Sr. Loverman

Sr. Loverman Bernardine Evaristo

Resenhas - Sr. Loverman

1 | 2 | 3 | 4 | 5

oz. 12/06/2024

"Sr. Loverman" é um livro com uma história intrigante, interessante e levemente enfadonha de se acompanhar. Ao contrário do que a sinopse me fez esperar, não é um romance. É um livro sobre a vida em geral. É a história da vida deles. Dos ois e tchaus.

A escrita do livro é um tanto interessante. Alguns capítulos são contados como uma espécie de diário em que os acontecimentos estão no presente, sendo mostrada a perspectiva de Barry. Em outros capítulos, a narradora está falando sobre ela mesma na segunda pessoa, usando uma escrita rebuscada que mistura a linguagem coloquial e a lírica poética, como se ela estivesse em um transe, questionando a si mesma a respeito de suas decisões.

Sobre a escrita, o intrigante é isso: a autora narra a história utilizando termos difíceis, recorrendo a várias áreas do conhecimento para construir um personagem intelectual que brinca com seu idioma, misturando uma linguagem rebuscada ao dialeto informal. É uma sátira aos ditos falantes do idioma correto. Queria poder ler em inglês só para descobrir como a autora fez isso em seu idioma original.

"E daí se eu e a minha gente optamos por bagunçar co inglêis britaniquêis sempre que a gente tem vontade, descartando as nossas preposições com as calcinhas, mijando no penico da sintaxe e da ortografia corretas e estropiando a nossa gramática aleatoriamente? Essa não é a nossa prerrogativa pós-moderna e pós-colonial?"

Sobre os personagens, eles estão tão imersos no próprio ser que acabam jogando a culpa de suas decisões uns nos outros. E isso é um pouco impossível de contestar, afinal estamos falando de personagens idosos que só conheceram o que lhes foram ensinados. E à medida que foram crescendo, não conseguiam mudar seus costumes. O famigerado conservadorismo.

"O que aconteceu com a gente, Barry?"
Quis dizer que a gente nunca devia ter casado. "Foi a vida que aconteceu, Carmel."

É maravilhoso ver a evolução dos personagens, mesmo que seja em pequenas atitudes. Isso mostra que não existe idade certa para começar a encarar o mundo de outra forma.

É uma história com adultos que aprendem a crescer enquanto ensinam outras pessoas a serem adultas. É um livro para amar e odiar ao mesmo tempo. Também te faz rir enquanto explora questões importantes para a sociedade.
olivversion 12/06/2024minha estante
Resenha maravilhosa. Aumentou minha vontade de ler.

oz. 12/06/2024minha estante
Esse é maravilhoso, espero que goste quando for ler :)

Avner 26/05/2024

Incrível!
Acabei agora de ler Sr. Loverman e já quero ler mais da autora Bernardine Evaristo. Que livro incrivelmente escrito!

O livro se divide em dois narradores em primeira pessoa, Barry e Carmel. Ambos interessantíssimos. O humor do personagem Barry e as intervenções de pensamento que ele faz durante a narrativa são geniais! A dor e a repressão e o desejo da personagem Carmel e a forma como a autora usa o espaço das páginas quando ela está narrando é impecável.

Um livro que aborda a temática LGBTQPIA+ na terceira idade, uma perspectiva diferente e muito interessante. E que também aborda outras questões humanas importantíssimas junto a isso. É um livro sobre a existência humana, escrito de uma forma leve, real, dolorida às vezes e muito bem humorada. Tô apaixonado, tenho um novo favorito!
Emanuel228 27/05/2024minha estante
Concordo com você, sem tirar nem pôr! ??

Avner 27/05/2024minha estante
É mto maravilhoso! ?

Leticia2513 24/03/2024

Vamos ficar bem
Sem dúvidas é um dos meus livros favoritos desse ano e da vida. Acho que até hoje, não li nenhum livro com protagonista idoso que tenha me decepcionado. E esse livro tem tudo que eu mais gosto: narrativa envolvente, protagonista idoso, gays sofrendo por um tempo mas sendo felizes também e acima de tudo, redenção e aceitação. Me senti lendo uma versão de "My policeman", mas uma versão que deu tudo certo de certa forma. Esse livro me fez refletir sobre a evolução, sobre como tantas pessoas morreram sem poderem ser quem são mas hoje em dia temos uma liberdade maior, podemos amar e ser amados. Claro que não vou falar como se tudo fosse uma utopia, temos imensos problemas e que são difíceis demais, mas é que lendo esse livro que se passa entre 1960 e 2010, eu sinto que a gente evoluiu sim! E espero que a gente não retroceda nunca porque merecemos ser felizes e viver em paz. Recomendo IMENSAMENTE esse livro aqui, principalmente pra quem ainda está no armário e precisa ler histórias sobre pessoas saindo do armário e tudo ficando bem. Porque, no final, nós ficaremos bem??

Ellen Dutra Pereira 24/03/2024

Que delícia de livro
O Sr. Walker é uma figura maravilhosa, que te cativa logo de cara com um senso de humor fenomenal.
A escrita é tão boa, tão gostosa de ler que não dá vontade de parar. A Bernardine Evaristo sabe como ninguém introduzir fluxos de consciência de forma pertinente e engraçada.
As personagens são complexas, contraditórias. Quando a gente pensa que sabe tudo, vem mais camadas.
Gostei especialmente dos capítulos intercalados em que temos acesso à consciência da Carmel em terceira pessoa e que trazem uma complexidade ainda maior a esse grande balaio de gato em que estão todos amarrados.
Menção honrosa para a tradução brasileira, fenomenal. Gostaria de "tomar um pileque" com a Camila von Holdefer.

leiturasdaursula 30/03/2024

Peculiar e interessante
Mr. Loverman é uma jornada profunda e envolvente pelos labirintos da identidade e do amor, tecida magistralmente por Bernardine Evaristo, escritora anglo-nigeriana.

Nesta obra cativante, somos apresentados a Barrington Jedidiah Walker, um personagem que desafia os estereótipos e nos leva a explorar as complexidades da sexualidade, da cultura e do envelhecimento.
Evaristo nos guia através das ruas vibrantes de Londres, onde as vozes de seus personagens ressoam com autenticidade e paixão.

O enredo conta a história de Barrington que nasceu em Antígua, no Caribe, mas migrou para Londres depois de casar-se com Carmel. Aos 74 anos, após criar duas filhas, decide que está cansado da vida dupla que vive. Ele quer se separar da esposa para viver plenamente seu romance extraconjugal, de longa data, com seu amigo de infância, Morris.

A história atravessa décadas de preconceito e aborda também sobre o papel da mulher em sociedade, a organização familiar e busca de identidade. Composto por personagens imperfeitos e cheios de camadas, está é
uma narrativa que transcende fronteiras e nos convida a celebrar a diversidade e a coragem de sermos verdadeiros com nós mesmos. Uma obra-prima que ecoa além das páginas, deixando uma marca indelével em nossos corações.

Vitoria 27/04/2024

Ninguém é apenas o que parece
Comecei a leitura me solidarizando às tormentas de Walker. À medida em que a leitura avançava, a complexidade dele e de Carmel foi se apresentando, e mostrando que seria precipitado escolher entre mocinhos e vilões. É uma história de pessoas totalmente humanas, contada com maestria.

anna 01/05/2024

O livro aborda temas complexos, mas a autora consegue abordalos de uma forma diferenciada, principalmente com senso de humor que de forma alguma banaliza o sofrimento dos personagens,o humor da história as vezes me fazia esquecer de quão séria e triste ela realmente era, os personagens vivem em um estado de equilíbrio aparentemente satisfeito ,onde culpam os outros pelos seus sofrimentos e nunca perdem a oportunidade de afligir agressão emocional uns aos outros.o que a autora fez foi tirar a história desse estado clássico de disfunção familiar para nós mostrar como cada personagem, à sua maneira segue em frente com sua vida, e ao encontrar uma saída, eles também encontram algo de valor um no outro, você não encontrara nenhum herói entre esses personagens mas você vai adorar todos eles.

Yara 02/05/2024

AMEI. Toda a narrativa, as mudanças na ortografia pra alternar entre personagens, a construção de uma vida em determinados padrões já estabelecidos pra invisibilizar quem estiver fora? Grata surpresa, indico.

Bianca 03/05/2024

Breve comentário
Que livro maravilhoso!!! Tema perfeito, diálogos e construção de personagens também muito boas. Eu gostei muito!

Bruna 03/05/2024

Um enredo muito interessante, bem escrito, mas que por algum motivo não me encantou. Boa parte da história não prendeu minha atenção e isso com certeza contribuiu com a falta de conexão com os personagens. O protagonista, um homem de caráter bem duvidoso, mostra sem filtros o quanto nossas atitudes ao longo da vida podem prejudicar as pessoas a nossa volta. Trazer isso junto com humor talvez tenha sido uma das causas do meu incômodo. Uma pessoa sem nenhuma responsabilidade afetiva e com questionamento muito rasos que aparecem só nas páginas finais do livro. De qualquer forma, o livro apesar do tema ?dar pano para manga? é leve e divertido.

myhtuck 06/05/2024

Decepcionante
Livro com passagens bastante infelizes, com um narrador-protagonista machista e sem responsabilidade afetiva, tanto com o amante, a esposa e as filhas. ?Ah mas ele é de outra geração?: me desculpe, mas isso não é justificativa pra falta de respeito. Experiência péssima.

?Uma forma de ser realmente desprezível é desprezar a dor das outras pessoas.? James Baldwin

Ana Cordeiro 18/09/2024

Confesso que entrei nessa esperando outra coisa.
Mas esse livro me tocou de uma forma muito diferente.
Barry do meu ponto de vista é um ser desprezível. Machista, misógino, homofóbico (sim, gay e homofóbico) e uma pá de coisas mais, não me lembro de odiar tanto um personagem como odiei barry, foi uma tortura pra mim estar em sua cabeça por tantas páginas.
Sobre Carmel ainda nao sei dizer se gosto ou desgosto, é uma vítima da qual frequentemente me fazia coloca-la a prova, mas acho que ela foi o motivo pelo qual não desisti dessa leitura. Meu muito obrigada.
O que senti com o desenrolar da história foi muito único. E acredito que vai ser diferente pra cada um.
Pela primeira vez, terminei um livro e não sei o que dizer sobre esse livro.

Robtavares 13/05/2024

Adorei
Tema bem atual, linguagem super divertida. Me lembrou um pouco a série Grace and Franckie. Adorei os personagens todos! Barry é insuperável! Amei conhecê-lo.

jdelisiario 14/05/2024

Sr. Loverman
Livro de maio do #desafioBookster e acredito que até agora seja o meu preferido.

Que incrível! Comecei sem nenhuma pretensão ou expectativa, mas a medida que a leitura evoluía, camadas e mais camadas apareciam.

Definitivamente não é uma história linear, a autora intercala pontos de vista do Barry e da Carmel que já são um casal de idosos. Além de intercalar anos de vida, para mostrar os acontecimentos importantes.

Ao mesmo tempo que estava com raiva do Barry, entendia seus dilemas, principalmente sabendo a época que foi. Ao mesmo tempo que via Carmel como vítima, ela se mostrava outra mulher.

O final não poderia ter sido melhor!

Um livro que me fez rir e pensar! Adorei!

#leituraTerapia

1 | 2 | 3 | 4 | 5