Amada Toni Morrison

Resenhas - Amada

Samira_santos 04/01/2023

MORRISON, T.
Amada é um livro doloroso, de uma maneira tão envolvente que é impossível não sentir também a dor dos personagens. Um livro imprescindível para quem deseja conhecer e entender mais sobre as raízes do racismo.

Mari.Alves 31/12/2022

Que livro!
É difícil de falar sobre ele, uma história triste mas linda, um texo duro mas sensível, em alguns momentos poético.
Entrou como um dos meus favoritos da vida!

Fabiene.Barbosa 29/12/2022

Leitura envolvente que retrata a vida recolhida de uma mãe e filha negras, logo após a abolição da escravidão nos Estados Unidos. A trama vai se desenrolando de modo que traumas do passado voltem à tona a fim de torturar ainda mais a vida de ambas.

DIRCE 23/12/2022

O sobrenatural (literal) ou como representação dos “fantasmas” de um passado violento.
Recordo-me que quando li “O Morro dos Ventos Uivantes” da Emily Brontë, fiquei atônita como uma escritora tão jovem conseguiu mostrar interior do espírito humano e os mecanismos que desencadeiam as paixões. Como ela pode abordar de forma tão dramática o confronto entre o amor e a vida, tudo dentro de uma atmosfera densa, sombria, com a presença de ser sobrenatural - o famoso gótico ? Pensei: Nossa! Esse livro foi psicografado. Essa impressão se manteve nas várias releituras que fiz dessa obra.
Mas porque estou dizendo tudo isso? Toni Morrison era uma jovenzinha quando escreveu Amada? Ela também foi tomada por um espírito e psicografou a obra? Não. Ela não era uma jovenzinha, e tampouco foi tomada por um espírito que a levou a psicografar Amada. Porém, Toni Morrison estando sentada em um píer em frente da sua casa, à margem do rio Hudson, teve uma espécie de epifania e deu voz a sessenta milhões e mais , nesta obra magistral.
Embora eu tenha achado uma leitura difícil, devido a alternância do foco narrativo, da narrativa complexa e dos diferentes pontos de vista, que me obrigaram , inúmeras vezes, voltar às páginas anteriores para relê-las , Toni Morrison conseguiu seu intento: (...) levar o leitor a percorrer o terreno da escravidão e percorrer a paisagem repelente (oculta, mas não completamente deliberadamente enterrada, mas não esquecida (...) pag.12.
Bem, eu disse que no Morro dos Ventos Uivantes, havia presença de um ser sobrenatural, e não é que “Amada” se abre com as frases : "O 124 era rancoroso. Cheio do veneno de um bebê"(...). O ano que se inicia a narrativa é o ano de 1873 – 10 anos após a abolição da escravatura no Estados Unidos.
Até a chegada do Paul D. Seth e Denver (mãe e filha) viviam em um ambiente domestico que abrigava segredos sombrios, porém Paul D. consegue afugentar o bebê fantasma, mas a partir de então, torna-se impossível soterrar o passado.( gente, isso se passa bem no início da trama, portanto, acredito que não é spoiler).
Há tanto o que se falar sobre esse livro, mas eu não quero me estender. Entretanto, preciso dizer que aquela música: levanta sacode a poeira e dá volta por cima ( nem sei o porquê de ela vir a minha mente, mentira: sei sim) , se aplicada como um incentivo para seguir em frente , não passaria de um tremendo insulto diante de todo o cenário da obra. Lembrei-me da música porque considero que muitas vezes, "jogamos poeiras debaixo de um tapete", entretanto, quando resolvemos sacudi-lo, veem à tona todos os traumas, todas as dores, toda as chagas que tentamos esquecer, e no caso aqui em questão, soma-se a tudo isso as privações, a negação da humanidade e a condição de sujeito tolhida.
O final do livro, apesar dos pesares, a solitária e ávida de amor – a jovem Denver – consegue uma espécie de Redenção, quando sai em busca de ajuda e de trabalho, e finalmente ela compreende a noção de liberdade.
Encerro por aqui certa de que, em breve, farei a releitura desse livro, pois sei que tenho muito a desvendar.
AMEI. AMEI. AMEI.

Caio.Bonazzi 08/02/2023minha estante
Terminei hoje esse livro incrivel! Adoro suas resenhas Dirce.

DIRCE 08/02/2023minha estante
Oi ! Caio, fico muito lisonjeada. E que bom que você gostou também da obra .

Rebeca.lousz 07/12/2022

Crueldade fictícia que beira o realismo
Amada certamente é um livro difícil de ler, seja pela forma como a narrativa é exposta, seja pelo teor da mensagem que o livro transporta. Uma história tão cruel que beira o realismo, por mais fictícia e fantástica que seja.

Começo da leitura é difícil de engatar, Morrison anda por passado e presente como se fossem a mesma coisa. Troca de personagem e troca de episódio abruptamente. Algo que me incomodou no início mas que se provou extremamente valioso. A vida de Sethe é assombrada pelos fantasmas do passado, seu presente é tão contaminado que não há separação temporal entre os fatos, é como se tudo acontecesse ao mesmo tempo. O peso e a dor de ser preto em um mundo de gentebranca nunca fica no passado, é uma constante inalterável.

Tenho um pouco de dificuldade em me conectar com algumas particularidades que envolvem um contexto estadunidense, algo distante da minha vivência. Acho que é um livro que poderia ser mais curto, se excede um pouco em tamanho. Em alguns momentos a autora introduz novos personagens e tenta trazer o passado deles junto, mas as partes acabam se perdendo na coadjuvancia e se tornam rasas e rápidas.

Excelente livro, não é meu favorito na temática e não sei se indicaria logo de cara para alguém.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Amada
Diferentemente das ficções brasileiras (das que pelo menos conheço) Toni Morrison narra as dificuldades da escravidão, mas une o sobrenatural, o aterrorizador, talvez fantástico, criando uma aura de medo e terror. Em certos momentos fiquei confuso com o tempo da narração, já que voltava ao tempo da Doce Lar, outro com Baby Suggs, e outros. Um excelente romance de qualquer forma.

Camila 26/11/2022

Surrealista. Incrível!
Sethe é uma escrava fugida que não consegue conceber a ideia de ver se afligir sobre seus filhos sofrimento parecido ao que passou junto de outros, e acaba cometendo um ato que delata o nível de insanidade a que recaiu, juntamente com a imensidão de seu amor.

Entre as mais diversas tragédias, dentre elas assombrações, acompanhamos a vida de Sethe e sua filha, Denver, que vivem isoladas da comunidade depois de um crime. Ambas se acostumaram aos fantasmas do passado, mas tampouco esperavam que fosse se materializar.

Primeiramente, sou apaixonada pela escrita da Toni Morrison! A mistura entre realidade e surreal, lirismo e épico, me deixa fascinada!

Que história doida, uma espiral de emoções e narrativas intrincadas, confesso que por vezes me vi perdida ? toda confusa com o que diabos estava acontecendo, por isso não julgo ser uma leitura tão fácil, também levando em conta a temática pesada.
"O que são essas pessoas? Jesus. O que elas são?" o nível de crueldade humana descrito pela autora, de forma tão pungente, impossível não se comover.

Giovanna1552 25/11/2022

Pesada e necessária
Essa obra é importantíssima, a Toni Morrison é muito perspicaz ao nos jogar nessa narrativa, assim como os negros eram jogados de "dono" em "dono", perdiam suas origens e suas famílias.
Essa obra nos mostra a história contada por uma voz de quem foi excluída e marginalizada. Uma obra importantíssima que nos faz refletir.

Bairral 12/11/2022

Este é um livro que quando acabamos de ler ele não nos deixa, é tanta densidade nas personagens, nas conexões entre os tempos e as falas, as existências, as emoções que precisamos de tempo pra digerir a história e os sentimentos que recebemos na leitura. Livro ímpar.

J^! 06/10/2022

Soco no estômago
Essa é a categoria que coloco esse livro. Parece nos enganar e traça um percurso confusa, mas aos poucos Toni vai tirando o véu e nos apresentando o horror.

Vanessa 23/09/2022

Amada
É um livro desafiador por ser uma leitura densa e tanto complicada as vezes, mas isso não retira o seu peso e sensibilidade se você persistir na leitura. Entender o contexto que a história se passa ajuda bastante na compreensão da obra, e principalmente te ajuda a ser inserido.
Mas Amada não deixa de ser um livro com muita reflexão e conteúdo que nos levam a entender o ambiente que as personagens vivem e suas relações, fala sobre amor e Toni Morison usa de um talento na escrita que nos guia com destreza pela história. É um livro que vale a leitura.

06/09/2022

O livro é difícil no início mas depois de um tempo você se acostuma com a história não-linear e se torna mais fácil de acompanhar.

Pati 30/08/2022

Genial!!
Não é uma leitura fácil de ser feita, no início, porém, não desistam!! Vai super valer a pena!!
Esse livro é tão profundo que, por diversas vezes, parecia que estávamos do lado dos personagens, vivendo o que eles viveram? (mas é claro que nunca saberemos o tamanho da dor que só eles viveram? deixemos isso bem claro!..)

vcmechamademar 26/08/2022

Desconsiderem as estrelas.
Eu não tenho muita capacidade de dar uma nota pra esse livro não. Comecei a leitura por conta da análise que preciso fazer pra uma disciplina da faculdade e confesso que pensei que não conseguiria terminar e quase me rendi a uma possível reprovação. Mas passado essa crise, tenho que dizer que é um livro muito denso e complexo de ser lido, não só por tocar em pontos extremamente sensíveis como escravidão, morte, traumas, mas também pela leitura não linear e que na maioria das vezes é contada através de memória. Eu já tenho uma noção do que vou falar na minha análise acadêmica, mas mesmo assim foi muito difícil chegar até o fim desta leitura, obviamente isso não diminuiu a grandiosidade e o marco que esse livro é, vários pontos me despertaram muitas indagações e alguns personagens me despertaram um interesse enorme em abordar no meu trabalho. Mas foi cansativo, porém o livro é bom.