O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 1

Marina 14/09/2022

Um livro essencial para a compreensão do senso de identidade sulista e também para entender mais profundamente a cultura dessa região do país. Erico, sem dúvidas é meu autor favorito!

Vanessa.Mariano 30/08/2022

Incrivel
Esse era um daqueles livros que via sempre na livraria, tinha curiosidade e, ao mesmo tempo medo de ler, pelo tamanho da obra.
Após ler esse primeiro volume, fica só o arrependimento de não ter lido antes. Um livro incrível, de uma escrita encantadora, com personagens marcantes, com destaques para Ana e Bibiana Terra. A gente conhece um pouco da colonização da região Sul do Brasil e seus costumes. Estou ansiosa e na certeza que os demais livros serão tão incríveis como esse.

Isa 28/08/2022

Quis ler o livro por causa do filme que eu amo! Adorei que é muito fiel ao livro mesmo, só tive que me acostumar com partes muuuito compridas, com muito detalhes e sem diálogos. Leitura extensa mesmo, mas recomendo muito!

LetFelden 27/08/2022

Ana terra e bibiana melhores personagens, pedro terra tão chato quando o maneco e o cap rodrigo aaaa ?? perfeito

Fer2410 12/08/2022

Simplesmente perfeito!
Achei que iria encontrar dificuldade para ler esse clássico, mas foi muito tranquilo. A narrativa dr Verissimo é muito boa!
Chorei, sorri, vivi no Sobrado, vivi em Santa Fé. Amei com todo o coração e Erico está se tornando meu escritor favorito.

Dyeni 11/08/2022

Foi uma experiência muito boa reler essa obra. O livro conta muito da história do rio grande do sul, onde moro. Recomendo a todos a leitura.

Rodrigo 07/08/2022

História e força!
Que narrativa marcante, pulsante e viva.
O autor consegue nos prender ao aprese bar personagens tão marcantes como Ana Terra, Rodrigo Cambará e Bibiana.
Na expectativa para o segundo volume da trilogia.

Simone Felix 04/08/2022

Favorito da vida
Livro épico, histórico e clássico brasileiro!
A linguagem tradicional aqui do Sul é tão envolvente de se ler, que obra prima Érico Verissimo deixou pro Brasil.
Essa saga conta desde os primórdios da criação do Rio Grande do Sul, com os melhores personagens que já existiram, Ana Terra,Cap.Rodrigo, Bibiana entre outros!!Personagens inesquecíveis!!! Amei profundamente esse livro!!!!

Ludmila 27/07/2022

MARAVILHOSO! Não vejo a hora de continuar a história da família Terra Cambará! A delicadeza com que cada personagem é construída faz a gente se apaixonar!

Cintia295 15/07/2022

Porque nunca li esse livro antes, é simplesmente PERFEITO, amei, amei, amei.
Estou até com dificuldade de escrever sobre.
Esse livro é muito perfeito, não tem uma ponta solta, leitura fluída e cativante, personagens incríveis, construção linda de cada coisa, de cada um.
Irei citar os meus personagens favoritos até agora: E só lendo para entender a linhagem e a árvore genealógica dos Terra Cambará.

Ana Terra, Bibiana(adorei), Capitão Rodrigo (ranço mas personagem bem construído), Dr Winter(chega às vezes ser engraçado) e a Maria Valéria.

Quem ainda não leu, dê uma oportunidade vale muito a pena, estou ansiosa para os próximos.

Willy Robert 10/07/2022

Excelente! Um clássico da literatura brasileira que precisa ser muito mais conhecido. Os personagens são muito interessantes, a história gira em torno de um contexto brasileiro que não se vê mais.

site: https://www.youtube.com/watch?v=xhPilUZLmgE&t=257s

Elaine Messias 03/07/2022

Romance histórico
Romance histórico da formação do Rio Grande do Sul, por meio da saga das famílias Terra e Cambará, e quando estas se unem (mais de uma vez) por meio de seus descendentes.
O Continente vai de 1780 no impacto do Tratado de Madri, até 1895.

André Vedder 24/06/2022

Um início impecável.
Érico Verissimo já havia me dado uma aula de política e história em "Incidente em Antares", livro no qual aborda o período da ditadura. E aqui novamente, além do prazer de lê-lo, aprendo um pouco mais sobre a história, em especial, sobre o sul do Brasil.
No enredo aqui temos um vai e vem do tempo, onde somos apresentados às famílias Terra e Cambará, assim como suas origens em uma época permeada de guerras e lutas.
O autor é genial nessa mistura de ficção com fatos históricos e sua narrativa nos leva direto pra esse ambiente criado com maestria, onde o leitor sente-se próximo dos fatos e também dos personagens.
Personagens que por sinal, Érico consegue em poucas palavras, as vezes um pequeno diálogo ou uma atitude, sintetizar toda a essência daquela figura. E assim até mesmo personagens com pouca relevância se tornam únicos e marcantes de certa forma. Característica que vejo como uma virtude dos grandes escritores.

"Nossa mente, Alonzo, é como uma grande e misteriosa casa, cheia de corredores, alçapões, portas falsas, quartos secretos de todo o tamanho, uns bem, outros mal iluminados. No fundo desse casarão existe um cubículo, o mais secreto de todos, onde estão fechados nossos pensamentos mais íntimos, nossos mais tenebrosos segredos, nossas lembranças mais temidas. Quando estamos acordados usamos apenas as salas principais, as que têm janelas para fora. Mas quando dormimos, o diabo no entra na cabeça e vai exatamente abrir o cubículo misterioso para que as lembranças secretas saiam a assombrar o resto da casa. O demônio não dorme. E é quando nossa consciência adormece que ele aproveita para agir."

"Devia existir um Deus que governa o mundo e as pessoas, um ser poderoso acima do qual nada existe. Mas ninguém sabe direito o que esse Deus pretende. Pelo menos ele, Pedro Terra, não sabia. O vigário fazia sermões e falava em céu e inferno, mas às vezes Pedro se convencia de que o céu e o inferno estão aqui embaixo mesmo, neste mundo velho e triste, que no fim de contas é mais inferno que céu."

mush 17/06/2022

excelente
Li por causa da escola e gostei muito, imaginei que fosse ser chato ou enrolado mas bem pelo contrário, tem muitos plots e é uma leitura muito boa e reflexiva.

Tiago Fachiano 26/05/2022

Apaixonado pela literatura brasileira
Érico Veríssimo me deu o golpe fatal para se entregar de vez pela literatura brasileira. Tempo e o vento traz a tona todo romantismo e sentimentos profundos. O autor é simplesmente fantástico na forma trazer histórias do Brasil. Ele inclui personagens forma suave e a cada um deles vc fica apaixonado.
Adoro livros que tem idas e vindas e traz no decorrer da história não uma linha reta, mas perambulos incertos. Um livro romântico e de aventuras.