A Moradora de Wildfell Hall (eBook)

A Moradora de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Fabiana 15/01/2023

A inquilina de Wildfell Hall
A obra de Anne Brontë traz a história de uma misteriosa dama que vive isolada junto ao seu filho. A obra de 1848 traz um pouco da realidade enfrentada pelas mulheres da época, abordando sobre casamento, alcoolismo e comportamento.

Edianara.Lino 12/01/2023

A história é narrada por Gilbert através de correspondências com algum amigo que não sabemos quem é, tendo conhecimento deste apenas no final. Somos agraciados com partes do diário de Helen e de algumas correspondências também que elucidam a sua história. Referente a Helen, fui tomada por sentimentos conflituosos quando esta narrava sua história, pois estava evidente que Arthur era completo cretino deste o início, creio que a ingenuidade e a presunção de querer ser o objeto de transformação de alguém a cegou e a fez passar por tudo. Porém, os outros pretendes eram tão qual desprezíveis, contudo ela que buscava mais que tudo virtudes e moralidade, escolheu justo aquele que menos mostrava tais pontos. Mas convenhamos que pela época essas cruzes eram frequentes e as boas esposas tudo tinham que suportar até o fim, e é terrível ver todo o sofrimento que ela passou, ouso colocar a relação abusiva que sofreu. No entanto, o mais triste é saber que mesmo com os avanços que a mulheres conquistaram, hoje em dia vemos muitos casos de sofrimento igual, entretanto não tão frequentes como na época. No demais, gostei que a autora nos deixou saber sobre o destino que cada personagem teve.

Gio 11/01/2023

A melhor das irmãs Brontë
De todas as irmãs Brontë, creio que Anne com A Senhora de WildFell Hall tem me agradado mais em seus primeiros capítulos.

Sua escrita é ótima, tanto no ritmo como na escolha de palavras para impactar. Faz mais meu estilo e dos autores que gosto, principalmente de Cassandra Clare, que muito provavelmente é sua inspiração, pelas diversas menções em seus livros.

Nas primeiras páginas já é possível identificar o temperamento e perfil das principais personagens da trama, sem ter enrolado excessivamente. Acredito que a narrativa facilite, já que é formada por cartas.

O que sinto ao ler esse livro é que são sentimentos e pensamentos totalmente reais e vindos do fundo da própria autora ou ao menos de pessoas próximas a ela. Pois são verídicos e ditos de forma verdadeira, atingindo o público.

E é uma história com problemática factível até hoje, o que nos conecta muito com tudo.

As personagens se envolvem numa trama e suas atitudes parecem mais críveis, verdadeiras e apaixonadas. Se conectam melhor conosco e a escrita sincera da autora conduz perfeitamente com os detalhes nas expressões das personagens. Tudo parece acontecer num desespero verdadeiro e numa dor que te faz dizer "uau, isso foi escrito nessa época mesmo?"

Vitória 08/01/2023

Adorável 💞
A inquilina de Windfell Hall fala sobre a história de Helen, uma viúva misteriosa que foi habitar a mansão de Windfell Hall. Em meio aos seus modos reservados e sua perseverança, descobre inúmeros segredos sobre um passado obscuro e infeliz. Será que Helen, mesmo tendo vivido tantos infortúnios, poderá encontrar a felicidade novamente?

As irmãs Bronte não decepcionam nunca! Foi meu primeiro livro da Anne e fiquei completamente apaixonada. Me conectei demais com a escrita, com a Helen e seus pesares. Senti inúmeros sentimentos durante a narrativa, sempre torcendo demais pela felicidade de Helen.
Um livro com uma protagonista forte. Uma história cheia de ensinamentos e que mostra a tristeza e compaixão na mesma intensidade!

Gizalyanne 04/01/2023

Fantástica
É a segunda vez que leio está estória, porém é a primeira vez que leio esta edição e gostei muitíssimo!
O livro fala sobre uma jovem que se casa por amor/paixão desconsiderando os conselhos sensatos de sua experiente tia e então sofre as consequências desta decisão. O livro é composto de duas partes na primeira o narrador é o mocinho e na segunda é a mocinha. Para mim o que mais valeu neste livro é o conselho:
?Monte guarda sobre seus olhos e ouvidos, que são os caminhos que levam a seu coração, e sobre seus lábios, que são o caminho que sai dele, pois podem traí-la num momento de desatenção. Receba com frieza todos os galanteios, até se certificar e considerar com cuidado o valor do pretendente; e só então permita que sua afeição seja uma consequência dessa aprovação. Primeiro, examine; depois, aprove; e só por último ame. Que seus olhos não vejam nenhuma atração externa, que seus ouvidos não ouçam o fascínio causado pelos elogios e o discurso fútil?

Só leiam , sem preconceito!

Thays.Adami 03/01/2023

Grande romance, protagonismo feminino muito forte.
A leitura começa bem extensa e demorada, estranhei quando comecei a ler e vi que a história é contada pela visão do Gilbert. Não curti muito ele, me pareceu muito imaturo e egoísta. O ponto chave do livro é quando é explanado o diário da Hellen e vimos todo o protagonismo marcante dela. Ela é uma mulher forte e extremamente cristã.
Achei um livro muito revolucionário para época, que mostra certos costumes e condições machistas que sobem aos nervos. Também faz crítica sobre os impulsos, luxúria, alcoolismo, relacionamentos abusivos, reflexos da criação e perdão. Na verdade, esse livro tem tanta crítica que eu devia ter feito uma listinha.
Só digo uma coisa: leiam!

Amanda.Morais 29/12/2022

A Inquilina de Wildfell Hall
Livro impressionante considerando a época em que foi escrito. Apesar das mulheres terem adquirido mais direitos desde então, ainda hoje, após mais de 200 anos, existem os mesmos tipos de comportamentos. O ?homem macho?, não pode fazer determinadas coisas para não ser considerado ?maricas?, assim como Anne descreve. Chega até dar um desânimo. Quantos anos mais serão necessários para acabar com essa disparidade? Todos os dias vejo amigas queixando sobre a vida de casada, como estão esgotadas, principalmente as que têm filhos e tiveram que largar o emprego ou perderam o emprego. Quantos homens com ideias progressistas e que supostamente ?lutam? pelas minorias, na vida real, na prática, cometem as mesmas injustiças. Homens que dividem o trabalho de casa, os cuidados com os filhos, sem reclamar e sem anunciar que estão ?ajudando? as esposas, são raros. Tenho o prazer de conhecer um. UM.
Quanto a narrativa, me afeiçoei a Helen, é uma mulher que tem um raciocínio crítico, está constantemente reavaliando seus passos para não cometer erros semelhantes no futuro. É perseverante, superou cada obstáculo a sua maneira. É uma mãezona.
O único ponto que incomodou um pouco foi a questão do bem e do mal. Mas acho que como Anne era muito religiosa poderia estar ligado a essa perspectiva. Os bons salvam os maus sofrem. Os personagens ?bons? no livro tiveram sucesso e alegrias, enquanto os personagens ?maus? sofreram no final. A realidade não é tão prática assim.

É um livro muito bom, indicaria leitura, talvez não leria novamente (não sei se meu coração aguenta haha).

Lua 28/12/2022

Finally.
Sempre quis ler um livro da caçula das irmãs Brontë e gostei bastante da narrativa da personagem Helen, seu filho e Markham dentre as intempéries de um casamento condenado ao fracasso devido aos maus feitos de um ser desprezível chamado Arthur Huntingdon.

Fiquei um pouco aflita com tantos hiatos até o enfim encontro e relacionamento das personagens principais, apesar de ser esse um fato compreensível tendo em vista o modo como a sociedade da época encararia uma mulher recém-enviuvada prestes a se casar novamente sem um motivo plausível e nem se quer tempo hábil de intervalo entre um matrimônio e outro. As tantas primaveras e verões de espera fazem sentido, no fim.

De todo modo, temos aqui mais uma figura forte, feminina e vitoriana que correu em busca de sua felicidade e felizmente conseguiu alcançá-la depois de tanto sofrimento vivido em meio a tantas traições, violências verbais e mentiras infindáveis.

Renata Rezende 28/12/2022

Uau! Que livro!
É maravilhoso! Com certeza absoluta, melhor que Jane Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes.

Uma história dolorosa e aflitiva, com alguns intervalos de alívio para o leitor, contando a vida de uma jovem que se casou com um homem manipulador e maligno, infiel e cruel. Toda a manipulação mental que ele impõe sobre a esposa é a parte cruel é massacrante que lapida a maturidade da protagonista. Apesar de toda a influência ruim e imoral, ela consegue ir sobrevivendo dentro da sua generosidade, coragem e fé.

Mmads 28/12/2022

Escolhas
Um livro que me levou a pensar nas escolhas que fazemos durante nossa vida, e a autora não hesitou em mostrar a face do autoritarismo que a mulher vivia, na sociedade... da era vitoriana.

Pollyana Camilo 22/12/2022

Mais um clássico para a conta, e ouso dizer que ele é muito à frente do seu tempo.

Essa leitura foi um misto de emoções, passei muita raiva, mas também fiquei com aquele sorriso bobo em algumas passagens.
A trama é super bem construída, prende muito a atenção, os personagens são extremamente interessantes e a história tem aquele charme que só os romances elaborados através de cartas e diários tem.

E o final?.
Ah, meu coração.

Souza.Barbosa 26/11/2022

Nossa...
A forma impecável da escrita desse livro me superou com relação ao Agnes Grey.

Mas não dá pra acreditar em tanto tristeza e sofrimento. Uma jovem forte de pensamentos tão estruturados foi levado ao fundo e o decorrer desta história não há como medir a angústia que me fez sentir.

Quando lidamos com pessoas que não reconhece o que e bom em nós ou até mesmo não valoriza mas denigre,nossos afetos ou até mesmo nossos gostos a convivência se torna uma fardo.

Mas há algo que não podemos fugir que e a lei da semeadura, cedo ou tarde ela chega.

PsicoFlavia 22/11/2022

Como eu passei raiva com esse livro, que ser humano horrível esse Arthur, foi agonizante ver tudo a que a Helen foi submetida, as humilhações que ela suportou quase q como uma penitência por não ter ouvido os conselhos da tia, enfim, da um revoltada no coração. A coragem dela de sair com o filho dessa situação, com todas as implicações que esse tipo de atitude tinha na época p as mulheres e com todas as dificuldades que vieram com isso foi gratificante de ver, que bom que ela não desistiu de si, no fim um refresco.

Smirna.Lauree 17/11/2022

Brontë arrasando meu coração
É isso. Acabei de terminar ele. Só digo uma coisa: LEIAM, não importa quando ou como, mas leiam essa obra de arte!!!
Um livro maravilhoso, de verdade, que me ensinou várias coisas, sobretudo fidelidade, perseverança e sentimento cristão, adorei ver a mudança de alguns personagens ao longo da trama, e a narrativa foi muito bem elaborada!