Sr. Loverman

Sr. Loverman Bernardine Evaristo

Resenhas - Sr. Loverman

oz. 12/06/2024

"Sr. Loverman" é um livro com uma história intrigante, interessante e levemente enfadonha de se acompanhar. Ao contrário do que a sinopse me fez esperar, não é um romance. É um livro sobre a vida em geral. É a história da vida deles. Dos ois e tchaus.

A escrita do livro é um tanto interessante. Alguns capítulos são contados como uma espécie de diário em que os acontecimentos estão no presente, sendo mostrada a perspectiva de Barry. Em outros capítulos, a narradora está falando sobre ela mesma na segunda pessoa, usando uma escrita rebuscada que mistura a linguagem coloquial e a lírica poética, como se ela estivesse em um transe, questionando a si mesma a respeito de suas decisões.

Sobre a escrita, o intrigante é isso: a autora narra a história utilizando termos difíceis, recorrendo a várias áreas do conhecimento para construir um personagem intelectual que brinca com seu idioma, misturando uma linguagem rebuscada ao dialeto informal. É uma sátira aos ditos falantes do idioma correto. Queria poder ler em inglês só para descobrir como a autora fez isso em seu idioma original.

"E daí se eu e a minha gente optamos por bagunçar co inglêis britaniquêis sempre que a gente tem vontade, descartando as nossas preposições com as calcinhas, mijando no penico da sintaxe e da ortografia corretas e estropiando a nossa gramática aleatoriamente? Essa não é a nossa prerrogativa pós-moderna e pós-colonial?"

Sobre os personagens, eles estão tão imersos no próprio ser que acabam jogando a culpa de suas decisões uns nos outros. E isso é um pouco impossível de contestar, afinal estamos falando de personagens idosos que só conheceram o que lhes foram ensinados. E à medida que foram crescendo, não conseguiam mudar seus costumes. O famigerado conservadorismo.

"O que aconteceu com a gente, Barry?"
Quis dizer que a gente nunca devia ter casado. "Foi a vida que aconteceu, Carmel."

É maravilhoso ver a evolução dos personagens, mesmo que seja em pequenas atitudes. Isso mostra que não existe idade certa para começar a encarar o mundo de outra forma.

É uma história com adultos que aprendem a crescer enquanto ensinam outras pessoas a serem adultas. É um livro para amar e odiar ao mesmo tempo. Também te faz rir enquanto explora questões importantes para a sociedade.
olivversion 12/06/2024minha estante
Resenha maravilhosa. Aumentou minha vontade de ler.

oz. 12/06/2024minha estante
Esse é maravilhoso, espero que goste quando for ler :)

leiturasdaursula 30/03/2024

Peculiar e interessante
Mr. Loverman é uma jornada profunda e envolvente pelos labirintos da identidade e do amor, tecida magistralmente por Bernardine Evaristo, escritora anglo-nigeriana.

Nesta obra cativante, somos apresentados a Barrington Jedidiah Walker, um personagem que desafia os estereótipos e nos leva a explorar as complexidades da sexualidade, da cultura e do envelhecimento.
Evaristo nos guia através das ruas vibrantes de Londres, onde as vozes de seus personagens ressoam com autenticidade e paixão.

O enredo conta a história de Barrington que nasceu em Antígua, no Caribe, mas migrou para Londres depois de casar-se com Carmel. Aos 74 anos, após criar duas filhas, decide que está cansado da vida dupla que vive. Ele quer se separar da esposa para viver plenamente seu romance extraconjugal, de longa data, com seu amigo de infância, Morris.

A história atravessa décadas de preconceito e aborda também sobre o papel da mulher em sociedade, a organização familiar e busca de identidade. Composto por personagens imperfeitos e cheios de camadas, está é
uma narrativa que transcende fronteiras e nos convida a celebrar a diversidade e a coragem de sermos verdadeiros com nós mesmos. Uma obra-prima que ecoa além das páginas, deixando uma marca indelével em nossos corações.

anna 01/05/2024

O livro aborda temas complexos, mas a autora consegue abordalos de uma forma diferenciada, principalmente com senso de humor que de forma alguma banaliza o sofrimento dos personagens,o humor da história as vezes me fazia esquecer de quão séria e triste ela realmente era, os personagens vivem em um estado de equilíbrio aparentemente satisfeito ,onde culpam os outros pelos seus sofrimentos e nunca perdem a oportunidade de afligir agressão emocional uns aos outros.o que a autora fez foi tirar a história desse estado clássico de disfunção familiar para nós mostrar como cada personagem, à sua maneira segue em frente com sua vida, e ao encontrar uma saída, eles também encontram algo de valor um no outro, você não encontrara nenhum herói entre esses personagens mas você vai adorar todos eles.

augusilveira 28/05/2024

Resistência à mudança
Dramas familiares com a visão ácida e bem-humorada de Barrington Jedidiah Walker (o Barry) tornam o livro ?Sr. Loverman? divertido e, ao mesmo tempo, profundo. A forma de pensar de Barry reflete muito a estrutura rígida, preconceituosa e excludente que ainda persiste na sociedade. Diversas passagens apresentam um Barry machista, homofóbico e inflexível, fruto da sua vivência em Antígua (Caribe) e, mais tarde, em Londres, para onde migrou e formou família. Cada pessoa reage de uma forma às vivências que teve, e Barry já viveu muita coisa nos seus 74 anos.

Gosto bastante de personagens mais velhos, pois é comum que me gerem muitas reflexões. Algumas à partir da visão do Barry: será que ficamos tão resistentes às mudanças com o passar dos anos? Quanto mais velhos ficamos, menores são as chances de nos aventurarmos em novos desafios? É preferível o conforto desconfortável à felicidade desconhecida?

Para além de Barry e seu amigo Morris, foi muito interessante também entender o contexto de Carmel e as angústias pelas quais passou ao longo dos anos. Eu acho que a forma como tudo ocorreu foi cômoda demais para o Barry, que, mesmo com vários conflitos internos, teve a situação resolvida sem precisar se posicionar diretamente.

Achei a leitura bastante agradável e foi um daqueles livros que a gente tenta cumprir logo as obrigações do dia para poder retomar.

Daniel.Leão 04/06/2024

Mr. Loverman
Livro de leitura leve, mas de uma profundidade bastante considerável.
A forma como o Barry narra a estória, como um humor ácido, fazendo jogo de palavras deixa ainda melhor.
Apresenta um plot twist legal, totalmente inesperado para mim.
Recomendo a leitura.

Thamy 17/06/2024

Livro do desafio bookster de maio.
Achei um pouco enfadonho de ler, apesar de ser interessante. Retrata superficialmente a imigração caribenha para a Inglaterra, e o conflito de um casal homossexual da época. Apesar de ser um livro escrito quase que de maneira corrida (o que indica que seria uma leitura rápida), ele é um pouco cansativo em alguns momentos, e me levou mais tempo do que levaria um romance com o mesmo número de páginas.
Apesar disso, a história é interessante, e te faz pega-lo novamente pra saber como vai se desenrolar.
É um livro bom, pra quem se interessa pelo tema. Mas não é um livro que agradaria qualquer leitor.

jdelisiario 14/05/2024

Sr. Loverman
Livro de maio do #desafioBookster e acredito que até agora seja o meu preferido.

Que incrível! Comecei sem nenhuma pretensão ou expectativa, mas a medida que a leitura evoluía, camadas e mais camadas apareciam.

Definitivamente não é uma história linear, a autora intercala pontos de vista do Barry e da Carmel que já são um casal de idosos. Além de intercalar anos de vida, para mostrar os acontecimentos importantes.

Ao mesmo tempo que estava com raiva do Barry, entendia seus dilemas, principalmente sabendo a época que foi. Ao mesmo tempo que via Carmel como vítima, ela se mostrava outra mulher.

O final não poderia ter sido melhor!

Um livro que me fez rir e pensar! Adorei!

#leituraTerapia

Avner 26/05/2024

Incrível!
Acabei agora de ler Sr. Loverman e já quero ler mais da autora Bernardine Evaristo. Que livro incrivelmente escrito!

O livro se divide em dois narradores em primeira pessoa, Barry e Carmel. Ambos interessantíssimos. O humor do personagem Barry e as intervenções de pensamento que ele faz durante a narrativa são geniais! A dor e a repressão e o desejo da personagem Carmel e a forma como a autora usa o espaço das páginas quando ela está narrando é impecável.

Um livro que aborda a temática LGBTQPIA+ na terceira idade, uma perspectiva diferente e muito interessante. E que também aborda outras questões humanas importantíssimas junto a isso. É um livro sobre a existência humana, escrito de uma forma leve, real, dolorida às vezes e muito bem humorada. Tô apaixonado, tenho um novo favorito!
Emanuel228 27/05/2024minha estante
Concordo com você, sem tirar nem pôr! ??

Avner 27/05/2024minha estante
É mto maravilhoso! ?

Vitoria 27/04/2024

Ninguém é apenas o que parece
Comecei a leitura me solidarizando às tormentas de Walker. À medida em que a leitura avançava, a complexidade dele e de Carmel foi se apresentando, e mostrando que seria precipitado escolher entre mocinhos e vilões. É uma história de pessoas totalmente humanas, contada com maestria.

MarcosQz 05/06/2024

"Essa é a história da vida da gente. Dos ois e tchaus."
Essa é a história de Barry, casado com Carmel há cinquenta anos, pai de duas mulheres. Conhecedor de artes e literatura, de línguas e bebidas, com um bom e ácido humor. Barry é um cara boa pinta e é apaixonado por Morris, seu "amigo" de longa data e mais antigo amor.
Barry não aguenta mais sua vida e está pronto para largar sua mulher, que perdeu todo seu encanto com o passar do anos e se enfiou na bíblia, assim como suas amigas. Barry sabe que terá que enfrentar sua esposa e suas filhas, Donna e Maxine, além do seu neto. Mas uma relação de mais de cinquenta anos não acaba assim tão fácil, mesmo que seu amor por outro homem seja maior, ainda existem as aparência e o que vão dizer e Barry não se vê como homossexual, não aceita que seja um, não é igual aos outros, ele é homem. Até mesmo em um homem que ama outro desde seus 11 anos a homofobia parece estar enraizada, Barry é um homem de seu tempo, com suas convicções e princípios muito bem construídos. Mas tudo começa a mudar após um incidente e Barry começa a se sentir um homem mais leve, mais desprendido. O peso de seu segredo começa a mudar.
Barry é apaixonante, engraçado, inteligente, e gosta de silabar algumas palavras, como quem dá ênfase. A forma como fala sem floreios, um linguajar de pessoas comuns nos aproxima ainda mais dele, apesar de ser um intelectual autodidata.
E sinceramente, detestei a Carmel, apesar de entender as dores dela, mas odiei mesmo a Donna e toda sua hipocrisia, Maxine é incrível e visionária e deslumbrada. Já o Morris é puro amor.
Os capítulos são divididos em "a arte de..." e "canção...", com narrativa e fluxo diferentes, o que torna a leitura ainda mais interessante, uma sendo o presente, a outra uma canção do passado até chegar ao presente, uma narrativa em primeira pessoa de Barry, o outro uma canção voltada para Carmel.
Bernardine coloca em sua escrita algumas críticas mordazes e ácidas em relação a cultural, à juventude de hoje viciada em celular, a religião, ao racismo, ao padrão do que é ser homem, e ao papel de pai de família, tudo de forma irreverente e única, sendo uma escrita leve e fluída, além de questões familiares intensas, gentrificação, machismo e é claro a homofobia e muitas outras questões pertinentes.
Sr. Loverman é um livro sobre fracassos, segredos e amores escondidos e deixados para trás, mas também sobre redescobrir o amor e viver, finalmente, o seu verdadeiro amor de forma livre.

Ellen Dutra Pereira 24/03/2024

Que delícia de livro
O Sr. Walker é uma figura maravilhosa, que te cativa logo de cara com um senso de humor fenomenal.
A escrita é tão boa, tão gostosa de ler que não dá vontade de parar. A Bernardine Evaristo sabe como ninguém introduzir fluxos de consciência de forma pertinente e engraçada.
As personagens são complexas, contraditórias. Quando a gente pensa que sabe tudo, vem mais camadas.
Gostei especialmente dos capítulos intercalados em que temos acesso à consciência da Carmel em terceira pessoa e que trazem uma complexidade ainda maior a esse grande balaio de gato em que estão todos amarrados.
Menção honrosa para a tradução brasileira, fenomenal. Gostaria de "tomar um pileque" com a Camila von Holdefer.

Bruna 03/05/2024

Um enredo muito interessante, bem escrito, mas que por algum motivo não me encantou. Boa parte da história não prendeu minha atenção e isso com certeza contribuiu com a falta de conexão com os personagens. O protagonista, um homem de caráter bem duvidoso, mostra sem filtros o quanto nossas atitudes ao longo da vida podem prejudicar as pessoas a nossa volta. Trazer isso junto com humor talvez tenha sido uma das causas do meu incômodo. Uma pessoa sem nenhuma responsabilidade afetiva e com questionamento muito rasos que aparecem só nas páginas finais do livro. De qualquer forma, o livro apesar do tema ?dar pano para manga? é leve e divertido.

Robtavares 13/05/2024

Adorei
Tema bem atual, linguagem super divertida. Me lembrou um pouco a série Grace and Franckie. Adorei os personagens todos! Barry é insuperável! Amei conhecê-lo.

leobalarin 16/05/2024

SR. LOVERMAN
Que história boa!
Conhecemos Barry, um homem com mais de 70 anos que atualmente vive um casamento com Carmel onde tiveram duas filhas, porém ao longo dessa trajetória descobrimos que ele vive um relacionamento com seu melhor amigo, Morris, onde o mesmo é inserido na sua família e tanto sua esposa como suas filhas têm o conhecimento dessa amizade que perdura por anos.
Barry após alguns questionamentos está decidido a terminar seu casamento com Carmel e assim poder viver finalmente seu amor com Morris, porém alguns acontecimentos vão marcando a história e faz com que talvez ele repense um pouco sobre qual é o momento certo de fazer isso.
O enredo é basicamente esse, porém a forma com que a autora trás os sentimentos e narração dos fatos, na minha opinião é o grande ponto alto, além de pautas como racismo, machismo, homofobia, religião são trazidos e dão aquele toque importante para a história.
Os personagens são imperfeitos, não existe um julgamento de quem é certo ou quem fez errado, pois todos tem suas questões expostas, isso mostra algo mais próximo de uma realidade do que personagens moldados a serem perfeitos e sem defeitos.
Sem dúvidas uma das minhas leituras favoritas.