O Teu Cheiro de Mar

O Teu Cheiro de Mar L. Black

Resenhas - O Teu Cheiro de Mar

Julia.Silva 13/04/2024

RESENHA
? o teu cheiro de mar ? l. black
? ????? ½

?Cada segundo, cada minuto e hora, desde que a conheci, me transformou em um homem diferente. Bastou um olhar, simplesmente um único olhar, e eu soube que estava ferrado. Que eu estava perdidamente apaixonado por uma pessoa que sequer conhecia.?

O que dizer sobre esse livro? Bom, ele conta a história da Giovanna e o que ela teve que passar para chegar ao Rio de Janeiro, depois de perder muitas pessoas importantes em sua vida, e também, a história do Matheus, mostrando sua família e como ela está sendo destruída aos poucos. Então não, não é apenas um romance, é uma história sobre duas pessoas que já sofreram e ainda enfrentam seus demônios, é uma história de superação e aceitação, medo e amor.

Temos vários gatilhos no livro; luto profundo, racismo, vício e overdose, mas algo que me surpreendeu bastante, de uma forma positiva, é que a autora deixou uma aviso de gatilho no começo de cada capítulo, que seria pesado, mas necessário para a história, então podem ir ler sem medo.

Agora falando sobre o casal, o Matheus sem dúvidas é o personagem literário mais cadelinha pela sua mulher, que eu já li, e a cada apelido novo que ele dava para a Gi, uma fada nascia, uma sereia conseguia fugir dos pescadores, uma fruta ficava madura, um bebê sorria pela primeira vez.

Foi lindo acompanhar esses dois, eles se ajudando em momentos difíceis, um respeitando o tempo do outro, se apaixonando e se amando pela primeira vez, apenas foi, apaixonante.

claris 13/03/2024

Gostei bastante do livro, foi uma leitura bem gostosa e rápida (seria mais rápida se eu não fosse estudante). apesar de muito boa e leve, senti que tiveram tramas que foram incluídas mas não foram bem desenvolvidas, muitas situações e pouco desenvolvimento. maaaas, isso não acontece com o casal, ok? achei eles bem desenvolvidos (mesmo sendo fast burn). mas sinto que é melhor colocar uma ou duas grandes situações e desenvolver direito, do que colocar pedacinhos de várias e não se aprofundar na situação e em como as personagens lidam com a situação. enfim, apesar disso, gostei bastante do livro e recomendo lerem se estiverem tentando sair de uma ressaca. ????
3.5/5 pq amo slow burn e queria um rsrsrs

Letícia Santos 10/03/2024

A força do mar
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas eu posso dizer que gostei muito e que leria outros livros dela. Aqui se tem dois jovem na faixa dos 20 anos que se conhecem e logo se apaixonam, ele bem mais rápido, mas ela também não fica atrás. Um romance no trabalho, mas que vai além disso. A autora aborda de maneira muito sensível o luto, a depressão, o racismo. É uma historia de amor, uma história sobre realizar sonhos e recomeçar.
Recomendo demais a leitura.

annadorony 04/03/2024

Que casal mais amorzinho, Mateus é um gentleman, fofo e carinhoso. Amei essa história, tô torcendo pra ter uma continuação pois me apeguei em todos aqui. História muito necessária, além do romance retrata o racismo, a justiça falha do nosso país, entre diversas pautas necessárias. Leiam, só leiam!!

thaina.1 26/04/2024

Muito ruim.
Ouvi tanto que esse livro era bom, mentiram na cara dura. o livro todo é péssimo, começa ruim e acaba ruim.
muito emocionados, MUITA vergonha alheia, muito textão desnecessário, aquela mari muitoo desnecessaria, nada me agradou, só continuei pq ja tinha marcado no skoob.
E AQUELES ACONTECIMENTOS DO FINAL, e do nada o epílogo?????? kkkkkkkkk mt ruim
no fim eu ja tava tao cansada que li pulando

Laline_Borges 22/04/2024

Teu Cheiro de Mar - Aquece corações
Esse livro com certeza é um daqueles de aquecer o coração, tem tema um pouco delicados, como racismo e preconceitos sendo muito bem trabalhados, a escritora faz com maestria a representação desse relacionamento e seu desenvolvimento. Nunca tinha lidos Fast Burn, mas definitivamente vai entrar pra minha lista de enredos favoritos, gostaria de ler mais dessa autora.

Julia5060 24/02/2024

Uma história apaixonante
Tenho que começar essa resenha falando da minha felicidade em ler esse livro. Conheci ele quando era apenas um conto e alí mesmo já tinha me apaixonado por tudo mais tinha ficado o gostinho de quero mais.

A Lu é uma escritora maravilhosa, possui uma escrita envolvente e gostosa de se ler. Que mesmo tratando de assuntos sensíveis ela consegue trazer em uma leveza.

No livro nos conhecemos a Giovanna, que é apaixonante. A Gi é uma personagem, cativante que você se identifica rapidamente, é uma mulher guerreira que mesmo tendo passado por muitos altos e baixos ela ainda consegue levantar a cabeça sorrir e seguir sua vida sendo uma das pessoas mais gentis e amorosas.

O Matheus é o sonho de todas nós. Ele é o mocinho que é impossível não se apaixonar e que todas desejamos ter em nossas vidas. Ele é carinhoso, divertido e amável. Que mesmo tendo vencido na vida e possuir ótimas condições não esquece seu passado e se mantém uma pessoa humilde. E ele é sem dúvida o maior cadelinha desse livro.

É lindo acompanhar o crescimento do relacionamento entre a Gi e o Matheus. Mesmo sendo um fast burn as coisas acontecem naturalmente. Eles possuem uma química inexplicável, que a primeira troca de olhares já possui uma conexão, que vai aumentando e se fortalecendo a cada capítulo.

Apesar de O Teu Cheiro de Mar ser um livro leve e bem vibe praiana, ele traz assuntos e reflexões importantes. Durante o livro nos deparamos com reflexões sobre o racismo, preconceito que assola ainda grande parte das pessoas em nosso país, retrata também a situação vivida pelos moradores de favelas e em como pessoas que deveriam proteger na verdade acabam por tirar vidas inocentes. E a Lu traz cada uma dessas pautas que nós fazem parar para refletir e tudo isso de uma maneira leve e com bastante destreza.

O Teu Cheiro de Mar é um livro espetacular, com um romance leve, uma ambientação nacional, protagonistas pretos e reflexões importantes, um livro que sem dúvida fica marcado na sua mente.

LIvia.CirIaco 23/02/2024

Apaixonada pela historia
Meu prmeiro contato com a escrita da autora me proporcionou uma experiência de leitura super gostosa.
Gostei muito de toda a construção do enredo, o Matheus e a Gi me ganharam completamente logo de cara, os personagens secundarios muito bem colocados na dinamica da história e todo o desenvoltimento fizeram com que o livro seguisse uma linha fluida e tranquila de ler.

Gabriella466 23/02/2024

ESTOU APAIXONADA!
É a primeira vez que eu leio um livro escrito pela autora e posso dizer que foi a melhor coisa que fiz! Me emocionei, sorri, chorei (muito!!) e vibrei muito pelo casal. Cada momento deles fez borboletas sugerem em meu estômago, pensando: "quero vivenciar algo assim". É perfeito para quem busca uma grande história de amor, superação, com uma escrita de tocar na alma.

kimmyz 22/02/2024

Um romance carioca que fisgou meu coração.
Eu quero começar dizendo "Obrigada, Lu" por esse livro, por essa escrita, por tu ser essa escritora e pessoa tão completa e maravilhosa

Em O Teu Cheiro de Mar, Lu Black tece uma narrativa envolvente que mescla o calor do Rio de Janeiro com um amor ardente entre Giovanna e Matheus. A trama, permeada por sensibilidade e representatividade, nos leva por caminhos de superação, perdas e, acima de tudo, um amor que transcende as adversidades.

Giovanna, uma mulher forte e guerreira, encontra em Matheus um refúgio para as dores do passado. A química entre os personagens é palpável, e a autora habilmente constrói um relacionamento que vai além do convencional, explorando nuances de paixão, compreensão e entrega.

A ambientação carioca adiciona um toque especial à história, tornando-se não apenas um cenário, mas quase um personagem, com o mar como testemunha de momentos intensos e reveladores. Os diálogos são fluidos, e a narrativa se desenvolve de maneira equilibrada, misturando reflexões profundas com momentos de leveza.

A trama aborda temas sensíveis, e a autora os trata com delicadeza, proporcionando ao leitor uma imersão nas vidas de Giovanna e Matheus. Os pontos altos do enredo incluem não apenas o romance, mas também a construção de uma família improvável e os desafios que cada personagem enfrenta para alcançar a felicidade.

A conexão entre os protagonistas é notável e sentido, e o leitor é conduzido por uma montanha-russa emocional, experimentando risos, lágrimas e uma torcida fervorosa pelo amor que se desdobra nas páginas.

O Teu Cheiro de Mar é uma ode ao amor real, repleto de imperfeições e superações, e Lu Black nos brinda com uma narrativa que aquece os corações mais ávidos por histórias intensas e apaixonantes.

Gaby.Santos 31/05/2024

CHOCADA ?
Eu adorei esse livro, adorei a escrita da Black, meu Deus, quero ler todos os livros dela.
Leiam, apenas leiam essa obra prima ??

readsiza 21/02/2024

Profundamente leve.
Esse livro foi tão profundo e ao mesmo tempo tão leve. O amor do casal é leve. Duas pessoas quebradas, mas que conseguiram encaixar muito bem suas peças e fazer funcionar. Mas ao mesmo tempo, é uma história com assuntos sérios sendo abordados. Racismo, luto, vício, abandono, depressão? e todos esses assuntos foram tratados de forma muito verdadeira, da forma mais crua possível. Todos os capítulos que podem conter gatilhos, tem um aviso no início (o mesmo aviso que há no início do livro).
No começo dessa história eu preciso confessar que achei o Matheus um ?bunda mole? porque ele queria tanto a mulher e fez uma cagada daquela, mas depois fui entendendo ele. A Giovanna é uma personagem muito complexa, ela consegue ser segura e insegura na mesma medida. Ela é um mistério que você fica cada vez mais curioso. Eu sou nascida e criada na zona oeste do Rio de Janeiro, vivi vários cenários desse livro, mas todos eles de uma perspectiva branca, poder entender e ver de uma perspectiva negra abriu muito a minha cabeça. Esse com certeza é um livro que eu indicaria para meus amigos.

vane 18/02/2024

Uma surpresa maravilhosa ao longo da jornada.
“?Não espere ninguém para te levar onde você quer, vá sozinha, se divirta sozinha, seja sua melhor companhia, ame, nade, dance, descanse seu corpo e sua mente, faça tudo, tudo que sempre quis.?

Antes meu conto favorito, agora “O teu cheiro de mar” foi reescrito e transformado em um livro onde o amor preto é protagonista e lindo de (vi)ver. Das coisas mais lindas que você vai encontrar, além da ambientação perfeita na cidade do Rio de Janeiro, o sonho de uma mulher preta de ser vista e vencer na vida é a mais bela delas.

É uma história de amor, mas não é só isso. viver e ler Giovanna e Matheus curou muita coisa, além de me fazer suspirar. Em um todo: seu tempo de leitura com “o teu cheiro de mar” vale muito a pena.

site: https://www.instagram.com/litteravan

marins, luísa 17/02/2024

4 estrelas
Achei um livro q em sua maioria bem leve e divertido, mas que trata de assuntos mt importantes como racismo, desigualdade social de uma maneira bem transparente; Equilibra esses temas fortes com um romancinho delicioso e que apesar de ser descrito como fast burn é extremamente bem desenvolvido e fluido. Os personagens principais são uns queridos, com um desenvolvimento pessoal surreal (tanto de vida quanto na carreira) e com histórias muito diferentes que se completam. A ambientação do livro também é perfeita e cheia de referências incríveis sobre o Rio.