Five Survive

Resenhas - Five Survive

1 | 2 | 3 | 4

Virna 04/10/2022

Incrivel!
Mais um livro de Holly Jackson (autora de "Manual de Assassinato para Boas Garotas") que é muito, muito bom. Beirando ser um terrorzinho no sentido dos personagens estarem sendo caçados, a escrita da autora aqui está viciante a ponto de você não conseguir largar o livro para saber quem sairá da situação vivo, mas não é só isso: há toda uma trama maior por trás do que parece ser somente uma caçada ao jovem grupo dentro do veiculo recreativo. Nota 10 pela tensão, plot, personagens e pelo fim. Indico fortemente para quem gosta de suspense e livros nos quais você fica tentando adivinhar o que está acontecendo.

Em breve, resenha completa no www.idris.com.br
anapachecoeumsm 11/03/2023minha estante
Oii, você leu em inglês onde?

gabirelasz 19/04/2023

Loving him was red
Sou apaixonada pela trilogia de Manual de Assassinato para Boas Garotas, então quando vi que a Holly Jackson havia lançado um novo livro, surtei!
Five Survive conta uma história muito interessante, intrigante desde o princípio, com muitos mistérios e segredos rondando toda a situação que os personagens se encontram.
Com exceção do Oliver, que é um insuportável, amei demais os cinco personagens principais! São todos únicos e carismáticos a sua maneira, em especial a Red.
Confesso que me emocionei em diversos momentos com a narrativa, os problemas enfrentados pela Red são devastadores e a maneira como ela lida com tudo acabou comigo. Queria abraçar ela e não soltar nunca mais!
Ela é inteligente, altruísta, engraçada, sensível em inúmeros aspectos e durona em outros.
A Holly J. fez um excelente trabalho com ela, de verdade, é lindo ver a evolução da Red ao longo da história: a maneira como passa a superar seus problemas, a forma que ela processa as coisas, ganhando até mais confiança para tomada de decisões e se fortalecendo como um todo.
Red e seu amado são dois fofos, o que me fez ter ainda mais carinho pelos personagens, e o toque de humor que a autora adota na dinâmica entre os dois me fez sorrir diversas vezes, mesmo dentro daquelas circunstâncias horríveis.
Falando em humor, menção honrosa ao Simon, um querido viciado em The Office. Gente como a gente!
Tenho algumas observações, alguns pontos negativos que acredito que são importantes para a resenha:
Como mencionei, o Oliver é INSUPORTÁVEL e ele toma demais o protagonismo dos demais personagens, que poderiam ter tido mais destaque e tornado a história mais bacana se não fosse esse mala.
Foi difícil engolir ele inúmeras vezes e acabei enrolando um pouco na leitura por isso.
Achei também que a história se arrastou muito mais do que deveria, com alguns pontos se estendendo demais, tornando tudo meio maçante. Foi uma sensação semelhante ao que senti em Boa Garota Nunca Mais.
Apesar disso, vale muito a leitura!
Amei conhecer a Red, que ganhou meu coração tanto quanto a Pip, fora que a conclusão foi INCRÍVEL, dentro dos padrões impecáveis da Holly Jackson, em que tudo se encaixa desde o início, faz sentido com a proposta e ainda assim te surpreende.
Me atrevo a dizer que gostaria de uma sequência, mas acho que estou pedindo demais hahaha

biaferreiraa 20/03/2023

Pensa em um thiller que vai fazer você desconfiar de tudo e todos, é esse aqui!

6 pessoas presas dentro de um motorhome por 8 horas,

No livro a gente acompanha a Red e mais cinco amigos dela indo para uma viajem de férias de motorhome. Quando eles erram o caminho e um dos pneus fura, o caos começa. Eles trocam o pneu e voltam para o motorhome para seguir viagem, entretanto, antes deles andarem, todos os seis pneus são furados. Todos descem do motorhome para investigar o que aconteceu, e ao olhar os pneus de perto, eles percebem que o furo, é de bala. Alguém atirou nos 6 pneus e no tanque de gasolina, o único contato que eles tem com o atirador é por um walkie talkie. Desesperados, eles ficam presos por oito horas no motorhome, apenas 5 irão sobreviver e um deles guarda um segredo horrível.

Eu amo a Holly Jackson e a escrita dela, o jeito que ela descreve os personagens ao longo da narrativa faz parecer que você está preso junto com eles no motorhome. A tensão é muito bem desenvolvida e a solução de tudo também é MUTIO boa, plot twist atrás de plot twist. Vale lembrar que é um thriller young adult, então é mais “levinho”!! Confesso que eu chorei muito no final, porque não esperava que fosse acontecer tudo em tão pouco tempo. O fim é em aberto, para dois personagens. mas os problemas principais são resolvidos e solucionados.
Bine Stark 20/03/2023minha estante
Uau!

José Vitor - @zetalendo 23/11/2023

3,5 estrelas!

Um grupo de amigos estão viajando em um trailer, a caminho do local para aproveitarem as férias de verão. Após se perderem e acabam em um local deserto, sem sinal, então escutam uma sequência de tiros, acertando os quatro pneus do veiculo e o tanque.
Logo, eles descobrem que tem uma pessoa com um rifle lá fora que quer eles mortos. O atirador entra em contato, através de um walkie talkie, e diz que um dele tem um segredo que precisa ser revelado, e se não falar até o amanhecer, todos irão morrer.

Já li "manual de assassinato para boas garotas", o livro mais popular da Holly Jackson, e adorei a leitura. A escrita da Holly é muito boa, ela sabe criar um ótimo suspense em situações mais tensas e descreve muito bem os cenários. Nesse livro, no entanto, tiveram algumas coisas que me incomodaram.

Os personagens são muito burros, algumas situações não fazem sentido e uma parte do plot foi bem previsível.

Os personagens são bem construídos, cada um tem aquele ar de mistério que faz a gente duvidar deles em momentos dos livros, mas tem atitudes deles que me irritaram muito. O Oliver é aquele típico personagem que se acha o líder, dono da razão, só que ele perde o controle e ninguém é capaz de fazer nada, então fiquei o livro inteiro vendo ele ter atitudes insuportáveis e os personagens ficavam lá parados.

Ninguém parecia pensar no que fazer, em como proceder a essa situação. Pode me falar "ah, mas eles estão em uma situação de stress", e tals, mas isso não justifica a burrice deles. Queria poder entrar em mais detalhes disso, mas seria um grande spoiler. Mas tem a ver com o segundo segredo revelado e a forma como eles lidam com essa situação, sendo que a forma como eles lidaram com o primeiro foi bem melhor.

Os acontecimentos foram totalmente sem sentido. É impossível o GPS/Maps parar de funcionar quando o celular perde o sinal de rede. Mesmo que você não consiga ter acesso a narração da rota, ainda é possível ver o mapa, as estradas e afins, mas no livro o mapa fica em branco.
Fora outras situações convenientes.

Assim como em "Manual de assassinato para boas garotas", aqui também tem vários plots e subplots. Alguns deles foram bem previsíveis, mas acabei me impressionando com os caminhos que a autora seguiu.

Todo esse clima de desespero, de estar perdido no meio do nada, sem ter para onde ir, com um atirador que não sabemos em que direção está e ter que ficar preso dentro do trailer, foi muito bem feito pela autora. A atmosfera de suspense que ela cria durante a leitura é uma das coisas que ela sabe fazer muito bem.

Esse é um livro super rápido de ler, a história se passa em torno de oito horas e a autora consegue prender o leitor do inicio ao fim. Foi uma leitura ok, teve pontos que me incomodaram (principalmente pelo adolescentes burros), mas no geral foi bom.

Juca 09/05/2023

Cansativo
É uma história legal e nada previsível, mas ela é bem arrastada, ainda mais por se passar inteira dentro de um lugar só. Mas eu gosto do jeito que essa autora escreve, então valeu a pena ler.

julia 09/02/2023

E é o pior livro que li este ano (até agora). Yay!

Eu folheei parte dele porque descobri praticamente todas as reviravoltas da história em cerca de 1/3 do caminho e a execução de cada uma delas foi horrível. Não entendo por que Jackson decidiu escrever sobre adolescentes estadunidenses, violência armada e máfia, colocando 6 personagens sem personalidade dentro de um trailer por algumas horas. É chocante pensar que a pessoa que escreveu este livro é a mesma que escreveu O Manual de Assassinato para Boas Garotas - que foi um livro complexo de mistério adolescente com coração e personagens incríveis!

Five Survive não tinha alma e nada sobre a história - NADA - fazia sentido. Pelo menos esse livro é volume único porque que coisa HORRÍVEL.

Vou ficar de olho no próximo livro de Jackson, mas considerando a reviravolta em Boa Garota Nunca Mais e a direção que ela seguiu com este livro? Acho que não vou continuar lendo as coisas dela.
K. 03/03/2023minha estante
Holly Black me deixando com um pé atrás desde As Good As Dead

Luce.Clara 02/04/2023

EU AMEI?!?!
Eu tava numa ressaca literária fodida, querendo algo com essa vibe de manual de assassinato e achei esse livro. Resolvi dar uma chance e que decisão certa.

MARAVILHOSO!

Li todinho em menos de 5h, simplesmente perfeito. Era um plot meio óbvio e uns 50 completamente malucos que você ficava de queixo caído.

A Holly Black sabe fazer umas migalhas de romance né, como eu shippei aqueles dois personagens.

E pro Oliver so quero dizer uma coisa, o universo é justo.
Luce.Clara 02/04/2023minha estante
Tava tão emocionada que nem percebi que troquei o nome da mulher kkkkk Holly Jackson!

Gonçalez_ 07/12/2022

Surpreendente
Depois da trilogia de A Good Girl's Guide to Murder achei que Holly Jackson nunca mais conseguiria me prender e surpreender tanto, mas conseguiu! Só não foi 5 estrelas pra mim porque não consegui me conectar tanto com os personagens quanto os da trilogia da Pip, mas em quesito suspense, mistério, escrita, e final surpreendente esse livro é com toda certeza um cinco estrelas favoritado. No começo não tava entendendo muito onde o livro queria chegar, qual seria realmente o suspense, mas depois dos 10% tudo fica mais claro e começa a fazer sentido. Fiquei chocadíssima não só no final, mas com vários acontecimentos do decorrer do livro. Essa autora oficialmente entrou pra minha lista de autores favoritos. APENAS LEIAMMMMMMMM

Duda 21/07/2023minha estante
Vei eu cheguei a sentir dor no peito de tanto ódio desse cara ,eu não estou brincando

jiangslore 12/01/2024

[3,5/5]
Suspense e thriller não são estilos que consumo tanto, então "Five Survive" não é o tipo de livro que eu pegaria por conta própria para ler. Mas acabei ficando feliz por ter realizado a leitura - mesmo tendo encontrado questões que considerei negativas no livro, acho que, no geral, ele é bom. Acredito que a escrita, a ambientação e os personagens (pelo menos alguns) são os pontos mais fortes do livro, mas, por outro lado, o ponto mais fraco é a conclusão do enredo.

A forma que "Five Survive" é narrado é muito boa - a narrativa é em terceira pessoa, mas o narrador não é onisciente: o leitor apenas tem acesso aos pensamentos da Red. A autora aproveita o fato de que Red é uma pessoa mentirosa, esquecida e que devaneia muito para repetir certas frases, pensamentos e lembranças em certos momentos específicos intencionalmente para evocar reações específicas no leitor; bem como para ocultar certas informações até o momento certo (aliás, eu fiquei impressionada com a forma que Holly Jackson é criteriosa ao estabelecer o que dizer e o que não dizer).

Por isso, eu não diria que o ponto de vista apresentado não é confiável - dá para perceber, seja durante a leitura, seja refletindo depois, que não são apresentadas mentiras para o leitor. São apresentadas apenas informações incompletas (e, como uma boa leitora de Agatha Christie, eu gosto de mistérios com informações incompletas), porque Red é boa em não pensar nas coisas que quer esquecer.

Além de Red, há outros cinco protagonistas: Maddy, Arthur, Oliver, Reyna e Simon. Acredito que os personagens (mais alguns do que outros, mas prefiro não especificar de quem estou falando) são um ponto de discussão forte entre os leitores do livro. Porque, sem dúvida, há um personagem extremamente desagradável; e, muitas vezes, o grupo acaba tomando ou acatando decisões que, em situações normais, com certeza são impensáveis ou até burras. Mas eu não considerei isso algo negativo, pelo menos não inteiramente; porque foram aspectos que contribuíram muito para a tensão da obra.

Além disso, na minha opinião, não é uma escolha errada escrever sobre personagens que sejam irritantes, desagradáveis ou até irracionais para um observador externo. O que deve ser feito, nesses casos, é fazer com que o personagem seja internamente coerente, e acredito que isso acontece no caso de "Five Survive". É possível entender o ponto de vista do personagem, apesar das ações não fazerem sentido externo ou serem completamente revoltantes. Mas a crítica que acredito que pode ser feita (e por isso o "não inteiramente" no parágrafo anterior) é o fato de que, embora as atitudes desagradáveis de um personagem possam ser entendidas porque são coerentes com o que foi estabelecido para ele, às vezes a forma que os outros personagens agem quando confrontados com essas atitudes desagradáveis não parece tão coerente assim.

Outro ponto a ser destacado é que, dos seis protagonistas, há dois que não possuem, nem de longe, o mesmo desenvolvimento que os outros quatro. Com relação a um deles, isso pode ser compreensível, pois a personagem que o leitor acompanha - Red - não era próxima dessa pessoa. Mas isso não é o caso do outro personagem pouco desenvolvido. E acho que o que tornou essa falta de desenvolvimento ainda menos suportável para mim é o fato de que esses dois personagens possuíam funções ou habilidades convenientes até demais para o contexto de um livro de suspense.

Como dá para perceber pela sinopse, "Five Survive" tem uma ambientação bem limitada. O enredo inteiro abrange uma única noite, passada dentro de um trailer. O fato de a tensão ser muito bem manejada faz com que os personagens (ou a maioria deles) se revelem de uma forma muito forte para o leitor; e, consequentemente, a carga emocional que o leitor adquire durante a leitura é diretamente relacionada aos seis protagonistas, até porque 1) sabemos que pelo menos um deles está mentindo ("pelo menos" porque, convenhamos, em um bom mistério, sempre tem mais de uma pessoa mentindo); e 2) sabemos que um deles vai morrer.

Só que o problema - e vou tentar ser o mais vaga possível para evitar spoilers - é que, apesar de toda a construção do mistério ser limitada ao que acontece dentro do trailer e às pessoas que lá estão, a sua solução não é. Então é como se a carga emocional tão bem estabelecida durante o livro não importasse muito. Há algumas questões no livro relacionadas com "justiça" e "vingança", mas a solução do mistério não foi, na minha opinião, capaz de ser suficientemente satisfatória (o que é algo muito positivo nesse tipo de história).

Apesar do ponto negativo - que, mesmo podendo ser resumido em um único aspecto da obra, é um aspecto bem relevante - eu gostei do livro. É evidente que Holly Jackson é uma escritora talentosa e que sabe muito bem o que está fazendo; então definitivamente acredito que "Five Survive" não demonstra como ela é em todo seu potencial. Por isso, recomendo a leitura. Talvez esse seja o livro "pior" da autora (não li os outros, mas, pelo que já li e escutei sobre, tenho a sensação de que essa seria minha opinião se os lesse), mas continua sendo interessante.

Rmello 22/08/2023

I want something from you. And I will get it before the night is over.
Não tenho certeza das minhas exatas expectativas para este thriller, mas encontrar lágrimas rolando pelo meu rosto no desfecho não fazia parte dos meus planos. Será que uma súbita alergia ao papel me acometeu? Talvez alguém estivesse cortando cebolas por perto? De qualquer forma, “Five Survive” me segurou na página e me envolveu mais do que eu havia percebido conscientemente. Isso é cortesia de Holly Jackson, suponho!

Deve existir alguma espécie de encantamento nesse livro, pois como é possível escrever 400 páginas em um mesmo cenário, em apenas 8 horas, e ainda assim fazer com que seja um verdadeiro virar de páginas? Um risco foi tomado, e os frutos colhidos foram magníficos! Concordo que parte do mistério e pelo menos uma das revelações eram um tanto previsíveis, mas as outras reviravoltas na trama me pegaram de surpresa, e a harmonia entre ambas foi extremamente agradável. Adoro solucionar algo corretamente para inflar um pouco o meu ego, embora de vez em quando eu tenha que recolher minha mandíbula do chão; é uma combinação perfeita!

Jackson está rapidamente se tornando uma das minhas autoras favoritss dentro do campo jovem; é uma tarefa árdua encontrar adultos que possam escrever de forma realista sobre as mentes e as interações dos adolescentes, e ela acerta em cheio todas as vezes! Esse romance se transformou em uma exploração magnífica da trauma, da culpa e da transformação das pessoas quando se encontram em situações de risco extremo. Amei cada página!

SPOILERS

No que se refere aos personagens, achei Red e Oliver particularmente cativantes e profundamente desenvolvidos; esse último, em particular, tornou-se cada vez mais aterrorizante à medida que a narrativa progredia, e eu adorei a contraposição entre ele e o atirador como diferentes tipos de antagonistas. Gostaria que tivéssemos a oportunidade de conhecer mais das personalidades de Arthur e Maddy, mas compreendo que era crucial não explorá-los em detalhes até o final, em prol da trama, e as revelações definitivamente valeram a espera!

No desfecho, ainda estou incerto quanto a como me sinto em relação a Arthur; mais precisamente, Arthur e Red juntos. Se estivesse no lugar dela, não sei se conseguiria confiar nele novamente, mas eles eram extremamente adoráveis juntos, não posso negar! Um dos aspectos que mais me agradou no livro foi como o desfecho ecoou o final da série “Manual de Assassinato para Boas Garotas”, foi um gesto tão sincero em relação a Pip e Ravi, ao mesmo tempo que distintamente Arthur e Red, simplesmente adorei.

No geral, minhas expectativas em relação a “Five Survive” foram amplamente superadas; aquela cena com Red e sua mãe no final?? Estava chorando como um bebê, foi incrivelmente bem executada. Todos os detalhes foram habilmente conectados, deixando espaço para interpretações e para que possamos decidir o que acontece em seguida, possivelmente minha maneira preferida de encerrar um livro.

obs: talvez eu possa ter deixado escapar, mas já obtivemos informações sobre o significado do padrão da cortina?

preciso saber.

viczissima 15/12/2023

Me prendeu bastante, gostei dos personagens e a escrita como sempre excelente, mas não vou dar 5 estrelas pq não me apaixonei como foi com mabg

Thaisa 10/08/2023

Aqui conheci um dos personagens mais insuportáveis que já li
Red está em um trailer, viajando rumo às férias de verão junto de cinco amigos: sua melhor amiga e o irmão mais velho dela, a namorada do rapaz, um amigo da escola e um garoto por quem Red nutre sentimentos.
Tudo parece ótimo até que uma série de acontecimentos coloca os personagens no meio do nada e sem contato com o mundo exterior: o trailer sai da rota, a gasolina começa a vazar e os quatro pneus estão furados...
Mas tudo isso não é por acaso, já que uma voz misteriosa, vinda de um walkie talkie, explica que essa situação foi planejada por ele, um sniper que está mirando no trailer. É então que o vilão diz que um deles possui um enorme segredo que ele deseja saber - e a única maneira de cinco deles sobreviverem (exceto o dono do segredo) é a pessoa entregar o que está guardando até o amanhecer, quando ele irá atirar em todos que estão ali.
Presos no trailer, os seis buscarão formas de escapar, teorizarão sobre o que seria esse possível segredo e a paranoia é instalada ao perceberem que um deles é um grande mentiroso e prefere esconder a verdade à salvar seus amigos.
Depois de ler "Jogo Fatal", de Holly Jackson, resolvi partir para uma história da autora que não tivesse correlação com "Manual de Assassinato Para Boas Garotas". No entanto, acabei me frustrando com esse livro...
O conceito é bem interessante, pois eu sou fascinada por tramas que envolvem pessoas presas por alguém desconhecido em um único local sem saberem o motivo, sendo que a chave de sua libertação, muitas vezes, se encontra em tentar conectar suas histórias e chegar à motivação de tudo aquilo. Isso perde força em "Os Cinco Sobreviventes" por diversos fatores: o livro é excessivamente longo, focando mais em como os personagens tentam escapar do trailer do que no mistério e no segredo; boa parte do enredo é mais do mesmo e as conclusões que eles encontram parecem demorar demais, sendo que o leitor já compreendeu muitas coisas capítulos antes deles fazerem o mesmo; os personagens são genéricos e só começam a ganhar verdadeira personalidade lá pelo meio da trama.
Alguns mistérios podem ser bem óbvios, como quem estaria colaborando com o sniper ou quem está guardando o grande segredo... Mesmo assim, depois de 50% da narrativa, os personagens começam a dividir seus segredos e isso torna a história mais interessante, assim como o fato do mistério crucial envolver muito mais do que imaginamos, trazendo um dinamismo necessário para esse tipo de thriller.
Os personagens vão ganhando camadas e preciso pontuar que Oliver, o irmão da melhor amiga de nossa protagonista, Red, me fez sentir uma raiva que há tempos não acontecia comigo ao ler um livro: ele é realmente detestável, intragável e irresponsável em níveis que me fizeram quase abandonar o livro mas, ao mesmo, tempo, o resultado foi que eu ficasse mais imersa na trama.
A escrita de Jackson é fluida e traz dilemas curiosos, principalmente em suas resoluções. O livro possui uma tensão crescente, mas a autora só vai escalando isso depois de um bom tempo.
Assim, posso dizer que curti a experiência, mas sinto que "Os Cinco Sobreviventes" poderia ter sido melhor se fosse mais curto e sem tanta enrolação...

1 | 2 | 3 | 4