Sr. Loverman Bernardine Evaristo

Resenhas - Sr. Loverman

Miguel.Martins 12/06/2024

Essa leitura foi uma verdadeira montanha-russa pra mim porque eu comecei esperando uma coisa, o livro depois se tornou algo totalmente diferente da minha expectativa, e no final fui pego totalmente de surpresa – mas tudo num bom sentido.
Logo de cara, a premissa do livro me chamou muita atenção, afinal não é todo dia que vemos por aí histórias sobre idosos gays kkkk mas a obra de Bernadine Evaristo ainda vai muito além disso.
Além de falar da "homossexualidade homofóbica" de um senhor caribenho de 70 e tantos anos, Evaristo aborda temas como imigração, maternidade e paternidade, racismo, xenofobia, negritude. E ela faz tudo isso com uma escrita leve, divertida, fluida, contemporânea, como poucos conseguem.
Outro mérito de Evaristo é fazer o leitor se apegar a personagens tão detestáveis! À exceção de literalmente UM personagem, eu odiei todos os outros kkkkkk mas o jeito que a autora constrói a narrativa realmente nos cativa, colocando os personagens naquela categoria de "amamos odiá-los".
Ao meu ver, Sr. Loverman é uma obra única, ao mesmo tempo (e talvez em mesma medida) tocante e divertida, que merece um espacinho na estante dos amantes de literatura contemporânea fora do mainstream.

oz. 12/06/2024

"Sr. Loverman" é um livro com uma história intrigante, interessante e levemente enfadonha de se acompanhar. Ao contrário do que a sinopse me fez esperar, não é um romance. É um livro sobre a vida em geral. É a história da vida deles. Dos ois e tchaus.

A escrita do livro é um tanto interessante. Alguns capítulos são contados como uma espécie de diário em que os acontecimentos estão no presente, sendo mostrada a perspectiva de Barry. Em outros capítulos, a narradora está falando sobre ela mesma na segunda pessoa, usando uma escrita rebuscada que mistura a linguagem coloquial e a lírica poética, como se ela estivesse em um transe, questionando a si mesma a respeito de suas decisões.

Sobre a escrita, o intrigante é isso: a autora narra a história utilizando termos difíceis, recorrendo a várias áreas do conhecimento para construir um personagem intelectual que brinca com seu idioma, misturando uma linguagem rebuscada ao dialeto informal. É uma sátira aos ditos falantes do idioma correto. Queria poder ler em inglês só para descobrir como a autora fez isso em seu idioma original.

"E daí se eu e a minha gente optamos por bagunçar co inglêis britaniquêis sempre que a gente tem vontade, descartando as nossas preposições com as calcinhas, mijando no penico da sintaxe e da ortografia corretas e estropiando a nossa gramática aleatoriamente? Essa não é a nossa prerrogativa pós-moderna e pós-colonial?"

Sobre os personagens, eles estão tão imersos no próprio ser que acabam jogando a culpa de suas decisões uns nos outros. E isso é um pouco impossível de contestar, afinal estamos falando de personagens idosos que só conheceram o que lhes foram ensinados. E à medida que foram crescendo, não conseguiam mudar seus costumes. O famigerado conservadorismo.

"O que aconteceu com a gente, Barry?"
Quis dizer que a gente nunca devia ter casado. "Foi a vida que aconteceu, Carmel."

É maravilhoso ver a evolução dos personagens, mesmo que seja em pequenas atitudes. Isso mostra que não existe idade certa para começar a encarar o mundo de outra forma.

É uma história com adultos que aprendem a crescer enquanto ensinam outras pessoas a serem adultas. É um livro para amar e odiar ao mesmo tempo. Também te faz rir enquanto explora questões importantes para a sociedade.
olivversion 12/06/2024minha estante
Resenha maravilhosa. Aumentou minha vontade de ler.

oz. 12/06/2024minha estante
Esse é maravilhoso, espero que goste quando for ler :)

Kassia Rique 11/06/2024

Na trave
Leitura estável, que poderia ter sido melhor explorada. Me parece que o personagem principal perde o protagonismo da própria vida e história nas últimas páginas.

Se eu indicaria a leitura? Não, nada que prenda o leitor, que tenha de lição de vida ou ensinamento. Leitura também é lazer, sei disso, mas nem isto senti muito.

reader_paulo 10/06/2024

A autora nos envolve em uma gama de acontecimentos da vida de Barry, do seu grande amor Morris, da sua esposa Carmel, do seu neto e das suas filhas. Uma leitura diferente e envolvente, primeira vez lendo algo da autora, e me apaixonei. O amor deve ser vivido independente da idade e o tempo que for preciso para acontecer!

Pripriqueiroz 09/06/2024

Parece uma biografia
Arrastado demais, se assemelha a uma biografia do personagem. Apesar do final ter sido bem bacana, pra mim, não valeu a leitura.

Gabriela1641 07/06/2024

Sr. Loverman tem humor e uma boa história
Acompanhamos Barry casado há 50 anos com a Carmel, mas que é apaixonado por seu amigo de infância Morris. Ao decorrer da narrativa vemos a complexidade dessa relação, em capítulos alternados conhecemos mais sobre os protagonistas e toda sua dinâmica familiar. A trajetória de cada um com suas questões misturando um contexto de imigração, sexualidade , gênero, enriquece muito a história, são personagens complexos e imperfeitos.

Essa imperfeição me cativou, é o tipo de leitura que você quer desbravar, rir e odiar alguns momentos, principalmente do Barry.

Julia 06/06/2024

Sr. Loverman
Envolvente, divertido e bem escrito. Gostei que a autora trouxe a perspectiva do Barry, mas também de sua esposa Carmel.
O enredo das filhas e do neto traz mais detalhes a história, deixando ainda melhor.
É muito triste que o Barry e o Morris não puderam viver o amor deles da forma como todos deveriam, eles são um ótimo casal!

Fernanda 06/06/2024

Sr. Loverman
Livro bastante envolvente, com personagens e cenários muito bem desenvolvidos, ao ponto de muitas vezes imaginar facilmente que é um filme que vc já assistiu e está lembrando naquele momento em que está lendo.
Mas o ponto alto é a leveza e humor que o personagem principal encara os seus ?problemas? familiares. Me tirou boas risadas em muitos momentos.
Dica para facilitar o entendimento no início do livro, alguns capítulos são narrados por outro personagem que não o principal.

Olgashion 05/06/2024

Passeamos pela história de um senhor conservado, talvez por ter vindo da Antigua, casado dentro do armário e que vivia um romance com o mesmo amigo desde a velha cidade.

A história chega a ser cômica do jeito que o Barry se porta frente à esposa e o amante.

Apesar da temática e a culpa que o personagem sente com suas atitudes, ele mantém a postura ate ser colocado na parede e ter que tomar uma decisão

MarcosQz 05/06/2024

"Essa é a história da vida da gente. Dos ois e tchaus."
Essa é a história de Barry, casado com Carmel há cinquenta anos, pai de duas mulheres. Conhecedor de artes e literatura, de línguas e bebidas, com um bom e ácido humor. Barry é um cara boa pinta e é apaixonado por Morris, seu "amigo" de longa data e mais antigo amor.
Barry não aguenta mais sua vida e está pronto para largar sua mulher, que perdeu todo seu encanto com o passar do anos e se enfiou na bíblia, assim como suas amigas. Barry sabe que terá que enfrentar sua esposa e suas filhas, Donna e Maxine, além do seu neto. Mas uma relação de mais de cinquenta anos não acaba assim tão fácil, mesmo que seu amor por outro homem seja maior, ainda existem as aparência e o que vão dizer e Barry não se vê como homossexual, não aceita que seja um, não é igual aos outros, ele é homem. Até mesmo em um homem que ama outro desde seus 11 anos a homofobia parece estar enraizada, Barry é um homem de seu tempo, com suas convicções e princípios muito bem construídos. Mas tudo começa a mudar após um incidente e Barry começa a se sentir um homem mais leve, mais desprendido. O peso de seu segredo começa a mudar.
Barry é apaixonante, engraçado, inteligente, e gosta de silabar algumas palavras, como quem dá ênfase. A forma como fala sem floreios, um linguajar de pessoas comuns nos aproxima ainda mais dele, apesar de ser um intelectual autodidata.
E sinceramente, detestei a Carmel, apesar de entender as dores dela, mas odiei mesmo a Donna e toda sua hipocrisia, Maxine é incrível e visionária e deslumbrada. Já o Morris é puro amor.
Os capítulos são divididos em "a arte de..." e "canção...", com narrativa e fluxo diferentes, o que torna a leitura ainda mais interessante, uma sendo o presente, a outra uma canção do passado até chegar ao presente, uma narrativa em primeira pessoa de Barry, o outro uma canção voltada para Carmel.
Bernardine coloca em sua escrita algumas críticas mordazes e ácidas em relação a cultural, à juventude de hoje viciada em celular, a religião, ao racismo, ao padrão do que é ser homem, e ao papel de pai de família, tudo de forma irreverente e única, sendo uma escrita leve e fluída, além de questões familiares intensas, gentrificação, machismo e é claro a homofobia e muitas outras questões pertinentes.
Sr. Loverman é um livro sobre fracassos, segredos e amores escondidos e deixados para trás, mas também sobre redescobrir o amor e viver, finalmente, o seu verdadeiro amor de forma livre.

Daniel.Leão 04/06/2024

Mr. Loverman
Livro de leitura leve, mas de uma profundidade bastante considerável.
A forma como o Barry narra a estória, como um humor ácido, fazendo jogo de palavras deixa ainda melhor.
Apresenta um plot twist legal, totalmente inesperado para mim.
Recomendo a leitura.

Carol 02/06/2024

Muito bom!! Livro de fácil leitura, divertido, bom demais de ler!! O personagem principal nos faz ter raiva e gostar dele ao mesmo tempo rs

naclaraparle0 01/06/2024

SR. LOVERMAN
**Livro do Mês de Maio do Clube do Bookster**

Tive uma relação de amor e ódio com o Barry. Como pode um homem que se diz intelectual ser tão homofóbico e misógino e, ao mesmo tempo, me fazer dar altas gargalhadas ao longo do livro? Parabéns à autora por conseguir construir um personagem tão complexo.

A leitura foi extremamente fluida e prazerosa, com capítulos alternando entre os pontos de vista de Barry e Carmen. Se que a escolha desse livro foi para retratar o sentimento de culpa. Mas penso que tristeza seja a melhor escolha de sentimento. Barry ama Morris desde a adolescência, mas, devido aos padrões da época, casa-se com Carmen para camuflar sua sexualidade. Carmen, por sua vez, casa-se com Barry por pressão, temendo ficar ?velha? demais e acabar sozinha.

A autora aborda várias temáticas importantes, como violência doméstica, homofobia, racismo, machismo e fanatismo religioso.

rafisreading 31/05/2024

Meu Deus que livro BOM!!! Muito interessante toda a história e super divertido, um dos meus favoritos do ano até agora

Maísa Colodel 30/05/2024

Eu comecei o livro sem saber o que esperar dele, e eu acho que foi uma das melhores escolhas que eu já fiz. A maneira que o tema da homossexualidade é tratado, assim como os preconceitos (em vários âmbitos), a passagem do tempo e as dificuldades, tanto sociais, quanto emocionais, foi absolutamente magistral. Eu adorei cada capítulo desse livro, e conforme a trama vai se tecendo, e você percebe que ninguém é absolutamente correto, e que todos os personagens são reais, humanos e falhos, tudo acaba se encaixando. Recomendaria facilmente para quase todas as pessoas que conheço, sem pensar duas vezes.