revelando a faceta que muitos políticos insistem em desmentir, isso sem falar sobre as inúmeras falhas na sociedade em si que foram reveladas, e muitos, infelizmente, ainda tentam tapar os olhos para as atrocidades que acompanham a história do país.

O personagem principal, um garoto gay que vive numa cidade pequena e filho do prefeito, aborda com maestria todos os acontecimentos horrendos de um país que tanto maltrata os seus, e mesmo com uma imensa quantidade de humor durante toda a narrativa, é impossível não refletir com tantas conversas profundas e pensamentos sobre as falhas do ser humano. Devo afirmar aqui que não achei o romance tão bem desenvolvido quanto eu gostaria, mas eu consigo entender que a história de amor estava longe de ser o foco do autor ao escrever tal obra, é perceptível que sua ideia principal fosse o desenvolvimento pessoal, a aceitação e arrisco dizer que envolve também o conceito de família num geral, e como a sociedade é tóxica ao ponto de, quase que literalmente, forçar um casamento falso só para aparentar ser a família tão bela que muitos prezam tanto.

O plot twist principal foi um tanto quanto esperado, mas eu gostei da ideia de o tio do André finalmente poder ter a sua história contada, depois de tanto tempo oprimindo todos os seus sentimentos por conta das pessoas ao seu redor, e sinceramente, esse livro é um tapa na cara das pessoas que afirmam que a religião ou a idade são permissões para julgar os outros sem medo das consequências de suas ações, como um grande exemplo disso é a avó do André, que mesmo sendo uma mulher extremamente religiosa e de idade bem avançada, não julga ou critica seu neto e seu filho, ao contrário disso, acolhe eles com o coração aberto, disposta a compreender e aceitar seus respectivos mundos, e mesmo assim manter seus ideias intocados.

E a crítica à política brasileira foi construída em volta da ideia da corrupção, algo já bem normal para o nosso cotidiano, mas novamente o autor arrasa ao demonstrar que os ideais de uma pessoa formam a sua candidatura, o Ulisses é só mais um em meio a tantos outros no mesmo ramo, a busca pela família tradicional impecável, mesmo que tudo não passe de uma grande farsa, mas o que mais me chocou foram as medidas extremistas que ele tomou durante a história, só para conseguir se manter no poder, independente de quem ele precisasse passar por cima para alcançar seus objetivos. Mas quem brilhou mesmo foi a Selma, a mãe de André, que sofreu tanto nas mãos de um marido machista e opressor, que vivia uma vida miserável num casamento em ruínas, ela é a definição de ?aguentou muito e ainda foi simpática?, uma personagem icônica, com um desenvolvimento maravilhoso, e a história dela terminou do jeito certinho para combinar com a sua história, de uma mulher criada para satisfazer as vontades e ficar do lado do marido, mas isso mudou ao perceber que ela poderia muito bem trilhar sua própria história e viver uma vida plena e bela mesmo estando sozinha e desacompanhado de um homem.

Foi bem desenvolvido nos critérios de narrativa e enredo, acho que o autor poderia ter aprofundado um pouco mais o romance do protagonista sem perder a essência que ele tanto buscou, com certeza irei recomendar para quem se interessar, mas não foi nada muito demais (sorry), mas foi bem escrito e me prendeu bastante, só não superou expectativas, mas pelo menos não me frustrou também.