Casa de Chama e Sombra

Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Thaysh 09/04/2024minha estante
Direto eu me peguei pensando se não era uma pegadinha, se eu tava sendo enganada, como se toda hora esperasse que algo muito ruim fosse acontecer durante essas resoluções. A gente gosta da dificuldade ?

Bella 09/04/2024minha estante
Né?? Fiquei assim tbm, em muitos momento eu tava, ué?? É isso e acabou? Hahaha

Thaysh 09/04/2024minha estante
Por mais que eu quisesse algo mais elaborado, que me gerasse outro nível de tensão, eu não nego que senti um quentinho no coração?

Bella 09/04/2024minha estante
Eu queria que desse certo no final, mas com um meio mais elaborado haha mas pelo menos deu tudo certo ????

thicianegomes 15/01/2024

Ccity é fenomenal
Ok vamos lá?
Primeiro: eu não esperava que ccity acabaria agora, eu achei que ia ter mais um livro, então me assustei quando vi que acabou mesmo?
Segundo: por justamente ser o ultimo livro, acho que a segunda metade foi muuuita corrida, tiveram acontecimentos importantes que foram tão rápidos que eu fiquei tipo ?hã? Aconteceu isso mesmo??
No geral, ccity é fenomenal, sério mesmo. Midgard é um mundo complexo e cheio das raças de feericos vindos do outro mundo, a historia é linda e demonstra a diferença entre os povos unidos por um mundo melhor.

agr, SPOILERS ABAIXO:

a morte da bryce e a troca de alma com a jesiba foi lindo, mas quando a bryce viu a matilha dos demônios e a lehabah no além, eu não aguentei e comecei a chorar

O fato de o hunt ter sido uma invenção somente para a salvadora bryce foi muito triste, sério mesmo, senti dó do nosso relâmpago, ainda bem que ele está ao redor de pessoas que o amam para que ele se lembre de que é mais do que tudo isso (umbra mortis, filho do inferno, caído) ele é ?só hunt?

Lidia e ruhn lindíssimos, mas confesso que esperei alguma descoberta sobre o ruhn ser parente do rhysand, pq não faz sentido a sjm ter jogado varias infos deles serem parecidos esteticamente.

Achei que o tharion ia ficar com a irmã do flynn? simplesmente a bicha sumiu e nunca mais voltou ????

ithan ser o primo ficou mt bom, pq tinha achado nada a ver ser aquela mistica que ele matou e virou ceifadora. Mas tbm achei q ele merecia um final mais feliz e acolhedor

Achei a morte do pollux rapida demais, merecia mais tortura

Achei que o isaiah e a naomi terem se aliado à causa tbm foi rapido demais, eles sabem como era o trauma dos caídos, não faz sentido terem se aliado novamente tao rapido

No fim o inferno é do bem kkkk achei isso legal

O livro fez muitas alusões ao prox livro de acotar, teremos mais nestha por aí? confesso que esperava q eles iam se aliar na luta contra os asteri, mas acho q é pq a sjm não quer juntar tanto assim as sagas a este ponto, e colocar acotar com os próprios vilões. Só que tbm acaba ficando estranho já que os asteri mostraram serem os MAIORES vilões de todos os mundos, e o povo de acotar simplesmente deixou isso quieto?? muito estranho

Por fim, Urd ser WYRD. MEU DEUS, uma unica e pobre referência a tog, será que teremos mais isso em algum outro livro da sjm?
Emilly 16/01/2024minha estante
Mds concordo com tudo que vc falou!! Esse livro foi grandão e entregou muita coisa mas passou a sensação de que um quarto livro seria perfeito pra amarrar ?

Emerson 16/01/2024minha estante
Mas pelo que entendi revelou que Ruhn e Rhys são "parentes". Cada um descendentes de uma das filhas da Theia.
Os finais que você sentiu que ficaram abertos, pra mim ra claro que vai ter algum livro abordando, principalmente a questão amorosa envolvendo Tharion, Sathia, Ariadne, Flynn, Ithan...

Natane 16/01/2024minha estante
A Bryce realmente morreu?

thicianegomes 16/01/2024minha estante
Ela morre mas a jesiba troca de alma com ela e vai no lugar dela, aí ela volta kkkk bem sjm isso

Maria 13/05/2024

Mais do mesmo
Não vai ser uma resenha completa, só queria destacar alguns pontos dessa leitura.
Em primeiro lugar, pra quem leu as duas outras sagas da SJM (TOG e ACOTAR), esse livro é só mais do mesmo. Principalmente quando falamos de TOG, achei o final MUITO parecido e até o desenrolar da história. Parece um ctrl c ctrl v, só mudando os nomes dos personagens. Entendo que tem um paralelo interessante, já que a autora quer mostrar que os universos estão conectados de alguma forma, mas isso acaba ficando bem entediante pra quem leu os livros das outras sagas. Gostaria que tivesse plots diferentes e um final mais alternativo, sabe?
Outra coisa que me incomoda é o fato de ela quase matar os personagens principais em todos os livros, isso aconteceu em todas as sagas dela. É algo como ?todos dão a vida por um bem maior? ou é só mais um alívio dramático? Sinceramente, não fiquei triste quando a Bryce quase morreu, porque eu sabia que a autora daria um jeito de ressuscita-lá, já que todos os livros são assim.
Enfim, é uma leitura interessante pra quem gosta de ACOTAR e é uma sensação ótima rever a Nestha, o Rhys, o Azriel, a Amren e o Cassian. Todos uns queridos. Apesar de que eu tinha vontade de matar a Bryce toda vez que ela abria um portal pro mundo deles, essa desquerida ?
Conclusão: leia para complementar ACOTAR, mas vá sem expectativas, porque elas não vão ser alcançadas bjss
Leslie.Eduin 13/05/2024minha estante
Li umas resenhas que o Az não é o mesmo do universo de acotar, é verdade? Eu tô sofrendo para terminar o segundo kkkk

Maria 13/05/2024minha estante
Eu senti que o Az nesse livro foi representado bem mais fraco e ?mansinho? do que em ACOTAR sabe? Mas da pra relevar se vc for forte KKKKK

Leslie.Eduin 13/05/2024minha estante
Mulher, eu tô sofrendo pra terminar o segundo livro, e pelas resenhas do terceiro.... Mds, tô vendo que Acotar que salvou o terceiro livro, e eu nem li ele ainda. A Bryce piora tanto assim? Já não tô aguentando ela nesse segundo, e o Hunt que só serve pra ela sentar, literalmente

Maria 13/05/2024minha estante
Te juro, ela fica muito prepotente e egoísta, as vezes eu ficava com vontade de parar de ler de tanta raiva. E o Hunt tbm tem uns problemas tão bestas, aí sabe sem paciência, eu demorei muito pra acabar esse terceiro tbm, só acabei por causa de ACOTAR

Mary 27/03/2024

Sinceramente, eu esperava muito mais. Foi o pior livro da trilogia com toda a certeza. Personagens que só foram jogados e nada desenvolvidos. Plot muito rápido e sem sentido, tirando a emoção do momento. Eu amo os livros da Sarah, mas esse ela deixou a desejar...
Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Senão gostei dos 2 primeiro imagina esse, nem vou tentar pq a história não me prendeu

Mary 27/03/2024minha estante
Não sei como uma pessoa que escreveu trono de vidro fez um final desse

Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Meu preferido é cortes e espinhos

Paula.Soares 27/03/2024minha estante
Trono de vidro esperava mas

Kárita 31/01/2024minha estante
olha, você foi certeira demais nessa resenha!!

Gabrielly805 31/01/2024minha estante
Obrigada diva!!

LS0 31/01/2024minha estante
O que me incomodou um pouco é que a Autora é muito baba ovo do povo de Acotar. No livro o Rhys tava quase indo matar a Bryce quando ela abriu o portal de novo. Mas no universo mesmo de Acotar eu acho ele um froxo. Não tem sentido ele ser todo "poderoso" em alguns momentos pra depois não usar os poderes pra resolver as coisas.

Senti falta da Bryce meter um soco na cara da Nestha. Ela me irritou legal.

Infelizmente esse livro não é um cinco estrelas pra mim.

Gabrielly805 01/02/2024minha estante
Honestamente, to com a autora nessa, sou baba ovo de acotar também ? nunca parei pra pensar asism, sempre achei o Rhys foda. Na vdd eu queria que a nestha tivesse metido um socao na cara da Bryce, mas no fim, concordamos que esse livro passa longe de 5 estrelas

Marie.ebooks 31/01/2024

+1 livro em alta que me empolgo e me frusto ?????
Dava pra ter até umas 600 páginas, tranquilamente. Mas as 28h de leitura, num ebook caro, tinha que ter um mega plot twist ao invés do desperdício com narração e personagens secundários, que acrescentaram pouco, ou nada pra história geral.

Qto maior a expectativa, maior pode ser o tombo!

Os 5 contos salvaram o livro!

****SPOILERS*****

?Ao contrário da maioria, eu amei d+ a Nestha.
?A história da Lídia salvou o livro!
?O final não foi épico, mesma fórmula, mas foi bom.

?Hunt com o halo parece q não fez diferença. E qd se livrou num "ataque de perereca" foi anticlímax, achei q seria num rompante p salvar a Bryce...
?Os 100 místicos, coitados, bem ruinzinhos, viu ? (mtas coisas foram exageradas assim).
?Não vi nexo em dar POV pro Ithan e Tharion (mesmo probs do livro 2). Pra mim, Dec e Flynn e outros personagens secundários tinham a mesma importância q eles. E DAVA PRA RESUMIR! ?
?Já o Ruhn ficou apagado d+. E qd tomou o antídoto usou pra quê?! Nada.
?A troca de POV me tirou do sério. Várias vezes, pulei e só lia cada personagem e ficava voltando. Qd fiz isso a leitura fluiu melhor.
?Bryce e Hunt eram uma fogueira apagada e recebemos migalhas de Lídia e Ruhn tb. Mas amei o conto no final ??
?Alguns momentos, Bryce era infantil e tinha falta de respeito, ao invés de engraçadinha e debochada.
?Tiveram algumas pontas soltas q não deveria ter num livro de 1000 páginas, pow: uma conversa entre Ruhn e Hypaxia, Sathia, Perry, Celestina...sei lá.

Já escrevi d+ rs
Ariane.Silva 31/01/2024minha estante
Apesar de gostar do ithan a história dele foi muita encheção de linguiça a morte da sabine meu sei lá sabe é se era para ele liberta a menina só para matar no livro seguinte pra que???? Foi muito anti climático essa troca toda era personagem

Bruna 31/01/2024minha estante
Meu Deus a troca de POV me deixou maluca, eu tinha vontade de tacar o Kindle na parede, principalmente no momento do holograma lá contando a merda de história e trocou de pov sei lá umas 3X no meio da merda da história!!!!!!

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Acho q na 3a troca de POV eu "surtei" e segui só c a Bryce, aí qd ela retorna p Mid, voltei no livro e li os outros POVs. Foi desanimador até chegar no mesmo ponto pra todos. Deu mta vontade de pular alguns pensamentos mas fiquei c receio de perder alguma informação importante pro final.

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Mta encheção de linguiça, pontas soltas, mtas partes parecia preguiça na escrita, personagens com atitudes sem pé nem cabeça, problemas com soluções mto fáceis (quero dizer, não tem cesária mas tem pílula da Fisk? ???????)...

dressaff 24/02/2024

Eu gostei do livro, é uma boa história, só não foi tão bem escrita, tem informações que a Sarah só joga e depois esquece daquilo.
Mesmo com os erros ou a falta de desenvolvimento, foi um livro que eu gostei muito de ter lido.
As partes da Lidia foram muito boas de ler, não é atoa que ela fez tudo no livro! era ela que ia atrás de fazer tudo e entregar pronto, Lidia você foi a maior aqui!!
Epemerson 24/02/2024minha estante
Não terminei o livro ainda, mas a Lídia tá com certeza com as melhores cenas e plot twist da série

dressaff 24/02/2024minha estante
a Lidia segue do começo ao fim sendo minha fav, foi a que mais fez por todos

archyve.annalaura 24/02/2024minha estante
cogitando ler essa saga quando acabar trono de vidro

dressaff 24/02/2024minha estante
eu gosto bastante de todos os livros da Sarah, tog, acotar e CC. Então recomendo vc ler simmm

Tamires325 04/02/2024

Decepção
Spoiler

Já vou dizendo que a minha avaliação não e boa( então não fique com raiva de mim, e MINHA opinião, a SUA opinião e uma, e a minha outra)

Bryce se mostrou uma protagonista insuportável, que não se importa com nada além de si mesma, vamos começar por ela literalmente LIBERTAR um Asteri no mundo de Acotar sabendo que eles são extremamente perigoso colocando aquele mundo em perigo, e ela não fazia ideia como derrotar um, e ainda ficou com raiva quando a Nestha matou o Asteri... ela literalmente viu a Nestha matando ele e ainda voltou para o mundo dela se perguntando como se matar o Asteri;
Outra coisa foi que quando ela volta e ficou batendo papo com o papaizinho dela enquanto o irmão e o parceiro estavam presos e sendo torturados por todo esse tempo, A forma que ela trata o parceiro dela e outro ponto muito negativo neste livro, eu tenho a impressão que ela tenta diminuir o sofrimento do parceiro, e aumenta o dela... como se ele também não tivesse sofrido, o Cara tava sendo torturado, e ela nem para consolar ele e está com ele, o que ela fez e tentar rebaixar o sofrimento dele e colocar o dela acima.
Ficava falando como a Teia e a Helena foram covarde por abandonar o seu povo sem se importar muito com as consequências, sendo que ela faz coisas parecida no livro.

A Autora queria tornar a Bryce na Aelin, uma mulher inteligente, cheia de planos que ninguém pensaria, como eu vou achar a Bryce inteligente se ela faz as coisas mais burras na minha frente, mano ela tinha a máscara da Nestha tava praticamente tudo resolvido, umas piadinhas de adolescente mimada em momentos super sérios, e ela lar querendo lacrar em cima de todo mundo, se declarando rainha, mas tava nem ligando para seu povo, uma rainha se importa com seus, mesmo que as vezes muito não merecem, ficava usando o título só para conseguir o q queria... mas uma coisa, ela falando para o Hunt não matar a Celestina, porque ela queria o Hunt e não o umbra Mortis, sendo que ela literalmente fez a mesma coisa com o Morven.
Depois ficava se perguntando pq a melhor amiga não contava as coisas para ela, está aí a resposta nesse livro, pq se fosse eu também não falaria.

Claramente ela poderia tornar o rei outonal em um aliado em potencial, mas não, ela nem pensou nisso.

E tanta problemática, que poderia ficar horas escrevendo, mas tô com preguiça.
O único ponto forte desse livro e a maravilhosa da Lídia essa sim seria uma protagonista de respeito.
Estou extremamente decepcionada ?

Juro para vocês que eu tentei gostar dessa saga de verdade, eu até tava gostando, mas esse último livro foi uma bomba para mim... essa com certeza e a pior saga da Autora, a melhor dela foi trono de vidro e depois Acotar (Acotar e minha favorita, mas trono de vidro superar na escrita e desenvolvimento). Porém, não deixem a minha avaliação negativa fazer vcs não lerem o livro, leiam, pq talvez vcs gostem e tenham uma opinião totalmente diferente da minha ?
Eduarda.Nadolny 05/02/2024minha estante
Ela criticando a Sathia por n ter feito nada para mudar como os feericos veem as fêmeas: Corta p Sathia nascendo naquele meio, sozinha, destinada a se casar e procriar e tendo o apoio de 0 pessoas KKKKKK

Eduarda.Nadolny 05/02/2024minha estante
Ela fica criticando todos os feericos (com razão) mas na parte da Sathia eu n conseguia parar de pensar que se a Bryce tivesse sido criada pelo rei outonal ela tbm n ia ter ESCOLHA NENHUMA, super insensível!

Tamires325 05/02/2024minha estante
Exatamente isso

Marcella.Felisbino 07/02/2024minha estante
TODO SENTIDO, muitas coisas me irritaram nesse livro, tudo pra Brice é muito fácil, tudo tá pronto, ela é uma egoísta que se acha superior a todos. Nesse livro eu não vi o amor dela pelo Hunt, só desprezava ele, colocou um desespero em rever ele e quando reviu foi muito broxante. O Hunt nesse livro foi o bixo de estimação dela, só seguia ela e servia.
Lídia muito mais protagonista que a Brice.
Crossover? Péssimo, não precisava ter existido, um holograma contando tudo? Faz o Aidas contar já que é apaixonado por Theia, a máscara nem fez lá essas coisas, broxante real, esperava muito mais desse livro, me decepcionei e foi exaustivo de ler.

Aggretsuko0 12/03/2024

A decepção foi tanta q a vontade de resenhar surgiu de novo!
Porque eu preciso avisar as pessoas que querem gastar uma fortuna comprando essa saga e depois gastando um tempo precioso lendo quase 3000 páginas e se decepcionando que nem eu.

Eu vim de ACOTAR, TRONO DE VIDRO, ícones na minha vida. Acotar me fez viciar novamente nos romances com fantasia e Trono de Vidro virou minha série favorita da fase adulta?eu tinha altas expectativas pra CC, mas desde o primeiro livro eu já devia ter visto os sinais.

O primeiro foi chato mas foi bom no final.

O segundo continuou sendo chato e terminou chato porem a última frase foi uma bomba que nos fez explodir de nervoso aguardando o próximo livro.

Parece até que ela fez isso de propósito pra engatar uma boa venda do 3° livro?parece que ela sabia q ia ser o que foi: decepcionante.

Um pov pra cada personagem? Eu nem gostava deles eu nem CONHECIA eles!!! Nada bom. Cada capítulo do Ithan ou do Tharion eu morria por dentro.

E o que falar da Bryce? Ela foi a que mais me decepcionou. Esquisita, com uns planos sem sentido, prevendo coisas que estavam completamente fora do alcance de serem previstas, sendo grossa, mimada e também chata. O hunt então eu não entendi nada e só seguia o baile rezando pra acabar logo (não acabou).

O único suspiro desse livro foi o MEU CASAL kkkkk Rhun e Lidia. Aí sim, história bem construída, relacionamento bem desenvolvido, conflitos bem criados. Se eu pudesse arrancar eles e criar um livro so deles eu recomendaria esse livro pra você e apenas ele.

Mas o pior, o mais decepcionante foi esse crossover de centavos DE CENTAVOS EU REPITO.
Eu esperava bem mais, confesso e me senti um pouco mais satisfeita lendo os contos extras porque o livro em si foi um caos.

Eu sei que o livro não é sobre Acotar, é sobre CC mas dane-se me foi prometido eu queria a FEYRE!!!! Ganhei uma Nestha esquisita e um Azyriel depressivo. É isso nao leiam de nada.
Luiza 12/03/2024minha estante
decepcionante mesmo, a esse ponto eu sinto que a sarah j maas só quer ganhar dinheiro e encher a gente de livros grandes

Luiza 12/03/2024minha estante
impressão minha ou parece que a sarah j maas passou a não gostar dos próprios personagens de acotar? cada livro ela detona mais eles

Aggretsuko0 13/03/2024minha estante
Sim!!!! Eles tavam irreconhecíveis nesse livro!!! Ela vai escrever o próximo ACOTAR agora ne? Oremos??

katerpillar 25/06/2024minha estante
acabei de terminar CC3 e precisava encontrar alguém que também tivesse se sentido como eu kkkkkkkk decepcionada estou, socorro. Exatamente como vc disse: eu vim de TOG e ACOTAR, que que é isso aquiiiii

majunixx 14/02/2024

SJM despiroc0u das ideias, nota dó
Eu não consigo mensurar o nível da minha decepção, frustração e tristeza com esse livro. SJM conseguiu estragar (de novo) algo que tinha muito potencial! Houveram tantos erros e incoerências que se eu fosse listar um terço da metade deles essa resenha iria ter o tamanho desse livro. Mas eu vou focar nos pontos principais pra mim, que foram a descaracterização de personagens e a falta de um desenvolvimento bom.

Primeiro de tudo, odiei a Bryce. Eu tentei relevar, tentei gostar dela da forma que eu gostei no primeiro livro, mas não tem como, eu peguei um ranço absurdo dela. Não sem motivo; ela virou uma pessoa escrota e inconsequente que não se importa com nada nem ninguém e toma uma decisão burra atrás da outra. Na verdade, todas as personagens foram emburrecidas de uma forma ou de outra, mas a Bryce é a protagonista então suas ações tiveram destaque e deram um empurrão em boa parte do enredo. Tramóias sem sentido nenhum, ideias mirabolantes que até o próprio Cebolinha conseguiria ver que não vão dar certo, uma arrogância que não condiziam com a situação em que ela estava, uma falta de empatia com os amigos/companheiros de equipe e até mesmo com o Hunt, que inclusive perdeu a própria personalidade e foi reduzido ao capacho dela (e isso vem acontecendo desde o segundo livro). No primeiro livro Bryce dava indícios de que iria ter um bom desenvolvimento até se tornar uma protagonista incrível nos próximos, mas SJM perdeu MUITO a linha do 2º livro em diante até acabar nessa bagaceira. Muito provavelmente ela tentou recriar a fórmula que usou na Aelin, mas deu claramente muito errado kkkkkkkkk

O desenvolvimento da saga já era uma questão pra mim porque tudo acontecia muito rápido, desde a morte da Danika até a Invasão na Primavera, não dando às personagens tempo suficiente pra se desenvolverem bem e amadurecerem junto com o enredo. Porém, o que aconteceu em Casa de Chama e Sombra foi ainda pior. Tudo acontece muito rápido, de forma abrupta e quando a gente vê, uma mulher (que na maior parte do tempo age como uma adolescente) de apenas 25 anos conseguiu derrotar seres intergaláticos com mais de 15 mil anos sem treinamento nenhum e muito menos esforço. Tudo se resolve no poder do protagonista e no deus ex machina. Eu fiz as contas e TODOS os acontecimentos desse livro se deram no espaço de MENOS DE UM MÊS, dentro da cronologia do universo. Do crossover mal feito, o tempo que levaram pra se organizar, até o grande final foi tudo em um espaço de SEMANAS. Isso não tem a menor lógica, até pra um universo fantástico, e interfere diretamente na organização de toda a história. Considerando a quantidade de capítulos só pra encher linguiça, só reforça o meu ponto de que SJM perdeu demais a linha na hora de escrever esse livro.

Essa saga tá com cara de que vai terminar em um possível 4º livro, e eu sinceramente só consigo esperar o pior pra a próxima fase. O final foi um dos climaxes mais toscos que eu já vi em toda a minha vida, não sei o que foi aquilo e não tenho nem palavras. Eu sinceramente só sinto muita decepção e frustração quando eu lembro desse livro, do potencial incrível que ele tinha e que foi desperdiçado. Só posso esperar que a Sarah não estrague também os próximos livros de ACOTAR, já que ela conseguiu descaracterizar até as personagens de uma saga quase finalizada nesse crossover mal feito. A princípio eu tinha dado 5 estrelas só de consideração, mas fui pensando melhor em todas as cagadas desse livro e o máximo que ele merece são só duas mesmo.
Gaby 14/02/2024minha estante
Um ódio que passamos, eu chorei ontem de ódio e tristeza... pq ?

majunixx 14/02/2024minha estante
Toda vez que eu me lembro desse livro, eu percebo mais 10 erros e incoerências! Se eu pegasse ele pra reescrever, eu jogava tudo fora e recomeçava desde o segundo livro. Na verdade, CC2 ainda tem o que ser aproveitado, CC3 é só jogando fora e criando tudo do zero de novo ???

Gaby 14/02/2024minha estante
Aaaah eu concordo kkkk

lia 15/02/2024minha estante
eu assino embaixo de TUDO que você falou, tirou palavras da minha boca e só complementou a minha resenha

Maria14314 18/01/2024

VAMO LÁ
Eu amo o primeiro livro de Crescent City, acho um dos mais bem escritos da Sarah, se TOG não existisse.
A Bryce é uma das minhas personagens literárias favoritas, mas nesse livro ela não me desceu. Algumas das falas dela parecem terem sido escritas por uma adolescente de quatorze anos.
O mesmo posso dizer sobre alguns diálogos.
Tudo nesse livro é fraco: a trama política, o desenvolvimento dos personagens e o final.
O livro é uma enrolação sem fim e resoluções convenientes o que me leva a crer que a Sarah só queria acabar logo de escrever, e amiga, eu estava bem assim também querendo acabar.
A parte do crossover com Acotar achei bem meia boca, sendo que ela vendeu o livro em cima disso.
A única coisa que não posso reclamar foram os casais: Hunt e Bryce e Lídia e Ruhn, sendo os dois últimos os que mais me agradaram.
Amo o mundo de Crescent City por isso acho que merecia um final de saga mais bem explorado e que fizesse o leito sentir que a missão foi realmente concluída. Não me sinto assim com tantas pontas soltas deixadas mal resolvidas e esse final meia boca oferecido pela autora.
Debora1125 21/01/2024minha estante
Mas perai. Esse vai ser o último livro? Pq se n recordo direito são 4 casas. Ainda falta a casa das muitas águas

Maria14314 21/01/2024minha estante
@Debora.Mello, eu vi o pessoal comentando que seria a conclusão da saga, sendo assim esse seria o último livro. Talvez eles aparecem de novo em alguns dos livros de acotar, mas aparentemente esse é o último realmente no mundo de Crescent City. Mas posso estar errada.

carol 24/01/2024minha estante
estou lendo esse livro e concordo demais com o que você disse, as falas da bryce estão super infantis, o livro tá muito fraco em comparação aos anteriores. gosto dos livros da sarah, mas ela pecou muito nesse

Maria14314 24/01/2024minha estante
@carol, realmente. Foi uma provação acabar de ler. Parecia que eu lia, lia e nada acontecia. E quando finalmente chega no "final" é muito decepcionante.

Joyce.Chagas 02/04/2024minha estante
meu Deus, não fale dos meus namorados Tharion e Ithan, são muito queridos mas os dois dividem um único neurônio

liza 02/04/2024minha estante
ai amg eu até q não tenho nada contra os personagens, mas tinha muuuita preguiça dos povs deles perdão mkkkkkkkkkk mas assumo q da metade pra frente os do ithan até q ficaram bem interessantes

DannySousahh 02/04/2024minha estante
Tô um pouco preocupada em comprar esse livro pois nem conseguir terminar o 2 e olha que comprei ele em 2022. E gente como assim o nosso Rhys é o vilão ? Nananinanão não aceito viu kkkkk

liza 02/04/2024minha estante
amg tenta ler de novo, se vc gostar compra e aproveita a leitura, senão nem gasta teu dinheiro nisso.

e não é q o rhys é vilão, é mais um role dele quase não ter aparecido e quando apareceu ter sido pintado uma pose MTO GRANDE de bad guy e governante rigido e etc sabe (ele tava certo por causa da situação, mas msm assim

Angel 13/02/2024

Alguém pode me dizer qual foi o final do Tharion
Dona Sara só esqueceu de escrever o final dele e da Sathia ou foi proposital??
Não é possível que não terá um quarto livro e que simplesmente não teremos um final p esses personagens.
Isadora.Albuquerque 13/02/2024minha estante
vai ter mais um livro de ccity sim

May_killers 13/02/2024minha estante
Falta mais umas casa, segundo minhas amigas .. também senti falta disso aí..

i.z.a 13/02/2024minha estante
KKKKKK eu tô aqui buscando respostas também pq não entendi nadaaaa! ele encontrou a Ariadne no mercado, e aí? Sigrid? Rainha Víbora? VÁRIAS PONTAS SOLTAS

-Rafaela 10/02/2024

Casa de Chama e Sombra
Esta resenha contém spoilers. Dito isso, tenho diversas considerações a serem feitas, afinal, é um livro longo e há muitos acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo e em um curto período de tempo.

Desde o final do livro anterior, estava com altas expectativas de como Casa de Chama e Sombra seria desenvolvido, principalmente pela frase icônica que se encerra. Foram dois anos aguardando para ler a continuação que não via a hora de ter o livro em mãos.

?? Oi, Bryce Quinlan. Meu nome é Rhysand.?

Primeiramente, começando pelo crossover de Acotar: Quando CC2 termina com essa frase do Rhysand se apresentando a Bryce após ela aterrissar em Velaris, imaginei que o foco em si desse crossover seria a Bryce e o pessoal de Acotar ajudando ela a descobrir como derrotar os asteri. Mas, desde sempre, nunca achei que o foco do livro fosse toda a galera de lá - até porque a protagonista é a Bryce - só pensei que todos de Acotar iriam ter uma participação significativa. Não estou dizendo que o que a Sarah entregou foi ruim, porém, lendo através da percepção da Bryce de quem seria o Rhys e o pessoal da corte dele, eu também não iria ser tão receptiva assim.

O problema é que o crossover foi algo muito aguardado pelos fãs, inclusive por mim, e muitas teorias foram sendo criadas, expectativas foram geradas e no fim, muita gente se frustrou. Como disse logo acima, não é ruim, mas não foi extraordinário. Espero que no futuro, caso haja outro crossover, este possa ser melhor desenvolvido.

Continuando, esperava que alguns personagens tivessem tido mais destaque, como o próprio Rhys, assim como a Feyre, sendo Grã-Senhora da corte noturna esperava uma apreciação dela. Afinal, o reino dela também poderia ser afetado pelos Asteri (Daglan) novamente. Isso é uma coisa que me incomodou muito, porque desde da época do Tamlin, a Feyre queria fazer parte das coisas. Entendo que agora ela é mãe, só que a mudança que a Sarah costuma fazer nas protagonistas não me agrada nem um pouco.

A respeito da Nestha, foi uma surpresa - positiva - a aparição dela. Nunca achei que fosse dizer isso, já que eu particularmente não gosto do desenvolvimento dela em Acotar. Mas aqui, pude começar a enxergar ela com outros olhos, e por incrível que pareça, senti compaixão pela personagem (o conto da Bryce e dela junto com o Azriel ajudaram para que isso acontecesse, bem como, o conto da Ember). Deu para perceber que ela está mais aberta e receptiva aos outros, e menos reclusa. Acredito que ela terá um papel fundamental para os próximos livros de Acotar, e sim, estou ansiosa para isso - quem diria eu tecendo elogios à Nestha.

Não tenho muito o que falar da aparição do Azriel porque para mim, ele ainda continua sendo uma incógnita e às vezes o fato dele ser tão fechado só me causa indiferença mesmo. Não é um personagem ruim, só falta ser melhor explorado, e acredito que isso também acontecerá nos próximos livros do universo de Acotar. Obs: Azriel, como você deixa a Bryce roubar a Reveladora da Verdade? Para um mestre espião, aqui você foi ingênuo.

E não, não é somente Acotar que está interligado a CC, Tog também está, e Sarah já plantou algumas pistas do que podemos esperar nos próximos livros. Basta saber quais teorias ela irá seguir a partir deste enredo. Incrível que enquanto eu lia, conseguia conectar todos os universos, realmente, essa mulher tem tudo arquitetado e planejado.

Voltando o foco para os personagens de CC e começando pela protagonista Bryce. Não sei o que aconteceu com a personalidade dela, mas, nesse livro, parecia outra, me irritando em diversas cenas. A Bryce sempre teve esse jeito de falar, fazer piadas das próprias situações, ser debochada, no entanto, achei que foi um tanto forçado. Além disso, fiquei muito indignada dela simplesmente ter roubado a Reveladora da Verdade, ter na maior parte do livro destratado o próprio parceiro que sofreu horrores, questionando a vontade dele de lutar contra os asteri, logo o Hunt, que foi escravizado por anos, sofreu diversos tipos de torturas e perdas.

Achei a Bryce um tanto quanto egoísta, sim. A maneira como ela agia e falava, chegou a me fazer desgostar um pouco dela. Principalmente porque ela não conseguia ser sincera, sempre estava escondendo algo do parceiro e dos próprios aliados. Nela isso não funciona, infelizmente. Não é porque funcionou na Aelin de Tog que na Bryce também funcionaria. Mas aí você olha e pensa ?nossa a Bryce morreu na guerra se sacrificando para salvar a todos?. Cadê a criatividade da Sarah quanto a esse plot? Por que só consegui pensar em Acowar, na cena do Rhys.

Tirando tudo isso citado acima, teve partes sim que eu gostei da Bryce, porque mesmo ela escondendo as coisas, tudo foi feito por amor, e a frase da Danika nunca fez tanto sentido para mim conforme o livro avançava.

?Por amor, tudo é possível.?

Sobre o Hunt, eu senti muito por ele. Por que como eu já disse, infelizmente, a própria parceira dele não compreendeu a dor e o medo que ele sentia naquele momento. Ele estava sofrendo, se culpando por todos estarem naquela situação, era normal de se esperar que ele estivesse relutante. A revelação de quem seria o pai dele não me surpreendeu tanto assim porque eu já aguardava algo do tipo. De modo geral, o Hunt é um personagem que eu gosto, só que eu sinto que falta personalidade nele, algo que me faça amá-lo com os outros protagonistas da Sarah.

Ruhn nesse livro foi o meu sofrimento e felicidade. Desde sua primeira aparição sabia que seria o meu personagem favorito e depois desse livro só confirmou que ele é o melhor de todo o universo de CC - só minha opinião importa. Simplesmente gostei de ver a evolução que o Ruhn percorreu, aquele príncipe feérico que tinha receio do que o futuro o aguardava, assim como, toda a crueldade que viveu nas mãos do Rei Outonal. Sem mencionar a dor e angústia que ele experienciou no calabouço. O que importa é que no final, ele encontrou a Lídia, sua parceira, amiga, companheira, alguém que o entendia e que o amava na mesma intensidade.

?Eu te amo. Eu me apaixonei por você do fundo da alma, e é minha alma que encontrará a sua de novo em outra vida.?

Lídia Cervos foi o maior acerto nesse livro, roubando o protagonismo de todos. Os capítulos dela foram os melhores. Ficar sabendo que toda sua história foi traçada em dor, perdas, submissão para salvar aqueles que amavam e que ela só teve quatro momentos felizes em sua vida, me fez amar ela ainda mais e com certeza, se tornando uma das minhas personagens favoritas da Sarah. A descendência dela vindo do próprio Brannon e o nome do próprio filho, foi mais uma coisa confirmada de que logo logo teremos um crossover com Tog.

?? E você me viu. Pela primeira vez você me viu. Eu podia falar com você como nunca tinha falado com ninguém antes. Você me fez lembrar que eu estava... estou... viva. Há muito tempo que não me sentia assim.?

Não poderia deixar de afirmar que meu casal, Lídia e Ruhn são os melhores de CC. A construção de relacionamento desde quando eram os agentes Night e Day, um curando o outro de todo o sofrimento, a química, o amor, fazem deles os melhores.

?Os dois não eram a Corça e o Príncipe Herdeiro dos Feéricos. Não eram Day e Night. Ali, naquele momento, eram somente Lídia e Ruhn. Ele não mudaria nada.?

Preciso confessar que achei o Ithan mal desenvolvido na maior parte do livro. Todos os capítulos narrados eram para dizer que ele precisava salvar a Sigrid, e isso me cansou. Porém, depois começaram a acontecer várias coisas quando ele foi para a casa de Chama e Sombra, que comecei a gostar mais do desenvolvimento. Vejo que toda a construção do Ithan neste livro é para que no próximo, ele possa ter um papel fundamental, já que agora ele é Primo dos Lobos, e seu poder está totalmente pleno. Assim como desconfio que a Pery possa ser parceira dele. Perdi as contas de quantas vezes ele falou sobre o cheiro que vinha dela. E foi muito bonito de se ler que o Ithan enfim conseguiu se despedir do Connor e ter paz perante a ausência do irmão.

?Dê orgulho ao seu irmão.?

Tharion assim como o Ithan, acredito que também ganhará mais protagonismo no próximo livro. Porque vejo que só agora a história de ambos poderá ser contada e desenvolvida melhor. O Tharion foi a pessoa que mais fez escolhas ruins e que as colocaram em apuros em todos os livros. Estou ansiosa para saber como o relacionamento dele com a Sathia vai ser desenvolvido e também o amadurecimento do próprio.

Outra personagem que teve sua história contada foi a Jesiba e que particularmente gostei de conhecê-la, e por fim, compreendê-la. Não imaginava nada do tipo, e o final que foi dado a ela foi emocionante. Quem diria que Jesiba Roga poderia ser, afinal, uma pessoa de um bom coração?

Sobre os demais personagens como, Flynn, Dec, Baxian, June e Fury - que eu ainda não sei nada sobre - senti que faltou mais participação na história, desenvolvimento mesmo. Gostaria de saber mais sobre suas respectivas vidas. Tirando o Baxian que conhecemos um pouco mais, só que ainda assim, poderia ter aprofundamento. Como a própria Hypaxia, que parece padrão, entra no meio da história e sempre acaba ajudando.

E por um milagre, a Danika dessa vez, não foi o centro do desenvolvimento do livro. Não aguentava mais ler o nome dela nos outros sendo a responsável por todos os plots. Ainda bem que dessa vez, ela só foi mencionada vez ou outra.

Sobre a construção do livro em si, percebo que novamente teve páginas a mais que não iriam interferir no rumo da narrativa se não tivesse. Algumas cenas foram bastantes emocionantes, mas nada se compara a CC1 e o seu final. Outras coisas aconteceram muito rápido, essencialmente se levarmos em consideração que tudo ocorre dentro de uma semana mais ou menos.

Não sei por qual rumo o próximo livro irá, visto que para mim, a história do casal Bryce e Hunt teve um bom desfecho final. Como também Ruhn e Lídia, que tiveram aquela cena extra que foi maravilhosa, com direito a casamento e tudo mais. Gostaria que Ithan e Tharion fossem os próximos protagonistas, pois vejo a história deles apenas sendo iniciada a partir do final que tiveram. Claro que ficaram algumas pontas soltas como o parasita na água, o antídoto que a Hypaxa desenvolveu para devolver o poder a todos os vanir e a questão da Primalux. Então enredo para ser desenvolvido tem, agora só resta aguardar.

No mais, eu gostei de Casa de Chama e Sombra, claro que alguns pontos poderiam ser melhor abordados, como em qualquer narrativa. No entanto, entregou emoção, surpresa, plot atrás de plot, e pude matar a saudades dos personagens.
Thayna 10/02/2024minha estante
Mulher onde você leu os contos? (Alias ótima resenha como sempre kkkk)

-Rafaela 10/02/2024minha estante
O conto da Bryce, Nestha e Azriel a própria editora enviou no e-mail de quem cadastrou pra receber atualizações da newsletter mensal
Agora o conto da Ember e Randall peguei no grupo do telegram com uma tradução não oficial
Infelizmente os contos da Bryce e Danika; Bryce e Hunt não vi disponibilizados ainda
Se quiser que eu te mande me chama no telegram @rafaelafunck
Obrigada lindona ?

Thayna 10/02/2024minha estante
@rafaela quero sim gata, vou te chamar lá depois sim

Carolina.Peixoto 07/02/2024

3 estrelas, mas merecia 2
Nunca vi tanta oportunidade desperdiçada como nesse livro. Nunca!
Tinha tudo pra ser uma das melhores leituras da sjm. Melhores leituras do ano. E não digo isso por conta do crossover, pq não esperava ver todos os personagens de acotar, mas o pouco que teve só foi chato e sem graça msm. Além de muito conveniente. Fora a mudança repentina de personalidade e modo de agir desses personagens. Todos ?out of character?. E o rhysand? O pouco que vimos não condiz com a força dele, vide a participação no final.

A Bryce parece uma comediante de stand up Durante 80% do livro, nem consegui reconhecer a personagem na maior parte da leitura. Chata demais, completamente inconsequente e até burra.
Alguém me explica a Hypaxia, por favor? Ela tá ali com a função de Deus ex machina, que história mal aproveitada tb e super conveniente.
A jesiba tenho até raiva de começar a falar, plot bobinho. Emocionou no final e só. Fora as mudanças de personalidade dela em relação aos dois primeiros livros.
E a Fury e June tiveram 5% de atenção, enquanto outros personagens foram introduzidos para absolutamente nada (sigrid, sério, que loucura foi essa? Qual a utilidade dela?). A fury até agora sabemos um total de zero nadas. Personagem que tinha tudo pra ser mais interessante e de grande importância pra trama.

E o Tharion? O final dele (e toda a participação dele no livro) é tão esquecível que Terminei de ler o livro não tem nem 12 hs, já não lembro o que aconteceu com ele.

Os plots foram resolvidos todos de forma mágica, não vou entrar em detalhes pra não dar spoiler, mas aparecia um problema e ele era resolvido com uma pílula mágica a cada capítulo do livro.
Muitos diálogos mal construídos e bobos, a escrita foi fraca em grande parte.
Personagens complemente mal aproveitados. Da até vontade de gritar pro livro.
Eu dei 3 estrelas pq o finzinho do livro foi bom e foi emocionante. Os 10% finais apenas.

Como falaram em outra resenha, o livro é brega demais, claro que tenho apego a escrita e aos personagens por conta de cc1 e cc2, mas foi osso terminar de ler. Os smuts são fracos, mal colocados ao longo do texto, inoportunos e levemente vergonha alheia. Sempre achei que a sjm perdeu o timing com os hots em toda a saga cc, nesse foi bem pior que nós dois primeiros.

Aliado a tudo isso, a galera record fez uma cagada fenomenal com essa tradução. Péssima, péssima! Mudança de gênero, mudança de nome de vários personagens, erros escrotos ao longo das páginas. Trabalho de fundo de quintal, parabéns!

Resumindo: me parece que a sjm não estava muito a fim de escrever esse livro. Incluiu personagens e plots que ela mesma foi desistindo ao longo da escrita e ficou vários furos sem noção. Me admira uma editora deixar passar uma cagada dessas com uma autora grande como ela.
Nathalia 07/02/2024minha estante
Exatamente! Que decepção que foi esse livro...

Marie.ebooks 08/02/2024minha estante
Caraca, lendo sua resenha senti toda frustração de novo!!! ??

Carolina.Peixoto 08/02/2024minha estante
Isso pq esqueci de comentar do holograma ?