Quando os Adams Saíram de Férias

Quando os Adams Saíram de Férias Mendal W. Johnson

Resenhas - Quando os Adams Saíram de Férias

Patcha 10/05/2024

Para quem é esse livro?
Sempre que começo uma leitura, gosto de ler algumas das resenhas daqui para alinhar minhas expectativas. Achei curioso que esse possui, basicamente, dois tipos de resenhas: pessoas mais velhas elogiando a forma de escrita e a complexidade psicológica, e pessoas mais novas dizendo ser um livro horrível por ser muito violento e por usar aspas nos diálogos. E por incrível que pareça, eu dou razão para ambos.

Então vale avisar: é um livro de terror adulto e pesado. A ideia é te deixar perturbado e apresentar personagens crus e quebrados. Se você está nos seus vinte e poucos anos e não gosta de mídias que provocam esse tipo de sensação, é melhor procurar outro título da Darkside.

O livro realmente traz um desenvolvimento psicológico muito grande para cada personagem, mas de forma muito sutil. Você vê como os horrores daquela semana afetam cada personagem e como a relação deles vai aos poucos se modificando. Minha única ressalva nesse sentido seria o lado sexual, que pareceu mais idealizado do que uma reação natural de uma vítima. Provavelmente isso se deve a época em que o livro foi escrito.

Mas e aí? Por melhor que seja a escrita, o que uma história como essa quer te entregar? A ideia é afirmar a natureza violenta do ser humano, como no Senhor das Moscas? É mostrar como todos objetificam a violência, por estarmos acostumados a ver pessoas morrendo na TV? Ou é só um torture porn, no estilo Albergue ou Jogos Mortais?

Por gostar de histórias de terror com subtextos, tentei buscar um sentido nisso tudo. Mas encontrando ou não, o autor cumpriu seu objetivo: me deixou mal pra caramba ao terminar o livro.

mauricio.sperb 14/05/2024

Perturbador.

Me deixou ansioso e com muita descrença na humanidade por ser absurdo e ao mesmo tempo verossímel.

Deixando o ódio de lado, a escrita é bem enrolada e os acontecimentos importantes estão espaçados por loooongas páginas de pensamentos e diálogos internos das personagens. Claro, isso pode ser bom para criar o suspense psicológico, mas nesse caso achei exagerado, o livro poderia ser reduzido em cem páginas que ainda manteria a mesma essência.

Não foi uma ótima leitura, mas certamente nunca vou esquecer das coisas que li aqui.

Juliana1637 05/01/2024

Livro estranho
Foi um livro difícil de ler. Uma história arrastada.
Não indicaria essa leitura pra ninguém.
Gosto do livro do gênero mas essa não me agradou

Giovanna.paginasda 04/10/2023

Seria ótimo se não fosse tão cansativo. @paginasdagio
O livro não demora nada para começar, já no primeiro capítulo temos a babá sendo feita de cativa pelas crianças que cuida.

Gostei muito dessa ideia das crianças de prender um adulto para poderem fazer o que quiserem sem precisar seguir regras, mas ao longo da história vemos como isso vai perdendo o controle.

Sempre vi falarem que o livro é hiper pesado, mas não senti muito isso. Acho que ele só ficou extremamente pesado na reta final e no último capítulo praticamente.

Falando em capítulos, o livro tem 272 páginas e é dividido em 10 capítulos gigantes, cada capítulo com praticamente 1 hora de duração, e achei isso extremamente cansativo.

Tinha certos momentos que a história divagava muito e ficava muito chato de ler, tinha vezes que eu até ia pulando parágrafos.

O que achei incrível foi ver a 'evolução' da Barbara ao se tornar completamente outra pessoa ao longo dos dias como cativa. Em como ela se torna submissa das crianças e sentisse medo deles.

Ver também a mente das crianças foi muito bom, como alguns começaram a se sentir culpados, enquanto outras, na verdade, querem fazer mais maldades ainda com a Barbara.

Achei o final muito bom, era algo que já estava na cara que ia acontecer, mas que se tornou doentio quando vimos que tudo saiu como as crianças planejaram. É importante avisar de gatilhos de abus0 s3xual e tortura.

No geral, a ideia do livro é muito boa e tem muitas partes incríveis, mas o tamanho dos capítulos e também as cenas muito paradas mataram um pouco a história para mim.

Annie Bitencourt 12/02/2024minha estante
Sabe que me atacou enjoo real? Nunca tinha sentido isso com livro nenhum, ou filme ou série.

Giuliane.Souza 17/01/2023

Sei nem o que dizer
Eu achei que esse livro seria parecido com A garota que mora ao lado. Mas ele é diferente.
Ele tem uma mensagem sobre o mundo e sobre como as pessoas pode sucumbir ao seu pior lado por nenhum motivo.
É mais triste que assustador, não sei explicar a mistura de sentimento que tive lendo essa história.

Amanda2330 15/02/2023

O livro quando Os Adams saíram de férias, conta a história dos cinco libertadores e sua babá. O livro é muito bom, cheios de detalhes das passagens. As "crianças" são de uma perversão tão grande, q a gente n imagina quanta maldade elas podem fazer.

victoria1055 07/05/2023

Nota dó
Que livro HORRÍVEL!!! nem percam o tempo de vocês lendo essa bomba em forma de livro, ruim ruim ruim

Raphaela.Andrioli 07/05/2023

Quando os adams saíram de férias
Que experiência de leitura incrível!
Quero primeiramente começar a comentar sobre a escrita do livro, é incrível, uns dos pontos fortes dele, com certeza. O autor consegue transicionar de personagem pra personagem, de lugar pra lugar e de tempos diferentes com uma maestria perfeita. Eu que sou bem lerdinha pra compreender essas passagens e mudanças de ambientes em nenhum momento me perdi na narrativa (que conseguiu me prender de uma forma surreal). É cruel, extremamente cruel as coisas que acontecem nesse livro. Em certos momentos eu realmente pensei que de alguma forma, por algum milagre, Bárbara conseguiria finalmente desfrutar da liberdade. Me apeguei a babá de uma forma que não consigo explicar, eu de certa forma, sofri junto com ela. O autor conseguiu muito bem fazer cada personagem de uma maneira diferente, com complexidade e camadas. Não achei em nenhum momento que ele falhou em relação a isso.
Um dos melhores livros que já li, muito triste e cruel. 5 estrelas e favoritado!

OssosDePapel - Instagram 22/05/2023

O livro é realmente perturbador! Traz uma violência absurda e muito gráfica. Se fosse um filme eu não teria estômago para assistir.

Eu acabei me lembrando do Champinha e o associei ao John.
(Isso deixou a leitura mais repugnante.)

Também atribuí uma imagem à Cindy, que dá um toque de humor - ainda que duvidoso - à trama. No caso dela, visualizei a Chloe Clem, dos memes.
(Isso deixou a leitura um pouquinho mais leve.)

Isadora 22/09/2023

Criei tanta expectativa nesse livro, nossa, foi muito maçante e não acontecia nada demais e ainda nenhuma consequência, sério, um porre