Five Survive Holly Jackson

Resenhas - Five Survive

1 | 2 | 3 | 4

Teixeira 18/05/2024

Five Survive ? 6 ?
> 6 amigos. Uma viagem de caravana. Quantos de nós planeamos aventuras deste género, muitas parecendo até radicais, mas são essas que suscitam mais interesse, dão mais vontade de seguir em frente! Aqui estamos a seguir a viagem da Red, Reyna, Maddy, Oliver, Simon e Arthur - uma viagem com o pacote jovem habitual: umas bebidas, uns snacks, conversas aleatórias, jogos para passar o tempo, trocas de palavras e insultos e pequenas discussões. Uma viagem pela noite, com direito a perdas de ligação, trocas de caminhos, pneus furados e horas contadas.

Quando planeamos aventuras deste género, esperamos que tudo corra bem, dentro do possível. Claro que haverão imprevistos, mas nunca esperamos que estes incluam estarmos perdidos, presos numa cilada, ou mesmo rodeados de amigos que escondem segredos, uns piores que os outros, e que nos façam sentir miseravelmente inseguros, desconfiados, traídos, sem significado. As horas passavam, e a loucura instalava-se naquele espaço que parecia apertado, parecendo até sido trazida pelo cheiro hipnotizante da gasolina, tudo graças àquele ponto vermelho que procurava um segredo. Claustrofobia de mentiras que se acumulavam, agora verdades ofegantes, que mostravam diferentes lados das pessoas.

Conhecemos bem os nossos amigos, especialmente aqueles com quem partilhamos bastante do nosso tempo, mas será que num passar de horas não conhecemos uma pessoa diferente, capaz de nos querer ver morta, capaz de esconder histórias que mudam tudo nas nossas vidas? Basta uma situação de perigo para os verdadeiros mostrarem-se mentirosos. E aqui ficamos a pensar se tudo o que vivemos, tudo o que foi dito e criado, todos esses momentos bons agora parecem ilusões, geram desconfiança... Será que podemos realmente acreditar em alguém?

Em poucas horas, tudo à nossa volta se destrói, tudo atormenta, constrói inseguranças, desespero. Em poucas horas, cada um de nós é mais mentiroso que o outro, esconde algo maior, terrível. Em poucas horas, o claro se torna escuro, invisível, bem visível lá fora, reluzindo.

Tiros, memórias, traumas, atitudes de querer esquecer, e que nos fazem refletir de tudo e todos à nossa volta.
Passam de 6 a 5, e nada será mais o mesmo. 5 para contar a história, ou tentar esquecê-la. É difícil de esquecer algo tão bombástico, torturante, devastador. Mas há males que vêm por bem, e este final que o diga, na minha opinião.

Uma história simples, onde o tempo passa, a escrita a enriquece de sentimentos e sensações que vão se afunilando num monte de questões pessoais, um pouco reflexivas. Uma aventura que provoca ansiedade, reações, opiniões, umas de franzir o nariz, outras de prazer e satisfação, sempre acompanhados de um pouco de "E se?" e "Será que eu também poderei viver isto?" - será que eu também poderia viver nisto?

Luh 24/04/2024

Five Survive
Não entendo como a Holly Jackson consegue escrever um livro de 400 páginas, que se passa em um lugar só (uma van de 31m!!), em só 9 horas e conseguir deixar o livro interessante até o final.

Não fui muito com a cara de nenhum personagem desde o começo, principalmente o Oliver. Mesmo a personagem principal, no começo, eu achei ela bem maluca, mas depois eu entendi o porque ela tem esse jeitinho dela.

A amizade da Red com a Maddy foi uma das melhores coisas do livro!! O tempo todo uma defendendo a outra, mesmo a Red demorando pra conseguir se expressar... deu muito pra ver o quanto elas se amam (platonicamente).

Acho que ainda deixaram alguns mistérios sem resposta. Quem foi a segunda pessoa a votar "sim"? O que aconteceu no final? Eles se encontraram no pier???????????

"Was that fair? Maybe Red?s understanding of it was skewed, because it didn?t seem fair at all, her life in the hands of five other people. But when had life ever been fair to her, why should death be any different?"

Beatriz3345 10/04/2024

AHHHHH! Meu deus eu amei esse livro. Achei muito bom e muito interessante. Os 'plot twists' me deixaram em puro choque!

clariceamim 02/04/2024

Five survive
Olha, nunca na minha vida um livro me deixou TÃO confusa ou teve plots twists assim, genuinamente chocada, estática e sem reação.

so gostaria de deixar uma nota que fiquei mt feliz com o final de um certo ser 🤬 #$%!&

Gabriel1740 17/03/2024

That ending had me
This book is not perfect, but it has one of the most complete endings ever, you just feel like justice was served

LetAcia782 21/02/2024

Opinião Pessoal
Ansiedade.
É a palavra que se refere ao sentimento que mais descreve a experiência de ler esse livro.

Lilly 15/01/2024

Chocada até agora QUE LIVRO INCRÍVEL!
Eu comecei este livro com as expectativas lá no alto, e nao desapontou!

Esta escritora é um génio e este livro merece 5 ?

É intrigante, e deixa-nos a criar teorias atrás de teorias, algumas estão certas mas outras não.

Plots incríveis, escrita fluída, e o inglês não é complicado, o livro estava organizado por horas visto que se passa tudo em apenas uma noite e acaba por nos deixar simplesmente presos a esta leitura, basicamente amei tudo neste livro!

Este provavelmente vai para os preferidos do ano e se gostam de thrillers este têm de ler!

jiangslore 12/01/2024

[3,5/5]
Suspense e thriller não são estilos que consumo tanto, então "Five Survive" não é o tipo de livro que eu pegaria por conta própria para ler. Mas acabei ficando feliz por ter realizado a leitura - mesmo tendo encontrado questões que considerei negativas no livro, acho que, no geral, ele é bom. Acredito que a escrita, a ambientação e os personagens (pelo menos alguns) são os pontos mais fortes do livro, mas, por outro lado, o ponto mais fraco é a conclusão do enredo.

A forma que "Five Survive" é narrado é muito boa - a narrativa é em terceira pessoa, mas o narrador não é onisciente: o leitor apenas tem acesso aos pensamentos da Red. A autora aproveita o fato de que Red é uma pessoa mentirosa, esquecida e que devaneia muito para repetir certas frases, pensamentos e lembranças em certos momentos específicos intencionalmente para evocar reações específicas no leitor; bem como para ocultar certas informações até o momento certo (aliás, eu fiquei impressionada com a forma que Holly Jackson é criteriosa ao estabelecer o que dizer e o que não dizer).

Por isso, eu não diria que o ponto de vista apresentado não é confiável - dá para perceber, seja durante a leitura, seja refletindo depois, que não são apresentadas mentiras para o leitor. São apresentadas apenas informações incompletas (e, como uma boa leitora de Agatha Christie, eu gosto de mistérios com informações incompletas), porque Red é boa em não pensar nas coisas que quer esquecer.

Além de Red, há outros cinco protagonistas: Maddy, Arthur, Oliver, Reyna e Simon. Acredito que os personagens (mais alguns do que outros, mas prefiro não especificar de quem estou falando) são um ponto de discussão forte entre os leitores do livro. Porque, sem dúvida, há um personagem extremamente desagradável; e, muitas vezes, o grupo acaba tomando ou acatando decisões que, em situações normais, com certeza são impensáveis ou até burras. Mas eu não considerei isso algo negativo, pelo menos não inteiramente; porque foram aspectos que contribuíram muito para a tensão da obra.

Além disso, na minha opinião, não é uma escolha errada escrever sobre personagens que sejam irritantes, desagradáveis ou até irracionais para um observador externo. O que deve ser feito, nesses casos, é fazer com que o personagem seja internamente coerente, e acredito que isso acontece no caso de "Five Survive". É possível entender o ponto de vista do personagem, apesar das ações não fazerem sentido externo ou serem completamente revoltantes. Mas a crítica que acredito que pode ser feita (e por isso o "não inteiramente" no parágrafo anterior) é o fato de que, embora as atitudes desagradáveis de um personagem possam ser entendidas porque são coerentes com o que foi estabelecido para ele, às vezes a forma que os outros personagens agem quando confrontados com essas atitudes desagradáveis não parece tão coerente assim.

Outro ponto a ser destacado é que, dos seis protagonistas, há dois que não possuem, nem de longe, o mesmo desenvolvimento que os outros quatro. Com relação a um deles, isso pode ser compreensível, pois a personagem que o leitor acompanha - Red - não era próxima dessa pessoa. Mas isso não é o caso do outro personagem pouco desenvolvido. E acho que o que tornou essa falta de desenvolvimento ainda menos suportável para mim é o fato de que esses dois personagens possuíam funções ou habilidades convenientes até demais para o contexto de um livro de suspense.

Como dá para perceber pela sinopse, "Five Survive" tem uma ambientação bem limitada. O enredo inteiro abrange uma única noite, passada dentro de um trailer. O fato de a tensão ser muito bem manejada faz com que os personagens (ou a maioria deles) se revelem de uma forma muito forte para o leitor; e, consequentemente, a carga emocional que o leitor adquire durante a leitura é diretamente relacionada aos seis protagonistas, até porque 1) sabemos que pelo menos um deles está mentindo ("pelo menos" porque, convenhamos, em um bom mistério, sempre tem mais de uma pessoa mentindo); e 2) sabemos que um deles vai morrer.

Só que o problema - e vou tentar ser o mais vaga possível para evitar spoilers - é que, apesar de toda a construção do mistério ser limitada ao que acontece dentro do trailer e às pessoas que lá estão, a sua solução não é. Então é como se a carga emocional tão bem estabelecida durante o livro não importasse muito. Há algumas questões no livro relacionadas com "justiça" e "vingança", mas a solução do mistério não foi, na minha opinião, capaz de ser suficientemente satisfatória (o que é algo muito positivo nesse tipo de história).

Apesar do ponto negativo - que, mesmo podendo ser resumido em um único aspecto da obra, é um aspecto bem relevante - eu gostei do livro. É evidente que Holly Jackson é uma escritora talentosa e que sabe muito bem o que está fazendo; então definitivamente acredito que "Five Survive" não demonstra como ela é em todo seu potencial. Por isso, recomendo a leitura. Talvez esse seja o livro "pior" da autora (não li os outros, mas, pelo que já li e escutei sobre, tenho a sensação de que essa seria minha opinião se os lesse), mas continua sendo interessante.

Fernanda.Catelli 09/01/2024

Incrível
Eu AMEI o livro! O fato de serem mais de 400 páginas contando apenas horas de história demonstra o quanto a escrita é fluida e maravilhosa.

Intrigante desde o primeiro capítulo, o livro desperta vários sentimentos e muita curiosidade! Me vi me forçando a parar de ler no primeiro dia só pra não acabar e ter o que ler no dia seguinte! Foi um impasse de querer muito saber o que acontecia e ao mesmo tempo nao querer acabar nunca, de tão bom.

O desenvolvimento da tensão e das personalidades dos personagens é muito bom.
Recomendo muito pra quem gosta de suspense e gosta de ficar tentando adivinhar o que aconteceu!

Natália | @tracandolivros 28/12/2023

A VIDA DELES DEPENDE DE UM SEGREDO
Red e seus melhores amigos alugaram um trailer para fazer uma viagem até a praia, onde encontrarão com seus colegas. Eles poderiam ter ido de avião, mas assim Red não poderia ir junto. Órfã de mãe e com o pai alcoólatra é ela quem cuida do dinheiro da família.

O que eles não esperavam era que no meio da noite, perdidos e sem sinal, teriam os 4 pneus do trailer furados. E que tudo isso era uma armadilha. A viagem se torna uma emboscada com um atirador, e o que ele quer? O segredo que um deles carrega.

“Os Cinco Sobreviventes” é um suspense adolescente, e por isso já dá para imaginar que os personagens serão imaturos e muitas vezes dramáticos. Red vive no mundo da Lua e ela claramente precisa de ajuda, ela se culpa pela morte da mãe, e o pai não serve de muito.

A escrita da Holly Jackson é muito instigante e ela sabe usar as palavras, contudo o livro no todo é bem cansativo, muitos capítulos são uma grande enrolação para finalizar logo no início do próximo, e muitos vezes dando tudo errado e não acrescentam em nada. A história poderia ter tranquilamente umas 150 páginas a menos.

A resolução do mistério, apesar de surpreendente, foi um balde de água fria, pois ela envolveu muito mais do que o esperado numa história com adolescentes, não foi algo que eles teriam controle de qualquer forma. Por este motivo não me agradou nem um pouco. Além do final ter sido corrido comparado com todo o restante do livro.

Essa foi minha primeira experiência de leitura com a autora, que vem sendo muito elogiada, e não foi positiva como eu esperava. Talvez no futuro eu volte a ler algo dela, e quem sabe, goste.

site: https://www.instagram.com/p/C1F8xdDLTJB/?img_index=1

viczissima 15/12/2023

Me prendeu bastante, gostei dos personagens e a escrita como sempre excelente, mas não vou dar 5 estrelas pq não me apaixonei como foi com mabg

Facadinhas 09/12/2023

ADOREI. Adoro a autora, adorei a história. Conhece a autora por o livro ?homicídio perfeito? quando este lançou comprei logo e adorei a história lê em 2 dias, e bom como disse ADOREI

AdrianaC 26/11/2023

Five Survive
Os livros de Holly Jackson nunca desapontam, são extremamente bem escritos e desenvolvidos, os plot twists não são previsíveis e as histórias em si são super cativantes. Os segredos e as emoções foram tantas ao longo do livro...gostei imenso

1 | 2 | 3 | 4