Sr. Loverman

Sr. Loverman Bernardine Evaristo

Resenhas - Sr. Loverman

Thali 22/05/2024

Inteligente e bem humorado
Li esse livro pelo desafio Bookster 2024 e gostei muito.
Acredito que quem leu O Quarto de Giovane vai gostar desse livro também.
A autora aborda vários temas delicados, como a questão de sexualidade, raça, imigração, estarismo e machismo de forma inteligente e bem humorada. Tem vários trechos muito bons.
Gostei de ter a perspectiva da Carmel ao longo da história.
Em uns 70% do livro, achei que o personagem principal começou a ficar um pouco forçado. Principalmente a partir do capítulo em que estão num bar gay com a Maxine.
Mas no geral é um livro muito bem escrito, os personagens bem montados, a escrita é fluida e a história é necessária e muito interessante .

fabidb 18/05/2024

Comicidade com um quê de bad vibes
Sr Loverman é maravilhoso! No começo tive dificuldade para me adaptar ao estilo narrativo, mas logo eu estava completamente envolvida no formato, principalmente quando se tratavam de capítulos narrados por Barry.

Esse livro tem personagens excelentes e multifacetados, que mesmo tendo carácter transgressoras e empolgantes ainda podem ser completos babacas. Amei a forma como foi contado, como a autora conseguiu delinear bem as diferenças geracionais, e como fomos apresentados a Barry e Carmel tanto no passado quanto no presente, para compreender bem quem eles eram agora já como pessoas idosas e amarguradas.

leobalarin 16/05/2024

SR. LOVERMAN
Que história boa!
Conhecemos Barry, um homem com mais de 70 anos que atualmente vive um casamento com Carmel onde tiveram duas filhas, porém ao longo dessa trajetória descobrimos que ele vive um relacionamento com seu melhor amigo, Morris, onde o mesmo é inserido na sua família e tanto sua esposa como suas filhas têm o conhecimento dessa amizade que perdura por anos.
Barry após alguns questionamentos está decidido a terminar seu casamento com Carmel e assim poder viver finalmente seu amor com Morris, porém alguns acontecimentos vão marcando a história e faz com que talvez ele repense um pouco sobre qual é o momento certo de fazer isso.
O enredo é basicamente esse, porém a forma com que a autora trás os sentimentos e narração dos fatos, na minha opinião é o grande ponto alto, além de pautas como racismo, machismo, homofobia, religião são trazidos e dão aquele toque importante para a história.
Os personagens são imperfeitos, não existe um julgamento de quem é certo ou quem fez errado, pois todos tem suas questões expostas, isso mostra algo mais próximo de uma realidade do que personagens moldados a serem perfeitos e sem defeitos.
Sem dúvidas uma das minhas leituras favoritas.

Anele 14/05/2024

Livro do mês de Maio do bookster! Esse me surpreendeu positivamente. Várias passagens foram muito marcantes para mim e gostei de como a autora é crítica em relação a discriminação sexual, racial e religiosa, além do machismo, de maneira sutil, mas perceptível, dentro das próprias falas e características dos personagens. Esse livro me trouxe muitas reflexões... A leitura é fluida e envolvente. Acredito que se não fosse a correria do dia a dia eu teria terminado mais rápido. Gostei bastante!

jdelisiario 14/05/2024

Sr. Loverman
Livro de maio do #desafioBookster e acredito que até agora seja o meu preferido.

Que incrível! Comecei sem nenhuma pretensão ou expectativa, mas a medida que a leitura evoluía, camadas e mais camadas apareciam.

Definitivamente não é uma história linear, a autora intercala pontos de vista do Barry e da Carmel que já são um casal de idosos. Além de intercalar anos de vida, para mostrar os acontecimentos importantes.

Ao mesmo tempo que estava com raiva do Barry, entendia seus dilemas, principalmente sabendo a época que foi. Ao mesmo tempo que via Carmel como vítima, ela se mostrava outra mulher.

O final não poderia ter sido melhor!

Um livro que me fez rir e pensar! Adorei!

#leituraTerapia

Robtavares 13/05/2024

Adorei
Tema bem atual, linguagem super divertida. Me lembrou um pouco a série Grace and Franckie. Adorei os personagens todos! Barry é insuperável! Amei conhecê-lo.

Luis.Henrique 07/05/2024

Que obra inteligente e interessante. Nenhum dos temas da obra (especialmente o racismo, a homossexualidade e o etarismo) são tratados com qualquer ranço oi de.maneita vitimista. Ao contrário, a auto ironia que perpassa a narrativa traz esses assuntos para um mundo real e verdadeiro. Um sopro de leveza e inteligência no meio de tanta literatura panfletária e de baixa qualidade dos nossos tempos.

myhtuck 06/05/2024

Decepcionante
Livro com passagens bastante infelizes, com um narrador-protagonista machista e sem responsabilidade afetiva, tanto com o amante, a esposa e as filhas. ?Ah mas ele é de outra geração?: me desculpe, mas isso não é justificativa pra falta de respeito. Experiência péssima.

?Uma forma de ser realmente desprezível é desprezar a dor das outras pessoas.? James Baldwin

Bruna 03/05/2024

Um enredo muito interessante, bem escrito, mas que por algum motivo não me encantou. Boa parte da história não prendeu minha atenção e isso com certeza contribuiu com a falta de conexão com os personagens. O protagonista, um homem de caráter bem duvidoso, mostra sem filtros o quanto nossas atitudes ao longo da vida podem prejudicar as pessoas a nossa volta. Trazer isso junto com humor talvez tenha sido uma das causas do meu incômodo. Uma pessoa sem nenhuma responsabilidade afetiva e com questionamento muito rasos que aparecem só nas páginas finais do livro. De qualquer forma, o livro apesar do tema ?dar pano para manga? é leve e divertido.

Bianca 03/05/2024

Breve comentário
Que livro maravilhoso!!! Tema perfeito, diálogos e construção de personagens também muito boas. Eu gostei muito!

Yara 02/05/2024

AMEI. Toda a narrativa, as mudanças na ortografia pra alternar entre personagens, a construção de uma vida em determinados padrões já estabelecidos pra invisibilizar quem estiver fora? Grata surpresa, indico.

anna 01/05/2024

O livro aborda temas complexos, mas a autora consegue abordalos de uma forma diferenciada, principalmente com senso de humor que de forma alguma banaliza o sofrimento dos personagens,o humor da história as vezes me fazia esquecer de quão séria e triste ela realmente era, os personagens vivem em um estado de equilíbrio aparentemente satisfeito ,onde culpam os outros pelos seus sofrimentos e nunca perdem a oportunidade de afligir agressão emocional uns aos outros.o que a autora fez foi tirar a história desse estado clássico de disfunção familiar para nós mostrar como cada personagem, à sua maneira segue em frente com sua vida, e ao encontrar uma saída, eles também encontram algo de valor um no outro, você não encontrara nenhum herói entre esses personagens mas você vai adorar todos eles.

Vitoria 27/04/2024

Ninguém é apenas o que parece
Comecei a leitura me solidarizando às tormentas de Walker. À medida em que a leitura avançava, a complexidade dele e de Carmel foi se apresentando, e mostrando que seria precipitado escolher entre mocinhos e vilões. É uma história de pessoas totalmente humanas, contada com maestria.

leiturasdaursula 30/03/2024

Peculiar e interessante
Mr. Loverman é uma jornada profunda e envolvente pelos labirintos da identidade e do amor, tecida magistralmente por Bernardine Evaristo, escritora anglo-nigeriana.

Nesta obra cativante, somos apresentados a Barrington Jedidiah Walker, um personagem que desafia os estereótipos e nos leva a explorar as complexidades da sexualidade, da cultura e do envelhecimento.
Evaristo nos guia através das ruas vibrantes de Londres, onde as vozes de seus personagens ressoam com autenticidade e paixão.

O enredo conta a história de Barrington que nasceu em Antígua, no Caribe, mas migrou para Londres depois de casar-se com Carmel. Aos 74 anos, após criar duas filhas, decide que está cansado da vida dupla que vive. Ele quer se separar da esposa para viver plenamente seu romance extraconjugal, de longa data, com seu amigo de infância, Morris.

A história atravessa décadas de preconceito e aborda também sobre o papel da mulher em sociedade, a organização familiar e busca de identidade. Composto por personagens imperfeitos e cheios de camadas, está é
uma narrativa que transcende fronteiras e nos convida a celebrar a diversidade e a coragem de sermos verdadeiros com nós mesmos. Uma obra-prima que ecoa além das páginas, deixando uma marca indelével em nossos corações.