Rumores da Cidade

Rumores da Cidade Lucas Rocha

Resenhas - Rumores da Cidade

Jonatan Lopes 29/12/2023

Esse livro é sobre mim, certeza!
Não, meu pai não é prefeito de uma cidade, minha família não é famosa onde moro, mas com certeza sou filho de uma mulher incrível e assim como André , passei por poucas e boas por causa da minha sexualidade. Lucas soube trazer detalhes da vida de um jovem LGBTQIA+ para dentro da narrativa envolvente e divertida de Rumores da Cidade. Algumas passagens me chatearam, mas é algo pessoal e que não interfere em nada na qualidade da obra. Enfim, leiam esse livrooooo!

Jorge16 28/12/2023

Fofocas e gays? Aceito
Rumores da cidade nos apresenta a história de André, menino gay, de uma cidade fofoqueira, cujo pai (que não é uma boa pessoa) está tentando a candidatura à reeleição da prefeitura de sua cidade, Lima Reis.

A história é boa, os capítulos são curtinhos e fluidos, e quando eu sentava pra ler, me via lendo 100 ou mais páginas (tanto que comecei esse livro ouvindo o audiobook no Skeelo, mas terminei rapidinho quando peguei o físico).

Todo o plot da história é super interessante: a descoberta da sexualidade, as inseguranças em assumi-la, o cenário político da corrida eleitoral, o poder da amizade, e tudo isso sob o pano de fundo de uma cidade extremamente fofoqueira kkkk.

Além disso, assim como Lucas Rocha fez em ?você tem a vida inteira?, ao retratar assuntos sérios como HIV e sorologia de forma mais leve, aqui temos isso também. Ele traz toda a corrida eleitoral e a corrupção por detrás dela, assim como a descoberta da sexualidade de André e todos os receios que acompanham nela quando temos essa descoberta, mas de uma forma mais leve.

Agora 2 pontos quem não me agradaram muito, e que me fizeram descer a avaliação um pouco. Primeiro, achei o relacionamento de André e Diego muito muuuuito superficial. Pra mim, não ter esse romance na história teria sido melhor, do que nos apresentar um romance clichê, raso, sem muito desenvolvimento. Eu digo isso porque passamos boa parte da história acompanhando o crush velado que André tem em Diego, pois não sabe se ele também é gay ou não. E a partir do momento que sabemos que Diego também é, meu Deus, eles já ficam, e já se amam, e se declaram, e é o amor da vida, e minha nossa. ?
Se tivesse mantido apenas como um amigo LGBT a mais na rede de apoio, teria sido melhor.

O segundo ponto foram os diálogos. Acho que o fato de ter começado essa leitura pelo audiobook pode ter contribuído nisso, porque a narração dos diálogos era meio forçado demais, talvez ?atuado? demais. E aí quando peguei pra ler no físico, me deparei com esses diálogos um pouco irreais pra adolescentes dessa geração que me incomodaram um pouco. Parecia às vezes diálogos de roteiro de novela.

No mais, super recomendo a leitura. Especialmente para jovens leitores, iniciando-se no hábito de ler. É uma história gostosa, realista e que nos mostra o poder de verdadeiras amizades.

Douglas | @estacaoimaginaria 27/12/2023

Sem dúvida, o autor já começa seu livro com uma escrita que prende o leitor. Não é difícil, na verdade, trazendo uma história original e muito plural, o que é perceptível de início.

Acho que o autor faz um ótimo trabalho em trazer um protagonista com uma certa crise de identidade - ou medo de expressá-la. São coisas típicas de pessoas que vivenciam o mesmo que André, o medo de serem quem são, medo do que isso significaria para a família. Nesse caso, o autor coloca mais do que o preconceito enraizado.

Tem uma questão política envolvida que traz um gás diferente pra história. Além disso, é uma cidade pequena, típica daquelas tradicionais em que a fofoca é que dita a hora do dia. Por isso acho a história original, do seu próprio jeito. Porque apesar de ser algo que já conhecemos, o autor explora de outras formas. E ele consegue nos fazer sentir nessa cidade, vivenciando o que André vive diariamente.

Mas imediatamente que Eduardo chega na história, é uma outra luz pra trama. Ele representa exatamente esse "ser" o que você é e que se dane as consequências, desde que você esteja feliz. Ele representa uma mudança significativa para André e é possível notar isso no desenvolvimento do livro.

É um romance inspirador. Não apenas pela representatividade de André e outros personagens incríveis, mas também pela consciência política que ele traz. Por meio do jornalismo, ainda, minha profissão tão desacreditada hoje em dia.

O autor tem a incrível capacidade de te surpreender em momentos mais inesperados. E quero dizer exatamente isso: conforme a cena vai se formando, o leitor meio que já espera como será. E vem o autor te surpreende. Acho que ele traz nesse romance um pouco de realidade e um pouco de utopia. Tipo, em especial nessa questão da sexualidade e da política, ele demonstra que as coisas mudaram - não só na realidade, como na própria literatura. Mas ao mesmo tempo ele mostra como as coisas poderiam ser diferentes.

O autor tem razão ao descrever essa história como humana. Acho que ela tem muito dos altos e baixos da vida - em especial de um adolescente queer. É um ótimo livro para entreter, divertir, emocionar e surpreender. A mistura de política com romance foi crucial para tornar essa história única e incrível.

Mariana 27/12/2023

Meu primeiro contato com o Lucas e gostei da história dele.
Passo um pouco de raiva com os personagens mais da pra passar um pano já que são em grande maioria adolescentes.
A mãe também me fez ficar com raiva mais no final ela decidiu ser gente.
O fim e bem crível pois estamos realmente em um país que condensado a opção sexual do outro e esquece a corrupção.

haroldo 27/12/2023

Rumores da Cidade
Melhor livro LGBT do ano, personagens ótimos, cenário incrível, e grandes fofocas ?. Único ponto que desanima um pouco é que o final do livro é basicamente política!

tha_albqrq 22/12/2023

Uma delicia de livro
Um livro muito rapido e delicioso de ler
conseguia imaginar perfeitamente as cenas ao longo da leitura
a história é bem envolvente e uma graça

um bom livro p sair de ressaca

Doug Santos 21/12/2023

Um livro contagiante
Lucas Rocha escreveu um romance com as medidas certas de intrigas políticas, relações familiares, amizades e primeiros amores. Em "Rumores da Cidade" conhecemos o André, um garoto NORMAL; o que mais me intriga no André é o fato de ele ser um adolescente normal, não tem uma personalidade bem definida e por isso é tão empolgante ler sobre ele. Porque ele é uma garoto calado e tenta não se meter em problemas para agradar aos pais, mas consegue se rebelar quando precisa enfrentar as pessoa retrógradas de Lima Reis. Desde cedo ele já sabe o quer fazer da vida e esse é o combustível para trabalhar duro.

Durante as provações de André conhecemos personagens apaixonantes, como o Tio Eduardo e a Selma, mãe do André. Adorei como a relação dele com o tio evoluiu tão rápido pelo simples fato de se entenderem e respeitarem mutuamente.

Nem todas as histórias têm finais felizes, e eu diria que esse não foi o final feliz do André, nem do Tio Eduardo, nem do Pedro Torres, nem do Diego, e por isso acho que, se o autor quiser, uma continuação a partir do ponto em que parou cairia muito bem; aposto que todos nós adoraríamos ver um desenvolvimento no romance entre Diego e André, ou, para o bem ou para o mal, um ponto final na história do Eduardo e do Guilherme (vulgo Pedro Torres).
Eu, particularmente, também amaria ver o Ulisses pagando por seus crimes e o Pedro finalmente virando o prefeito que aquela cidade pequena precisa para sair do século XIX.

Lembrem-se: uma cidade pequena pode não ser só pequena em tamanho, mas em mentalidade. De pouco e pouco, no entanto, o mundo vai mudando com a ajuda de pessoas incríveis - que existem, por mais inacreditável que possa parecer - como os autores que disseminam suas histórias sobre amor e respeito.

E, convenhamos, falou que a história se passa em uma cidadezinha ou vilarejo que parou no tempo é comigo mesmo!

LeuCanabarra 20/12/2023

Achei a história um pouco arrastada, a parte política é um pouco chata, tem muitas partes boas e que valem a discursão

Emily 17/12/2023

Não esperava nada e entregou tudo
Eu realmente não esperava nada pois o comeco da história nao estava me prendendo mais eu resolvi tar uma chance e com o decorre da história eu fui me apaixonando pela história pelos personagens e deve momento em que eu fiquei com muita raiva e deve momento em que eu achei eles muito gays e meu deus do ceu foi muito rápido a leitura li em um dia e amei cada momento 5 estrelas favoritato com sucesso

Joao.Kunkel 14/01/2024minha estante
Repensei bastante e é 1,5 estrelas! Ao longo do tempo não senti saudades de nenhum personagem...

Jessica.Virgens 15/12/2023

Livro de YA leve, fofo e a narração da auvible está ótima.
Estou numa rotina intensa de trabalho e esse livro foi uma ótima companhia.
Sem grandes mistérios ou reviravoltas, apenas um história leve para passar o tempo. Pelo conforto que me trouxe num momento de cansaço, merece 4 estrelas :)
Super indico!!

Ana 12/12/2023

É um bom livro, fazia muito tempo que eu não lia um livro desse autor, mas essa leitura foi uma grata supresa.
Gostei dos personagens, da trama e de toda a base política dele, por mais simplista que seja. Gostei de como os temas foram abordados e como o final, não é necessariamente o mais feliz, e que tudo bem também.

joaoost 11/12/2023

As pessoas podem te surpreender
Ser um jovem gay de 17 anos, vivendo em uma cidade pequena conceituada na religião, parece ser aterrorizante. Quando eu iniciei a história do André não pude evitar me colocar no seu lugar em diversos momentos. Acho que é uma realidade vivida por muitos da nossa comunidade.

É um livro com muita coisa a ser dita e a escrita é uma delícia de acompanhar. Ter alguém para se inspirar e te dizer que as coisas vão melhorar é algo que sempre buscamos em determinadas épocas da vida, e muitas vezes é o que nos salva. André e seus amigos acham apoio uns nos outros e, por sorte, em figuras adultas que os aceitam como eles são. Tudo isso de uma forma muito linda de ver.

Toda a trama sobre aceitação e busca de apoio, as pressões familiares e de uma cidade fofoqueira, acompanhada das situações políticas - pareceu demais em alguns momentos, mas o autor conseguiu trabalhar tudo muito bem. Apesar de um final um pouco corrido, eu gostei muito da veracidade na conclusão de cada coisa. Os personagens estão longe de serem perfeitos, e é justamente isso que trás tanta profundidade para cada um deles.

O final me deu muita esperança de que as coisas seriam diferentes a partir dali, e é um daqueles casos que uma continuação cairia super bem. (Mesmo amando a perspectiva deixada pelo autor).

Nem sempre conseguimos mudar o mundo aos 17 anos, mas essa mudança geralmente começa com nós mesmos. E quanto ao resto, que seja um pouquinho de cada vez.