Canção de ninar

Canção de ninar Leïla Slimani

Resenhas -

_lendoemsaturno 16/12/2023

Canção de Ninar.
Trecho retirado do livro: [.." Ela será Louise, a Louise que tapa as orelhas para fazer cessarem os gritos e choros. A Louise que faz o vaivém do quarto para a cozinha, do banheiro para a cozinha, da lixeira à secadora, da cama ao armário da entrada, da sacada ao banheiro. A Louise que volta e que recomeça, a Louise que se abaixa e que se coloca na ponta dos pés. A Louise que pega uma faca em um armário. A Louise que bebe uma taça de vinho, com a janela aberta, com um pé na sacada. ? Crianças, venham. Vocês vão tomar um banho..."]

Babado esse livro hein, trás boas críticas em relação a empregador x empregado, a gente consegue ver aí um abuso por ambas as partes, a Myriam e o Paul acabaram se aproveitando e se acomodando em relação a generosidade e eficiência da Louise que chegou em um ponto onde eles se sentiam tão dependentes dela que não enxergavam o perigo que era ela, a Louise já havia dado sinais de que não era boa pessoa, e por ela se mostrar tão eficiente e prestativa eles acabaram ignorando os sinais, inclusive tem um trecho do livro do qual eu gosto bastante ele tem uma leve crítica "A vida se transformou em uma sucessão de tarefas, de trabalhos a cumprir, de compromissos não desmarcáveis. Myriam e Paul estão sobrecarregados. Adoram repetir isso, como se esse esgotamento fosse precursor do sucesso." Por estarem ocupados demais e vivendo para os seus respectivos trabalhos que eles acabaram se esquecendo dos filhos por sempre pensar "a gente tem a Louise que olha, cozinha, cuida e limpa " então tudo bem viver para o trabalho, e a Louise vendo isso se aproveitou para se tornar indispensável.

O livro também trás uma boa crítica sobre maternidade, a gente vê como foi fácil pro Paul seguir a vida e a carreira dele após o nascimento dos filhos, já pra Myriam foi bem complicado, largar tudo só pra cuidar dos filhos e da casa, tem um capítulo com os pensamentos do Paul antes da Louise entrar na vida deles, e nele vemos que ele quase abandonou a família, que ele preferiria passar horas no trabalho ou em bares bebendo pq não suportava mais ir pra casa, isso pq ele nem ficava com os filhos e a esposa, agora imagina o quão difícil era pra Myriam? Ter a mesma rotina todos os dias, ele nem sequer pensou nisso.

O livro abre um leque de assuntos que podem ser discutidos, a Louise mesmo é uma personagem muito complexa, às vezes eu sentia que ela tinha depressão, às vezes achava que a qualquer momento ela teria um surto psicótico, às vezes achava que ela sabia exatamente oq estava fazendo e só fazia por prazer mesmo, enfim é uma personagem muito complexa e interessante.

A leitura foi bem fluída e rápida, ficou no quase ali pra levar 5 estrelas, não curti muito o final, esperava que fosse ao menos mostrado como e oq levou a Louise a matar às crianças, oq foi a gota d'água pra ela, como os pais reagiram e ficaram após o assassinato, no mais é um bom livro de ficção/thriller psicólogo e super vale a pena ler.

Gessyka.Loyola 08/06/2023

Chocante porém....
Uma leitura totalmente angustiante pra mim que sou mãe, uma babá que comete um crime terrível.
Vamos acompanhar toda a trajetória de Louise e seus patrões, mas o final me decepcionou. Senti que o livro acabou do nada, mas recomendo a leitura.
Todos os temas abordados são relevantes, como essa relação patrão e empregado.

Fernanda Coelho 14/05/2024

No começo pensei que tinha tudo pra ser um ótimo livro. Na metade em diante foi extremamente arrastado.
Não funcionou pra mim!

Danuza3 18/01/2022

Quase lá.
A escrita se mostrou muito boa, as passadas de tempo foram certeiras e sedutoras, o que é incrível. No entanto, o ato final que foi pressionado desde o primeiro momento a ser o "grand finale", no fim se mostrou fraco. O começo me fez esperar mais do final, e já o final me deixou com a sensação de que "estamos quase", no entanto, infelizmente o tal do "finalmente" deste "quase lá" nunca chegou.

Nanna 22/08/2023

Instigante
É um livro curto, muito bem escrito... Traz ótimas reflexões e te deixa tenso do começo ao fim.
Ele já começou anunciando a tragédia, depois volta prós fatos que antecedem o crime. Foca em comportamentos, insanidade mental, até o comportamento dos pais perante a estranheza da babá.

Mas o que me deixou meio decepcionada foi o final não entregar tudo que poderia entregar, nem que tivesse mais páginas.
Em alguns momentos eu meio que senti que tinha coisas ali que nem eram de fato tão importantes, assim fez parecer que era um livro grande. Mas ai tu chega ao final e não tem o que tu espera, é de decepcionar...

Acho que faltou mostrar os pais pós crime, principalmente o pai. Eu entendo que era pra mostrar que as vezes pessoas em psicose não tem de fato um motivo pra agir como agem, mas precisávamos de mais do que foi dado. Ter trazido um pouco tbm da filha da Babá e a própria babá. Eu queria mais detalhes da tragédia em si, e não tivemos.

Mas fica de recomendação, o livro não é maneira nenhuma ruim... Só não gostei da ideia de deixar o final assim...

Mari.Butrico 28/03/2023

Suspeitas
Muita tensão para um livro só.... Violência desnecessária: verbal e física.

Onde dar valor para quem dar valor.... Quem precisa de vc: vc mesmo ou seus filhos?! O que mais importante?!

As escolhas, sempre as escolhas

moacircaetano 18/01/2024

Muito bom o livro, gostei bastante.
A história se desenvolve bem, a descrição dos personagens é exemplar.
Me deu muita vontade de ler os outros livros da autora.

EuNathMancinelli 15/04/2024

Triste e devastador
Este livro aborda as relações de poder e abuso , preconceito entre culturas e classe sociais, consequências do abandono das classes desfavorecidas, o papel cobrado da mulher em sociedade e das obrigações de julgamento da maternidade.

Uma tragédia ocorre logo no início da história e ao longo do livro a leitura nos deixa em agonia conforme tudo vai se construindo até culminar na fatalidade.

Enquanto suspense, eu esperava mais e um desfecho mais claro, contudo , ainda que o final não tenha sido muito satisfatório termina de forma bem realista e nos deixa querendo saber o que aconteceu depois.

Bruna.Alves 31/07/2022

Leitura maravilhosa, amei a escrita, os personagens, tudo muito envolvente porém o final me deixo um tanto quanto decepcionada.

Clara 16/03/2024

Sentimento de FRUSTRAÇÃO?
Não tem muito o que falar, só sei que não gostei da história, da narrativa, de nada, aí que saco que foi essa leitura, cansativa, arrastada, sem nenhum acontecimento UAU, nenhum plot, absolutamente NADA, o livro tem 200 páginas mas pareceu 1.000 para mim.
Não recomendo!!!!!!!!!!
O fato de você já saber o que vai acontecer também logo no começo não ajudou muito, porque na minha opinião o decorrer do livro é uma enrolação que só, aí chega no final parece que eu estava no começo.
Uma completa DECEPÇÃO!!!

Obs: eu preciso aprender a ABANDONAR livros, por que por que não consigoooo??
Elfa 16/03/2024minha estante
Escrevi a mesma coisa na minha resenha
Cheguei no final como se fosse o início do livro

Clara 16/03/2024minha estante
Sério? Mdsss, loucura demais esse livro, só que uma loucura ruim na minha opinião?

Dayana.Montagnano 22/09/2023

Angustiante
Esse livro detalha uma relação entre empregador e empregado abusiva, muito além de um simples trabalho e que termina em tragédia anunciada logo no início do livro. Acredito que poderia ter tido um final melhor, pois quando parece que haverá mais detalhes após o ocorrido ele simplesmente acaba. Vale muito a leitura.

go5rae 22/01/2023

"Ela não soube morrer. Ela só soube provocar a morte"
Esse é um livro que fala sobre a mulher na sociedade num geral, maternidade, natureza humana, dependência emocional, hipocrisia, obsessão, objetificação do ser humano, até onde vai a inocência infantil e tudo isso tratado de maneira tão gradual e sutil que você só vai sentindo o impacto aos poucos.
O que era pra ser a trama principal, que é a babá ter assassinado as duas crianças, fica meio em segundo plano, mas isso não é negativo, porque o foco não é o crime em si, mas tudo que levou a situação a esse ponto.

O detalhismo da descrição é necessário pra que a gente possa adentrar a rotina da casa e entender o fim que ela teve, como ela foi se quebrando aos poucos, e a narração dos diferentes pontos de vista só auxilia nisso. Fluiu super rápido pra mim e eu recomendo!!

HAgata2 01/04/2023

E bom.
A leitura e boa, fluida. Goste da escrita também... O enredo e bem interessante e a história e bem narrada.