A Moradora de Wildfell Hall (eBook)

A Moradora de Wildfell Hall (eBook) Anne Brontë

Resenhas - A moradora de Wildfell Hall

Rodrigo719 12/06/2023

"Até o mais forte de caráter pode escolher errado"
A profunda reflexão do romance de Anne, é sobre a imprudência nas escolhas, a arrogância de confiar em si mesmo e o amadurecimento de mente e fé.

De início, Helen (heroína) nos repassa o quanto é difícil lidar com as escolhas erradas: ao se casar com um homem de caráter duvidoso; pela complexidade de emoções, ela se deixa levar pelos sentimentos, apesar de zelar pela própria retidão (visível pelas inúmeras referências bíblicas) e dos bons conselhos da tia. Ele acaba se revelando, então, um alcoólatra, adultero, violento e narcisista, refém dos vícios, que ela pensou que o livraria pela sua pureza e força. E então foge e se esconde em Wildfell Hall (casa do seu irmão).
A vida da heroína, repleta de frustração e dor, a tornaram áspera e fria com os outros, a fecharam pra novas esperanças, especialmente por estar fugindo do marido acusador. O fato de ter confiado na própria dignidade para salvá-lo, não a eximiu do mau caráter dele, mas a feriu. A ilusão de uma vida romântica foi quebrada quando ela encarou a realidade da maldade humana.
A maturidade mental e espiritual de Helen é acentuada quando ela DECIDE cuidar do seu malfeitor que jazia doente, apesar da mágoa e do receio, ela não recuou e se dispôs a cuidar das feridas e o medo dele de morrer. Ao mesmo tempo em que ela mesma estava sendo sarada do rancor. O diálogo teológico que Helen aborda para ele sobre a esperança de uma vida no céu, me faz entender que ela passou por cima da justiça própria e cedeu a compaixão e a misericórdia, vivendo o verso que diz: "...FAZEI BEM AOS QUE VOS ODEIAM, E ORAI PELOS QUE VOS MALTRATAM.." (Mateus 5:43-44).
Outro ponto interessante, é que o narrador, Gilbert (herói), não tem influência direta sobre a jornada da Helen, a não ser o conflito do próprio personagem com seus sentimentos e da verdade que procura saber sobre "Quem é a Helen?". Em meio a fofocas e impiedade sobre o passado dela, ele supera as mentiras dos amigos para buscar a real identidade da sua amada. A jornada do Gilbert é sobre coragem de buscar a verdade, e não se deixar levar pelas mentiras.

Por fim, esperança se renova quando Gilbert sai em busca de Helen, mais uma vez tendo que superar uma notícia que poderia lhe comprometer para sempre. O fim de cada personagem não poderia ser mais real, especialmente o do marido de Helen, pois seus próprios vícios o condenaram, mas apesar de toda maldade dele, a graça de Deus lhe foi revelada através daquela que ele sempre desprezou.

Sanchez 19/05/2023

"Nunca enfrentei uma noite tão longa, tão infeliz.."
Nunca estive tão contente em ler uma obra literária quanto fiquei nesta.
Em sua grandiosidade, deixando vestígios da mais pura essência humana, a história impacta e acalma a mente com seus belos trechos.
Chega-se a um acordo com a autora Anne, onde despoja-se grande parte da admiração pela construção tão aprimorada do livro. Cada emoção angustiante, ou alegre, resultante dos acontecimentos da narrativa dos personagens, é sentida sem retraimento a cada palavra q você lê. É uma obra reflexiva, que deve ser lida e discutida por todos!

Biah.Reis 15/05/2023

O livro é uma narrativa de Gilbert Markham para um amigo chamado Halford, nao tenho certeza de quem ele seja mas é como uma carta para ele. Achei que se estendeu muito uma história que poderia ser um pouco mais resumida, mas mesmo assim fico encantada com a quantidade de detalhes e a história impressionante. As irmãs brontë realmente tem um talento diferenciado, não é como qualquer clichê de época e creio que nunca vou encontar outro livro com a história repetida.

Daiane316 07/05/2023

A inquilina de Wildfell House é uma contestação à sua época
Anne Brontë demonstrou coragem e determinação ao escrever uma obra que retrata o tempo em que viveu. A inquilina de Wildfell house vai além de romance de costumes, ela insere em sua narrativa moldura, o pior da sociedade., escancara com vivacidade os valores controversos, o machismo exacerbado, o preconceito; entre outros aspectos sociais. Para um romance vitoriano, o texto surpreende pelo senso crítico direcionado a toxicidade dos relacionamentos em um ambiente controlado pelo patriarcado. É um romance comovente, potente, com nuances sombrias que não se esgotam em uma única leitura. Apesar de algumas ressalvas, que só quem não leu terá que ler para saber, essa é uma obra que merece estar entre uma das melhores do gênero.

Tonisa 06/05/2023

Ser mulher no século XIX
O livro conta a história da senhora Graham, onde descobrirmos muitas tragédias e infelicidades de sua vida. O final pode ser considerado ?clichê?, mas devemos considerar que isso era considerado, por muitos, o êxtase de felicidade de uma mulher no passado.
Seguindo o cunho feminista de seu outro livro, Agnes Grey, Anne Brönte mostra a indecência de muitos homens perante o casamento e o quão difícil era a vida de uma mulher no período vitoriano.
Livro magnífico, recomendo muito!

Gabybadgirl 30/04/2023

A história gira em torno do casal Arthur e Hellen que tem um recém nascido do qual o marido se sente preterido e não compreende que o amor materno e diferente do amor entre um casal,Por esse motivo o casamento entra em crise e o Arthur começa a fazer várias viagens prolongadas,deixando sozinha sua esposa com a obrigação de cuidar do filho.
A autora aborda a hipocrisia da sociedade da época,na qual homem pode tudo e a mulher tem que sofrer em silêncio, enquanto seu marido tem uma amante que é de conhecimento da Hellen e isso faz com que ela se torne uma mulher amargurada.
O Arthur no decorrer da história,vai se transformando em um homem violento e sem caráter,o que me faz pensar que ele se casou com a Hellen por interesse financeiro.

Peter.Molina 16/04/2023

Empoderamento feminino
Esse livro nos conta a história da misteriosa e nova moradora de Wildfell House que chega numa pequena cidade e é alvo dos maiores e mais maliciosos comentários pela comunidade maledicente. Na verdade ela esconde um passado difícil,doloroso e por vezes abusivo. Uma história sensível, forte pela época em que foi escrito e bastante contundente. Um dos primeiros livros que mostram a força da mulher que precisa se libertar da opressão em que vive.

Clara.Gusman 10/04/2023

A Inquilina de Wildfell Hall
Descobri esse livro por acaso aqui no Skoob e por ser da irmã da Emily Brontë,decidi dar uma chance.

Comecei o livro com bastante expectativa.A história foi diferente do que eu tinha imaginado,porém não me decepcionou.Gostei bastante!

A Inquilina de Wildfell Hall é livro que retrata um casamento frustrado em um tempo que as mulheres eram reprimidas.Porém,a protagonista Helen é uma mulher a frente de seu tempo.No livro tem várias frases que me fizeram questionar se livro foi mesmo escrito em 1800 e pouco.

Minha única crítica é que talvez o livro pudesse ser menor.Teve muitas partes ?repetidas?,mas que serviram para mostrar o quão deplorável era o Arthur.

A leitura vale muito a pena,porém se você espera um livro igual Wuthering Hights,esse livro não é para você!

camis; 07/04/2023

Meu primeiro contato com as Brönte
Cheguei até esta leitura através de um clube do livro e, se não fosse tal casualidade, muito provavelmente não teria considerado-a tão cedo. A escrita e a história me cativaram por completo. Acima de tudo é impressionante ver o olhar da escritora para todo o contexto social da época: submissão da figura feminina, esferas sociais, preconceitos etc. Me pergunto como uma jovem dos anos 1800 conseguiu ter tanta perspicácia para tais assuntos. A fé inabalável de Helen e a esperança irredutível de Gilbert ficarão sempre marcados em mim. Uma obra maravilhosa! ?
gisele.berg 07/04/2023minha estante
Esse livro É MARAVILHOSO

camis; 07/04/2023minha estante
Eu amei! Vou começar O Morro dos Ventos Uivantes agora ?

amanda.sousa.33 03/04/2023

Há tempos não lia um romance clássico como esse e lê-lo me fez lembrar porque amo as irmãs Brontë.
Helen muda-se para uma vizinhança nova somente com seu filho e uma empregada e vive reclusa em uma casa antiga, porém sua reclusão logo se torna um motivo para que os moradores locais levantem hipóteses sobre seu caráter e inventem boatos infames sobre ela.
O livro tem uma excelente crítica social ao modo como a protagonista (Helen) é tratada pela sociedade por morar sozinha com seu filho. A autora demonstra ao longo da obra como as mulheres são tão facilmente julgadas em detrimento do que acontece aos homens. Porém há também uma excelente crítica da autora aos vícios que o esposo de Helen (Arthur Huntingdon) cultiva por toda a vida, vícios que destroem seus relacionamentos e sua saúde. Esse poderia, facilmente, ser um livro publicado nesse século. Vale a leitura se você gosta de romances históricos.

_clarinha 31/03/2023

Muito mais do que eu esperava
Já tinha tentado ler esses livro ano passado mas acabei não engatando na leitura, mas depois de ler Jane Eyre (e me apaixonar completamente), finalmente chegou o momento e posso dizer,que experiência incrível! A escrita das irmãs Brontë é impecável e funciona muito pra mim, mas por algum motivo eu não achei que fosse gostar tanto de A inquilina de wildfell hall! Jane Eyre ainda é meu favorito dos três que li delas, mas pretendo ler todos os outros,pois cada uma na sua identidade consegue trazer o drama das experiências da vida real, fazer um retrato crítico da sociedade da época(com muita leveza) mas ao mesmo tempo nos apresentar personagens tão cativantes como a Helen e nós envolver nas suas impressões pessoais. Acho engraçado a forma delas de fazer a narração nas estórias( Gilbert realmente faz cartas longas rs),com as frases poéticas, os pequenos plots, as descrições na medida certa. Algo que também me cativou na Helen foi a sua fé,que foi de extrema importância em toda a trama e a forma como ela sofre as consequências de suas escolhas erradas mas sendo consolada por Deus, sua delicadeza sobre tantos aspectos da vida que vivemos hoje também, é uma das coisas que mais gosto na Anne e na Charlotte.Assim, recomendo a leitura desse livro a todas as pessoas,pois foi uma experiência marcante e deliciosa pra mim, pretendo reler futuramente e absorver ainda mais da simplicidade, profundidade e delicadeza dessa obra de arte!??