Um Artista da Fome

Resenhas - Um artista da fome

1 | 2 | 3 | 4 | 5

PedrokaTBHC 09/04/2023

Kafka, somente Kafka
Somente o nome do autor já traz um grande peso para obra, e, neste livro, Kafka faz jus ao nome(ou não se sabes sobre sobre a história dele). O livro é curto e tem aquele teor Kafkaniano que eu amo, entretanto ele parece ser um texto de treino que o Kakfa fez, ou sem pensar muito como outras grandes obras. No fim, é muito bom e vale sim a pena ler

Pérola 23/03/2013

ótimas histórias que transmitem através da nossa realidade a submissão do homem diante das mais diversas situações o sofrimento psíquico, aquelas coisas que a gente fica remoendo durante anos e não faz nada para mudar...O Artista da Fome retrata de forma clara a alienação e submissão e por fim o conto NA COLÔNIA PENAL, retrata a tortura física.

Bellí 20/01/2023

Meu primeiro Kafka
Bom, essa foi a minha primeira experiência com um livro do Kafka.

Foi difícil? Foi.

Qnd o povo diz que você vai precisar ler mais de uma vez cada conto pra entender, eles não estão zoando.

O meu conto favorito foi o ?um artista da fome?, é por mais que eu não tenha compreendido completamente o final, eu só precisei ler uma vez e foi um conto muito bom de ler, fluiu muito bem e pra melhorar o livro é bem curtinho, então dependendo do deu hábito de leitura você consegue ler ele em um dia FACILMENTE, mesmo precisando ler mais de uma vez os contos de Kafka.

Em geral, eu gostei bastante do livro, é uma leitura rápida e reflexiva. E assim, eu gostei bastante, mas não o suficiente para reler TODOS os contos desse livro. Talvez eu apenas releia ?um artista da fome? (aliás, pra quem não sabe, esse livro tem outros contos, sendo um deles ?um artista da fome?).

mp_.soares 12/01/2023

Franz Kafka
Martírio.
Kafka me lembra Augusto dos Anjos apesar das diferenças, ambos relatam o sofrimento do ser perante a indiferença da sociedade para com a arte e o pertencimento.

Gabriela 10/02/2024

Escrevi uma baita resenha, PC desligou e não salvei!!

Não vou escrever tudo de novo, mas só dizer que Kafka é maravilhoso, consegue trazer um receio legítimo nas leituras de suas obras, dada a semelhança com a realidade.

Gostei muito da Colônia Penal, muitos panoramas com a realidade de muitos atualmente, que não conseguem raciocinar o mínimo, simplesmente seguem um ideal, uma pessoa, uma autoridade. É um retrato da sociedade atual, com um pouco mais de dor.

E gostei muito do Artista da Fome também. Certamente Kafka consegue trazer sentimento aos seus textos, possíveis que os leitores, principalmente os mais velhos, imagino, consigam compreender a dor em algumas páginas.

Desde A Metamorfose eu nutri instantânea admiração por Kafka. Quero continuar lendo sua obra, sendo O Processo o próximo da lista.

Vale super a pena, recomendo muito a leitura!

William Grizorte 04/02/2021

O caráter humano sobre a luz de Kafka
A coleção de contos nos mostra uma elucidação diagnóstica da psiquê humana em sua essência e verdade. Ponto adicional para o conto que nomeia o livro e o breve mas brilhante Trapezista.

May 15/10/2022

Ele é artista tem que ficar sendo elogiado. Tem que elogiar o que ele faz.
Aqui Kafka descreve a decadência de um artista cuja arte vem sendo menosprezada dentro do mundo do entretenimento. Ao mesmo tempo em que o artista da fome vê sua arte perdendo o interesse do público, ele se vê cada vez mais imerso na única atividade que o sacia: a arte de jejuar.

Samuel.Bardy 23/03/2021

Depressivo e angustiante
Esse é o meu primeiro e último livro do Franz Kafka.

Escritor completamente perturbado.

Livro deprimente, angustiante, frustrante, perturbador.

Se você quer uma leitura leve e aconchegante não leia esse livro.

Bells 26/05/2014

Grande Kafka
O brilhantismo de kafka continua inabalavel nesta série de contos. Um artista da fome e a Colonia penal são contos de cair o queixo e reler para registrar todos os pormenores, inclusive o primeiro conto "primeira dor" que é fantástico e de bem facil interpretação, bem diferente do grau de complexidade dos outros que só aumentam o numero de vezes que você irá reler...

Carol.Ortiz 24/07/2018

Kafka Animalizando o Ser Humano – Um artista da Fome
Franz Kakfa, em 1922, escreveu um dos mais simbólicos e intrigantes conto da literatura mundial. A história narra a vida de um artista cujo talento é jejuar. Passa longos períodos sem comer na esperança do reconhecimento do público. Entretanto, o que no início era uma agradável atração, se transforma na mesmice monótona do cotidiano e os espectadores, tão incansáveis por buscar novidades, deixam a atração de lado e vão procurar novas emoções. O artista, incompreendido, chega ao seu limite e o desfecho do livro é um episódio surpreendentemente fatal que banaliza completamente o espetáculo.

Li esse livro ainda adolescente, logo após me aventurar no complicadíssimo “A metamorfose”. Achei que seria mais um clássico enigmático do autor, mas a narrativa crescendo, a ambição cada vez maior, a animalização do ser humano e o ápice abrupto com o final despencando para uma tragédia fizeram essa obra entrar para a lista dos meus preferidos.

Kafka levanta inúmeras e inquietantes questões humanas existenciais quando descreve o personagem principal e as características de seu público. Por que estamos sempre insatisfeitos? Por que sempre queremos mais? A ambição, necessária para a sobrevivência, além de parâmetros éticos, é também um vício incontrolável e destruidor? Conseguimos encontrar prazer em algo verdadeiramente real ou sempre precisamos desejar e ter sonhos? Caímos num ciclo vicioso em que nada nos satisfaz por completo e carecemos de novidades, de emoções diferentes, de situações que nos tirem da rotina. É isso que nos torna humanos?

Quando o autor aborda os sentimentos negativos do jejuador, é possível nos sentirmos arremessados à um mundo primitivo das vontades humanas: a raiva, a ira, a irritabilidade de ter que controlar um desejo canibalesco de devorar tudo e todos ao seu redor. Quem nunca se sentiu assim? Voltamos às nossas raízes e nosso lado mais animal tenta emergir no meio das nossas duras construções éticas e morais. A agressividade oral e a banalização da mesmice são o que tornam essa obra algo grandiosamente construído: ao mesmo tempo que nossos instintos animalescos querem se exteriorizarem, o autor nos coloca na posição de uma fera selvagem, domesticada e aprisionada para o deleite sádico de quem está observando.

Leiam Um artista da fome. Leiam Kafka.

site: http://www.ojornalzinho.com.br/2018/07/24/kafka-animalizando-o-ser-humano-um-artista-da-fome/

yongguksoft 17/04/2022

"Nas últimas décadas o interesse pelos artistas da fome diminuiu bastante. Se antes compensava promover, por conta própria, grandes apresentações desse gênero, hoje isso é completamente impossível."

Iohana 20/04/2015

Amo!
Esse livro me cativa, principalmente o conto "O Artista da fome"!

Cris 25/01/2022

25.01.2022
Livro de contos: Primeira dor que conta sobre a relação de dependência entre um trapezista e seu empresário; Uma pequena mulher que fala sobre um sentimento de repulsa que a mulher tem em relação a um homem que ela não possui amizade; Um artista da fome relata um faquir que fica em jejum por 40 dias; Josefine, a cantora ou O povo dos ratos que compara o emprego dessa cantora/associados com o resto da população; e Na Colônia penal que demonstra o fanatismo pela tortura e pena de morte.

1 | 2 | 3 | 4 | 5