SPQR

Resenhas - SPQR

1 | 2 | 3 | 4

Luiz.Fernando 29/09/2021

Estudo sobre a sociedade da Roma Antiga
Um ótimo livro que li para complementar meus conhecimentos na história do que foi a Roma Antiga (para o meu livro, cujo tema é esse)

A autora nos conduz muito bem em um milênio de história de intrigas e eventos políticos. O livro tem também várias figuras e artefatos arqueológicos interessantes que complementam a experiência. Muito bom!

Lista de Livros 10/09/2021

Lista de Livros: SPQR - uma história da Roma antiga, de Mary Beard
Parte I:

“Muito da tradição que chegou a nós, longe de ser a realidade, é uma fascinante projeção mítica sobre o passado distante de algumas prioridades e preocupações romanas.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Identidade cultural é sempre uma noção enganosa, e não temos ideia de como os primeiros romanos encaravam seu próprio caráter, nem como se distinguiam de seus vizinhos. Mas o sentido, diferenciado, bem demarcado, da dura austeridade romana — que romanos posteriores projetaram em seus pais fundadores e que foi preservado como uma visão poderosa de romanidade no mundo moderno — era resultado de um forte choque cultural, nesse período de expansão exterior, a respeito do que significava ser romano nesse novo e vasto mundo imperial. Colocado de outro modo, a “greguice” e a “romanidade” eram não só inseparavelmente ligadas mas também diametralmente opostas.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Parte III:

“O domínio romano era quase sempre não intervencionista pelos padrões dos regimes imperiais mais recentes: os habitantes locais mantinham seu próprio calendário, cunhagem de moedas, deuses, seus próprios sistemas jurídicos e governo civil. Mas onde e quando esse domínio se mostrou mais direto, parece ter caído em algum ponto do espectro entre exploração impiedosa, de um lado, e negligência, precariedade de recursos e ineficiência, de outro.”
“Os imperadores romanos e seus conselheiros nunca resolveram o problema da sucessão. Eles foram derrotados em parte pela biologia, em parte pelo prolongamento das incertezas e discordâncias a respeito de como a herança devia operar da melhor forma. A sucessão sempre se reduziu a uma combinação de sorte, improviso, conspiração, violência e negócios secretos. O momento em que o poder romano era transmitido era sempre aquele em que se mostrava mais vulnerável.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2021/08/spqr-uma-historia-da-roma-antiga-parte_22.html

Hildeberto 18/04/2021

Abrangente
"SPQR", de Mary Beard, é um livro de história para o público leigo sobre a Roma antiga, desde sua fundação até o século II d.C. A autora adota o estilo da "nova história", abordando tanto fatos político-miltares (como a destruição de Cartago ou o assassinato de César) quanto aspectos da vida cotidiana dos habitantes do império (como os locais de moradia e as atividades de lazer). Embora a narrativa siga uma ordem cronológica, há vários recuos e avanços dentro de um determinado tema, bem como digressões sobre casos exemplificativos.

É uma boa obra para um conhecimento generalista sobre a história de Roma Antiga: o conteúdo é abrangente e aprofundado o suficiente para adquirir uma visão mais adequada do período. Contudo, dois pontos me incomodaram.

O primeiro é o estilo não linear da narrativa; ele pode funcionar quando se estabelece claramente um critério para o desenvolvimento do texto, mas a autora não adota um: ela muda o enfoque temporal e temático com extrema facilidade, além de usar os tempos verbais de uma maneira confusa, misturando o presente histórico de tal forma com todas as formas de pretéritos que se situar temporalmente tornar-se um desafio.

O segundo ponto é que as ideias não estão bem organizadas. Às vezes foca-se muito na vida de um personagem (Cícero ou Plínio, por exemplo), em detrimento do contexto mais amplo; outras vezes, o anedótico ocupa uma espaço infinitamente maior do que o essencial. Ora, se a história tradicional falha ao focar somente em grandes batalhas ou na pessoas da elite, a solução para isso não é descrever minuciosamente, em várias páginas, os hábitos de jogo dos romanos, inclusive narrando pensamento e emoções de pessoas que jamais escreveram sequer um diário.

A edição da Editora Crítica é muito boa: capa dura, folhas amarelas, várias ilustrações, letras em tamanho adequado e um cheiro agradável. Apesar das críticas, gostei da leitura, e indico para todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre a Roma Antiga.

Reccanello 08/09/2021

O que é "ser romano"?
Antes de uma tentativa de responder "o que é ser romano?", o livro é uma prova de que essa é uma pergunta com resposta impossível, já que, em seu primeiro milênio (entendido pela autora desde a mítica Fundação em 753 a.C. até o Decreto de Caracala, em 212 d.C), Roma esteve sempre em constante e contínua mudança. Ainda assim, e contrastando a ideia de eterna mudança com a de eterno retorno, os dois marcos escolhidos pela autora são emblemáticos: em ambos, o governante concede a todos os habitantes (antes, da pequena vila; agora, do Império) a plena cidadania romana, garantindo-lhes não apenas os direitos da "romanidade", mas, também, seus deveres. Fruto de cinquenta anos de aprofundados estudos, o objetivo do livro não é nos contar como a história aconteceu, ou com quem, ou quando. Mais que isso, seu objetivo é nos proporcionar uma análise bastante profunda e acurada da própria sociedade romana, de suas políticas e de suas religiões, abordando desde os mitos de sua fundação (e, principalmente, o que eles representavam dos valores e das crenças dos romanos) até as profissões que exerciam, o seu estilo cotidiano de vida (onde e como moravam, o que comiam e vestiam, etc.), sem esquecer de sua vida política (depois das inúmeras guerras civis do Período Republicano passamos pelas idiossincrasias dos imperadores, todas analisadas a partir de fontes o mais próximas possíveis dos eventos), de sua engenharia e arte (que se expressava tanto na arquitetura monumental e nos epitáfios dos túmulos como em pinturas e literatura), e de tantos outros aspectos da sociedade, muitas vezes negligenciados por historiadores mais formais. Outro ponto de destaque é que, conquanto tenha sido dada preferência às fontes primárias, essas nunca deixaram de ser questionadas pela autora, que enfatizava e destacava o viés de se pertencer a uma classe muito exclusiva e a forma como isso afetava a visão de mundo da fonte. De qualquer forma, o livro é se dúvida uma obra de arte, ainda mais enriquecida pela grande quantidade de gravuras que apresenta, um livro para ser lido, relido e usado como guia para estudos ainda mais aprofundados.
===
Por fim, a autora nos mostra que, mais de 500 anos depois de seu oficial desaparecimento, Roma ainda persiste! Sua política, sua arquitetura, a literatura que produziu, a geografia que desenhou, as descobertas e os avanços científicos que legou, tudo isso ainda vive em nossa cultura e está longe de ser eclipsado. Roma Victrix!

Wes 15/02/2022

Leve e direto ao ponto
História de Roma contada de uma forma leve a agradável. Com leitura acessível. É um ótimo livro para relembrar os fatos mais marcantes desse império em seu período de ascensão.

Caroline.Sandin 19/08/2021

Retomando meus estudos de História , começando pelo que mais adorei na época de colégio :Roma! O livro conta o primeiro milênio da cidade /Império , suas lendas, suas guerras, assassinatos e vida cotidiana.

Cris.Aguiar 18/05/2023

Uma grande viagem
Excelente abordagem da história de Roma, e claro, nossa.

Beard nos apresenta um relato mais humano; nos faz ver atrás das lendas, colocando nossos pés no chão do território Romano e sua expansão e levantando questões pertinentes.

Um livro de fácil leitura, muito instigante. Recomendo muito.

Clube de Leitura: INEF abr/maio 2023

site: https://www.istonaoefilosofia.com.br/

Krisley 09/07/2017

Magnífico!
Após 50 anos de estudos sobre o primeiro milênio romano, Mary Beard produz uma obra excepcional com uma linguagem extremamente simples, objetiva e um conteúdo monstruoso. Há de se destacar também o trabalho primoroso de tradução do Luis Reyes Gil, que manteve o texto preciso e fluido.

O objetivo do livro não é contar a história (como aconteceu, quem e quando) mas uma análise profunda da sociedade, política e religiões romana. Abordando os mitos de fundação da cidade e o que eles refletem dos valores e crenças dos romanos, que profissões exerciam, onde e como moravam, o que comiam e vestiam, como funcionava a vida política, como era a arte, a engenharia, além de muitos outros aspectos da sociedade.

Os nomes próprios são apresentados em português e em latim na primeira vez que são mencionados, evitando confusões, uma vez que os nomes possuem grafia diferente no Brasil, em Portugal, nos Estados Unidos e Reino Unido.

Altamente ilustrado, o livro possui 103 figuras ao longo do texto e 21 figuras coloridas em uma seção em papel fotográfico.

Não só um dos livros mais lindos e bem feitos que já vi, como um dos melhores livros que já li.

Mais uma belíssima e caprichada edição do selo “Crítica” da Editora Planeta.

Livro muito amplo e detalhado e de fácil leitura. Recomendadíssimo para qualquer leitor!
Albert 10/07/2017minha estante
Vi este livro na livraria e realmente é muito bonito, de excelente qualidade gráfica. Quanto a qualidade do conteúdo você desfez minhas suspeitas. Não entendi do motivo do livro se chamar SPQR. O que significa?

Krisley 10/07/2017minha estante
SPQR é um acrônimo em latim para "Senatus PopulusQue Romanus", "O Senado e o Povo Romano". A sigla era gravada na cidade desde o séc I a.c., e até hoje é encontrada em tampas de bueiros e lixeiras em Roma.

DAbora.Daniele 30/07/2020minha estante
Tem que pagar para eu poder ler esse livro?

Ninguem 10/01/2018

Um livro aquém da sua fama
Iniciei a leitura deste livro por diversos prêmios e recomendações. Esperava uma obra que explicasse os principais eventos da história romana e fosse uma leitura que combinasse a o extenso conhecimento da autora (ela é professora universitária especialista no assunto) e uma linguagem acessível e divertida. Porém, o livro não atendeu às minhas expectativas.

A narrativa é por vezes confusa e cansativa. Tenta empregar uma linguagem que vai e volta no decorrer dos fatos. Acho o recurso interessante na ficção, mas para sumarizar o milênio da Roma antiga foi cansativo e sem graça. Há muita repetição que ocorre no espaço de 1 a 3 parágrafos, fatos descritos de uma maneira insatisfatória e fragmentada. Alguns pontos esporádicos a redação é confusa e atrapalha o entendimento das sentenças.

O foco também parece tentar ser inovador, mas fornece menos detalhes de assuntos importantes. A guerra da Gália ganha pouca atenção, menos que o incidente de Tibério Graco na política romana. A derrota de Crasso mal é citada, há vídeos melhores no youtube para tratar a relação dos poderes entre o primeiro triunvirato. Enquanto obra de popularização é problemático deixar de dar atenção aos pontos mais emblemáticos de Roma.

O ponto positivo da autora é deixar sempre presente o questionamento sobre as fontes primárias da história romana e o viés desta pertencer a uma classe bem exclusiva (apenas a elite masculina livre romana), como outras dificuldades na reconstrução dos fatos ocorridos. Mas deixa contaminar o texto além da conta com problemáticas do nosso século, como representatividade política, migração e tolerância cultural.

Não posso deixar de alertar quem queira ler este livro que ele não entrega o que se espera de um livro de história para leigos, como já vi sendo anunciado. Tampouco posso achar motivos para que ele seja tão premiado. Talvez ele possa ter um uso melhor para quem já tenha uma boa base na história romana e queira ler um ensaio, apesar de ser prolixo para esse objetivo. Recomendo o que farei depois desta decepção: procurar mais recomendações em lugares em que há uma comunidade de especialistas (como Quora, Reddit e etc) e menos em resenhas positivas que cheiram a publieditorial.

Marco 23/08/2018

S.P.Q.R. - Só Para o Que é Raso.
Sei que a avaliação da obra (4 estrelas) não estará condizente com a resenha escrita ressaltando os aspectos negativos (e são muitos) da obra. Por isso devo iniciar o texto com uma breve explicação de antemão:
As 4 estrelas como avaliação se dão pelo valor indiscutível com que a autora analisa as fontes históricas para escrever sobre Roma. Sua metodologia de questionar sempre o documento - escrito ou não - inova a maneira com que historiadores podem ou devem estudar sobre o período. Seja pelo fato dessas fontes terem sido escritas por uma elite peculiar (homens aristocratas e vencedores de disputas) ou pelo fato de terem sido disponibilizadas por homens antigos que não vivenciaram o ocorrido, mas fundamentaram-se no caso anterior. Portanto as análises que Mary Beard retira após sempre elucidar as origens e possíveis motivações para a documentação dos fatos, se não sempre pertinentes, ao menos indicam para leigos e futuros historiadores uma metodologia exemplar para o estudo da Antiguidade.
Fora isso, digo com toda sinceridade que o livro não faz jus à sua fama e muito menos são coerentes as críticas de louvores ressaltando "os detalhes de 1000 anos de história romana." Apesar da escrita límpida, direta e de fácil assimilação, a obra é permeada de intensa confusão (num vai e vêm constante), não se aprofundando no que de fato é interessante em um livro de história, que é exatamente História.
Há até mesmo livros de História Militar sobre o período que conseguem elucidar para o leitor sobre a sociedade romana (seus modelos de governos, relação sociais, religião, guerra) e a importância cultural e mitológica de acontecimentos para o próprio Mundo Antigo e para a Posteridade, do que o livro de Mary Beard. Um grande exemplo do que quero ressaltar é o fato da autora mal citar as Guerras Gálicas e a relação dos romanos com os povos germânicos (que se tornariam fundamentais para o que hoje conhecemos como Idade Média).
Mas o pior defeito da obra é resultado de uma conduta raramente praticada por historiadores sérios e que me faz revirar os olhos e bufar durante diversos momentos da leitura: o texto do livro é constantemente contaminado por problematizações do nosso tempo, conforme já dito por um usuário aqui do Skoob. Fenômeno que não assusta aqueles que conhecem levemente a autora, uma típica militante progressista. Sendo assim, analisar o passado sob essas lentes é uma característica gritante de intelectuais e pessoas com fé umbiguista, acreditando piamente ser a Pós-Modernidade o resultado inexorável de progressos e conquistas e culminação última do julgamento de tudo mais. Seria a interessante a autora questionar-se e perceber que ela mesmo é uma figura dotada dos mais pueris preconceitos, tomando em diversos momentos o passado quase como um quadro sem vida. Me pergunto o que Cícero (a quem ela dedica boas páginas da obra) ou Políbio pensariam dela se tivessem a oportunidade. Portanto prepare-se para ler análises sobre "a misoginia e o machismo da aristocracia romana", "o papel da mulher" (com julgamentos de uma mulher em pleno 2017), "migração e imigração", "tolerância cultural" e etc.
Não preciso explicar-me sobre a ridiculosidade do negócio. Tenha apenas em mente que daqui para "Júlio César fascista", "Vercingetorix como um Chauvine disposto a criar uma Grande França" ou "Armínio como o percursor do Nacional Socialismo" é só questão de um mero passo. Isso parece absurdo, mas acredite: leio e ouço isso constantemente.
Por fim termino afirmando que caso não fosse a metodologia de análise de fontes, 2 estrelas estariam de ótimo tamanho para SPQR, uma vez que leigos dificilmente tirarão proveito ou conhecimento histórico do todo, e aqueles já mais interessados dificilmente considerarão uma obra apenas pela metodologia de análise, visto que Historicamente, SPQR é raso.

Túlio 06/10/2018minha estante
Obrigado de verdade por uma análise fria e objetiva. Precisamos mais disso.

Tiago.Costa 07/08/2023

Gostei muito de mergulhar na história da Roma Antiga no seu primeiro milênio, e sem duvida esse livro te faz pensar q esta em uma maquina do tempo, ao detalhar como era essa sociedade que tanto tem fascinado séculos depois de seu declínio.

Caio Eduardo 29/07/2020

Vale a pena compreender a História
Um trabalho de 50 anos resumido em 560 páginas é sem dúvida uma obra de arte. Quantas dúvidas e caminhos Mary Beard deve ter tido no período em que fez essa obra. Posso afirmar que acabo esta leitura extenuante porém encantadora certo que evoluí e muito como historiador sobre pesquisa, metodologia e conceito mas também ganhei e muito como curioso que sou sobre a história da humanidade.

Rodolfo.Barbosa 30/04/2023

Referência do gênero
S.P.Q.R, uma sigla que se via nas bandeiras das legiões, escritas em pedras e em pergaminhos por Roma, e hoje também é vista em filmes e séries; significa "O senado e o povo de Roma". Que é o título perfeito pra essa obra.

Aqui surgiu a "República".

A sensação do leitor é de ter feito um curso completo sobre o Império Romano, principalmente do primeiro milênio.

A autora Mary Beard que estuda a história de Roma há mais de 30 anos, e é autora de livros e documentários sobre o tema, tem muita propriedade pra falar.

Nesse livro não veremos só os "clichês" do império Romano, como Júlio Cézar, as legiões, Nero, Marco Aurélio... Nesse livro a autora nos conta, como Roma começou, e surgiu de uma pequena vila na Itália central até se tornar o maior império que já existiu. O livro cobre tudo, tanto os imperadores, quando sua população mais humilde. Tanto o exército, quanto a República.

Finalizo essa resenha com a frase da autora no final do livro...

" Prestamos aos romanos um desserviço quando fazemos deles heróis, e também quando os demonizamos. Mas prestaremos a nós mesmos um desserviço se deixarmos de levá-los a sério. "

Se tu gosta de história tem que ler esse livro.
Elton.Oliveira 01/05/2023minha estante
Massa ... Me interessei ????

Rodolfo.Barbosa 02/05/2023minha estante
Vai sem medo. Gostei muito!

RogerBoy 15/03/2021

Excelente!!
Um livro denso e muito bem escrito. A autora analisa a história romana de forma crítica, desde a fundação de Roma, fortemente calcada nas figuras míticas de Rômulo e Enéas, até o ano 212 d.C, no qual o imperador Caracala concede cidadania romana a todos os cidadãos livres.

A narrativa, rica em detalhes, não é enfadonha e fornece um rico panorama, fundamentado não somente em relatos históricos, mas também na análise da literatura, arquitetura e descobertas arqueológicas.

Recomendo a leitura.

Wellinton.Sena 15/03/2021

SPQR é perfeito em sua busca pela verdade real!
A historiadora Mary Beard, após nada menos do que 50 anos de estudos sobre o Império Romano escreveu este magnífico livro intitulado de SPQR (Senatus Populus Que Romanus) - "O Senado e o Povo de Roma".

O livro retrata o primeiro milênio de Roma, desde sua fundação até o início do período imperial porém não com foco exclusivo em avanços militares ou grande batalhas, estes narrados de maneiras superficiais, mas sim na política, cultura, intrigas e acontecimentos cruciais.

Mas o grande diferencial desta obra, além de seu notório embasamento em textos e documentos originais é o fato da autora tratar todos os eventos de maneira cética e objetiva, buscando a verdade real dos fatos e descartando mitos e contos da época, sem buscar produzir uma história mas sim contar a verdadeira história de roma.

O livro consta com diversas figuras e fotos de relíquias históricas além de fazer menção a diversos autores clássicos que tentaram contar períodos da história de roma ou que até mesmo vivenciaram tais períodos, como por exemplo Cícero.

SPQR é uma obra literária digna de estar na prateleira de qualquer biblioteca do mundo.

1 | 2 | 3 | 4