Five Survive

Resenhas - Five Survive

1 | 2 | 3 | 4

AdrianaC 26/11/2023

Five Survive
Os livros de Holly Jackson nunca desapontam, são extremamente bem escritos e desenvolvidos, os plot twists não são previsíveis e as histórias em si são super cativantes. Os segredos e as emoções foram tantas ao longo do livro...gostei imenso

José Vitor - @zetalendo 23/11/2023

3,5 estrelas!

Um grupo de amigos estão viajando em um trailer, a caminho do local para aproveitarem as férias de verão. Após se perderem e acabam em um local deserto, sem sinal, então escutam uma sequência de tiros, acertando os quatro pneus do veiculo e o tanque.
Logo, eles descobrem que tem uma pessoa com um rifle lá fora que quer eles mortos. O atirador entra em contato, através de um walkie talkie, e diz que um dele tem um segredo que precisa ser revelado, e se não falar até o amanhecer, todos irão morrer.

Já li "manual de assassinato para boas garotas", o livro mais popular da Holly Jackson, e adorei a leitura. A escrita da Holly é muito boa, ela sabe criar um ótimo suspense em situações mais tensas e descreve muito bem os cenários. Nesse livro, no entanto, tiveram algumas coisas que me incomodaram.

Os personagens são muito burros, algumas situações não fazem sentido e uma parte do plot foi bem previsível.

Os personagens são bem construídos, cada um tem aquele ar de mistério que faz a gente duvidar deles em momentos dos livros, mas tem atitudes deles que me irritaram muito. O Oliver é aquele típico personagem que se acha o líder, dono da razão, só que ele perde o controle e ninguém é capaz de fazer nada, então fiquei o livro inteiro vendo ele ter atitudes insuportáveis e os personagens ficavam lá parados.

Ninguém parecia pensar no que fazer, em como proceder a essa situação. Pode me falar "ah, mas eles estão em uma situação de stress", e tals, mas isso não justifica a burrice deles. Queria poder entrar em mais detalhes disso, mas seria um grande spoiler. Mas tem a ver com o segundo segredo revelado e a forma como eles lidam com essa situação, sendo que a forma como eles lidaram com o primeiro foi bem melhor.

Os acontecimentos foram totalmente sem sentido. É impossível o GPS/Maps parar de funcionar quando o celular perde o sinal de rede. Mesmo que você não consiga ter acesso a narração da rota, ainda é possível ver o mapa, as estradas e afins, mas no livro o mapa fica em branco.
Fora outras situações convenientes.

Assim como em "Manual de assassinato para boas garotas", aqui também tem vários plots e subplots. Alguns deles foram bem previsíveis, mas acabei me impressionando com os caminhos que a autora seguiu.

Todo esse clima de desespero, de estar perdido no meio do nada, sem ter para onde ir, com um atirador que não sabemos em que direção está e ter que ficar preso dentro do trailer, foi muito bem feito pela autora. A atmosfera de suspense que ela cria durante a leitura é uma das coisas que ela sabe fazer muito bem.

Esse é um livro super rápido de ler, a história se passa em torno de oito horas e a autora consegue prender o leitor do inicio ao fim. Foi uma leitura ok, teve pontos que me incomodaram (principalmente pelo adolescentes burros), mas no geral foi bom.

Liliane32 19/11/2023

Ficção da boa
Tem até um pequeno romance na história, mas o livro é basicamente um suspense com jovens entre 17 e 23 anos, presos em um trailer e cercados por um atirador com uma mira laser.
Logo, várias situações claustrofóbicas acontecem. As discussões e as mágoas inevitáveis?.
No geral, passando os primeiros 30%, à história é bem absorvente, só não dá pra buscar comparar com a realidade. No final, é só um livro que entretém.

Lana 20/10/2023

Um dos melhores! 10/10
?Red Kenny está em uma viagem de férias de primavera com cinco amigos e um assassino.

Quando seu trailer quebra no meio do nada, sem serviço de celular, eles logo percebem que não é um acidente. Eles foram presos por alguém lá fora no escuro, alguém que claramente quer um deles morto.

Faltando oito horas para o amanhecer, os seis amigos devem escapar, ou descobrir qual deles é o alvo. Mas há um mentiroso entre eles? Segredos enterrados serão forçados a vir à tona e as tensões dentro do trailer atingirão níveis mortais. Nem todos sobreviverão à noite?

Uma mistura de Sexta-Feira 13 e os jogos Until Dawn e Detetive. O livro se passa no decorrer de 8 horas (das 22 até as 6 da manhã, com capítulos divididos pelas horas passadas) e é insano! A escrita, os personagens, os plots twist SÃO INCRÍVEIS. Não consigo falar muito sem estragar.

Leiam!

Laura.Roberta 21/09/2023

Comecei a ler sem saber que era suspense YA, então travei um pouquinho na leitura. No começo tava achando meio bobo, aí a leitura não rendeu e dei uma pausa. Porém, como já tinha começado, resolvi terminar e da metade do livro pra frente fiquei bem cativada na história. O passo acelerou um pouquinho e aí consegui gostar mais. Gostei do plot do livro e o final se sustentou bem.

lucas 11/09/2023

Quer sentir raiva, só ler esse aqui
Achei o livro boa parte pura enrolação e os plot twists fraquinhos demais pro tanto de panfletagem que fizeram pra esse, sem falar do ódio que eu senti pelo Oliver do começo ao fim do livro, nunca tinha me sentindo tão frustado em não poder entrar no livro e deitar um no soco como senti em relação a esse capeta de personagem, mas o que me pegou mesmo foi o final do livro (literalmente as últimas páginas) que eu acabei achando boas demais

isalvetti 09/09/2023

Um mistério diferente
A escrita da autora é muito boa

Faz a gente sentir tudo que os personagens estão sentindo

A única coisa é que acho que ela detalha demais coisas que não precisavam ser tão detalhadas, então o livro poderia ter sido bem mais curto

Ah, e os personagens são ZERO carismáticos

O legal é o mistério e a tensão gerada pela história e pela escrita, mas não diria que é um dos melhores que já li

Um bom mistério, mas recomendaria outros muito melhores

Rmello 22/08/2023

I want something from you. And I will get it before the night is over.
Não tenho certeza das minhas exatas expectativas para este thriller, mas encontrar lágrimas rolando pelo meu rosto no desfecho não fazia parte dos meus planos. Será que uma súbita alergia ao papel me acometeu? Talvez alguém estivesse cortando cebolas por perto? De qualquer forma, “Five Survive” me segurou na página e me envolveu mais do que eu havia percebido conscientemente. Isso é cortesia de Holly Jackson, suponho!

Deve existir alguma espécie de encantamento nesse livro, pois como é possível escrever 400 páginas em um mesmo cenário, em apenas 8 horas, e ainda assim fazer com que seja um verdadeiro virar de páginas? Um risco foi tomado, e os frutos colhidos foram magníficos! Concordo que parte do mistério e pelo menos uma das revelações eram um tanto previsíveis, mas as outras reviravoltas na trama me pegaram de surpresa, e a harmonia entre ambas foi extremamente agradável. Adoro solucionar algo corretamente para inflar um pouco o meu ego, embora de vez em quando eu tenha que recolher minha mandíbula do chão; é uma combinação perfeita!

Jackson está rapidamente se tornando uma das minhas autoras favoritss dentro do campo jovem; é uma tarefa árdua encontrar adultos que possam escrever de forma realista sobre as mentes e as interações dos adolescentes, e ela acerta em cheio todas as vezes! Esse romance se transformou em uma exploração magnífica da trauma, da culpa e da transformação das pessoas quando se encontram em situações de risco extremo. Amei cada página!

SPOILERS

No que se refere aos personagens, achei Red e Oliver particularmente cativantes e profundamente desenvolvidos; esse último, em particular, tornou-se cada vez mais aterrorizante à medida que a narrativa progredia, e eu adorei a contraposição entre ele e o atirador como diferentes tipos de antagonistas. Gostaria que tivéssemos a oportunidade de conhecer mais das personalidades de Arthur e Maddy, mas compreendo que era crucial não explorá-los em detalhes até o final, em prol da trama, e as revelações definitivamente valeram a espera!

No desfecho, ainda estou incerto quanto a como me sinto em relação a Arthur; mais precisamente, Arthur e Red juntos. Se estivesse no lugar dela, não sei se conseguiria confiar nele novamente, mas eles eram extremamente adoráveis juntos, não posso negar! Um dos aspectos que mais me agradou no livro foi como o desfecho ecoou o final da série “Manual de Assassinato para Boas Garotas”, foi um gesto tão sincero em relação a Pip e Ravi, ao mesmo tempo que distintamente Arthur e Red, simplesmente adorei.

No geral, minhas expectativas em relação a “Five Survive” foram amplamente superadas; aquela cena com Red e sua mãe no final?? Estava chorando como um bebê, foi incrivelmente bem executada. Todos os detalhes foram habilmente conectados, deixando espaço para interpretações e para que possamos decidir o que acontece em seguida, possivelmente minha maneira preferida de encerrar um livro.

obs: talvez eu possa ter deixado escapar, mas já obtivemos informações sobre o significado do padrão da cortina?

preciso saber.

Thaisa 10/08/2023

Aqui conheci um dos personagens mais insuportáveis que já li
Red está em um trailer, viajando rumo às férias de verão junto de cinco amigos: sua melhor amiga e o irmão mais velho dela, a namorada do rapaz, um amigo da escola e um garoto por quem Red nutre sentimentos.
Tudo parece ótimo até que uma série de acontecimentos coloca os personagens no meio do nada e sem contato com o mundo exterior: o trailer sai da rota, a gasolina começa a vazar e os quatro pneus estão furados...
Mas tudo isso não é por acaso, já que uma voz misteriosa, vinda de um walkie talkie, explica que essa situação foi planejada por ele, um sniper que está mirando no trailer. É então que o vilão diz que um deles possui um enorme segredo que ele deseja saber - e a única maneira de cinco deles sobreviverem (exceto o dono do segredo) é a pessoa entregar o que está guardando até o amanhecer, quando ele irá atirar em todos que estão ali.
Presos no trailer, os seis buscarão formas de escapar, teorizarão sobre o que seria esse possível segredo e a paranoia é instalada ao perceberem que um deles é um grande mentiroso e prefere esconder a verdade à salvar seus amigos.
Depois de ler "Jogo Fatal", de Holly Jackson, resolvi partir para uma história da autora que não tivesse correlação com "Manual de Assassinato Para Boas Garotas". No entanto, acabei me frustrando com esse livro...
O conceito é bem interessante, pois eu sou fascinada por tramas que envolvem pessoas presas por alguém desconhecido em um único local sem saberem o motivo, sendo que a chave de sua libertação, muitas vezes, se encontra em tentar conectar suas histórias e chegar à motivação de tudo aquilo. Isso perde força em "Os Cinco Sobreviventes" por diversos fatores: o livro é excessivamente longo, focando mais em como os personagens tentam escapar do trailer do que no mistério e no segredo; boa parte do enredo é mais do mesmo e as conclusões que eles encontram parecem demorar demais, sendo que o leitor já compreendeu muitas coisas capítulos antes deles fazerem o mesmo; os personagens são genéricos e só começam a ganhar verdadeira personalidade lá pelo meio da trama.
Alguns mistérios podem ser bem óbvios, como quem estaria colaborando com o sniper ou quem está guardando o grande segredo... Mesmo assim, depois de 50% da narrativa, os personagens começam a dividir seus segredos e isso torna a história mais interessante, assim como o fato do mistério crucial envolver muito mais do que imaginamos, trazendo um dinamismo necessário para esse tipo de thriller.
Os personagens vão ganhando camadas e preciso pontuar que Oliver, o irmão da melhor amiga de nossa protagonista, Red, me fez sentir uma raiva que há tempos não acontecia comigo ao ler um livro: ele é realmente detestável, intragável e irresponsável em níveis que me fizeram quase abandonar o livro mas, ao mesmo, tempo, o resultado foi que eu ficasse mais imersa na trama.
A escrita de Jackson é fluida e traz dilemas curiosos, principalmente em suas resoluções. O livro possui uma tensão crescente, mas a autora só vai escalando isso depois de um bom tempo.
Assim, posso dizer que curti a experiência, mas sinto que "Os Cinco Sobreviventes" poderia ter sido melhor se fosse mais curto e sem tanta enrolação...

ana 07/08/2023

Five survive
Acho q meu erro foi ler esse livro com expectativas altas demais. por ser um livro da holly jackson, esperava bem mais.
achei o livro lento e achei o oliver um personagem extremamente chato, o que acabava completamente com a minha vontade de ler.
o plot até q foi legalzinho, mas não acho q precisavam de 400 páginas pro livro ter esse final, pensei em largar várias vezes pra ser bem sincera.
dei 2,5 porque gostei dos outros personagens e do jeito q a holly abordou os traumas da red.
enfim, no geral eu não recomendaria kk

Nikita.Lopes 19/07/2023

Adorei
Esse livro me prendeu muito, eu não conseguia parar de ler e amei a história e o desfecho. Muito bom!

1 | 2 | 3 | 4