Meu coração diz teu nome

Meu coração diz teu nome Cris Lisbôa

Resenhas - Meu coração diz teu nome

Thamiris.Treigher 20/12/2023

Curto e intenso!
Esse é um livro que arrebatou meu coração. Ele já estava no meu radar e ganhei de aniversário de uma grande amiga ?. Conta a história de irmãs gêmeas. Uma delas, por conta de complicações no parto, nasceu com um hemangioma, uma mancha vermelha no rosto, que é inoperável.

Durante a narrativa, acompanhamos toda a questão dessa irmã que é igual a outra, porém, com a mancha no rosto. Uma "simples" marca que altera a sua vida totalmente. Ela se pergunta, muitas vezes, como seria sua aparência se não tivesse essa mancha, e encontra a resposta olhando para sua irmã gêmea.

Durante um período da vida, o fato de carregar essa marca não a incomodava. Mas depois de sofrer uma grande decepção com o seu primeiro amor, tudo mudou. Ele disse, na frente de toda a turma da escola: "Se eu for namorar uma delas, vou namorar a sem mancha". Após essa humilhação, a garota passou a se enxergar a partir dos olhos dos outros, e aí que tudo começou a desmoronar.

Ela se perdeu de si mesma e começou então uma longa e dura jornada de autoconhecimento e autodescoberta. Precisou, novamente, tomar as rédeas da sua vida e se olhar com seus próprios olhos, não com os dos outros - que por tantas vezes são cruéis, preconceituosos e impiedosos.

Com o tempo, ela vai percebendo que, na verdade, a mancha que carrega faz com que ela seja única no mundo, e que isso jamais vai ditar o seu valor, a sua história e a sua capacidade de merecer afetos e amores.

Tudo isso é narrado com a escrita poética, belíssima e impactante de Cris Lisbôa. "Meu coração diz teu nome" é cheio daquelas frases profundas e reflexões pertinentes sobre nós mesmos, sobre a vida e sobre como nos enxergamos.

Um livro lindo, emocionante, cativante. Daqueles que viram de cabeceira.
Julye.Souza 28/12/2023minha estante
Sua crítica está perfeita !!!
Amei a maneira que falou sobre o livro. Não o conhecia, mas pela sua avaliação tenho vontade de lê essa fascinante história segu

Julye.Souza 28/12/2023minha estante
*Segundo as suas palavras!

gizaguerra 11/02/2024minha estante
Que resenha lindaaaaaa

07/12/2023

Impossível parar de ler.
Impossível não sentir tudo que a personagem sente.
Impossível não perceber toda a criatividade e sensibilidade em contar uma história que, em certa medida, toca todas e todos, pois diz respeito às individualidades e aceitações.
Gostei!
Recomendo!
Livro pra ser relido sempre!
??

tuchoa 09/12/2023

Lindo e poético
Que grande surpresa foi esse livro. Recebi da editora Rocco e comecei a ler sem saber nada sobre o enredo. Fui engolida pelas palavras e pela história. Não consegui parar de ler. Um livro sobre a dificuldade que as pessoas tem de aceitarem o que é diferente, um livro sobre a necessidade de se livrar do julgamento alheio, sobre autoestima, sobre como as pessoas podem ferir outras a troco de nada. Um tanto melancólico, muito bonito e poético. Amei!

Delduque.Avelino 10/12/2023

Profundo e arrebatador
O poético e sensacional ?Meu coração diz teu nome?, da escritora gaúcha Cris Lisboa, narra, em primeira pessoa e formato de prosa curta, um romance potente sobre autoaceitação num mundo cheio de julgamentos. São duas irmãs gêmeas e praticamente idênticas, e a única característica que distingue uma da outra é a mancha vermelha que uma delas carrega no rosto, a partir do olho direito, até perto do nariz, invadindo um pedacinho da boca. A princípio, sua existência não trazia nenhum incômodo nem angústia. Mas como reagir às provocações das pessoas no seu entorno, que comentam, criam apelidos, sentem pena, tecem teorias e/ou são simplesmente cruéis?

O belo livro mergulha na profundeza emocional da protagonista e no seu esforço descomunal em evitar que a sua voz seja abafada pelo que pensam que ela é. A escrita de Cris é delicada, inspiradora e um verdadeiro afago, no coração da gente. Sua trama é empática, emociona e é daquelas histórias, que podemos ler uma, duas, três ou mais vezes, que sempre haverá algo novo para nos encantar e guardar.

Maria4043 14/12/2023

Eu vejo você
A única coisa que tenho a escrever:
Esse livro é lindo, do início ao fim.

"Tem gente que só enxerga o que vê.
Que vida triste deve ser."

Nando Ataide 21/12/2023

História tocante
Uma história super tocante com uma escrita super cativante. Não tem como não sentir as emoções que transbordam pelas páginas.

Thamiris 26/12/2023

Meu coração diz teu nome
[meu coração diz teu nome]

Devo confessar, eu provavelmente não escolheria esse livro numa livraria. O título não me chamou atenção, assim como não me chamou atenção o texto da orelha.

Só li porque uma amiga me entregou e disse: você PRECISA ler esse livro para me entender melhor. Aí eu li. Ainda bem que li.

A escrita é poética e bonita, me lembrou um pouco os livros da Aline Bei. A história mexeu, remexeu e revirou.

Mil pessoas podem dizer, mas as vezes é a palavra de uma que dá corpo ao discurso das outras.

Obrigada por esse livro, Cris Lisbôa. Espero ler mais livros seus.

amalauxen 30/12/2023

?Eu amo você.
Essa frase não existe.
Pelo menos em algumas tribos africanas.
O que existe é: eu vejo você.
E esse ver vai além, muito além do milagre que é enxergar com os olhos, ele fala de aceitar aquela outra pessoa na profundidade de sua existência, com as luzes e também as sombras que ela possui.
Eu vejo você.
Vejo seus medos, suas vulnerabilidades, seu cansa-ço, suas feiuras, seus medos, seus descompassos emocio-nais.
E gosto de você mesmo assim.
E fico mesmo assim.
Não é bonito??

Que livro tocante, emocionante e profundo. Uma viagem em um coração com emoções únicas. Que livro ;)

Fabiana180 08/01/2024

Impactante
Primeiro livro da escritora que leio, simplesmente amei a escrita, as palavras impactantes.
Lindo, profundo e impactante, poucas páginas e tantas reflexões.
Um livro que é um abraço apertado.

Nick 15/01/2024

Esse livro com certeza vai ficar nos meus pensamentos durante muito tempo. Que livro necessário, todos deveriam ler essa obra! O livro traz um sentimento de empatia e faz com que você se conecte com a personagem. Não sei como explicar a sensação de lê-lo, só recomendo que experimentem.

Carol 17/01/2024

Fiquei com essa leitura em meus pensamentos por dias!
O que a gente faz com tudo que disseram sobre nós?! Esse livro curto e pegajoso, no melhor sentido da escrita sensível, direta e poética, quase perturbadora, no melhor sentido também, me pegou — porque comoveu e revirou alguns nós dentro de mim.

Em seu primeiro romance, inspirado numa história familiar, Cris Lisbôa narra as descobertas e vulnerabilidades de uma mulher que nasceu com um hemangioma vermelho no rosto (um tumor vascular benigno raro, que consiste numa aglomeração de vasos sanguíneos); enquanto sua irmã gêmea nasceu sem a condição.

Enquanto cresce sendo chamada de todo tipo de coisa, tentando se descobrir com essa condição tão rara, tão exposta, tão vulnerável, somos convidados a vivenciar nossas próprias fragilidades e inseguranças para encontrar o que sobra de nós. Ou o que realmente vemos de nós. E como lidamos com esse amor próprio que transcende as dificuldades que não conseguimos controlar.

Um livro poderoso, profundo, extremamente delicado e sensível. Amei!

site: https://www.instagram.com/carolbarbozza/

camila2911 18/01/2024

Muito fluido, bem poético, reflexivo. Uma história muito gostosa de ler. Apesar da narrativa ser mais diferentona, você consegue entender o contexto e a mudança de mentalidade da personagem sobre a própria aparência.

Leila 26/01/2024

Muito lindo
Ao ler "meu coração grita teu nome" você mergulha numa linda prosa poética, podemos nos enxergar na pele da protagonista, nos dilemas dela, o texto é muito bem escrito, frases curtas mas com muita profundidade... Amei esse livro...

luana 30/01/2024

Imperfeição é uma qualidade humana.
Por meio da escrita poética e profunda, a autora aborda um tema delicado, tornando-se fácil ter empatia pela protagonista.
Ele me prendeu do início ao fim e, assim como tudo que é bom, me deixou querendo mais quando acabou. Amei demais!

Matê 30/01/2024

Romance epistolar que descreve a forma como a personagem lida com comentários maldosos que só dizem respeito a que faz e não a quem recebe, apesar de dolorido a vida é mais do que apenas se olhar no espelho e enxergar imperfeições.
Cris Lisboa me surpreendeu ao me mostrar que a vida é maior que qualquer comentário