A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yulee Zin 30/09/2023

A barata gigante que há em nós
Havia alguns anos que pretendia ler algo do Kafka, especificamente "A Metamorfose". Obra referenciada inúmeras vezes na literatura e em nichos da música e audiovisual, Não é de se admirar que tenha me despertado interesse, seja pela premissa absurda, seja pela biografia do autor. Possíveis spoilers abaixo, mas acredito que todos saibam do que se trata.

O livro conta a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que acorda em seu quarto como um inseto gigante. Alguns deduzem que seja um besouro (como o diretor David Cronenberg bem diz no prefácio), mas a ideia mais comum é de que seja uma barata. E assim se segue: a confusão, o medo e a conformidade de passar o resto de seus dias como esse ser repugnante do tamanho de um homem.

A novela de Kafka gera inúmeras interpretações. A inspiração no expressionismo alemão, o absurdismo como um retrato da realidade, mostra o lado mais cruel da história. Gregor quem sustentava a família, mas quando se torna um estorvo o ignoram, o abandonam e fazem questão de aprender a viver sem ele até a inevitável morte. Se trocarmos a metamorfose literal do protagonista por uma subjetiva, como uma súbita doença, essa negligência familiar torna-se ainda mais injustificável.

"A Metamorfose", é um livro profundo. Filosófico em essência, mesmo com uma trama simples e direta, suscita diversas reflexões. Li feliz e saí devastada, enxergando em mim mesma um baratão. Amei.

Nota: 5 + ??

bwobiiz 12/10/2023

Reflexivo
Faz muito tempo que quero ler esse livro e posso afirmar q me impressionei e alcançou minhas expectativas, me fez refletir muito tanto na minha vida quanto nas metáforas e oq a metamorfose de Gregor realmente significa e oque Franz Kafka quis representar mexeu muito comigo. O final foi bem impactante e repugnante, ao longo do livro você entende (ou pelo menos tenta) os motivos que Gregor ficou de tal jeito, e na minha visão retrata uma metáfora a depressão causada pelo seu cansaço no trabalho e tratamento que leva de sua família, o jeito como Gregor perde seu apetite, é indiferente a se limpar, a sair do quarto, me lembra muito essa questão. Com certeza vou levar esse livro pra minha vida.

BrendaSabbi 01/09/2023

Não gostei dessa versão que comprei do livro, andei pesquisando algumas outras e vi que tem várias frases que faltou aq o q dificultou muito no meu entendimento da obra, porém mesmo assim o q o livro me transmitiu foi uma solidão da parte do Gregor, como se ele só fosse um produto, um meio da família ganhar dinheiro, um meio de fazer dinheiro pro patrão dele e que a partir do momento que ele não podia mais fazer isso ele deixou de servir, se tornou um peso e tanto que no final a família fica aliviada com a morte dele
leti 02/09/2023minha estante
Comprei essa versão há alguns dias e estou começando a ler, será que vale a pena eu ler ou vou para a versão completa?

BrendaSabbi 02/09/2023minha estante
Acho melhor ler outra versão de vdd

leti 02/09/2023minha estante
Ok, obrigada

Felipe1503 28/11/2023

Classico!
Literatura classica obrigatória para todos que estão iniciando uma rotina de leitura. Kafka é brilhante e essa é uma de suas melhores obras! Leia e releia, o livro é curto então se aprofunde nele.

Diovana.Krauchemberg 31/01/2024

Interessante...
O livro conta a história de Gregor, um jovem que era responsável pelo sustento de sua família, um dia acordar e simplesmente ter virado uma barata.
Um jovem tão amado pela família e por se tornar um inseto, todos passam a destreza-lo e tratar ele com nojo.
Eu não sei, o livro não me impactou tanto quanto eu esperava, eu gostei da história mas não me prendeu tanto, não sei.

Cool_fatcharlie 06/05/2024

Mou baratão
Esse conto oferece uma visão bem crua e doída de como um trabalhador é pela sociedade. Eu me identifiquei mais do que gostaria.

Debora.Olindina 05/11/2023

Descrição de Sentimentos
Senti ânsia, repugnância e aflição. Nenhum desses sentimentos foram para Gregor, foi a sua família.
Esse livro fala muito do nosso real mundo, essas são as situações que colocam os que não condizem em se submeter de serventia a todos.
Desprezo e maldosos comentários lhe são proferidos os incentivando a acreditar em sua invalidez.
Ouso dizer que o que o matou não foi a fome, mas o desgosto.

Samara 19/08/2023

Eu me vi com vontade de chorar em várias partes desse livro. A maneira como tratavam o Gregor era simplesmente triste demais. Eles não precisavam dele, e o Gregor ao perceber isso começou a definhar por dentro, que dor aaaa.

Lunna.Maybelle 10/01/2024

A baratinha de 1,80m
Ver o Gregor ir de um parente muito amado pra um inseto no sentido literal e figurado foi bem melancólico, todas as relações se deteriorando bem rapidamente, principalmente com a Irmãzinha, foi bem dolorido.
Aos poucos é possível perceber que ele vai perdendo sua humanidade, o que é de se esperar, já que ele passa o dia comendo restos e se escondendo da família, cheio de perninhas, flancos e asas (que ele nunca usou, bem tchola porque seria a melhor parte de toda essa transformação, embora não sei se ele conseguiria voar por conta do peso).
O livro é bem fácil de ler, e super curtinho, ainda assim permite diversas interpretações diferentes!

Vanny 22/09/2023

KD meu setembro amarelo
Comecei lendo a história do baratão achando que era uma analogia sobre como o capitalismo desumaniza e acaba com a gente e saí deprimida quando percebi sobre o que realmente era

Manu 22/01/2024

1? de Frans Kafka
Há algum tempo já ansiava ler esse livro por ser tão mencionado em filmes, metáforas e até em uma novela popular (Avenida Brasil), e quando finalmente tive ele em mãos, me arrependi de não ter lido mais cedo.
Para mim é um estilo totalmente diferente, por ser bem direto e enigmático ao mesmo tempo, ter uma história tão profunda em tão poucas páginas, pelo diferencial me fez gostar ainda mais, e indicaria a qualquer um.
Muitas pessoas veêm e interpretam a metamorfose de um jeito único, mas para mim foi preciso, cruel e a verdadeira face do ser humano, e ao ver nossa baratona favorita sofrer tanto é impossível não comparar com situações tão diferentes mas tratadas de formas similares: desemprego, doença incurável, revolta dos filhos, capitalismo e diversas outras, enfim, uma obra de 100 anos atrás sendo uma das mais atuais que já li.

etoiletitia 08/03/2024

Kafka e sua literalmente do absurdo
Acho interessante como ?A metamorfose? se tornou um clássico sem as pessoas de fato comentarem sobre o que é o livro.

Tive muita vontade de ler porque ? obviamente é um clássico e ? não sabia do que realmente se tratava. Sim, um homem se transforma em inseto e? o que acontece daí em diante? O maior spoiler que eu quis tomar na vida, não veio.

No começo a gente tem a clara evidência do capitalismo que adoece a gente. Se você virasse um inseto a primeira coisa que você se preocuparia é em ter que trabalhar? Óbvio que não. Só alguém muito doente teria esse pensamento.

E sem sentimentalismo aqui, vou dar razão a família do Gregor que não quis olhar na cara dele depois da metamorfose. Eu também odiaria ter que conviver com um inseto repugnante (sou a maior hater de insetos). Acho que o Kafka pegou pesado em escolher o pior animal possível, é até um tipo de teste moral com o leitor.

Só depois de ler esse conto eu percebi que não tem uma explicação certa, tudo se baseia em metáforas de estudiosos, e em interpretações diversas. Eu própria tive a ideia de que a transformação se deu pelo cansaço extremo de uma pessoa que não dava conta de levantar da cama por mais que quisesse dar o melhor para sua família.

É um texto que se pode tirar várias interpretações mas, acima de tudo, um texto que te faz pensar em como você está levando a sua vida.

viviane 10/01/2024

Um retrato das relações humanas e como são supérfluas e líquidas, como você pode ser amado e ser o centro do mundo de alguém, até algo mudar em você e virar um inseto. repugnante. é um reflexo claro da relação do kafka com a paternidade. é uma escrita pessoal e não é universal como se faz parecer, não faz sentido pra todo mundo. (de toda forma, senti pena de uma barata

1 | 2 | 3 | 4 | 5