Casa de Chama e Sombra Sarah J. Maas

Resenhas - Cada de Chama e Sombra

Rebecca. 22/02/2024minha estante
Hablou muito amg, faço das suas palavras as minhas

Thais.Queiroz 22/02/2024minha estante
Resumiu tudo kkkkkk

Simone 23/02/2024minha estante
Coitadolandia, muito bom

Athena15 21/02/2024

Talvez esse seja o pior encerramento de uma saga da Sarah
Bom, essa é a terceira saga da Sarah que eu termino e não posso mentir que fiquei decepcionada com esse encerramento.

A Sarah tem um dom de escrever história com universos muito interessantes, com potenciais imensos, mas acho que o ponto mais forte dela é os personagens. A maioria é muito carismático, principalmente os protagonistas, o que faz com que a história se torne melhor e mais fácil de ser lida. Esses dois pontos são muito importantes, pois chamam o leitor para continuar a história. Os mistérios envolvendo aquele mundo e o que os personagens vão fazer a seguir, são construídos de uma forma muito instigante. Além disso, a Sarah também desenvolve muito bem os personagens. Quando ela quer.

As primeiras 130-150 páginas desse livro foram pura enrolação. Não houve nenhum momento que fosse realmente relevante pro desenvolvimento da história ou dos personagens, que ficavam o tempo todo se bicando parecendo um rinha de galinha para ver quem era o mais fodão. O fanservice que eu esperava ter com o crossover de ACOTAR com essa saga foi PÉSSIMO. Eu entendo os motivos da Bryce ter agido daquela maneira, mas é impossível negar que às vezes ela é insuportavelmente "nariz empinado" e que tem nela um "poder de protagonista" muito forte.

Diferente da Feyre (ACOTAR) e da Aelin (TOG), que cresceram ou tinham uma experiência de guerreiras/caçadoras, a Bryce teve apenas meses aprendendo a lutar com o Hunt, e simplesmente do nada ela se tornou extremamente habilidosa a ponto de derrotar seres com séculos/milênios de experiência. Não dá pra engolir muito fácil.

Deixando a Bryce de lado, outro personagem que eu não vi necessidade de ter tanto "tempo de tela" foi o Ithan. Primeiramente que não gosto muito de personagens que ficam sofrendo de autopiedade e se lamuriando pelos erros cometidos, a trama dele poderia ser facilmente reduzida, pois tinha a sua necessidade para a história mas era entediante em certos pontos. O Tharion foi outro personagem que quase me deu o mesmo ranço pelo mesmo motivo, mas pelo menos ele é mais charmoso. Dito isso, fico me questionando qual exatamente é o critério para a Sarah decidir quais personagens vão ter destaque nas obras, pois eu acho que a Fury, com suas supostas muitas habilidades de assassina, teria sido um personagem mais interessante de explorar.

Voltando para a trama como um todo, esse livro me lembrou um pouco de TOG, que pra mim começa de verdade no 4 livro. Extremamente enrolado na primeira parte, a segunda mais interessante e da segunda pra terceira uma correria, como se a Sarah estivesse louca para terminar. Acho que esse foi o grande erro, que coloco a culpa na editora, com seus prazos e exigências, e nos fãs que ficam enchendo o saco pedindo pelo próximo volume. Às vezes é preciso que as coisas demorem para ficar prontas, existem autores que levam anos para dar continuidade a um livro, pois sabem que se correr fica exatamente o que esse livro foi: uma correria, sem cuidado algum. Inclusive houve certos momentos que eu pensei que a Sarah escreveu diferentes capítulos sem a ordem que foram apresentados, pois os personagens se repetiam. Além disso, alguns personagens tomavam atitudes tão idiotas e contraditórias que parecia um roteiro de um filme de Sessão da Tarde. A batalha final também foi uma parte digna desse quesito, pois subitamente a maioria dos personagens importantes (aqueles que não foram esquecidos em Avallen) cruzaram quilômetros e chegaram exatamente quando e onde eram necessários.

Quando li o primeiro volume eu pensei; puta merda é o melhor livro da Sarah. Tinha um desenvolvimento absurdo de bom, o romance era na medida certa. Foi como se ela juntasse o desenvolvimento da história de TOG e o romance de ACOTAR num só livro, sem se enrolar e sem deixar de lado personagens importantes (como ela fez com a Morrigan). O segundo me decepcionou em algumas partes e nesse volume então... A Sarah perdeu a mão de vez.

Pra mim tá na cara que esse volume foi escrito com avidez só para poder continuar o próximo volume de ACOTAR, principalmente pelo gancho deixado no final. Eu senti como se a Sarah não estivesse a fim de escrever esse livro, mas quisesse se livrar logo da saga e continuar a fazer o que queria: escrever sobre a Nestha. E pra mim, escrever algo que não se está afim de escrever, de corpo e alma, é o pior erro para um autor. Eu esperava no mínimo quatro volumes e uma aparição da Aelin, esperava um fanservice no estilo Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Por isso, é impossível para mim não ficar decepcionada com esse "final". Entre aspas, pois sinto que veremos Bryce, Hunt e seus amigos logo logo.
Athena15 21/02/2024minha estante
Eita o testamento

katgo 21/02/2024minha estante
Aqui jaz o falecido

Athena15 21/02/2024minha estante
@katgo miga eu curti, mas não foi nem perto do quanto eu amei o 1 e o 2

Andressa1327 18/02/2024minha estante
Vc conseguiu escrever exatamente tudo que eu penso sobre esse livro e olhe que ainda tô me esforçando pra terminar, pq odiando a protagonista a leitura vira uma tortura.

Priscila Thaís Lalico 18/02/2024minha estante
Também pensei isso, essa parte do portal pra Velaris ficou muito sem sentido mesmo, como que o Rhys vai deixar uma completa estranha ter acesso à cidade dele a hora que quiser? Ela pode até ser boa, mas e se um dia alguém obrigar ela a abrir o portal e invadir? Fora que Velaris era pra ser impenetrável. Também achei nada a ver essa ética do Rhys no começo do livro de não entrar na mente dela.

Pam 19/02/2024minha estante
Pse mulher?a Sarah simplesmente mudando a personalidade de todo mundo no livro(inclusive da Nestha) pra lidar com a chata da Bryce ?

Camila Monteiro 19/02/2024minha estante
Diz que vai ter um 4 mas que não vai ser os mesmos personagens e que ela lançara outros livros primeiro então vai demorar.
Acabei agora e achei esse livro péssimo! espero que ela desista do 4 kakakakakakkakakakakakakksksk

Amanda_sousa 20/02/2024minha estante
Achei que o livro deixou muito em aberto os personagens, teve cada plot que eu achei horrível kskksksks eu quero o livro do azriel isso sim, que ela desista desse 4 kkskksks

Camila Monteiro 20/02/2024minha estante
Exatamente kakakakkakaka que ela foque em fazer um livro ótimo pra Az pq CC foi um erro de cálculo dela kakakkakaksks

Leh fartos 24/04/2024minha estante
Acabei de terminar tbm, e minha reação é a sua, ao msm tempo que ela encerrou a história ainda ficou coisa aberta.
Oq aconteceu com tharion ?? June e Fury foram as esquecidas do rolê tbm. E Sigrid ??? Qual foi o intuito de Ariadne para a história??
Eu amei que no final deu tudo certo, mas o livro já tem quase mil páginas, custava fechar todos os pontos?.

Leh fartos 24/04/2024minha estante
Queria ter visto pollux sofrer mais tbm...

Santrog 28/04/2024minha estante
Não é a conclusão não, tera mais um.

Teca 14/01/2024minha estante
concordo com absolutamente tudo que vc falou, amei ler o livro gostei muito das interações principalmente Nestha e a mãe de Bryce que acho q no cap extra vamos ter mais dessa interação, mas ainda sim tem tudo isso que vc falou para levar em conta ? essa questão do Tharion aparecer tanto me pegou um pouco e achei a história dele muito mal finalizada e a Ariadne também ?

Leticia 14/01/2024minha estante
Espero muito que saia um capitulo extra da nestha e a mãe da Bryce, sobre essa questão do Tharion também achei suspeito, principalmente por ele ter tantos capítulos e no fim ser deixado em aberto e ainda a Ariadne aparecendo sem mais nem menos

Teca 14/01/2024minha estante
acho q Nestha vai aparecer no cap extra de Ember & Randall, na verdade eu espero que esse capítulo extra seja a passagem deles em Velaris ? vamos rezar mkkkkkk

emyemis 22/02/2024

A nota é só pelos daynight
Isso não vai ser uma resenha, apenas uma lista enorme e incoerente sobre tudo o que eu DETESTEI nesse livro. COM SPOILER

Hypaxia e lidia serem irmãs não serviu pra nada já que elas nem se falam nesse livro foi uma ligação q existiu só por existir.
A coisa do parasita foi uma besteira completamente desnecessária também não teria feito falta se não tivesse no livro e o ithan tendo poder de gelo também foi paia e ele sendo um moleque e ae tornando primo mais paia ainda.
Da pra ressuscitar as pessoas mortas ou visitar eles no quarteirão dos ossos quando quiser??? que mortes são essas e pq sofrer por um morto então?? fora isso que o negócio dos ceifadores surgiu do nada e eu fiquei um bom tempo sem saber o que isso significava dentro da história.
A Bryce sendo uma desgraçada egoísta o livro inteiro, tirando pra bosta e desmerecendo os sofrimento do hunt como se ela tivesse sofrido mais que ele quando foi ele que passou dias sendo torturado e vendo os amigos dele sofrendo o mesmo. Aí ela volta e ao invés de ir direto salvar ele fica comendo comidinha e dormindo na casa do pai dela, depois fica mandando ele superar e exigindo que ele se desse ao máximo pra ficar do lado dela. Impediu ele de matar a Celestina cheia das lições de moral tendo acabado de matar o rei de avallen. Fora isso quando diabos eles se casaram???????? começaram a se chamar de marido e esposa do mais absolutamente nada, não teve citações ao casamento, ninguem explicou nadaaa eu fiquei irritadíssima. Os capítulos do Tharion foram chatissimos nem li direito. Tinha mt expectativa pra Ariadne mas ela não serviu pra porcaria nenhuma. A sigrid só Deus sabe o que aconteceu outro assunto desperdiçado
. O baxian não ter tido um papel relevante no final também foi decepcionante, aliás a luta final foi uma bosta e não passou nem 1% a sensação de guerra e desespero e risco como uma guerra final deveria passar. A bryce em uma página falando que queria ser deixada em paz e não demonstrando nenhuma vontade de ser rainha só pra aceitar o título toda arrogante em seguida. Ela julgando horrores a Seline e logo em seguida sendo estúpida de libertar uma asteri em prynthian sem se importar com as consequências que aquilo poderia trazer pra aquele mundo. Aquela cena do hunt dando uma de homem de ferro e a shahar surgindo foi patética mdsssss. A bryce e o hunt mal foram afetados pela máscara quando no comecinho do livro foi uma situação bem tensa pra conseguir trazer a nestha de volta.

Ruhn e lidia meu tudo, a nota foi só por causa deles
Thais.Queiroz 22/02/2024minha estante
Concordo plenamente com tudo que escreveu.

hta 24/02/2024minha estante
Os ceifadores apareceram no livro dois quando um deles tentou matar a Bryce. Ela e o Hunt tbm se casaram no segundo livro pra evitar que o Rei Outonal casasse ela com o Cormarc.

Leevsqs 25/02/2024minha estante
Concordo mto!!!

Helena637 30/01/2024minha estante
eu gostei mto desse livro mas acho q todo mundo colocou MUITA expectativa nele, achando q ia ter mais aparições e tals e uma guerra enorme mas nem foi tudo isso. Mas fiquei mto feliz pela Lídia e o ruhn

taylor 30/01/2024minha estante
não foi tudo isso mesmo não, o bônus da lídia e do ruhn me deixou toda felizinha

Marie.ebooks 30/01/2024minha estante
Tb concordo!
Mas aqui, seria interessante colocar o aviso de spoiler! ?

Bia 29/01/2024

Não gostei
Primeiramente, informo que minha avaliação amarga se deve muito ao fato de nunca ter amado nenhum personagem da série.

DAQUI EM DIANTE: MUITO SPOILERS

O início do livro estava até indo bem. Enquanto Bryce estava na caverna, os meninos presos e tudo mais. Até quando Bryce voltou e passou um tempo com o rei outonal foi bom.
Mas depois que chegaram em Avallem?
1 - Bryce me irritou o livro todo com aquele tanto de piadinhas. O. TEMPO. TODO. Eu sei que Sarah queria mostrar a personalidade irreverente e irônica de Bryce, mas, PARA MIM, foi too much.
2 - Jesus, aquela trupe de Ruhn são in-su-por-tá-ve-is. Eu daria tudo para ter dado um tiro no Flynn.
3 - Hunt. Nunca gostei dele. Terminei o primeiro libro torcendo para não ser end game. Foi. Fui triste (aquela lorota de filho do inferno? pra quê?).
4 - Ithan passou 500 páginas repetindo que queria um futuro melhor. Ressuscitar Sigrid. Dê orgulho ao seu irmão. Estraguei tudo blá blá blá. Chato.
5 - Lidia e Ruhn. Deveria amar? Deveria. Mas não amo. Cada vez que Lidia abriu a boca e falou dos filhos fora do Cargueiro, eu ficava: as paredes tem ouvido, não era você a inteligente?
6 - Tharion: só falta cagar na mão e lambuzar a cara. Oh homem para fazer merda.
7 - Senti que de Avallen para frente, alguém colocou uma arma na cabeça da Sarah e falou: escreve!

Por fim, achei que tudo teve um desfecho muito fácil .
Bryce apertou um interruptor e passou a ser a fodona das estratégias. Nada que ela planejou saiu errado. E se saiu, ela reverteu.
Ninguém morreu.
Faltou emoção.
O crossover poderia nem ter existido. Fiquei puta vendo Azriel sendo feito de besta. Nestha entregar a máscara depois de duas roladas de lágrimas e toma aqui meus pais? Não aceito.

A autora vai continuar com a série? Provavelmente sim. Eu vou ler? Não.
Vou fingir que não existe como fiz com as continuações de Como eu era antes de você e É assim que acaba.
Marie.ebooks 30/01/2024minha estante
Ufa, achei q era a única q não tava gostando ? odiei o Az sendo trouxa... Pow, desconstruiu o personagem.

Gabrielly805 30/01/2024minha estante
Meu deus, eu pensei que era a única que não conseguia gostar dos personagens de crescent city. Dentre as protagonistas da SJM a Bryce pra mim é a mais chata e nesse livro então, ela se mostrou insuportável. Confesso que adorei a Lídia e o Runh, mas de resto foi tudo bem fraquinho

Bia 31/01/2024minha estante
Eu fiquei INDIGNADA por Az! ?? Só o roteiro para fazer ele ser enganado pela Bryce. Sem lógica nenhuma

Manoel 31/01/2024

Péssimo
Facilmente o pior livro da Sarah Jamais que eu li. A trilogia em si é ruim: longa, enrolada, com personagens detestáveis e historia forçada. Tirando o Cross over com ACOTAR, nada se salva.

São mais de 900 páginas cheias de abobrinha, com cenas cortadas abruptamente seguidas de cenas irrelevantes. Além de ter vinte mil Easter eggs que você que lute pra conectar os pontos.

Por que eu li então? Tenho ansiedade e não ia conseguir me perdoar de não terminasse o que comecei. Leria de novo? Jamais! Recomendaria pra um amigo? Nem me pagando.
carol 31/01/2024minha estante
concordo, foi definitivamente o pior livro dela que já li, uma enrolação sem fim

CrisIngrid 31/01/2024minha estante
É de resenhas assim que eu gosto. Quase morri lendo o segundo e quero distância desse enquanto ainda me lembrar do sofrimento que foi ler Casa de Céu e SOFRO ?

Marie.ebooks 01/02/2024minha estante
Nossa, exatamente. Me senti iludida e frustrada. Tb dei 2? sem pena. 2 anos de espera e um autora desse gabarito q parecia q tava c preguiça de escrever...

Gle 03/03/2024

Casa de Chama e Sombra
Último livro dessa trilogia que ganhou meu coração. Amo Brynce adelaide quinlan desde o primeiro livro e esse não mudou isso, vi muita gente falando que não gostou dela nesse livro mas eu amei ela apesar de não concordar com certas atitudes, tudo que ela fez foi por amor! Defenderia ela até o fim. Dos 3 livros esse foi o que eu achei mais arrastado, as narrações do ethan eram muito chatas e me fazia sente vontade de pular. Na verdade não me conformei com o que aconteceu com o Ethan em certo momento do livro, achei muito sem sentindo e me deu raiva pois queria ela com a lobinha lá. porém , fiquei feliz com o rumo que tomou no final ( tenho certeza que vai ter um livro dele, pelo menos precisa ter) . Tharion precisa de um livro, aquele final dele ficou muito em aberto e ele merecia mais. Agora Lídia cervos tomou todo o meu coração, foi minha personagem favorita desse livro, eu me apaixonei completamente por ela e claro pelo romance dela com meu querido Ruhn. Já sinto saudades de Bryce e Hunt, amo tanto eles, a parceria a lealdade um com o outro. preciso ressaltar que TODA vez que mencionaram Lehabah eu chorei! No final quando Bryce manda um beijo pra ela EU DESABEI. Adorei o livro, apesar de algumas coisinhas, espero ler o livro dos outros personagens.
Angela F. 03/03/2024minha estante
Ctz q vai ter um 4° livro focando no Tharion e no Ithan

Angela F. 03/03/2024minha estante
A Lídia roubou a cena nessa livro ??

Gle 04/03/2024minha estante
Sim, lidia e muito fodona amo ela demais. Simmm, já quero novos livros

Clara.Gusman 20/04/2024

Casa de Chama e Sombra
A palavra que marca essa leitura é : decepção.

Foram 2 anos esperando a continuação dessa história,cheia de potencial e expectativas que a própria autora alimentou.Nesses dois anos,o fandom ficou buscando conexões ,imaginando possíveis cenas e conversas entre os personagens das duas sagas (acotar e cc).

Quando comecei a ler,já vi que o cross over não foi nada como o esperado.E quando eu falo nada,quero dizer realmente NADA.A Bryce foi uma babaca com todo mundo de acotar e a autora escolheu os personagens que eu menos gosto de acotar para dar destaque.Não tivemos uma cena boa no cross over.

Se o resto do livro tivesse sido bom e suprido pelo menos uma das minhas expectativas,eu até poderia ter perdoado esse cross over péssimo,mas nem isso.A Sarah estragou todos os personagens,deixando eles chatos e com atitudes infantis em situações extremamente sérias.Além disso,deu soluções rasas o livro todo.Foi pílula do duolingo,holograma,buraco negro (??).

Senti também que durante o livro todo a autora queria transformar a Bryce em uma nova Aelin.Tentativa bem falha por sinal.Só deixou a Bryce insuportável de chata e com poderes e habilidades que surgiram literalmente do nada.Não teve um treinamento,uma dificuldade em conseguir as coisas.Além disso, a Bryce ficou sendo uma grande babaca com o parceiro dela o tempo todo.Não teve um momento de compreensão e não mexeu um fio de cabelo para salvar ele quando ele tanto precisava.

Eu poderia ficar aqui horas escrevendo tudo o que eu não gostei do livro,porque olha,foram muitas coisas.

Agora vou elogiar uma das personagens que salvou o livro, Lidia Cervos.Ela sim, foi foda do início ao fim.Infelizmente ela não pode carregar um livro de quase mil páginas sozinha,mas aposto que se ela fosse a protagonista,essa resenha teria sido diferente.

Saudades do livro 1,quando a Bryce era ela mesma,baladeira,desajeitada,tentando superar o luto, e o Hunt era ele mesmo,um anjo caído,sem visão para o futuro,até que encontrou na amizade e no amor da Bryce,esperança.Era sobre esses personagens que eu queria ter lido,não essa versão chata e infantil deles.
PatyLendo2023 20/04/2024minha estante
Amei sua resenha... Falou tudo

Gabriela 20/04/2024minha estante
Acabei de deixar minha resenha sem ter lido a tua. Mas concordei totalmente. Esses personagens masculinos dela são uns bobões. E Bryce é uma mimada.
Decepção total

Mêe 21/04/2024minha estante
Obrigada, não irei ler ?

nathaly107 03/02/2024

Por amor tudo é possível, menos deixar esse livro bom.
Eu poderia escrever um livro inteiro sobre tudo o que pensei durante e após o fim de hofas, mas prefiro focar alguns pontos porque se não vou cometer o mesmo erro da autora e escrever coisas desnecessárias.

1° Bryce: NOJO. A única palavra que pode descrever essa protagonista é nojo. As ações dela no primeiro livro eram totalmente aceitáveis porque nós sabíamos que tinha todo um potencial para desenvolver nos próximos livros, mas chegando no último, ela parece uma adolescente egocêntrica (peço desculpas para as adolescentes). Totalmente impulsiva e com suas atitudes justificadas pelo protagonismo. A construção para que certos acontecimentos ao decorrer do livro foi ridícula e não ajudou em nenhum momento. Simplesmente odiei cada pov dela. Mas nada que ela tenha feito nesse livro vai ser menos repugnante do que a forma que essa "parceria" dela com Hunt foi tratada. Foi doloroso ler aquilo.

2° Crossover: Eu não tinha expectativas para esse crossover porque nunca sou de colocar expectativa em livro, mas fiquei surpresa como ele foi mal aproveitado. Simplesmente fraco e inconsistente. Serviu só para apontar plot para o próximo livro de Acotar. Sinceramente, se tirassem as cenas não faria diferença nenhuma. Tenho certeza que autores melhorem teriam mais criatividade para aproveitar todo o contexto. Porém, dei uma boa risada com a perspectiva de fora dos personagens da outra série.

3° Desenvolvimento dos secundários: a autora só sabia escrever plot atrás de plot e usou isso para "desenvolver" os personagens. O que foi um erro enorme já que ela não tinha base para isso. O que deixou alguns sendo só ferramenta para desenvolver outros. E poderia excluir vários deles porque não sentiria falta. Pecou na construção e desperdiçou potencial.

4° LIDIA CERVOS: LIDIA!!!!!! LIDIAAAA!!! a melhor personagem desse livro. Senti um carinho grande por ela e fiquei feliz pelas referências que ela se encaixou. Não é atoa que é a maior de CCITY. Pena que AQUELA cena com o Ruhn NAQUELE momento foi... estranha? ridícula? Prefiro não opinar agora.
(Sim, a Lidia é o único ponto positivo)

De forma geral, esse livro é facilmente o pior livro da SJM. Toda a série tinha um potencial gigantesco, mas ela cometeu erros de outras séries. Ela precisa fazer uma autocrítica urgentemente porque escrever um livro de quase mil páginas e não ter qualidade compatível com o tamanho é perda de tempo para o leitor e de árvores para o planeta.
Jessica1248 03/02/2024minha estante
Nossa, como concordo com vc. Ela pegou todo o potencial de CC e jogou no lixo. Li esse livro me perguntando, onde está a Sarah q escreveu Tog???? Pelo amor, ridículo o q ela fez aqui. Lídia foi a personagem q me fez continuar lendo, pq nos outros povs eu só queria desistir

nathaly107 06/02/2024minha estante
Amg, a escritora de Tog é essa mesma. A única diferença é que ela conseguiu construir algo melhor e deixar fechado kk

helodoll 04/03/2024minha estante
Nossa sim pra tudo ?? a Lídia foi a salvação desse volume e quem não concordar é louco

-Rafaela 10/02/2024

Casa de Chama e Sombra
Esta resenha contém spoilers. Dito isso, tenho diversas considerações a serem feitas, afinal, é um livro longo e há muitos acontecimentos ocorrendo ao mesmo tempo e em um curto período de tempo.

Desde o final do livro anterior, estava com altas expectativas de como Casa de Chama e Sombra seria desenvolvido, principalmente pela frase icônica que se encerra. Foram dois anos aguardando para ler a continuação que não via a hora de ter o livro em mãos.

?? Oi, Bryce Quinlan. Meu nome é Rhysand.?

Primeiramente, começando pelo crossover de Acotar: Quando CC2 termina com essa frase do Rhysand se apresentando a Bryce após ela aterrissar em Velaris, imaginei que o foco em si desse crossover seria a Bryce e o pessoal de Acotar ajudando ela a descobrir como derrotar os asteri. Mas, desde sempre, nunca achei que o foco do livro fosse toda a galera de lá - até porque a protagonista é a Bryce - só pensei que todos de Acotar iriam ter uma participação significativa. Não estou dizendo que o que a Sarah entregou foi ruim, porém, lendo através da percepção da Bryce de quem seria o Rhys e o pessoal da corte dele, eu também não iria ser tão receptiva assim.

O problema é que o crossover foi algo muito aguardado pelos fãs, inclusive por mim, e muitas teorias foram sendo criadas, expectativas foram geradas e no fim, muita gente se frustrou. Como disse logo acima, não é ruim, mas não foi extraordinário. Espero que no futuro, caso haja outro crossover, este possa ser melhor desenvolvido.

Continuando, esperava que alguns personagens tivessem tido mais destaque, como o próprio Rhys, assim como a Feyre, sendo Grã-Senhora da corte noturna esperava uma apreciação dela. Afinal, o reino dela também poderia ser afetado pelos Asteri (Daglan) novamente. Isso é uma coisa que me incomodou muito, porque desde da época do Tamlin, a Feyre queria fazer parte das coisas. Entendo que agora ela é mãe, só que a mudança que a Sarah costuma fazer nas protagonistas não me agrada nem um pouco.

A respeito da Nestha, foi uma surpresa - positiva - a aparição dela. Nunca achei que fosse dizer isso, já que eu particularmente não gosto do desenvolvimento dela em Acotar. Mas aqui, pude começar a enxergar ela com outros olhos, e por incrível que pareça, senti compaixão pela personagem (o conto da Bryce e dela junto com o Azriel ajudaram para que isso acontecesse, bem como, o conto da Ember). Deu para perceber que ela está mais aberta e receptiva aos outros, e menos reclusa. Acredito que ela terá um papel fundamental para os próximos livros de Acotar, e sim, estou ansiosa para isso - quem diria eu tecendo elogios à Nestha.

Não tenho muito o que falar da aparição do Azriel porque para mim, ele ainda continua sendo uma incógnita e às vezes o fato dele ser tão fechado só me causa indiferença mesmo. Não é um personagem ruim, só falta ser melhor explorado, e acredito que isso também acontecerá nos próximos livros do universo de Acotar. Obs: Azriel, como você deixa a Bryce roubar a Reveladora da Verdade? Para um mestre espião, aqui você foi ingênuo.

E não, não é somente Acotar que está interligado a CC, Tog também está, e Sarah já plantou algumas pistas do que podemos esperar nos próximos livros. Basta saber quais teorias ela irá seguir a partir deste enredo. Incrível que enquanto eu lia, conseguia conectar todos os universos, realmente, essa mulher tem tudo arquitetado e planejado.

Voltando o foco para os personagens de CC e começando pela protagonista Bryce. Não sei o que aconteceu com a personalidade dela, mas, nesse livro, parecia outra, me irritando em diversas cenas. A Bryce sempre teve esse jeito de falar, fazer piadas das próprias situações, ser debochada, no entanto, achei que foi um tanto forçado. Além disso, fiquei muito indignada dela simplesmente ter roubado a Reveladora da Verdade, ter na maior parte do livro destratado o próprio parceiro que sofreu horrores, questionando a vontade dele de lutar contra os asteri, logo o Hunt, que foi escravizado por anos, sofreu diversos tipos de torturas e perdas.

Achei a Bryce um tanto quanto egoísta, sim. A maneira como ela agia e falava, chegou a me fazer desgostar um pouco dela. Principalmente porque ela não conseguia ser sincera, sempre estava escondendo algo do parceiro e dos próprios aliados. Nela isso não funciona, infelizmente. Não é porque funcionou na Aelin de Tog que na Bryce também funcionaria. Mas aí você olha e pensa ?nossa a Bryce morreu na guerra se sacrificando para salvar a todos?. Cadê a criatividade da Sarah quanto a esse plot? Por que só consegui pensar em Acowar, na cena do Rhys.

Tirando tudo isso citado acima, teve partes sim que eu gostei da Bryce, porque mesmo ela escondendo as coisas, tudo foi feito por amor, e a frase da Danika nunca fez tanto sentido para mim conforme o livro avançava.

?Por amor, tudo é possível.?

Sobre o Hunt, eu senti muito por ele. Por que como eu já disse, infelizmente, a própria parceira dele não compreendeu a dor e o medo que ele sentia naquele momento. Ele estava sofrendo, se culpando por todos estarem naquela situação, era normal de se esperar que ele estivesse relutante. A revelação de quem seria o pai dele não me surpreendeu tanto assim porque eu já aguardava algo do tipo. De modo geral, o Hunt é um personagem que eu gosto, só que eu sinto que falta personalidade nele, algo que me faça amá-lo com os outros protagonistas da Sarah.

Ruhn nesse livro foi o meu sofrimento e felicidade. Desde sua primeira aparição sabia que seria o meu personagem favorito e depois desse livro só confirmou que ele é o melhor de todo o universo de CC - só minha opinião importa. Simplesmente gostei de ver a evolução que o Ruhn percorreu, aquele príncipe feérico que tinha receio do que o futuro o aguardava, assim como, toda a crueldade que viveu nas mãos do Rei Outonal. Sem mencionar a dor e angústia que ele experienciou no calabouço. O que importa é que no final, ele encontrou a Lídia, sua parceira, amiga, companheira, alguém que o entendia e que o amava na mesma intensidade.

?Eu te amo. Eu me apaixonei por você do fundo da alma, e é minha alma que encontrará a sua de novo em outra vida.?

Lídia Cervos foi o maior acerto nesse livro, roubando o protagonismo de todos. Os capítulos dela foram os melhores. Ficar sabendo que toda sua história foi traçada em dor, perdas, submissão para salvar aqueles que amavam e que ela só teve quatro momentos felizes em sua vida, me fez amar ela ainda mais e com certeza, se tornando uma das minhas personagens favoritas da Sarah. A descendência dela vindo do próprio Brannon e o nome do próprio filho, foi mais uma coisa confirmada de que logo logo teremos um crossover com Tog.

?? E você me viu. Pela primeira vez você me viu. Eu podia falar com você como nunca tinha falado com ninguém antes. Você me fez lembrar que eu estava... estou... viva. Há muito tempo que não me sentia assim.?

Não poderia deixar de afirmar que meu casal, Lídia e Ruhn são os melhores de CC. A construção de relacionamento desde quando eram os agentes Night e Day, um curando o outro de todo o sofrimento, a química, o amor, fazem deles os melhores.

?Os dois não eram a Corça e o Príncipe Herdeiro dos Feéricos. Não eram Day e Night. Ali, naquele momento, eram somente Lídia e Ruhn. Ele não mudaria nada.?

Preciso confessar que achei o Ithan mal desenvolvido na maior parte do livro. Todos os capítulos narrados eram para dizer que ele precisava salvar a Sigrid, e isso me cansou. Porém, depois começaram a acontecer várias coisas quando ele foi para a casa de Chama e Sombra, que comecei a gostar mais do desenvolvimento. Vejo que toda a construção do Ithan neste livro é para que no próximo, ele possa ter um papel fundamental, já que agora ele é Primo dos Lobos, e seu poder está totalmente pleno. Assim como desconfio que a Pery possa ser parceira dele. Perdi as contas de quantas vezes ele falou sobre o cheiro que vinha dela. E foi muito bonito de se ler que o Ithan enfim conseguiu se despedir do Connor e ter paz perante a ausência do irmão.

?Dê orgulho ao seu irmão.?

Tharion assim como o Ithan, acredito que também ganhará mais protagonismo no próximo livro. Porque vejo que só agora a história de ambos poderá ser contada e desenvolvida melhor. O Tharion foi a pessoa que mais fez escolhas ruins e que as colocaram em apuros em todos os livros. Estou ansiosa para saber como o relacionamento dele com a Sathia vai ser desenvolvido e também o amadurecimento do próprio.

Outra personagem que teve sua história contada foi a Jesiba e que particularmente gostei de conhecê-la, e por fim, compreendê-la. Não imaginava nada do tipo, e o final que foi dado a ela foi emocionante. Quem diria que Jesiba Roga poderia ser, afinal, uma pessoa de um bom coração?

Sobre os demais personagens como, Flynn, Dec, Baxian, June e Fury - que eu ainda não sei nada sobre - senti que faltou mais participação na história, desenvolvimento mesmo. Gostaria de saber mais sobre suas respectivas vidas. Tirando o Baxian que conhecemos um pouco mais, só que ainda assim, poderia ter aprofundamento. Como a própria Hypaxia, que parece padrão, entra no meio da história e sempre acaba ajudando.

E por um milagre, a Danika dessa vez, não foi o centro do desenvolvimento do livro. Não aguentava mais ler o nome dela nos outros sendo a responsável por todos os plots. Ainda bem que dessa vez, ela só foi mencionada vez ou outra.

Sobre a construção do livro em si, percebo que novamente teve páginas a mais que não iriam interferir no rumo da narrativa se não tivesse. Algumas cenas foram bastantes emocionantes, mas nada se compara a CC1 e o seu final. Outras coisas aconteceram muito rápido, essencialmente se levarmos em consideração que tudo ocorre dentro de uma semana mais ou menos.

Não sei por qual rumo o próximo livro irá, visto que para mim, a história do casal Bryce e Hunt teve um bom desfecho final. Como também Ruhn e Lídia, que tiveram aquela cena extra que foi maravilhosa, com direito a casamento e tudo mais. Gostaria que Ithan e Tharion fossem os próximos protagonistas, pois vejo a história deles apenas sendo iniciada a partir do final que tiveram. Claro que ficaram algumas pontas soltas como o parasita na água, o antídoto que a Hypaxa desenvolveu para devolver o poder a todos os vanir e a questão da Primalux. Então enredo para ser desenvolvido tem, agora só resta aguardar.

No mais, eu gostei de Casa de Chama e Sombra, claro que alguns pontos poderiam ser melhor abordados, como em qualquer narrativa. No entanto, entregou emoção, surpresa, plot atrás de plot, e pude matar a saudades dos personagens.
Thayna 10/02/2024minha estante
Mulher onde você leu os contos? (Alias ótima resenha como sempre kkkk)

-Rafaela 10/02/2024minha estante
O conto da Bryce, Nestha e Azriel a própria editora enviou no e-mail de quem cadastrou pra receber atualizações da newsletter mensal
Agora o conto da Ember e Randall peguei no grupo do telegram com uma tradução não oficial
Infelizmente os contos da Bryce e Danika; Bryce e Hunt não vi disponibilizados ainda
Se quiser que eu te mande me chama no telegram @rafaelafunck
Obrigada lindona ?

Thayna 10/02/2024minha estante
@rafaela quero sim gata, vou te chamar lá depois sim

Angel 13/02/2024

Alguém pode me dizer qual foi o final do Tharion
Dona Sara só esqueceu de escrever o final dele e da Sathia ou foi proposital??
Não é possível que não terá um quarto livro e que simplesmente não teremos um final p esses personagens.
Isadora.Albuquerque 13/02/2024minha estante
vai ter mais um livro de ccity sim

May_killers 13/02/2024minha estante
Falta mais umas casa, segundo minhas amigas .. também senti falta disso aí..

i.z.a 13/02/2024minha estante
KKKKKK eu tô aqui buscando respostas também pq não entendi nadaaaa! ele encontrou a Ariadne no mercado, e aí? Sigrid? Rainha Víbora? VÁRIAS PONTAS SOLTAS