Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1926 encontrados | exibindo 151 a 166

raxel_costa 04/01/2024

Só sei que foi assim
Quando se trata de sertão, há muitos clichês. Justamente por abraçar e aprofundar esses clichês, Ariano atinge sua maestria. Resgata todas as imagens e desenhos para fortificá-los e construir personagens marcantes. Sem se esquecer, nunca, do bom humor e da religiosidade típica, Suassuna traz à vida uma das melhores obras teatrais do país, conquistando um lugar especial na maior parte dos corações brasileiros contagiados por sua genialidade.

Laranass 04/01/2024

Todo mundo é 🤬 #$%!&
Amo livros com ceu, inferno, purgatório e eu amo como nesse livro eles falam que toda a parte da sociedade é errada

Rafael 03/01/2024

Ariano mágico
Eu sempre fui muito fã do filme, e me deparei por acaso com a peça. Existem apenas algumas diferenças bem pontuais. João Grilo e Chicó são personagens do Brasil, são a cara do Brasil. Emocionante e engraçado, atemporal.

Rebeca.Souza 03/01/2024

A santa advogada
Auto da compadecida deveria ser uma peça que todo brasileiro deveria ler!

Bem humorada, com ritmo empolgante e falas ácidas,Ariano Suassuna, pai deste roteiro, casou o estilo das peças de comédia medieval com cordéis nordestinos e criou uma obra de arte.

Mas não se engane, esse roteiro não foi feito só para rir. Como uma boa obra brasileira, carrega críticas sociais associadas com a realidade nordestina, como por exemplo: a ganância e poder da Igreja; a valorização dos donos de terras (descendentes de portugueses) em detrimento dos civis mais pobres (Chicó e João Grilo); a violência dos cangaceiros gerada por aqueles que deveriam proteger a população (a polícia).

A nossa senhora ( a santa compadecida) adentra esta história mostrando o outro lado da história dos personagens condenados pelo Diabo ( o que eu achei bem pertinente ele ser representado por um vaqueiro, algo que faz parte do folclore nordestino); revelando o outro lado da moeda por trás das suas ações, mas acredito que no fundo ela somente perdoou de fato Severino, o cangaceiro e João Grilo.

Bem, acho que todo mundo já entendeu o quanto eu gostei da peça e que sim, eu recomendaria esse livro para QUALQUER pessoa.

Angelica.Shihara 02/01/2024

Um livro engraçado, cheio de boas energias ao ser narrado, personagens icônicos e que fica gravado n mente de quem lê.
Suassuna trouxe alegria pra essa leitura.

Atlam 01/01/2024

A experiência foi incrível do início ao fim, não é como o filme, mas tão bom quanto. vale a pena ver e ler.

NathDuda 30/12/2023

Meu trunfo é maior que qualquer santo
Simplesmente lindíssimo!
Deixei passar 2 dias após terminar a leitura, porque, caso contrário, não teria espaço suficiente para eu comentar.

Auto da Compadecida já tinha um lugarzinho especial no meu coração por conta da sua magnitude, simbolismo e significância nacional. Mas depois que você lê o livro tudo fica ainda mais lindo, sabe?!
Não posso negar que fiquei com medo de não gostar muito no início, principalmente porque estava menos engraçado do que eu recordava. Mas, logo após Nossa Senhora da Compadecida aparecer tudo se encaixou perfeitamente e cada trechinho da história se fez completo e ideal.
Eu fiquei com o coração tão quentinho e grato depois de ler esse livro kkkk Nossa Senhora é sempre tão linda que mdsss, e o mais engraçado é que logo após terminar essa leitura, eu vi um vídeo de Fernanda Montenegro abençoando o Papa Francisco e só pude pensar "tinha que ser minha Compadecida mesmo" kkkk
Enfim, sem mais delongas e finalmente na leitura em si: é uma escrita riquíssima e maravilhosa, pouca coisa me deixa tão feliz e grata quanto uma leitura nacional que eu possa agradecer por existir. Ariano Suassuna sempre me encantou por exaltar nossa cultura e nossa fala, sem se "americanizar", as aspas no americanizar é exatamente porque muita gente se esquece que também somos Americanos e até melhor, porque somos LATINOS Americanos. Cá entre nós, existe língua mais rica que a latina? Não! Sendo assim, então porque tanta exaltação para com os de fora e o sentimento de vira latas para com nós mesmos.
Pois bem, a leitura é maravilhosa, nos torna mais humanos se lida com o coração aberto; é rica de cultura, apesar de eu ter esperado mais regionalismo (acho que talvez eu já esteja habituada com algumas histórias nordestinas e ter me parecido, por isso, menos específico) e também nos ensina a ser menos carrascos, pelo menos me ensinou.
Grata a Ariano S. por ser brasileiro kkk, a meu irmão por ter me falado tantas vezes sobre essa peça e a mim por ter um lugarzinho especial no meu coração por leituras nacionais.
Amo amo amo

Júlia Beatriz 30/12/2023

Primeira vez que leio uma peça do Ariano e gostei muitooo. Já assisti o filme várias vezes e foi muito bom ver o quão parecido ficou.
Espero conseguir ler e assistir outras obras dele.

Graziely 30/12/2023

"Não sei, só sei que foi assim"
Que espetáculo de livro! Literalmente! Eu já conhecia a obra desde criancinha, mas nunca havia pego o livro para ler. Eu estou encantada com a escrita e a forma como esse livro homenageia o teatro e traz todo retrato do triste e alegre sertão, além de nos mostrar o que realmente significa misericórdia. Muito lindo, super recomendo.

Julia 30/12/2023

Uma misturada da cultura Nordestina
Pequenos blocos de engenhosidade narrativa reunida nessa peça de forma simples e divertida.
Uma sátira que deve ser levada como sátira circense.
Uma mistura de um clássico europeu com o cordel nordestino.
Inclusive os causos foram adaptados de vários cordéis ja existentes. Copiar, transformando em algo novo.

E pode isso?
Num sei, só sei que foi assim. ?

the.tys 29/12/2023

Ariano Suassuna é genial.
Estava sem conseguir ler a meses. Entrei numa ressaca literária absurda e não conseguia passar de 10 páginas. Ganhei esse livro de Natal e na verdade sempre tive um amor grande ao filme e o desejo de ler algo do Ariano, por ter certeza que não me arrependeria. Estava correta. "Auto da Compadecida" é um livro sensacional! Mal sentia enquanto passava as páginas, soltei risadas absurdamente sinceras e as críticas colocadas por ele - preconceito, mesquinhez, religiosos corruptos etc... - me fizeram questionar muitas coisas enquanto ria. Posso dizer com paz no coração que Ariano Suassuna escreveu uma comédia nível Shakespeare - para mim um tanto melhor por ser completamente brasileira e próxima a fala e escrita simples. - Esperava muito e recebi além doq poderia imaginar. 5 estrelas e favoritado, só tenho a dizer que adorei! Mal posso esperar para ter contato com outras peças redigidas por ele.

Maria17990 29/12/2023

Já faz alguns anos que li e pretendo lê-lo novamente, mas mesmo assim o recomendo de olhos fechados, acho que foi um dos poucos livros que a minha leitura foi contínua e rápida, talvez porque a trama me envolveu do início ao fim ou pelo fato de eu ter me divertido muito com as personagens.

Tainá.J 29/12/2023

Muito semelhante ao filme! - 4.5?
Já amava o filme, e achei a narração do audiobook muito semelhante!

Porém, os efeitos sonoros foram exagerados e me atrapalharam para entender certos trechos...

As partes no formato teatro, apesar de curiosas, geralmente não gosto e aqui não foi exceção.

Mas mantive a classificação alta, porque a história é excelente, cômica, satírica, e muito bela!

Sem dúvida, uma obra prima nacional????

Faffys 28/12/2023

Hilário
Simplesmente sensacional. Leitura fluída e engraçada. João Grilo e Chicó é uma dupla e tanto.

Só sei que foi assim!

Vanessa.Carla 27/12/2023

De fato, um clássico
Assistir o auto da compadecida todo ano já é meio que tradição, mas ler Ariano foi novidade pra mim e me deixou com muita vontade de conhecer outras obras.
é uma sensação muito boa ver as semelhanças e mudanças da peça para o filme, foi uma experiência muito feliz ler esse livro

1926 encontrados | exibindo 151 a 166