Indecifrável

Indecifrável Fernanda Santana

Resenhas - Indecifrável

Adna_12 19/09/2023

Chorei demais
É bonito, emocionante e tem uma bagagem emocional muito grande, mas eu não gosto de tanto drama e tristeza, por isso não foi favoritado, mas eu gostei, pretendo ler outros da autora

Cassie15 30/04/2024

Depois que Valentina muda de cidade com a sua família, ela conhece Lorenzo, um garoto bem incomum e que chama sua atenção. Por ironia do destino, eles passam o último semestre da facul. fazendo um trabalho em dupla sobre o Holocausto. Começando a conhecê-la melhor, Lorenzo acaba descobrindo que a Valentina é autista, mas isso não impede dele se apaixonar loucamente por ela. Lorenzo foi diagnosticado com HIV quando era mais novo, por culpa dos abusos que sofria do seu padrasto( Lorenzo toma remédios e faz diversas consultas, ele não pode transmitir esse vírus). Porém, isso também não impediu Valentina de se apaixonar loucamente por Lorenzo. O resto é história.

msunshinex 23/09/2023

Insuperável!!!
Definitivamente uma das minhas melhores leituras de 2023! me prendi na história des do primeiro capítulo, e fui me apaixonando por cada detalhe des de então! eu engoli o livro em dois dias, literalmente não conseguia parar de ler. Valentina e Lorenzo, vocês marcaram meu coração!

Mota39 23/09/2023

Os personagens da história são simplesmente incríveis, não esperei que eles iam ser tão interessantes assim.Comecei a ler por uma indicação do tiktok e simplesmente não me arrependo, q história bem escrita.

Beatriz005 04/09/2023

Lorenzo e Valentina
Sem palavras pra esse livro... Uau

A estória é bem fluida, a escrita leve.

É bem impactante tudo o que aconteceu com Lorenzo, super compreensível os motivos de ele ser tão fechado e reservado. Valentina chegou com sua luz, tinha que ser ela, que mesmo com suas limitações se mostrou tão forte, madura e corajosa... Vontade de guardar os 2 num potinho :)

caroliny 20/09/2023

Fernanda não decepciona nunca!!
que história linda! realmente tinha que ser um para o outro. são tratados temas bem importantes nesse livro, um inclusive que eu nunca tinha visto anteriormente, mas que foi muito bem colocado pela autora. eles são lindos, fofos e perfeitos, daqueles casais que o leitor fica todo bobo vendo. a construção da história de Valentina e Lorenzo foi incrível, é muito sobre enfrentar os desafios, sobre eles superando suas barreiras mais pessoais com o auxílio um do outro. incrível!!

Maria.Luiza 14/11/2023

Sinceramente, esse livro foi incrível!! Deixou o meu coração extremamente queitinho, eu amei toda a estrutura dele e fiquei super feliz de ver o desenvolvimento dos personagens, a história toda me deixou muito feliz, eu adorei o Lorenzo, ele e incrível e juro que me apaixonei KKKKKK, a Valentina tbm e uma menina cheia de luz, adorei ela tbm!! Esse livro e incrível para qm amar um puta final feliz!

Yasmim 16/09/2023

Lorenzo e Valentina ganharam meu coração..
A história tem uma fluidez ótima e os temas abordados são de suma importância para se discutir. Eu amei. Super recomendo!

anabereading 25/08/2023

Eu nunca vou esquecer esse livro! Perfeito!
5 estrelas e favoritado com toda certeza do mundo!!!! Eu nem sei explicar pra vocês o quanto eu amei esse livro. A relação que o Lorenzo e a Valentina constroem é a coisa mais linda do mundo e eu fiquei completamente apaixonada por eles! Eu achei incrível que a Fernanda trouxe uma personagem autista e também um tema muito importante de ser tratado e que eu nunca li em nenhum livro (relacionado ao segredo do Lorenzo). Tudo foi tratado com muita responsabilidade e sensibilidade, além de conscientizar sobre esses temas também. Sério, IMPECÁVEL! Nunca vou esquecer deles e eles vão morar no meu coração pra sempre, só leiam que vocês não vão se arrepender!

Nic 25/09/2023

Que história linda. Muito leve
Recomendo demais
Lorenzo maravilhoso,perfeito, mostrou se forte por tudo que ele passou.
Valentina linda, maravilha. Ela também mostra a realidade de muitas mulheres que descobrem o autismo mais velha, ela no caso 15 anos. Muito incrível

Bru 07/10/2023

Um docinho de livro
Conhecer essa obra da Fernanda foi uma boa surpresa. Além de descobrir que ela também é mineira hahaha

A trajetória de Lorenzo e Valentina é cheia de amor. Duas pessoas completamente singulares que se encontram e vivem uma linda história. E apesar de todas as particularidades que surgem ao longo da narrativa, o caminho deles é repleto do mais puro e genuíno afeto.

Indecifrável é aquele tipo de livro que você lê bem rapidinho e faz seu coração ser tomado de bons sentimentos.
Um livro leve, fofo e reflexivo.
Vale muuuuuuito a pena conhecer!

nanidotete 05/01/2024

"? Pronta para uma eternidade comigo?"
Primeiro livro concluído em 2024! Foi uma escolha incrível, é minha primeira vez lendo onde a protagonista tem autismo. Foram tantos assuntos abordados que foram muito bem retratados! Quando descobri a história do Lorenzo, tive um misto de sensações, realmente não esperava aquilo. A forma como ele quis a proteger se afastando para não a machucar foi muito bonito, entretanto, ela não ligou e seguiu ao lado dele, foi fantástico! Amei muito eles, não tenho nenhuma reclamação a fazer.

Joele Santos 02/10/2023

? Dentre todas as pessoas no mundo, tinha que ser você.
Nossa que livro perfeito, amei. Que história incrível eu amo mesmo.

"O sorriso discreto que ele me lança aquece o meu peito. ? Vem cá? Lorenzo dá um tapinha em sua coxa e eu sorrio, acomodando-me em seu colo e rodeando sua cintura com as pernas. ? Sabe que eu jamais conseguiria se não fosse por você, não é? ? revela e eu sorrio, dando-lhe um selinho. ? Obrigado por estar comigo, namorada. Abro um sorriso ainda maior e beijo seus lábios mais uma vez. ? Assim como eu só consegui apresentar o trabalho hoje por sua causa ? declaro e é a sua vez de sorrir. ? E, se hoje eu falo com as meninas da sala, devo a você também. Lorenzo sorri e toca os meus cabelos, enrolando um cachinho no dedo. ? Estou muito orgulhoso de você, Val ? declara e seus dedos resvalam em minha pele, em uma carícia gostosa. ? Você nem mesmo se parece com aquela garota que tinha medo de chegar perto de mim. Solto uma risadinha baixa. ? Assim como você não se parece em nada com aquele garoto que se comunicava apenas com acenos de cabeça. ? Toco seus cabelos agora e o beijo mais uma vez. ? Eu também tenho muito orgulho de você, Lorenzo. Seu sorriso se abre e ele cola nossos lábios, de uma forma mais lenta agora, cheia de sentimentos. ? Eu te amo tanto, namorada ? murmura, antes de voltar a me beijar. Aqui, neste jardim de faculdade, onde tudo começou, entrego mais uma vez meu coração a ele. Foi aqui que o beijei pela primeira vez. Foi aqui que o beijei pela segunda. E foi aqui que eu tive a certeza de que era ele quem eu queria ao meu lado. Para sempre."

Lilila.g 22/09/2023

Livro maravilhoso
Eu nem sou de fazer resenha, mas esse livro merece todos os elogios do mundo porque ele é muito maravilhoso.

Eu amei toda história do início ao fim. Os personagens principais são tão perfeitinhos e a relação deles é de deixar o coração quentinho. Mas o livro não é só rosas. Infelizmente... Chorei muito lendo sobre a história do Lorenzo, vou odiar eternamente aquela "mãe" lixo que pariu ele.

O livro é muito leve, apesar de ter algumas partes com gatilhos pesados, por isso é sempre bom se atentar aos avisos. Fora isso, o livro é incrível e muito adorável.

rafaellas 10/09/2023

"Dentre todas as pessoas do mundo, tinha mesmo que ser nós dois. Um pelo outro. Para sempre."

meus historiadores lindus