A cartomante

Machado de Assis

Resenhas - A Cartomante

Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
Oi, Willian

Em A Cartomante, Machado utiliza elementos típicos da realidade humana, relacionamento conjugal, amizade, superstição, charlatanismo, traição, violência e tragédia. Esses elementos reafirmam a contemporaneidade do texto e aproxima-o da realidade humana

Bruno.Santana 23/02/2018

Vilela,Rita,Camilo e a cartomante são os personagens que compõem o livro "A Cartomante",uma obra do escritor Machado de Assis.A historia conta um triangulo amoroso entre Camilo,Rita e Vilela,onde Rita era casada com Vilela,mas mantinha um amor escondido com Camilo,que era amigo de infância de Vilela. Um outro personagem era a cartomante, uma mulher misteriosa que enganava os personagens.
Esse conto de Machado relata bem o comportamento do homem,traição,enganos, e mentiras,que terminam da maneira mais trágica possível.
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
A única personagem que não recebe um nome no conto é a personagem principal, a Cartomante estrangeira, que engana, ludibria e manipula os personagens Camilo e Rita ou ela apenas ?revela? o que os personagens desejam ouvir?

Maria 23/02/2018

Aluna:Maria Alice Série:2j Pro: Grace A cartomante
A cartomante é conto bem dramático,se tratando de um triângulo amoroso,que tem como personagens: Vilela, Camilo e Rita.
Vilela e Camilo são grandes amigos desde sempre,um belo dia Vilela apresenta Rita a Camilo,que fica lisonjeado ao conhecê-la.
Não demora muito para que os dois se apaixonem e passem a ter um relacionamento escondido de Vilela,após algum tempo Camilo recebe algumas cartas de alguém anônimo, ameaçando contar tudo a Vilela.Rita começa a frequentar uma cartomante que a tranquiliza,ambos então continuam esse relacionamento às escondidas.um dia Camilo recebe um convite de Vilela para quem ambos se encontrem,ele vai ao encontro do amigo,fazendo apenas uma parada na cartomante que o deixa confiante garantindo felicidade eterna.
Infelizmente nada disso se concretiza,o mais legal do desfecho é a tensão que fica até acontecer a tragedia,Vilela mata Rita e seu amigo Camilo,possuído pelo ódio de tamanha traição.

Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Perdoar é para os iluminados!
A Cartomante é mesmo surpreendente e instigante! Amo a passagem: "Não tardou que o sapato se acomodasse ao pé, e aí foram ambos, estrada fora, braços dados, pisando folgadamente por cima de ervas e pedregulhos..." Essa passagem é tão própria da natureza humana, não é verdade? Me faz lembrar de um texto de Marina Colasanti: "Eu sei, mas não devia"
Abraços,

Larissa Pimentel 23/02/2018

A cartomante. 2 ano G
A cartomante é um conto escrito por Machado de Assis. A história é baseada em um triângulo amoroso entre: Vilela que tinha 29 anos, sua esposa Rita que tinha 30 anos e Camilo que era amigo do casal e tinha 26 anos. Camilo começou a se envolver Rita após a morte de sua mãe, o caso entre eles era arriscado porque Vilela n sabia de nada e por isso sempre visitavam a cartomante. No final da história Camilo segue ao encontro de Vilela e quando chega na casa dele, encontra Rita ensanguentada no chão e fica horrorizado, Vilela chega e dá dois tiro em Camilo, matando-o.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado refletia seu tempo e o pessimismo é uma marca indelével de seus textos. Descrença na humanidade.

Sanmara.Santos 23/02/2018

A cartomante
A Cartomante é um conto de Machado De Assis que fala da vida de um triângulo amoroso que é composto por vilela, homem de 29 anos com porte mais maduro , casado com rita, 30 anos com postura de uma dama perfeita e afetuosa, e camilo, um funcionário público ingênuo de 26 anos.A mulher que da título ao romance:a Cartomante tinha 40 anos e era uma italiana.
Machado nos remete, neste conto, a um enfoco pessimista da vida. Isso é mostrado através das mentiras proferidas pela cartomante e pelo fim trágico de duas personagens. Do lado psicológico, ele faz uma jogada com a ingenuidade e malícia de Camilo o qual trai o amigo fiel.

Isaias.Barreto 23/02/2018

Resenha O cartomante
Um livro de Machado de Assis onde a historia gira em torno de um triangulo amoroso e traições no decorrer da historia. O livro tem uma linguagem diferente porem a historia é boa e interresante de se ler por causa de seu "drama" sobre o relacionamento dos personagens
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante
Machado de Assis sabe falar da existência humana como poucos.

Muito bem! Quando lemos histórias tão humanas, com a presença de sentimentos tão universais muitas vezes a identificação é imediata, afinal traição, mentiras, vilania, ingenuidade são atitudes e sentimentos atemporais.

Rodrigo.Cruz 23/02/2018

A cartomante Série- 2J Aluno- Rodrigo cruz
A cartomante e um conto criado por Machado de Assis, onde nos mostra um triângulo amoroso entre Camilo, Rita, Vilela Camilo e Vilela eram amigos desde a infância, então eles cresceram e seguiram profissões diferentes Camilo entrou para a área de funcionalismo até sua querida mãe lhe arrumar um emprego na área pública, entretanto Vilela se formou em magistrado então os dois amigos se separaram onde seguiu sua vida longe de Camilo , casou-se com uma mulher chamada Rita e então decidiu voltar pra cidade onde Camilo estava esperando por ele , abandonandosua carreira e levando Rita com ele os três convivia muito então rolou uma intimidade entre eles , nada de mais até Camilo sofrer uma grande perda sua mãe faleceu , Vilela por ser seu grande amigo ajudou ele com o enterro enquanto Rita o ajudava a cuidar do seu coração. Apartir daí se envolveram cada vez mais , ela como toda garota apaixonada tinha uma coisa em mente de que ele a esquecesse , com isso ela decidiu Consultar uma cartomante , e Rita acabou acreditando na cartomante, então Rita foi correndo contar a Camilo o que havia acontecido. Camilo não acreditou na cartomante repreendeu dizendo que era imprudência já que Vilela poderia descobrir e que se ela tivesse algum receio deveria procurá-lo e não a uma cartomante, no aniversário de Camilo ele recebeu um presente de seu amigo e de Rita um bilhete com palavras vulgar ontem continha, vexame ,sustos , remorsos e desejos. Camilo queria fujir mas a confiança de Vilela era mesma. Até que um dia Camilo recebeu uma carta anônima dizendo que sua aventura era mais um segredo. Ele com medo se afastou de Rita e de vilela, não queria que o anonimato contasse a seu amigo Rita concordou , um tempo se passou e Vilela ficou desconfiado e mandou um recado dizendo pra ele ir pra casa encontrá-lo. Camilo não sabia oque fazer pois estava com muito medo de que seu amigo tivesse descobrido tudo entre ele e Rita mais Camilo foi e no meio do caminho se deparou com a casa da cartomante mais ele ficou com receio se deveria entrar porque ele não acreditava mais ele estava com tanto medo que ele decidiu entrar ele precisava saber oque ele iria enfrentar. A cartomante disse pra ele não tivesse medo que nada ia acontecer a ele e nem a ela e que o terceiro ignorava tudo oque acontecera, falou do amor deles e da beleza de rita. Quando a cartomante acabou Camilo perguntou quanto ele a devia ela respondeu de acordo com a sua gratidão. Pois bem sua gratidão era tanta que ele pagou e foi correndo encontrar Vilela , chegando em Vilela foi logo abrindo a porta, Vilela fez um gesto pra Camilo entrar e fazendo um grito de temor lhe ocorreu sua dama Rita estava morta. Vilela o pegou pela gola e com dois tiro o matou.

Machado nos mostra que uma paixão é capaz de passar por cima de uma amizade que o amor pode ser transformado em fúria

ok

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Augusto.Souza 23/02/2018

A cartomante feito por Machado de Assis
A cartomante conta a história de três pessoas sendo que duais se envolvem.
Rita é esposa de Vilela, mas vive um caso com Camilo que é amigo de infância do marido.
Depois de uma visitar a cartomante Rita perceber que isso fortificava ainda mais o amor dela por Camilo, por que a cartomante disse assemelhava tanto com a realidade. Ao decorrer do conto, Camilo vive a trama, será que Vilela desconfia do relacionamento que ele vive com a esposa ? Na dúvida e com medo de que tudo acabe mal, ele decide que vai conversar com a cartomante.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante

Chewbacca 23/02/2018

Crítica
Mais um conto do grande mestre Machado de Assis chamado "A cartomante". O conto é narrado em primeira pessoa em que o enredo consiste na história de quatro personagens, sendo que três desses personagens dividem um amor esplendoroso, é a quarta personagem é uma cartomante que diz o que o seu cliente quer ouvir , e que na maior parte do conto ela só serve para enganar os personagens principais. E um conto que te prende pelo seu enredo formar um belo drama de amor e traições.