Um Artista da Fome

Resenhas - Um artista da fome

1 | 2 | 3 | 4 | 5

mainapereira 11/10/2020

Primeira vez lendo Kafka
Foi minha primeira leitura de Kafka. Gostei muito do estilo do autor e desejo ler suas outras obras.

O livro ?O artista da fome? contém vários de seus contos, além do que leva o título da obra. Não sei se quem leu também teve essa impressão de haver algo em comum entre os textos, como se fosse a mesma mensagem a ser passada, algo relacionado a insatisfação, o sofrimento e um desejo insaciável enquanto ser humano...

O conto ?Um artista da fome? e a novela ?Na colônia penal? são os melhores textos da obra em minha experiência ao degusta-la.

Me chama a atenção a proposta da espetacularização da fome e da sentença de morte (ou do próprio sofrimento?) numa perspectiva individualizada e em um contexto apresentado como ultrapassado.

Uma leitura não muito fácil de digerir, mas recomendada em uma sociedade contemporânea que vive do espetáculo de si...

Daniel432 07/04/2011

Sensacional
Este livro que reúne alguns contos de Kafka é realmente sensacional!!
Os contos são curtos e, no geral, Kafka mantém seus períodos longos e cheios de contradições e insegurança, além de mostrar seu conturbado relacionamento com as mulheres.

Agora, o mais interessante é o conto Na Colônia Penal, onde Kafka mostra pela primeira vez (pelo menos para mim) a supremacia do sofrimento físico, real sobre sua constante inferioridade, baixa alto-estima e insegurança.

Para mim, que sou fã de Franz Kafka, soaria como suspeita qualquer recomendação de leitura de seus livros, mas esse realmente vale à pena pela diferença de estilo em Na Colônia Penal.

Esther.Gonzalez 15/12/2023

Apenas mais um dos tristes contos do Franz Kafka, que parece simples e vazio se você não tentar entender a confunda complexidade da mensagem pessoal do autor.

"Eu não consegui encontrar um alimento que eu gostasse. Se tivesse encontrado isso, acredite em mim, não teria feito de mim um espetáculo e teria comido à vontade, como você e todos os outros."

Bia 04/08/2010

É fascinante. Kafka transforma a greve de fome em emprego, em maneira de se ganhar a vida, e depois de estruturar o leitor à idéia de que fazer greve de fome, é um emprego como outro qualquer, explica a decadência da profissão. Genial. A decadência que se vê em todos os meios de produção, cedo ou tarde.

Erica.Amaral 15/01/2022

Kafka, sempre complexo!!
Impossível não bugar a mente numa primeira leitura de Kafka. Mesmo eu, que já li quase todos seus contos, fico intrigada com seus personagens.
Neste pequeno volume, lido "numa sentada", me faço diversos questionamentos. Qual o conceito de arte? O artista deve algo ao público que o assiste, ou o contrário? Expressar a arte é sofrer - de algum modo? A arte é uma obsessão? No "Um artista da fome" e em "Josefine, a cantora" Kafka faz novamente um paralelo com sua vida conturbada?
Enfim, este é um livro para digerir alguns pontos, reler os sublinhados e aguçar o entendimento numa nova leitura.

Lua 03/11/2023

Desculpa, Kafka!
Depois de "Metamorfose" fiquei mais exigente. Esperava mais. Ou eu não entendi quase nada, ou realmente foi um pouco entediante. De todo modo, pretendo dar uma segunda chance de leitura a este livro no futuro. Bem curto. Tentem. Pode ser que vocês gostem. :)

crfbordersz 02/01/2024

"It is truly no feat to crack a nut, and therefore no one would think to gather an audience for the purpose of entertaining them with nutcracking.
But if he should do so, and if he should succeed in his aim, then it cannot be a matter of mere nutcracking. Or alternatively, it is a matter of nutcracking, but as it turns out we have overlooked the art of nutcracking because we were so proficient at it that it is this new nutcracker who is the first to demonstrate what it actually entails, whereby it could be even more effective if he were less expert in nutcracking than the majority of us."

IvaldoRocha 01/06/2015

Apenas uma dica leia o postácio
Não sou muito favorável à leitura de prefácios e posfácios, pois acho que às vezes dão uma dimensão exagerada a algum ponto de vista sobre a obra e cria um viés na nossa avaliação. Não é esse o caso, o Posfácio contextualiza a obra de uma maneira bastante justa e honesta e nos ajuda a ter uma ideia mais aprofundada dos objetivos do autor. Muito bom, quanto ao resto tudo já foi dito e bem dito.

João 03/09/2017

UM ARTISTA DA FOME, FRANZ KAFKA
ao terminar a leitura de "a metamorfose", livro este que fez com que eu escrevesse a primeira resenha no blog, o tradutor fez questão de separar as últimas páginas para incluir um dos últimos contos escritos por kafka, o famoso "um artista da fome", e olha, mais uma vez terminei com o coração apertado, e com vontade de trocar uma ideia com esse autor, e agradecer o tradutor por deixar um espacinho para essa coisa linda. acrescento também que estou bem feliz com o fato de passar a ler essas histórias sem muita dificuldade, que eu tinha por exemplo, há alguns anos atrás. mas enfim, deixa eu te contar o porquê esse conto é tão bom.

história: o conto nos traz a história de um jejuador. isso mesmo. um homem que ganha a vida sendo jejuador, uma vez que o livro se passa em uma época onde as pessoas enalteciam tal emprego. ficava dias e dias sem comer uma porção de alimento, e as pessoas, interessadas, compravam ingressos para ver o homem em uma jaula, cercado de observadores cuja função era certificar que o jejuador não comesse ao longo do período em que estivesse preso, mas tanto o homem quanto os observadores, sabiam que a vigia era inútil, pois o jejuador levava muito a sério seu emprego. tão a sério que seu empresário teve que estipular um limite para as suas apresentações: no máximo quarenta dias. mas o jejuador, ao ficar ciente deste prazo, ficou incrédulo. ele vivia daquilo, e para ele, se pudesse, ficaria muito mais tempo ali, sem se alimentar.

entretanto, os tempos mudaram. a atividade do jejuador caiu em inutilidade para a população, que não achava mais algo que se encaixasse em um entretenimento, e sim, em repulsa. afinal, onde já se viu, um homem que se priva de comer, ser entretenimento? mas o jejuador não abriria a mão tão fácil daquilo que era sua maior paixão.

após mandar embora seu empresário, passa a se apresentar em um circo, mas percebe que ali, ele não é atração, e sim os animais do circo. as pessoas passam por ele, mas não lhe dão atenção. não fazem questão, até que um dia, cai em esquecimento, e de tão fraco que se encontra, se perde entre as palhas da jaula em que se encontra, onde após um dos funcionários dali o encontrar, o jejuador diz: "Jejuo, porque não pude encontrar comida que me agradasse. Se a tivesse encontrado, podes acreditá-lo, não teria feito nenhuma promessa e me teria fartado como tu e todos". gente, para, como assim.

depois da leitura do conto, dei uma pesquisada breve, confesso, sobre a vida de kafka, e descobri que 1) esse foi um dos últimos contos que escreveu antes de falecer, e 2) ele era extremamente apaixonado pela literatura. mas a questão é que passou por um bocado de situações difíceis durante a vida, principalmente com seu pai (o que o levou a escrever uma carta para ele, que hoje foi publicada, e óbvio que está na minha lista de leitura), e essas situações o afastaram da sua paixão. sabe-se que kafka em determinado momento, deixou registrado que se pudesse, viveria da escrita e da literatura, e fica evidente esse retrato no conto de "um artista de fome", onde temos o jejuador, que apesar dos pesares, faz de tudo para mostrar as pessoas sua vocação, que ali, não era mais tão bem vista, e como tão fácil foi ultrapassada e esquecida pelas pessoas. claro que hoje em dia, não vamos sair em jejum por quarenta dias para mostrar a vocação que temos de não comer, mas a comparação feita por kafka fica tão evidente, e saber que ele viveu uma vida sem seu reconhecimento, e ao final escreveu esse conto, é de no mínimo fazer a gente dar uma refletida.

talvez eu esteja falando um tanto de baboseira, como disse, fiz uma pesquisa BREVE sobre kafka, mas pretendo dar uma lida em outras obras, até mesmo em "cartas ao pai", mas deixo aqui meus comentários sobre esse conto que me pegou de jeito.

sem mais para o momento.

todo amor.

site: https://jvrborelli.blogspot.com.br/2017/09/um-artista-da-fome-franz-kafka.html
Abdullah 29/10/2017minha estante
undefined

Edu 24/05/2021

Reflexivo
Histórias simples e que falam sobre coisas comuns, sobre a passagem de tempo e sobre a irrelevância. Te faz pensar, refletir sobre os acontecimentos, podendo até levar a conclusões tristes sobre a vida.
Ótimo livro, Kafka se mantém relevante e impactante por todos esses anos.

vitoria 15/07/2023

Interpretações
Aquele tipo de livro que pra você tentar entender o que o autor quis transmitir, você precisa ler diversos artigos e debater sobre. Confesso que o que mais me cativou foi a escrita do Kafka, uma escrita tão seca e dura mas que possui uma melancolia e uma dor na atmosfera. Muito bom!

cutespiritus 25/01/2024

Entendi nada da mensagem de josefine vou ler de novo pra entender melhor mas depois de na colônia penal eu jamais serei a mesma novamente

Bells 26/05/2014

Grande Kafka
O brilhantismo de kafka continua inabalavel nesta série de contos. Um artista da fome e a Colonia penal são contos de cair o queixo e reler para registrar todos os pormenores, inclusive o primeiro conto "primeira dor" que é fantástico e de bem facil interpretação, bem diferente do grau de complexidade dos outros que só aumentam o numero de vezes que você irá reler...

1 | 2 | 3 | 4 | 5