Meu coração diz teu nome

Meu coração diz teu nome Cris Lisbôa

Resenhas - Meu coração diz teu nome

Thamiris.Treigher 20/12/2023

Curto e intenso!
Esse é um livro que arrebatou meu coração. Ele já estava no meu radar e ganhei de aniversário de uma grande amiga ?. Conta a história de irmãs gêmeas. Uma delas, por conta de complicações no parto, nasceu com um hemangioma, uma mancha vermelha no rosto, que é inoperável.

Durante a narrativa, acompanhamos toda a questão dessa irmã que é igual a outra, porém, com a mancha no rosto. Uma "simples" marca que altera a sua vida totalmente. Ela se pergunta, muitas vezes, como seria sua aparência se não tivesse essa mancha, e encontra a resposta olhando para sua irmã gêmea.

Durante um período da vida, o fato de carregar essa marca não a incomodava. Mas depois de sofrer uma grande decepção com o seu primeiro amor, tudo mudou. Ele disse, na frente de toda a turma da escola: "Se eu for namorar uma delas, vou namorar a sem mancha". Após essa humilhação, a garota passou a se enxergar a partir dos olhos dos outros, e aí que tudo começou a desmoronar.

Ela se perdeu de si mesma e começou então uma longa e dura jornada de autoconhecimento e autodescoberta. Precisou, novamente, tomar as rédeas da sua vida e se olhar com seus próprios olhos, não com os dos outros - que por tantas vezes são cruéis, preconceituosos e impiedosos.

Com o tempo, ela vai percebendo que, na verdade, a mancha que carrega faz com que ela seja única no mundo, e que isso jamais vai ditar o seu valor, a sua história e a sua capacidade de merecer afetos e amores.

Tudo isso é narrado com a escrita poética, belíssima e impactante de Cris Lisbôa. "Meu coração diz teu nome" é cheio daquelas frases profundas e reflexões pertinentes sobre nós mesmos, sobre a vida e sobre como nos enxergamos.

Um livro lindo, emocionante, cativante. Daqueles que viram de cabeceira.
Julye.Souza 28/12/2023minha estante
Sua crítica está perfeita !!!
Amei a maneira que falou sobre o livro. Não o conhecia, mas pela sua avaliação tenho vontade de lê essa fascinante história segu

Julye.Souza 28/12/2023minha estante
*Segundo as suas palavras!

gizaguerra 11/02/2024minha estante
Que resenha lindaaaaaa

Carolina.Manzke 30/03/2024

Cris sendo cris
O que eu gosto das escritas de Cris Lisbôa é que eu sinto as palavras dançando soltas com os olhos fechados no meio da sala.
li sorrindo boa parte do livro. custei a perceber que o sorriso ficava ali e enquanto eu passava as páginas, ele seguia comigo.
esse livro é uma história-poesia, dessas que dá vontade de ler em voz alta com alguém tocando um violão ao fundo ??

tuchoa 09/12/2023

Lindo e poético
Que grande surpresa foi esse livro. Recebi da editora Rocco e comecei a ler sem saber nada sobre o enredo. Fui engolida pelas palavras e pela história. Não consegui parar de ler. Um livro sobre a dificuldade que as pessoas tem de aceitarem o que é diferente, um livro sobre a necessidade de se livrar do julgamento alheio, sobre autoestima, sobre como as pessoas podem ferir outras a troco de nada. Um tanto melancólico, muito bonito e poético. Amei!

Hév 21/03/2024

Apesar de silenciosos, nossos espelhos diziam muito.
Descobri esse livro por acaso e quando vi na descrição que a protagonista tinha um hemangioma imediatamente furou a lista de leitura, eu também tenho um :) Os meus vazinhos azuis, vermelhos e roxos são no braço, então facilmente ?escondíveis?, ao contrário do da protagonista, que é na face e inoperável. Nos meus quase 8 anos de cirurgias convivi com muitas crianças exatamente que nem ela, então imagine que delicado e especial foi ler essa visão em um livro tão lindamente escrito. A autora realmente tem um dom com as palavras e que bom pro mundo que resolveu compartilhá-lo. Um dos livros mais poéticos que já li, merece muito mais fama.

adrwcalivros 27/02/2024

O questionamento que fica é: no que interfere na tu vida se a pessoa é estranha ou não? se possui manchas ou não? se tem cicatrizes ou não?

aquilo é a história da pessoa. cada cicatriz, mancha, machucado conta uma história da sua vida.

e quem te garante que o quê tu acredita ser estranho é realmente isso? quem não te garante que o normal que é estranho e não ao contrário.

sei lá, esse livro me fez refletir essas questões.

é uma boa leitura. possui lírica, metáfora, poesia. é ótimo

valeu muito a leitura.

Maria4043 14/12/2023

Eu vejo você
A única coisa que tenho a escrever:
Esse livro é lindo, do início ao fim.

"Tem gente que só enxerga o que vê.
Que vida triste deve ser."

João :) 08/02/2024

Meu coração diz teu nome.
Faz tempo em que não escrevo, muito menos avalio minhas leituras. eu costumo me invalidar demais, por sempre dar notas altas aos livro, ter muitos com 4,5/5. fazia tempo em que eu não escrevia sobre um leitura, mas este livro me fez sentir que sim, eu preciso dizer o que eu acho.
este livro, a cada página, transborda dor, armagura, amor, como se fosse ondas, as vezes leves, fortes.
Cris Lisbôa é uma autora incrível. me tocou de diversas formas durante a leitura, mas principalmente, ela foi fundo em uma ferida que nunca havia sido trabalhada. este livro é para todos aqueles que já foram julgados pela sua aparência. seja pelo o que for.
recomendo!

iammoremylrds 19/05/2024

Uma leitura leve, bem tranquila além de ser uma obra bem rápida de ser lida e ser muito fluída, uma obra gostosinha, capítulos bem curtinhos, ótima para passar o tempo e relaxar, um título bem impactante, assim como a história!!

Leila 26/01/2024

Muito lindo
Ao ler "meu coração grita teu nome" você mergulha numa linda prosa poética, podemos nos enxergar na pele da protagonista, nos dilemas dela, o texto é muito bem escrito, frases curtas mas com muita profundidade... Amei esse livro...

Karina Greco 06/02/2024

Um grito de liberdade
Ser livre é poder ser você. Só você pode ser você.

Um manifesto pelo respeito, pela empatia, pela consciência de que todos somos iguais. Não existem diferenças visuais que devam nos limitar.

Maravilhoso!

07/12/2023

Impossível parar de ler.
Impossível não sentir tudo que a personagem sente.
Impossível não perceber toda a criatividade e sensibilidade em contar uma história que, em certa medida, toca todas e todos, pois diz respeito às individualidades e aceitações.
Gostei!
Recomendo!
Livro pra ser relido sempre!
??

Cananda 15/05/2024

Ideal para pausas
Meu coração diz teu nome, já tem um título bem impactante por si só, é muito leve, tranquilo e gostoso de ler. Tem uma lição sobre autoamor e responsabilidade afetiva, sabemos como crianças podem ser maldosas e mudar todo curso da vida de alguém.

Esse livro é ideal para sair da ressaca, muito fácil de ler e toma o tempo ideal para não ser esquecido.

ajulialacerda 25/04/2024

Um livro para almas com sensibilidade poética
A escrita da autora me lembra, em alguns momentos, a escrita da clarice lispector e também o livro ?pequena coreografia do adeus? (aline bei). é bem fluida e você vai se apaixonando e sentindo aquele pequeno espasmo de prazer ao ler um bom livro.

eu costumo dizer que existem obras que só podem ser apreciadas com algum nível de maturidade. essa, então, com algum nível de sensibilidade poética.

cris escreve com a leveza de uma pena e nos atinge como uma agulha precisa bem no meio do coração.

camila2911 18/01/2024

Muito fluido, bem poético, reflexivo. Uma história muito gostosa de ler. Apesar da narrativa ser mais diferentona, você consegue entender o contexto e a mudança de mentalidade da personagem sobre a própria aparência.

Leonela_ 03/02/2024

Que livro é esse
Um livro diferente na forma da escrita, curto, cada página um trecho que se completa. Uma poesia nas palavras, metáforas de aplaudir em pé, cada sacada que só um leitor apurado para compreender a profundidade das entrelinhas. Super amei cada pedacinho.