Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

thiagocarrera 20/03/2023

Para pensar.
Esse é um livro que me fez refletir em tanta coisa.. é difícil decifrar de plano a intenção do autor.

A grande admiração do oficial pela máquina, o saudosismo por seu criador, a condenação sem processo e sem defesa, a falta de conhecimento de qual crime foi cometido.. é um cenário que encaixa em tanta coisa que é possível criticar, como obediência cega, autoritarismo e admiração pelo poder de definir destinos por exemplo. É um livro que fala conosco sobre muita coisa de forma indireta.

Muito curto, mas muito bom.

Fernanda 19/12/2022

Atemporal
Em "Na colônia penal" somos apresentados a uma máquina um tanto diferente de tortura, onde condenados são submetidos sem a menos saberem o motivo, sem direito a defesa.
A edição do livro é linda, toda ilustrada. No final, tem uma releitura/opinião de alguns nomes sobre a obra. Apesar de ter sido interessante saber mais sobre a vida do autor, acho que ficou meio repetitivo várias pessoas falando a mesma coisa (referente a história).

Thaci 26/05/2024

Foi uma leitura interessante, ainda mais lendo em paralelo com O processo. É intrigante e o final mórbido e surpreendente, diferente dos outros livros dele é mais mórbido do que surpreendente.

Aline | @42.books 29/06/2020

Eu sei porque estou te batendo, você não precisa saber...
?Uma máquina singular?, descreve o oficial, que leva em seu rosto um olhar de admiração. Eis a máquina que protagoniza Na Colônia Penal.
Com seu revestimento de algodão, correias e rastelo, o objeto executor tem em seu simbolismo o sistema controlador, o poder colonial no final de XIX. O que aos olhos do oficial, remota a tempos áureos, que lembra com fervor. Ao viajante, nada mais é do que um resquício de passado, desumano e injusto.
Nesse pequeno diálogo na sala de execução, Kafka narra as convicções humanas, em um texto de inesgotáveis interpretações.

Rafiza 08/07/2020

a incrível habilidade de discutir o cárcere
kafka nao é atoa conhecido por escrever (e descrever) bem situações de cárcere, que geralmente envolvem justiça/culpa. nesse livro, extremamente visual, tive um pouco de dificuldade de acompanhar o que o autor vizualizava mas jamais o que sentia. genial, uma boa escrita faz toda a diferença. e as ilustrações sao SENSACIONAIS.

Alícia Marques 02/11/2020

Atemporal, infelizmente.
Essa é a segunda leitura de Kafka que faço e o que mais me impressiona é o fato de ele sempre deixar aberta algumas coisas à imaginação do leitor. Aqui - como em Metamorfose, em que ele não descreve exatamente qual inseto Gregor se torna, deixando para que o leitor imagine o mais asqueroso para si - ele não descreve onde fica essa colônia penal, nem em que momento histórico ela está inserida - apesar de ter sido escrita no comecinho da Primeira Guerra. Infelizmente poderia ser hoje, no Brasil. O tempo todo lembrei do guri que teve sua sentença decidida e executada pelo cidadão que decidiu tatuar em sua testa a sua infração, há uns anos atrás, EXATAMENTE como acontece na máquina desse livro. Salvei muita coisa pra talvez colocar em trabalhos futuros, tudo aqui é muito rico e profundo. Essa edição da Antofagica também é PERFEITA: as ilustrações, a diagramação e os textos de apoio são muito enriquecedores, realmente trouxeram um aprofundamento à leitura, vale muito a pena investir nela. Kafka realmente é aquele tipo de autor que vale a pena ler todas as suas obras, principalmente se acompanhadas de estudos assim.

Fe 20/10/2022

Cada livro que eu leio do Kafka minha simpatia por ele cresce - Também acho que quando ele morreu todos seus livros e ensaios deveriam ter sido queimados.
erikali__ 02/11/2022minha estante
???

Marcos-1771 14/11/2020

A justiça é justa?
Kafka sendo Kafka. Um bom jeito de descrever o livro.

De início ele já deixa claro que o personagem principal é a "máquina" que faz a "justiça".

O pequeno texto fica a interpretação de cada um. Mas até que ponto a nossa justiça é justa com todos nós? Até que ponto ela é totalmente imparcial?

O oficial, um dos quatro personagens do livro, é um adorador da "máquina" e fala dela como fosse a criação mais perfeita do mundo, uma singularidade, como ele fala. Isso me remete ao nosso dia a dia quando a lei que dizem ser tão justa é aplicada de diferente formas dependendo do cidadão que está sendo julgado.

Vale a leitura e há várias formas de interpretar o pequeno texto.

Klênyo 21/05/2021

Meu 1º Kafka
Gostei da experiência. O livro mostra o prazer quase sádico que um oficial tem em punir um condenado. A forma como o personagem descreve em detalhes a máquina que executa o castigo e as fases do sofrimento impresso no sentenciado através desse "aparelho peculiar". Os textos de apoio dessa edição são incríveis! ??

"[...] trata das muitas tensões frente à arbitrariedade do poder que condena sem fundamentar [...]" Lenio Streck

Marina 08/06/2021

A culpa é sempre indubitável.
O fato de condenaram um homem sem que ele saiba e motivo e ainda tirar seu direito de se defender já é inacreditável, além da forma como o oficial descreve o aparelho e a execução de forma leve e prazerosa, torna tudo muito pior.
"? Ele não sabe qual é a própria sentença? ? Não ? repetiu o oficial. Parou por um momento, como se exigisse um fundamento mais específico da pergunta do viajante, e, então, disse: ? Seria inútil anunciá-la. Ele a sentirá na carne."
"? Mas ele ao menos soube que foi condenado? ? Também não ? disse o oficial. Ele sorriu para o viajante, como se esperasse dele mais alguma observação peculiar. ? Não ? repetiu o viajante, passando a mão pela testa ?, então o homem tampouco sabe como sua defesa foi feita? ? Ele não teve a oportunidade de se defender ? comentou o oficial e olhou para o lado, como se falasse para si mesmo e não quisesse envergonhar o outro por ter que explicar coisas tão óbvias."

aquariano.louco 05/07/2021

Meu segundo livro do Kafka. Gosto muito da escrita dele e dos temas que sempre escolhe desenvolver. É uma leitura rápida mas que propõe muitas reflexões.

Vitória 01/08/2021

Método kafkiano
Neste sublime livro nos deparamos mais uma vez com a genialidade fria, macabra e terrivelmente real de Kafka. A crença cega e imutável em uma máquina de fazer justiça e seu método que despreza opiniões desde a acusação, julgamento e sentença é o ponto crucial dessa narrativa tão atual. Kafka mais uma vez nos deslumbra com sua genialidade atemporal.