Aurora Marcela Ceribelli

Resenhas - Aurora

Natalia.velosa 05/03/2024

Consolo
Esse livro estava na minha estante há um tempo e estava aguardando o momento certo de ler ele: quando eu estivesse exausta.

De fato, o livro é um consolo. Uma mistura de desabafo entre amigas, mas ao mesmo tempo, traz comprovação dos fatos em dados e pesquisas científicas. O livro é leve e é impossível não se identificar em alguns (no meu caso, vários) momentos.

Para quem é fã do podcast da Marcela, terá uma boa curadoria dos episódios!

Tayne Holtz 05/03/2024

Fluidez e humor para tratar temas delicados
O livro é um afago para tantas tortuosas questões femininas da atualidade. Marcela aborda temas muito presentes em minha vida, que pode ser na sua também: trabalho (desigualdade de gênero, ambição, síndrome de impostora, burnout etc.), autoestima, sociedade patriarcal, atividade física como um respiro para o corpo e a mente (partindo de uma perspectiva de saúde mesmo, saúde real, e não emagrecer a qualquer custo), encerramento de ciclos profissionais e pessoais e demais temas que nos afligem, sim. Ao ler, no fundo da minha mente tocava "run the worldddd? GIRLSSS" da Beyonce.

Gostei muito da forma que a autora relaciona os temas com suas vivências, perspectivas e citações de outras mulheres, pesquisas, dados científicos ou empíricos. Tive a grata surpresa de saber que a autora também é dona da página @chapadinhasdeendorfina, sou fã.

Sem demagogia, a verdade é que para mulher, sempre foi mais difícil. Sempre mais cobrada, mais criticada, mais moldada, enquanto para os homens, o caminho já está pavimentado, além de toda união e proteção mútua que eles empreendem.

A nós, foi ensinada a rivalidade desde cedo. A quem nossa desunião bonifica?

Fada Leitora 05/03/2024

QUE LIVRO NECESSÁRIO!!
"Acordar preocupada com as tarefas do dia. Otimizar a ida ao trabalho ouvindo notícias ou respondendo e-mails. Almoçar correndo pra ganhar tempo.

E tudo isso sendo linda, bem sucedida e gentil. Sorridente.

Pra quem mesmo?"

Comecei este livro cheia de expectativas do que encontraria durante a leitura. E só posso dizer que cada uma das minhas expectativas foram superadas.

Marcela Ceribelli escreveu um livro que serve verdadeiramente como um DESPERTAR para cada mulher que o lesse.

Com temas como jornada dupla de trabalho e exaustão feminina, medo e coragem, fenômeno da impostora, comparação, relacionamentos tóxicos e abusivos, prazer sexual feminino, autoestima, patriarcado, dentre outros, a autora vai nos retratando a realidade a qual nós, mulheres, estamos inseridas.

No decorrer da leitura, vamos nos deparando com referências trazidas pela autora, como bell hooks, Valeska Zanello, Helen O'Connell, Dandara Pagu, Sady Doyle, Clara Fagundes, dentre outras. Tais referências vão sendo importantes, pois ajudam a destrinchar e compreender melhor cada tema abordado.

Vivemos em uma sociedade patriarcal, extremamente machista, misógina e sexista, que a todo instante dita como nós, mulheres, devemos nos portar e agir.

Culturalmente, nos foi ensinado e perpassado, que devemos falar, agir e nos comportar como "boas moças". Devemos "ser puras", nos guardar para o casamento e sermos submissas. Tudo isso só serviu unicamente para a manutenção do patriarcado.

Refletir sobre essa realidade, enquanto mulheres, questioná-la e pensar maneiras de mudá-la, é necessário. E esse livro é um excelente aliado nesse processo.

"Em nossa sociedade, não odiamos 'mulheres de sucesso'. Odiamos mulheres, ponto final. No século XIX, tivemos a 'epidemia da histeria', uma doença terrível que parecia afligir literalmente qualquer mulher remotamente inconveniente. Ao longo da história, fomos diversas vezes controladas pela patologização de nossas emoções e nossos desejos."

Certamente que este livro de tornou um de meus queridinhos e com certeza vocês me verão falando dele em outros momentos.

Este é, sem dúvida alguma, um daqueles livros que TODA mulher deveria ler.

Beatriz3345 04/03/2024

"Em uma sociedade que cobra autoaperfeiçoamento até o esgotamento, fica difícil lembrar que todo mundo começou de algum lugar. Mas permita-se ser iniciante."

Izadora 02/03/2024

Li uma resenha muito boa desse livro e a pessoa dizia não fazer ideia de quem era a Marcela ou do podcast. Minha experiência foi totalmente contrária por já conhecer e consumir todo o ecossistema Obvious. Pra quem está comigo, o livro parece um extensão do "Bom dia" e eu inclusive li o tempo inteiro com a voz da Marcela. Essa voz diz muito e encoraja também. E deixa dúvidas. São muitas referências boas, muita troca e muita reflexão para nós, mulheres exaustas, no que parece uma conversa informal. Amei ter concluído essa leitura.

Bruna3553 28/02/2024

Os sofrimentos das mulheres millennials
Não é o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas muitos pontos elencados pela autora me pegaram em locais muito pessoais.
A Marcela foi certeira quando trouxe temáticas como Solidão, Autossabotagem, Exaustão, Ansiedade, entre muitas outras coisas que as mulheres de 25/30 anos tem sofrido ultimamente.
Muita coisa mexeu muito comigo. E é legal que ela traz os recortes de cor, classe social e as implicações de viver no capitalismo liberal.
Achei maneiro!

Jenifer 28/02/2024

Bem bacana, traz insights em diversos aspectos da nossa vida, consegui tirar várias frases bacanas dele

Aninha 28/02/2024

"o que você vai fazer por sua felicidade hoje?"

Criadora do podcast Bom dia, Obvious!, Marcela Ceribelli se viu com um conteúdo riquíssimo acerca do cotidiano feminino e seus dilemas/problemas, e decidiu compilar tudo num livro. O resultado é essa obra deliciosa, engraçada, cheia de pontos para reflexão e incentivos para recomeçar sempre que necessário.

Ela aborda questões como medo, insegurança, ansiedade, exaustão, trabalho, amor, prazer, sucesso, dietas, fracassos, procrastinação, dores diversas.

Quem nunca passou pela síndrome da impostora quando se viu diante de um grande desafio? Se diminuiu quando se comparou com outras pessoas? Ou achou que sua dor e fracasso seriam eternos?

A autora traz suas histórias e as conta sem pudor ou constrangimento, o que enriquece a narrativa, uma vez que não fica apenas no discurso da teoria das coisas. Eu mesma me vi em várias situações e ri, porque vi que no fundo equilibramos os mesmos pratinhos, só que numa ordem diferente e em tempos diferentes! Além disso, ela fala de estudos, leituras, autores e não fica apenas na base da opinião pessoal.

Quando ela fala de ser uma pessoa "introvertida altamente funcional", achei o máximo porque é isso que sou! Em momentos de ansiedade, uso meu sendo de humor e criatividade como disfarce para desviar a atenção de mim para o outro. Quem vê pode pensar "nossa, como ela é extrovertida!", mas não sou não...

Não vou contar todas as situações que me identifiquei porque criaria um novo livro e beiraria o plágio, mas tenho certeza que esse sentimento é comum a todo mundo que concluir a leitura.

Por fim, o livro não tem a pretensão de ser um roteiro de autoajuda, mas de levar a gente a conhecer como todas nós passamos nossos perrengues e sobrevivemos! Bora sonhar de novo e fazer algo pra nossa felicidade?

Boa leitura!

site: https://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2024/02/aurora-o-despertar-da-mulher-exausta.html

Leticia1615 27/02/2024

"Todos os dias estamos construindo um imaginário do que vai acontecer, e quando algo no presente muda, muito do sofrimento que sentimos não é sobre a perda do que temos, e sim pelo que idealizamos que poderia ser."

Amanditcha 27/02/2024

Comecei pelo último capítulo
Isso mesmo comecei pelo último fui ao antepenúltimo para só aí começar a sequência esperada para uma leitura. O livro é assim leve, de um jeito também pancada. sinto que aprendi muito mais nele do que no último ano da minha vida, impossível você não se conectar com algo pois ele traduz o que estamos passando. Como psi quero valorizar também a profundidade dessa escrita de mesmo como a autora sendo jornalista consegue trazer vários insights da psicologia.

Gabí 27/02/2024

"aprendi com o mar que onda grande se atravessa mergulhando"
Só sei que nenhuma experiência é individual, ainda mais sendo mulher, tanto sentimento que a gente julga ser só nosso, é de tantas outras pessoas. aurora foi um abraço quentinho pra mim e chorei em quase todo o livro, 100% canceriana.

Jéss 27/02/2024

E aí, o que você vai fazer por sua felicidade hoje?
Que livro maravilhoso! Marcela apresenta questões e reflexões interessantíssimas e necessárias. Inúmeros pontos são abordados, como: relacionamentos, trabalho, redes, procrastinação, exercícios, sonhos, sexualidade etc, sempre fundamentados em experiências e leituras.
Um leitura leve, que traz aquela sensação de querer ler rápido, porque é muito bom, e ao mesmo tempo, ler devagar, para não acabar logo.

ba_besha 26/02/2024

Livro importante e necessário a toda mulher que, assim como eu, se sente exausta.

Marcela Ceribelli estudou bastante pra fazer esse livro. Ele é bem denso em informações, muitas páginas de referências. Traz visões muito importantes sobre a sociedade e muito mais sobre o eu.

Bianca2163 25/02/2024

Aurora
Esse livro te acolhe em diversas maneiras. Você lê ele com o sentimento de "É isso, sim, isso que acontece!" e você percebe que não está sozinha. Chega ser revoltante ler todos relatos e dados. Porém, você mergulha em vivências e se sente acolhida, sabe que estamos em passos de formiguinha mudando o mundo.

Marcela se abre muito para os leitores, relatando suas inseguranças, pensamentos e até mesmo experiências, sabe que caso ela faça, muitas irão se identificar. Ela usa seu podcast "Bom dia, Obvious" para se guiar nas narrativas. E com a participação de várias pessoas incríveis que ela cita, o livro se torna um alicerce para representação do feminismo que ela demonstra em sua obra.

É um livro gostoso de ler, você consgue destacar várias frases importantes, mas de certa forma é ambíguo em questão de sentimentos, você pode se sentir abraçada por ele, pode se sentir revoltada, ansiosa, feliz... Mas no final de tudo, você sente um alívio, de saber que mais pessoas estão do nosso lado, mais do que imaginamos.

Bianca2163 25/02/2024