Indecifrável

Indecifrável Fernanda Santana

Resenhas - Indecifrável

Ana Paula 01/10/2023

1000000 estrelas
Gente vi esse livro em um vídeo tô tiktok e achei interessante pq estava de ressaca literária e sem nenhuma doraminha pra assistir hihihihi.
Gente nada digo ABSOLUTAMENTE NADA me preparou para esse livro .
Perfeito li ele em 2 dias.
Conta a história da Valentina uma menina autista (acredito que um grau leve pelo que conta no livro ) que mudou de cidade por conta do trabalho do pai e ela tinha toda sua rotina certinha e mudar de cidade deixou ela totalmente fora dos eixos .
E lá ela conhece o maravilhoso lindo Perfeito do Lorenzo ? ( sim gente queria um Lorenzo pra mim).
Eles precisam fazer um trabalho para a faculdade , eles cursam História .
E Lorenzo(gato gostoso) é super quieto e isso intriga muito a Valentina pq ela não consegue entender as expressões dele , ela acha que ele tipo odeia ela (mal sabe ela kkkk bobinha) no decorrer do livro eles vão se conhecendo e tals , aí um dia eles são convidados para uma festa da faculdade e lá um cara idiota chega na Valentina querendo ficar com ela maaass quem aparece para salvar ela , nosso gato lindo gostoso do Lorenzo e aí eles começam um namoro de mentirinha ( ADOROOOOOOO) aí meus amigos daí pra frente só alegria e muitos altos e mais altos e depois só melhora .
Enfim gente leiam sou péssima em fazer resumos e acabo dando spoilers .
Apenas LEIANNNNN

PS: PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO UMA RESENHA DE UM LIVRO ENTÃO VÁ LER AGORAAAAAA

Mara Tavora 29/08/2023

Surpreendente e delicado!
Sabe aquele livro que te deixa sem palavras? Você começa a ler imaginando se tratar de mais um clichê universitário, mas se depara com uma história que me tira do eixo. A autora trouxe questões muito delicadas, difíceis e pouco exploradas em um romance e foi como se tirasse uma venda dos meus olhos, pois apesar de ser uma obra de ficção, foi esclarecedora.

Valentina é uma jovem autista que tem sua vida bagunçada quando seu pai consegue um emprego melhor em uma nova cidade. Para ela qualquer mudança é complicado, mudar sua rotina se torna um pesadelo, fazer novos amigos um tormento e logo no primeiro dia já tem seu primeiro desafio: fazer um trabalho com o garoto mais introspectivo da sala. Ela só não imaginava que ele seria seu mundo todinho.

Lorenzo só queria passar despercebido por todos, não tinha amigos, se fechou no seu mundo, não interagia com ninguém, pois carrega um carga pesada demais em seus ombros. Porém uma linda garota, diferente de todas que já conheceu, entrou na sua vida, ele relutou em trazê-la para sua escuridão, mas no fim ela que a coloriu de todas as formas.

Sempre ouvimos falar sobre o autismo e suas particularidades, mas nesse livro podemos conhecer um pouco melhor, como funciona o mundo de uma jovem autista, suas dificuldades e os relacionamentos. Agora o Lorenzo, meu Deus, confesso que jamais imaginei o motivo dele ser tão recluso, chorei várias vezes ao descobrir tudo o que ele passou.

Uma história emocionante, com um plot surpreendente que me deixou em choque logo no primeiro momento, mas que me fez ver que você não é aquilo que carrega, que a vida pode ser surpreendente mesmo que num primeiro momento ache que não. Uma trama muito bem construída, com persongens perfeitos dentro de suas imperfeições e as cenas hot deliciosas. Super recomendo!

Carolina332 20/05/2024

Eu amei esse livro de uma maneira, que meu Deus! A história de vida do Lorenzo me afetou de uma maneira, que não sei nem como superar o sofrimento que ele passou, a coragem que ele teve de pedir ajuda aos avós, tudo me afetou de uma forma que nem sei como explicar. A Valentina também, outro ser maravilhoso, uma mulher pura luz, a luz que faltava na vida de Lorenzo... Achei tão lindo o recomeço que ele teve, amei,amei...

the archer 28/02/2024

Eu consumi esse enredo totalmente influenciada pela trope, os personagens eram cativantes do jeitinho deles

Duda.FrancA 05/10/2023

Esperava mais, vi um trecho e amei. Ele nao e ruim, é fofissimo e tudo mais, tem uma história de evolução dos personagens e amei ver a Valentina, mas eu daria uma nota 3,5/5

luahvi 07/10/2023

Salvo pelo plost
No inicio tava ate bom por causa da pauta que abordam o autismo e a outra coisa mais depois q eles falaram o plost( q por sinal foi muito fodaaa) n tive vontade mais de ler o livro pq o hot e fraco e é uma leitura muito morna

Anne_Smiths 02/10/2023

Encantador
Simplesmente o melhor livro com representatividade autista que já li. Sem estereótipos, apenas a verdade. Além é claro de abordar outras coisas importantes.

Evelyn 26/08/2023

INDECIFRÁVEL
Eu fiquei sem palavras para descrever o quão incrível é esse livro. Lorenzo e Valentina são um casal maravilhoso estou apaixonada por eles. A Fê nesse livro aborda temas sensíveis, você se emociona muito, o passado do Lorenzo me fez chorar muito, foi muito triste o que aconteceu com ele. Não tem como não se apaixonar por eles, são um casal tão fofos ??

Florencia Hidalgo 01/10/2023

Amei demais ler esse livro, não consegui para de ler esse livro, amei Lorenzo e Valentina e como cada um de adaptou a situação do outro sem discriminação. A construção dos personagens simplesmente maravilhoso.
Recomendo demais a leitura.

Paula 30/09/2023

O livro é bom e trás vários assuntos pertinentes para nós leitores. Porém, em algumas partes se torna cansativo.

Lola 06/09/2023

Desde que o pai de Valentina conseguiu uma vaga de engenheiro sênior em uma mineradora do outro lado do estado, ela e a família acabaram se mudando para lá e com isso, ela teve que entrar em uma nova faculdade, onde não conhece ninguém e tendo toda a sua rotina bagunçada.
Como uma mocinha autista, vemos como qualquer mudança drástica é difícil para ela, e agora um ambiente novo, colegas novos, tendo que se adaptar a tudo e ficando longe da única amiga que fez na antiga faculdade, será mais um desafio para ela, e o primeiro deles aparece rápido quando um dos professores do curso de história passa um trabalho em dupla que duraria um semestre inteiro e ela terá que fazer com o garoto mais introspectivo da sala. Ela só não imaginava que ele fosse chegar em sua vida para trazer mais cores e leveza.

Lorenzo é um mocinho na dele, que gosta de passar despercebido, não tem amigos e que só tinha um objetivo: Finalizar o curso de história, que era algo que seu pai gostava.
Apesar de parecer ser um mocinho frio e rígido, ele esconde segredos e feridas que carrega consigo a muitos anos. Porém nada o preparava para a chegada da Valentina em sua vida, que com muita persistência o retirou da escuridão e trouxe novos significados para sua vida.

Não posso deixar de enaltecer o trabalho da Fernanda que, claro, com propriedade trouxe novamente uma personagem autista, agora, com novas camadas e podemos acompanhar seu desenvolvimento, o quanto a chegada de Lorenzo e o quanto todo o apoio do mesmo, foi muito importante para ela, principalmente para se aproximar das colegas de classe e de ir com ela na festa, mesmo tendo que deixar seus próprio demônios de lado.
Amei como ela iniciou a comunicação silenciosa entre eles e o quanto Lorenzo respeitava, entendia suas limitações e fazia de tudo para que Valentina estivesse o mais confortável e feliz possível. O quanto ambos dividiam a paixão pelas músicas de Pearl Jam; amavam ir para a cabana conversar sobre coisas aleatórias ou se conhecerem melhor?

Uma história única, emocionante, daqueles que trazem cenas que deixam o coração a mil, com personagens imperfeitos, com suas próprias histórias sendo contadas e medos sendo vencidos. Digo que os cenários, personagens secundários, playlist não pecaram, ehin! Adorei. E o romance foi sendo criado aos poucos (amo), tendo a amizade e o reconhecimento como pontos chaves. As cenas hots foram bônus, colocadas nos momentos certos.

Lidiane 28/05/2024

Amei
O livro é maravilhoso, a escrita é bem fluída. Devorei o livro em dois dias. Valentina é uma protagonista fácil de te conquistar e o Lorenzo é doce e amável. Confesso que tem horas que você vai sentir seu coração apertado principalmente quando você descobre o porquê Lorenzo ser tão recluso e também vai ficar com o coração quentinho com as cenas desse casal.
Valentina mesmo com todas as suas limitações ensina a Lorenzo que ela o ama exatamente como ele é.

Ceci (@umcantinhosomeu) 29/08/2023

Eu amo tudo que essa mulher escreve
Eu ainda estou sem palavras lara descrever a intensidade desse livro, a escrita da Fernanda é sem igual, e com certeza com essa história ela se superou. Valentina é uma jovem muito especial, e isso nem é por conta de seu TEA, e sim por sua delicadeza e sensibilidade, mesmo com todas as dificuldades que encontra pela frente, ela simplesmente não desiste, e isso é um exemplo para todos. Muito do que se relata no livro em relação as suas peculiaridades, tem em comum com a própria autora, que também é autista, então a identificação é real, e isso fez com que esse livro ganhasse uma dimensão a mais no meu coração. Ele me fez enxergar com outros olhos pessoas com Autismo, não que tivesse algum preconceito ou pré julgamento, mas quase somos apresentados a modelos bem estereotipados. Sobre Lorenzo, eu só quero protegê-lo de tudo e de todos, que personagem sensacional. Acho que foi um dos mais sofridos que já li, o capítulo que revela seu segredos, senhor, que tristeza, mas ainda assim ele se mostrou forte e digno do carinho e amor de Valentina para superar tudo. Uma menção honrosa aos avós de Lorenzo e a mãe da Val, que foram o diferencial para esse casal e para a história no geral. Enfim, não sei mais como convencer vocês a lerem esse livro. Leiam e se deliciem com essa história de amor.

Talita 05/09/2023

Todo mundo precisa ler
Meu Deus que livro perfeito, eu não consigo por em palavras tudo o que esse livro me causou.
Estou completamente apaixonada por essa linda história, emocionante e totalmente cativante.
A Fernanda tem uma forma de escrever muito especial, mas a delicadeza e a responsabilidade que ela tratou dessa história é fora do comum.
Valentina e Lorenzo merecem o mundo, eles são muito especiais e sou muito grata por poder ler a história deles.
Fernanda, muito obrigada por nos presentear com esse livro, sou imensamente grata por você compartilhar conosco, um livro tão maravilhoso.
Só posso dizer que leiam essa maravilha de livro, pois com toda certeza irão se render a esse casal.