A Moradora de Wildfell Hall (eBook)

A Moradora de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Marina629 13/10/2023

Impressionante
Recentemente, terminei a leitura de "A Moradora de Wildfell Hall" e estou mais uma vez maravilhada com a obra de uma das Brontë. É realmente difícil para mim escolher qual das irmãs me impressionou mais, pois cada livro delas que leio me cativa e me identifico de maneiras distintas.

Neste momento, gostaria de me concentrar na obra da irmã mais jovem, Anne Brontë. Sua abordagem mais descritiva em relação às outras irmãs me chamou a atenção. O livro é dividido em três partes e é narrado inteiramente por meio de cartas, o que nos permite nos conectar mais profundamente com os protagonistas, uma vez que acompanhamos a interpretação de seus sentimentos por meio de suas correspondências.

A personagem principal é notável e verdadeiramente cativante. Ela é uma mulher forte e à frente de seu tempo, o que a torna ainda mais interessante. Como mulher, muitas passagens do livro me tocaram profundamente, especialmente aquelas que tratam de relacionamentos abusivos. É angustiante perceber que, apesar do tempo que passou desde a época em que a história se desenrola, muitas coisas não mudaram substancialmente para nós, mulheres. A narrativa de Anne Brontë nos faz refletir sobre as complexidades e desafios que as mulheres enfrentam, e sua capacidade de transmitir essas questões de forma tão vívida é impressionante.

folkorian 11/10/2023

Seria esse o meu favorito do ano?.
Fui simplesmente arrebatado por este livro.
Não conseguiria nem se tentasse muito explicar como ele funcionou para mim, e o quanto eu gostei de ler ele.

Havia dito nas minhas atualizações diárias de leitura que este livro me cheirava a RAIVA FEMININA.
E ele realmente cheira. Anne está furiosa neste livro. Me parece que ela não deseja de forma alguma tecer criticas quase que secreta á sociedade inglesa vitoriana. ELA EXPÔE tudo isso, sem dó nem piedade.
Ela é crua, realista, palpável, nada romântica, ela é a frente de seu tempo, de uma forma que me causou até choque.
Eu não esperava que o livro fosse tratar vícios e problemas da forma como ele tratou.
Eu não esperava ler o dialogo a respeito do casamento e a infidelidade masculina que Helen teve com sua tia antes de se casar.

A escrita é tão fluida e leve que te prende do minuto em que você começa a ler. Você quer conhecer Helen, quer desvendar a viúva, quer conhecer sua historia, como se você fosse parte dessa pequena sociedade que a recebe em seu refugio. Você nada sobre ela e morre de curiosidade a respeito.

O livro começa com o Markham narrando a história por base de uma carta, todo o livro se passa a base de cartas, apesar de na maior parte do tempo você tem perceber isso.
Tive problemas com os capítulos da Helen quando eles começaram mas depois me acostumei e a leitura fluiu maravilhosamente bem!!!

Mi_ 27/09/2023

Eu amo as irmãs Brontë e com Anne não foi diferente, só aumentou ainda mais a minha admiração por elas.
Quem nunca, se deixou levar por uma paixão? Com Helen-protagonista, não foi diferente, porém sua força, perspicácia e audácia fez com que ela rompesse os laços desastrosos e vivesse novas histórias.
A narrativa aborda, o amor, as loucuras de uma paixão desenfreada e sobretudo os abusos que podem ocorrer dentro de um relacionamento.
Um romance com muitas aventuras, reviravoltas e até um pouco de suspense.
Vale muito a pena ler.

Melissa.Molinos 24/09/2023

À frente de seu tempo.
Confesso que demorei bastante para ler, mas num geral eu gostei.
Achei a Anne bem revolucionária. Ela abordou tanta coisa referente às mulheres que eu me surpreendi, principalmente quando se fala do casamento e de parceiros infiéis, manipuladores e cheios de vícios.
O que mais de indignou, foi o fato de que se o parceiro se comportava assim, a responsabilidade disso era da esposa. Gostei muito dela ter mostrado o quanto isso era injusto.
Acho uma leitura necessária.

Marcos606 03/09/2023

Romance epistolar apresenta um retrato da devassidão que é notável à luz da vida protegida da autora. É a história do casamento desastroso da jovem Helen Graham com o arrojado bêbado Arthur Huntingdon - que se diz ter sido inspirado no irmão rebelde da autora, Branwell - e sua fuga dele para o isolamento de Wildfell Hall.

Essa imagem implacável da devassidão e da degradação do primeiro marido da heroína e contrapõe-lhe a crença Arminiana, oposta à predestinação calvinista, de que nenhuma alma será finalmente perdida. A sua franqueza levantou algum escândalo, e Charlotte deplorou o assunto como mórbido e fora de sintonia com a natureza da sua irmã, mas a escrita vigorosa indica que Anne encontrou nele não apenas uma obrigação moral, mas também uma oportunidade de desenvolvimento artístico.

Vivi 31/08/2023

Sinceramente, o fato desse livro de 1948 estar discutindo assuntos que estamos falando em 2023 é metade preocupante e metade impressionante pra mim. acho que nem anne esperaria esse resultado, ela pioneira no conceito mastermind.

Max 23/08/2023

Entre o sofrimento e o deleite...
Em mais essa obra prima das irmãs Brontë, temos um libelo feminista, contundente e realista, muito à frente do seu tempo. Quase houve censura da irmã mais velha Charlotte (Jane Eyre) à publicação, por causa do tema.
A verdade é que a escrita maravilhosa, quase poética, nos enfeitiça. Somos conduzidos com maestria entre o sofrimento e o deleite por toda a leitura.
Um romance "maiúsculo"!
Amei!?
aartemesalva-nat 23/08/2023minha estante
Esse livro é lindíssimo, Max! Está no meu top 10. Pretendo reler algum dia. :)

Regis 23/08/2023minha estante
Gostei da resenha, Max. ???
Ainda não li, mas está na lista.

Max 24/08/2023minha estante
Obrigado, querida Regis! ?

Sônia Gregoski 15/08/2023

Helen Graham é a típica garota apaixonada que se deixa levar por sorrisos e galanteios de um homem boêmio e sedutor e mesmo sabendo que seu pretendente,Arthur, possui um histórico de má conduta, acredita firmemente que com sua dedicação, conselhos,amor,carinho e fé inabalável pode modificá-lo.
Arthur Huntingdon é um homem de duas faces,a primeira vista é carismático, divertido,porém, quando deixa a máscara cair sua verdadeira índole aparece, um homem vil,debochado, narcisista e extremamente abusivo.
Acompanhamos o martírio de Helen que suporta um casamento abusivo,com um companheiro que a vê somente como alguém que deve servi-lo e agradá-lo, sem nunca reclamar.
Ao perceber que o filho está sendo afetado pela má conduta do pai,Helen foge para um lugar distante com o intuito de protegê-lo da influência do pai.

Devo dizer que toda mulher iniciando um relacionamento deveria ler A Inquilina de Windfell Hall,que leitura incrível!

dosesdeliteratura_ 02/08/2023

Anne, uma magnitude.
Esse livro mexeu comigo em casa palavra, cada vírgula, cada instante de leitura.
É louco como ele me tirou de uma tristeza profunda em alguns dias, mesmo que a própria protagonista passe por alguns fatos tão sombrios.
Fiz anotações em cada página, pois mesmo que não quisesse, precisava anotar e grifar partes tão singulares dessa obra magnífica.
Anne Brontë, tem uma escrita forte, atraente, que prende e mexe com o leitor muito sutilmente, e ao mesmo tempo bruscamente; são um borbulho de sensações com essa mulher.
Me vi na personagem principal em muitos momentos, pois, por mais que o livro seja relativamente antigo, a história é atemporal; e causas sensações tão necessárias em cada um de nós.
Obrigada Anne! Por ter vivido, e escrito algo tão lindo, tão necessário e tao esplêndido. Lembrarei desse livro com um sorriso e uma lágrima no rosto - ? pois se o livro é bom, o sexo não é significativo ?
Thamiris.Treigher 02/08/2023minha estante
Amei a resenha ? agora quero ainda mais ler esse livro ??

dosesdeliteratura_ 02/08/2023minha estante
Obrigada Thamiris!! Esse livro é maravilhoso, vc vai amar! Depois me conte sua experiência ??????

Fabi 23/07/2023

Tem mulher vivendo tudo isso até hoje (quase 180 anos depois da publicação desse livro). Você acha mesmo que não é o fim do patriarcado e de um novo sistema não-capitalista que precisamos???????

ElaineMartins 18/07/2023

Irmãs Brontë nunca decepcionam
Sempre que leio um livro das irmãs Brontë fico impressionada no quanto elas pensavam muito além do que era imposto pela sociedade à época.
Neste livro, Anne Brontë fala muito sobre a forma como fofoca e suposições podem arruinar a vida de uma pessoa, principalmente uma mulher que encontra-se sozinha no mundo.
A escrita da mais jovem das Brontë é tão fluída e encantadora quanto das irmãs mais velhas. Gostei muito da narrativa e dos personagens, principalmente da força e resiliência com a qual a protagonista, Helen Graham, é retratada. Mesmo mostrando-se um pouco mais reservada, devido aos problemas e injustiças que enfrentou, Helen logo demonstra não ter medo de expor suas opiniões, sempre muito afiadas e certeiras.

"... o senhor confunde a submissão tranquila dela com afeto."

Excelente livro. Vale muito a pena.

site: https://www.youtube.com/watch?v=W_02L6DQ4-c

Giovi Souza 18/07/2023

A irmã que tem todo o meu coração!
Eu achava que tinha uma predileção por Charlotte até ler os livros de Anne. Com certeza estava muito à frente de seu tempo - ou nós é que não queremos acreditar que estamos no mesmo lugar há tanto tempo?
Com um começo que não disse muita coisa, depois das primeiras 100 páginas você fica tão mergulhado na leitura que é difícil pensar em outra coisa que não a história de Helen.
Quando se coloca na pele da nossa querida protagonista, é difícil apontar os dedos para aquilo que seriam os seus erros.
Mas todo o caminho percorrido só a levou à certeza de uma felicidade plena - nos 45 minutos do segundo tempo, fazendo a leitora suar em bicas.
Apenas leiam. São 512 páginas que valem muito a pena.