Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

2022 encontrados | exibindo 481 a 496

Sofia.Eternal 21/07/2023

Excelente
Uma peça muito divertida que merece mesmo a importância que tem na literatura brasileira. Para quem assistiu o filme, recomendo que esqueça o filme e leia o livro. É mil vezes melhor.

Rita 20/07/2023

O livro é perfeito. Eu amo demais essa história.

Mas o audiobook que eu ouvi no aplicativo Skeelo conseguiu elevar o patamar da perfeição. Que narração maravilhosa!

Estou encantada!

Josene 20/07/2023

Não tem nem o que falar. Obra-prima da literatura/teatro brasileiro. O filme é um patrimônio nacional.

Emi 20/07/2023

Ao ler a obra de Ariano senti tanta leveza e tranquilidade que é como se conseguisse ouvi-lo recitar, em sua voz calma, cada palavra

Anna 20/07/2023

Esse livro dispensa comentários ou resenhas enormes. É, por si só, uma obra prima. Cheio de cultura, humor e ótimos diálogos.

Elisa 19/07/2023

Suassunante
Esse livro é uma peça, e rara. Representa bastante o estilo de escrita do ilustre Suassuna, sendo uma comédia e tanto

mandy 18/07/2023

Bom e engraçado!
Adorei esse auto. muitíssimo engraçado e com elementos importantes, que fazem refletir sobre a vida na terra.

EduardaCGP 18/07/2023

Obra de arte
Ler Ariano é, acima de tudo, se deleitar na cultura nordestina, ler ?ouvindo? os cordéis e os dizeres que ilustraram minha infância.
Ler Ariano é experimentar o amor pela história da Paraíba e Pernambuco, sorrir nas falas e apreciar os desenhos.
Ler Ariano é necessário! Para nós, nordestinos, e todo e qualquer brasileiro.

booksbiel0 18/07/2023

O auto da compadecida - Ariano Suassuna
Esta obra em forma de teatro me trouxe tantas reflexões sobre o cotidiano e sobre a vida que não consigo descrever tudo o que senti apreciando cada detalhe dessa leitura emocionante!
Ariano conseguiu retratar em sua escrita seus sentimentos mais profundos e conseguiu também fazer críticas baseadas em suas opiniões, e isso para mim tem um valor gigante!
Um livro curto, fluido, e encantador. Eu amei!

Rayssa414 18/07/2023

O filme marcou minha infância
Amei, parecia que eu estava assistindo ao filme enquanto lia, aliás, irei rever o filme pela milionésima vez.

Não tem muito o que falar sobre essa obra, qualquer nordestino sabe a essência que ela traz da nossa terra e da nossa cultura.

Vania.Cristina 18/07/2023

Diferentes encontros e misturas através do tempo
Esta história é um reconto de várias outras, nascidas da tradição popular e publicadas em cordel. Por sua vez, esses contos populares tem origem em culturas muito mais antigas: as peças sobre Nossa Senhora da Alta Idade Média, Gil Vicente e o teatro espanhol do século XVII, a Commedia Dell'Arte francesa... Como diz Braulio Tavares no posfácio dessa edição, é o mesmo DNA dramatúrgico das routines dos cômicos do Teatro de Vaudeville e do cinema mudo norte-americano. Acredito que Carlitos seja um exemplo dessa influência. João Grillo, que já existia antes de Suassuna no Nordeste brasileiro, decende de Pedro Malazarte, Pedro Urdemalas, Lazarillo de Tormes e Arlequim. O que Suassuna fez de mais original nessa obra, além de lhe dar corpo e a forma de prosa, foi a criação de um companheiro para João Grillo: Chicó. Nesse caso ele bebeu na tradição do circo, onde temos a figura do palhaço espertalhão e a do palhaço ingênuo. Mesma influência de Renato Aragão e Dedé Santana. Suassuna pesquisou a fundo a tradição, fez suas próprias misturas e deu uma expressão nova a essas histórias, através da linguagem teatral. Cultura popular é cultura viva, está em constante transformação. E não tem raiz, vem de encontros e misturas, que vieram de outros encontros e misturas. Pesquisa de cultura popular é coisa séria, a ser feita num diálogo respeitoso. As mudanças acontecem naturalmente e só se aceleram quando surgem verdadeiros e criativos artistas. Como foi o caso de Ariano Suassuna.

Thaisinha 17/07/2023

Avaliando com a nota do que eu acho da minissérie, que cresci assistindo inúmeras vezes. ouvi o audiobook, e por mais que seja muito bom, esse formato não funciona pra mim, tenho muita dificuldade em me concentrar... mas pra quem gosta, indico

Maria12766 17/07/2023

Achei que não iria gostar!
Eu assisti o filme quando criança, mas não me lembrava de quase nada (so de que achei chato kkkkkk)
Eu achei que seria super pedante e massante, mas tava errada ?, li super rápido, em menos de 3 horas. Fiquei curiosa pra ler uma outra edição mais detalhada, se tiver, e ler outras obras do autor. E tbm me animou de ler/reler outros clássicos brasileiros!!!
Cecii 17/07/2023minha estante
Eu quando eu tinha uns 8 anos, tbm achei chato, mas reli tem pouco tempo e achei super legal ksksk

Tayná Orem 16/07/2023

Vai de 100 a 0
No início é top, dei gargalhadas mas na parte do julgamento fica chato, da pra ler porém sai do incrível para o mediano.

Clara497 16/07/2023

...
Leiam por favor, eu ri tanto com o livro quanto com o filme, além de que a leitura é tão leve que torna mais descontraído ainda
??? ????, ????
JurúMontalvao 16/07/2023minha estante
tá na minha lista
já ri mt com o filme e as entrevistas do Ariano ?
espero rir lendo, mas n sei se vou ter essa experiência depois de já ter visto a adaptação pro cinema...

2022 encontrados | exibindo 481 a 496